segunda-feira, junho 27, 2011

Tesouros Infantis - 3º trimestre de 2011 - Lição 2

Salvem-se!
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Ló escapou por obedecer e sua mulher se perdeu porque não obedeceu.
SENTIR necessidade de ser obediente.
RESPONDER procurando ser obediente a Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: Pegarem-nos pelas mãos e os tiraram da cidade. ” Gênesis 19:16.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção - Opção A: figuras de estátuas de diferentes materiais (madeira, metal, pedra); Opção B: CD de corinhos e toca CD; Lição: maquete de cidade (ver instruções na lição anterior); estátua de sal; pedras; Aplicando: dois corações de cartolina, figuras de coisas boas da terra e das coisas do Céu; Contando aos Outros: um pouco de massa de modelar e um pratinho descartável para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Maquete e personagens: ver instruções na lição anterior.
Estátua de sal: fazer uma figura de mulher (bem simples) usando massa de modelar.
Pedras:  amassar bolas de jornal e envolvê-las com papel laranja ou vermelho (pode ser papel celofane ou papel de seda ou, ainda, papel crepon).


Figuras de estátuas de diversos materiais: 




Aplicação:
Cortar dois corações grande de cartolina (de preferência vermelha). Em um deles escrever: Tesouros da Terra. No outro escrever Tesouros do Céu.  Procurar em revistas, livros e na internet, figuras de coisas que as crianças gostam aqui da terra (brinquedos, bicicleta, animal de estimação, coisas de comer, etc.) e coisas lá do Céu (harpa de ouro, criança brincando com leão, andando com Jesus, etc.).







Receita de Massa de modelar caseira
1 medida de farinha de trigo
3 medidas de sal
água apenas até dar o ponto.

Misturar todos os ingredientes cuidadosamente. Se ficar muito seca (sem liga)
acrescente um pouco mais de água. Cuidado para não ficar muito mole.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A: [Mostrar  as figuras de estátuas de diversos materiais: metal, madeira, pedra, etc. Dizer que na história de hoje verão uma estátua de um material muito diferente.]
Opção B:  [Colocar uma música para tocar e pedir que as crianças andem pela sala. Quando a música for desligada, as crianças devem parar como estátuas. Contar até 20. As que se mexerem dentro deste tempo devem sair. Repetir mais algumas vezes. Vence quem conseguir ficar mais tempo sem se mexer.]

 APRESENTANDO A LIÇÃO:
 Contar a história seguindo a sequencia que está na lição. Quando mencionar que a mulher de Ló olhou para trás e foi transformada em um estátua de sal, substituir a figura dela pela estátua de massa de modelar. Quando as personagens estiverem longe da cidade, jogar as pedras de fogo sobre a maquete e amassar as casinhas com as mãos, mostrando como a cidade ficou totalmente destruída.

REVISANDO:
[Um ajudante deve substituir rapidamente algumas as casinhas da cidade - melhor ainda se houver outra maquete. Dizer:] Se Ló e suas filhas não tivessem obedecido teriam sido destruídos. Vou fazer algumas perguntas. Imaginem que está quase na hora de Sodoma ser destruída. Cada vez que vocês acertarem, os bonecos de ló e suas filhas se afastarão um pouco mais da cidade. Se errarem, ele não poderão andar. Nós temos que ajudá-los a ficarem bem longe antes que a destruição chegue.  [Colocar os bonecos dentro da cidade e erguer a caixa com as pedras de  “fogo”. Fazer uma pergunta e virar um pouca a caixa com as pedras de fogo. Se as crianças acertarem,  os personagens devem andar um pouco. Se errarem, eles ficam parados. A cada pergunta a caixa de pedras deve ser inclinada mais um pouco (a destruição está chegando). Continuar até que os personagens estejam seguros. Após a última pergunta, virar a caixa com as pedras e  destruir a cidade como no momento de contar a história.


MEMORIZANDO:
[Dizer:] Deus teve um grande cuidado com Ló e sua família porque ele era obediente. Mas ainda assim, a esposa estava tão apegada com Sodoma, que até desobedeceu a ordem de não olhar para trás. Ló ficou demorando para escapar porque estava preocupado com as coisas que tinha na cidade e os tiveram que arrastá-lo pelas mãos para salvá-lo. Nosso verso de hoje servirá para nos lembrarmos de que, assim como os anjos ajudaram Ló, também nos ajudarão, se fizermos a vontade de Deus. Mas que é melhor obedecer logo. Vamos memorizá-lo? [Fazer os gestos como estão descritos na lição:]
Pegaram-nos pelas mãos - pegar em mãos dos dois lados e bater uma palma;
E os tiraram da cidade - com as duas mãos, fazer um sinal de caminhando numa estrada;
Durmam e descansem - colocar as mãos ao lado do rosto e fechar os olhos.
Gênesis 19:6 - desabrochar uma flor e formar um livro.

APLICANDO:
[Mostrar os dois corações e pedir que as crianças ajudem a colar em um deles as figuras de coisas boas, que elas gostam (os tesouros da terra), e no outro as coisas que mostram os tesouros do Céu. Depois, pedir que escolham o que elas preferem.  Depois, explicar que a mulher de Ló amava mais as coisas deste mundo que as do Céu e por isso foi destruída. Dizer que nosso mundo será também destruído e que devemos colocar o nosso coração nos tesouros do céu, porque  eles não serão destruídos.]

CONTANDO AOS OUTROS:
[Dar um pouco de massa de modelar para cada criança tentar fazer uma figura da mulher de Ló, usando o pratinho descartável como suporte. Incentivá-las a usar a figura para contarem a história a outras crianças.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!