domingo, janeiro 24, 2010

Tesouros Infantis, Lição 8 - 1º trim. 2010 - Suplemento do Professor

LIÇÃO 8 - LÁZARO VIVE


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Jesus tem poder de ressuscitar os mortos.
SENTIR consolo diante da morte por confiar no poder de Jesus.
RESPONDER  confortando os que perderam alguém ou consolando-se ao enfrentar a morte.

PENSAMENTO CENTRAL: SE CRERMOS EM JESUS TEREMOS VIDA ETERNA.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.” João 11:25.                 
LEITURA AUXILIAR: João 11:1-44; O Desejado de Todas as Nações, págs. 526-536.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: verso escrito na lousa ou cartaz; Conquistando a Atenção: rolos de papel higiênico, bandagem ou lençol, bonecos; Lição: lenço, rolo de papel higiênico, bandagem ou lençol, boneco; Revisando: boneco enrolado em bandagens ou papel higiênico; Aplicando: Opção A: figura de televisão, vídeo game, DVDs, fitas de vídeo; Opção B: alguém que toque trompete ou um instrumento parecido, figura da volta de Jesus; Contando aos Outros: gravuras abaixo para cada criança.








COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Contando aos outros:
Copiar e recortar as figuras acima (de preferência em cartolina).
Recortar a abertura da sepultura, deixando-a vazada.
Fixar a pedra  na sepultura, unindo o ponto A e o ponto B com uma bailarina ou colchete de pressão.
Abrir e fechar a pedra para contar a história.
Se quiser, a criança poderá enrolar um prendedor de roupa em uma tira de pano ou fita, e colocar dentro do túmulo. No momento da ressurreição de Lázaro, tirar a pedra, tirar o prendedor e desenrolar o “Lázaro”.

MÚSICA TEMA DA LIÇÃO - Vida Eterna (letra abaixo, música da faixa 11, do CD “Tesouros Infantis”)

Em Jesus eu vou confiar,
pois no Céu terei, vida eterna eu sei.
Se a Jesus eu for bem fiel
sei que vou para o Céu.





MEMORIZANDO (até 10 minutos):
              Escrever o verso na lousa ou em um cartaz, para as crianças que sabem ler Perguntar: Quando estamos dormindo, sabemos o que acontece à nossa volta? Não. Não sabemos. Às vezes dormimos tanto que perdemos a hora de acordar. Então a mamãe ou o papai tem que nos acordar para ir à escola ou à igreja. Existe um sono do qual ninguém consegue ser acordado. Nosso verso de hoje fala desse sono.  Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Dizer: Ressurreição significa “acordar da morte.” No verso de hoje, Jesus quer dizer que Ele é o único que pode acordar alguém do sono da morte e dar vida outra vez. A Bíblia diz que todos pecaram e que o salário do pecado é a morte. Como todos nós pecamos, todos estamos sujeitos a morrer. Mas quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador, Ele nos dá de presente a vida eterna. Aqueles que acreditam em Jesus, podem ter certeza de que Ele os acordará para a vida, se tiverem que dormir o sono da morte. Vale à pena confiar nEle. Repetir o verso com as crianças por três vezes. Dividir as crianças em três grupos e  repetir o verso seguindo a seqüência abaixo:
Grupo I: “Eu sou a ressurreição e a vida; Grupo II:  quem crê em Mim; Grupo III: ainda que morra, viverá”; Todos: João 11:25

