domingo, janeiro 24, 2010

Tesouros Infantis, Lição 9- 1º trim. 2010 - Suplemento do Professor

 LIÇÃO 9: JESUS, O AMIGO DAS CRIANÇAS


Ao final da  lição a criança deverá:
SABER que Jesus ama e cuida das crianças
SENTIR desejo de se aproximar de Jesus.
RESPONDER fazendo de Jesus seu melhor amigo e falando dEle a outros.

PENSAMENTO CENTRAL: UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS
VERSO PARA MEMORIZAR: “Deixai vir a Mim as crianças, e não as impeçais, porque das tais é o reino de Deus”. Lucas 18:16.                
LEITURA AUXILIAR: Mt. 19:13, 14; Mc. 10:13, 14; O Desejado de Todas as Nações, 511-517.


ATENÇÃO:
Pedir aos pais que, no próximo sábado, tragam um potinho ou caixa que possa se tornar um cofrinho (se quiserem podem trazer um cofrinho mesmo).



RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: figura de Jesus (abaixo), corda; Conquistando a Atenção:  Opção A: tapete ou plaquinha de boas-vindas (ver instruções abaixo), Opção B: cartolina, papel cartão ou papel manilha, tinta guache, pincel, toalhas de papel; Lição:  um copo descartável grande, vários copos descartáveis médios, vários copos descartáveis de café; Revisando: Opção A:  palitos de sorvete, Opção B: bexigas vermelhas, caneta para retroprojetor; Aplicando: palitos de sorvete, caixa rasa ou bandeja com areia, figura de Jesus colada em papel cartão (pág. 76); Contando aos Outros: kit de palitos de fósforo para contar a história (ver descrição em “Contando aos Outros”), cópia do roteiro para contar a história (abaixo).















COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Conquistando a atenção:
Preparar uma plaquinha de porta, um cartaz ou tapete dando boas-vindas às crianças. O tapete pode ser confeccionado colando as letras e alguma gravura em uma placa pequena de E.V.A. O mesmo pode ser feito na plaquinha. Para desenhar ou escrever em E.V.A. usar caneta para retroprojetor ou marcador permanente, cola colorida, cola glitter. Para colar é melhor usar a cola de contato (cola de sapateiro) ou a cola quente. Para o cartaz, usar o material que desejar (cartolina, papel cartão, isopor, etc.).











MEMORIZANDO (até 10 minutos): Ler o verso na Bíblia na mesma versão em que será memorizado. Dizer: Este verso quer dizer que Jesus tem muito prazer em receber as crianças e que ninguém deve impedi-las de ir até Ele. Ele, na verdade, fica muito contrariado quando atrapalham as crianças de ir até Ele. Vamos memorizar este verso tão importante? Colocar a gravura de Jesus à frente e fazer um caminho no piso com giz ou fita crepe. Dois adultos seguram uma corda atravessada no caminho até Jesus. Um grupo de crianças deve ir até a figura recitando: “Deixai vir a Mim as crianças”. Quando chegarem na corda, devem dizer: “e não as impeçais”. Os adultos devem baixar a corda e as crianças continuam recitando o verso: “porque dos tais é o reino de Deus”. Ao voltarem,  todas as crianças dizem a referência.





CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos). Escolher uma das opções abaixo:
Opção A: Com antecedência, colocar uma plaquinha ou confeccionar um tapete de EVA com as palavras “CRIANÇAS SÃO BEM-VINDAS” (ver modelo, à pág. 52). Pedir às crianças que digam como podemos mostrar a uma pessoa que ela é bem-vinda em algum lugar. Deixar que respondam Mostrar a plaquinha de bem-vindo ou o tapete de boas-vindas. Perguntar: Como vocês se sentiram ao saber que vocês são bem-vindos neste lugar? Esta placa (ou tapete) foi colocada aqui para que vocês saibam que nós as amamos e vocês são especiais para nós. Nós queremos que vocês estejam aqui e recebam as bênçãos de Deus. Nossa história de hoje fala de pessoas que não sabiam receber bem as crianças. Elas não sabiam que UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS. Repitam comigo.

Opção B:  Escrever em uma cartolina ou papel cartão a frase: “Crianças são bem-vindas”. Se o número de crianças for muito grande, usar em pedaço grande de papel de embrulho. Passar tinta guache nas mãos das crianças e deixar que carimbem  o cartaz. Cuidar para que depois lavem e enxuguem bem as mãos.Colocar na entrada da sala e dizer: Com este cartaz queremos mostrar a todos que desejamos a presença de vocês aqui. Queremos que vocês venham aqui para receber as bênçãos de Deus e aprender a Sua Palavra. Nossa história de hoje fala de pessoas que não sabiam receber bem as crianças.
Elas não sabiam que UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS. Repitam comigo.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Havendo poucas crianças, convidá-las para sentarem-se sobre um tapete ou almofadas (não tendo estas coisas, usar um grande lençol ou colcha). Se o número de crianças for grande, colocar o material em cima da mesa. Colocar o copo maior no meio da mesa ou do círculo de crianças sentadas (fica melhor utilizar os copos com a boca para baixo). Dizer: Jesus chegou a uma cidade. Ele estava acompanhado de seus discípulos. Colocar os copos menores, que representam os discípulos, em volta do copo grande.Logo muitas pessoas começaram a chegar para ouvir suas pregações. Colocar mais copos menores em volta do copo grande. E Jesus passou muito tempo ali, falando do Reino de Deus e contando Suas belas histórias.
Algumas mães que moravam ali ouviram falar que Jesus estava na cidade. Elas resolveram levar seus filhos para que Jesus os abençoasse e orasse por eles. As crianças ficaram muito felizes. Elas já tinham ouvido falar de Jesus e Sua bondade e desejavam ver Seu rosto e conversar com Ele. Todas se aprontaram rapidamente e saíram pelas ruas felizes e ansiosas para chegar logo. Colocar os copos de café ao redor dos outros. Quando se aproximaram de onde estava Jesus, aquelas mães perceberam que não seria muito fácil chegar até Ele. Havia uma grande multidão de pessoas  escutando Jesus e era muito difícil passar por elas.
As mães foram pedindo licença até que conseguiram se aproximar um pouco mais. Arrastar  alguns copos pequenos entre os maiores. Quando os discípulos perceberam aquele tanto de crianças que estava chegando, pensaram que elas iriam atrapalhar Jesus de fazer Sua pregação. E, pensando que estavam fazendo um favor para o Mestre começaram a falar para as mães saírem dali com seus filhos. Levantar um copo maior, mudar o tom de voz e dizer: Vocês não estão vendo como o Mestre está ocupado? Não há como atender vocês agora. Pegar outro copo maior e dizer: Jesus está fazendo coisas muito importantes agora. Vocês não devem atrapalhar. Vão para casa. Afastar os copos pequenos. Aquelas mães e crianças ficaram decepcionadas e algumas começaram a chorar de tristeza enquanto saíam. Foi então que todos ouviram a voz de Jesus dizendo (levantar o maior copo e falar com voz solene, mas carinhosa):  “Deixai vir a Mim as crianças, e não as impeçais, porque das tais é o reino de Deus”. Era como se Jesus dissesse: “Deixem as crianças chegarem perto de Mim. Eu gosto delas. Nunca mandem embora os pequeninos, pois o Reino de Deus é das pessoas que têm o coração tão confiante como o destas criancinhas.” Os discípulos pensavam que as crianças atrapalhariam Jesus de fazer Seu trabalho, mas quem estava realmente atrapalhando eram eles mesmos. Com as palavras de Jesus eles ficaram muito envergonhados com o que tinham feito e não atrapalharam mais as crianças. Assim, elas puderam aproximar-se de Jesus. Colocar os copos de café bem perto do copo maior. Jesus pegou algumas crianças nos braços e afagou a cabeça delas com muito amor. Depois, colocou a mão sobre elas e as abençoou. Como ficaram felizes aquelas mães e seus filhos. Nunca mais esqueceram a bondade e o amor de Jesus e as coisas que Ele lhes ensinou naquele dia.  Aquelas crianças cresceram obedientes às palavras de Jesus e algumas delas, quando cresceram, foram até maltratadas por amar a Jesus, mas não se importaram com isso. Elas jamais deixaram de amar aquele que as tinha tratado com tanto amor. Elas descobriram que UMA CRIANÇA É MUITO IMPORTANTE PARA JESUS. Repitam comigo.

B.   REVISANDO - Escolher uma das opções abaixo:
Opção A: Ter vários palitos de sorvete dentro de um recipiente. Se quiser algo mais incrementado, recortar e colar rostinhos de crianças (meninos e meninas) em uma das pontas. Fazer uma pergunta a uma criança. Se acertar, ganha um palito que deve guardar para usar na próxima atividade. Dar pistas, se a criança tiver dificuldade para responder. Continuar até acabarem as perguntas.

Opção B: Com antecedência, encher bexigas vermelhas e desenhar nelas muitos corações. Numera-las ou colar nelas as perguntas.  Amarrá-las em um cordão ou prendê-las em um cabo de vassoura.
Pedir a uma criança para escolher uma pergunta. Se acertar a resposta, leva a bexiga. Dar pistas, caso tenha dificuldade em responder. Continuar o processo até acabarem as perguntas.
Obs.: Diga-lhes que, como o verso fala de crianças, você resolveu trazer algo que você sabe que as crianças gostam. E que o desenho dos corações é para lembrar-lhes como  Deus as ama, e a cor vermelha é para lembrar-lhes o fato de que Jesus derramou o seu sangue  por elas. Combinar para buscarem suas bexigas depois do culto.

C. APLICANDO:
Com antecedência, preparar uma caixa rasa com areia. Colocar a figura de Jesus bem no centro dela. Explicar: Há lugares onde as crianças não podem entrar tais como: hospitais, delegacias, alguns clubes, fábricas, etc. Quando alguma criança resolve entrar logo aparece um segurança dizendo: “Aqui não entra criança”. É muito desagradável isso, mas realmente há lugares onde não é adequado que uma criança esteja. Mas, para Jesus nunca há um lugar ou momento em que Ele não possa receber uma criança. Vamos mostrar isso?
Dar palitos de sorvete para cada criança, se não usou a opção A em “Revisando”. Mostrar a caixa para as crianças e combinar para que venham à frente quando forem chamadas, coloquem seu palito perto de Jesus e digam: “Meu nome é _______, e Jesus disse que eu poderia vir a Ele e estar com Ele”. Então a professora deverá dizer: “Jesus nunca está cansado demais para estar com você. Ele diz que você pode ir a Ele a qualquer momento, através da oração e do estudo da Bíblia.” Ou apenas: “Jesus ama você,  ______.”

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Ensiná-las a contar a história de hoje, usando os palitos  e o roteiro. Pode-se deixar que treinem sobre a mesa (cuidando para não perderem os palitos). Depois, guardar tudo dentro de um saquinho plástico e amarrar com fitilho ou em uma caixa de fósforo grande e enfeitada. Colocar dentro o roteiro. Incentive-os a pedir a ajuda dos pais para aprender o roteiro e depois contar a história para os amiguinhos, na escola, no quintal de casa. Dizer: Um dia, lá no Céu, você poderá sentar no colo de Jesus e conversar com Ele. Fale sobre isso a seus amigos enquanto conta essa linda história.
  







Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!