Mudar a seqüência dos grupos para que tenham oportunidade de repetir o verso completo. Repetir o processo o número de vezes que achar necessário para memorizar o verso.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos).
              Deixar que as crianças se revezem em enrolar algumas bonecas em papel higiênico, bandagem ou em um lençol. Dizer: Há histórias na Bíblia que contam de pessoas enroladas em lençol. Nossa história de hoje fala de um homem enrolado em um lençol. É uma história emocionante.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Com antecedência, preparar uma mesa coberta com uma manta que vá até o chão, para servir de caverna. Usar uma criança ao invés do boneco, se preferir. Abrir a Bíblia na passagem certa e dizer:  A incrível história de hoje está escrita aqui na Bíblia, em João, capítulo 11 do verso 1 em diante. Em Betânia havia uma casa onde moravam três irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Jesus tinha muita amizade com eles e gostava muito de visitá-los. Um dia, quando Jesus estava muito longe de Betânia, Lázaro adoeceu gravemente. Suas irmãs cuidaram dele e fizeram tudo que podiam. Colocavam compressas e davam remédios. Pegar o boneco e colocar uma compressa de água fria na cabeça. Fingir que está dando um remédio. Mas nada adiantava. Elas desejaram muito que Jesus estivesse ali, pois confiavam plenamente no poder dEle. Então, mandaram um mensageiro até a cidade onde estava Jesus pedindo que Ele viesse logo. Fazer que está escrevendo uma carta, dobrar o papel, colocar em um envelope e dar para um ajudante levar. Jesus recebeu a mensagem, mas não foi imediatamente. Os discípulos estranharam a demora de Jesus, mas Ele sabia bem o que devia fazer. Se Ele demorasse mais algo de muito grandioso poderia acontecer. Por isso Ele ficou mais algum tempo na cidade onde estava.
Marta e Maria esperaram, esperaram por Jesus. Lázaro foi piorando, piorando até que morreu. Elas ficaram muito tristes e choraram, choraram. Como é que elas choraram? Deixar que as crianças imitem os sons do choro. Depois, enrolaram Lázaro em um lençol. Enrolar ou pedir que as crianças enrolem o boneco em papel higiênico ou um lençol. E o sepultaram em uma caverna. Deixar que as crianças ajudem a colocar a boneca na “caverna”. Colocar também um lenço sobre a cabeça dele.
Depois de quatro dias que Lázaro estava morto, Jesus chegou a Betânia. Na casa de Marta e Maria havia muitas pessoas que tentavam confortar as irmãs. Na verdade, estavam todos muito tristes e choravam, choravam. Deixar que as crianças imitem os sons do choro. Jesus mandou um mensageiro até elas para avisar que havia chegado. Maria não ouviu o mensageiro. Mas Marta ouviu e foi correndo encontrar Jesus. Quando Marta O encontrou ela disse: “Senhor, se estivesse aqui meu irmão não teria morrido!” Jesus disse-lhe que Lázaro seria ressuscitado. Marta entendeu que isso aconteceria no fim do mundo, mas Jesus disse para ela as palavras do nosso verso de hoje. Vamos repeti-las? Recitar o verso com as crianças. Marta voltou rapidamente para casa e contou a Maria que Jesus chegara e queria vê-la. Maria imediatamente saiu e foi encontrar Jesus e as pessoas que estavam na casa foram atrás dela.
As duas irmãs levaram Jesus até a sepultura de Lázaro. Por todo o caminho, elas e as pessoas que as acompanhavam iam chorando, chorando. Deixar que as crianças imitem os sons do choro. Ir até a mesa. Jesus estava muito triste por saber que alguns que estavam ali, logo estariam tramando Sua morte. Ele, que era a vida, não seria recebido por muitos ali. Isso deixou Jesus tão triste que Ele também chorou.
Havia uma grande pedra fechando a entrada da caverna onde Lázaro estava sepultado. Então Jesus mandou que tirassem a pedra. Levantar a manta ou pedir que as crianças a levantem. Jesus então orou a Deus. Pedir que as crianças juntem as mãos e inclinem a cabeça. “Pai, Eu te agradeço porque Me ouviste. Eu sei que sempre Me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que Tu Me enviaste”.
Depois disso Jesus disse em voz alta (falar em voz alta): “Lázaro, venha para fora!”  Alguém então gritou apontando para a caverna: “Olhem!”. Um ajudante tira Lázaro e o coloca em pé diante da “caverna”. Lázaro estava vivo. Ele saiu como Jesus havia dito! Jesus então mandou que tirassemo lençol que o amarrava para que ele pudesse andar direito. Marta e Maria correram para abraçar seu irmão. Abraçar o boneco. Então ficou claro para todos que Jesus é o Filho de Deus. O único que tem poder para acordar alguém do sono da morte, não importa há quanto tempo a pessoa esteja dormindo.

B.   REVISANDO: Ter um boneco enrolado no papel higiênico. Fazer uma pergunta para uma criança. Se ela acertar poderá desenrolar um pouco do boneco.Repetir o processo até que todas as perguntas tenham sido respondidas e o boneco tenha sido completamente desenrolado.

C.   APLICANDO: Escolher uma das opções abaixo:
Opção A: Dizer: Quero que vocês pensem agora em um dos momentos mais emocionantes desta história, quando Jesus chega diante do túmulo e diz: “Tirai a pedra”. Ir para perto da mesa.Todos se voltam para Jesus e, com curiosidade e admiração, aguardam o que vai acontecer. Com a pedra ali, Lázaro não poderia sair da sepultura e Jesus pediu que as pessoas tirassem as pedra. Será que Ele, com todo o poder que possuía, não poderia ter retirado a pedra sozinho ou ordenado a um anjo que o fizesse? Deixar que respondam. Por que, então, Ele pediu a outros que fizessem isso? Certamente porque Ele queria nos ensinar uma lição, e das mais importantes! Jesus queria nos mostrar que aquilo que o homem pode fazer por si mesmo Deus não o faz por ele. Só Jesus poderia ressuscitar Lázaro. Mas a pedra os homens poderiam tirar. A vida eterna só Jesus pode dar. A parte dEle na nossa salvação já está feita. E a nossa parte? Nós devemos crer nEle e guardar a Sua Palavra. A pedra atrapalhava o caminho para Lázaro retornar à vida. Será que existe alguma pedra atrapalhando o caminho da nossa salvação também? Tudo aquilo que nos atrapalha de servir a Jesus completamente ou toma nosso tempo e energia do trabalho de Jesus pode ser uma “pedra”. Mostrar uma figura de televisão. Perguntar: Por que a televisão pode ser uma “pedra” que impede o milagre de nossa salvação? Ela toma nosso tempo, tira nossa desejo pelas coisas do Céu,  tem programas que não honram a Deus e ensinam coisas contrárias à Sua Palavra. Pensar também nas fitas de vídeo ou DVDs que têm conteúdo igual ao da televisão ou do cinema. Dar tempo para que respondam. Qual a ordem de Jesus? Tirai a pedra. Levantar a manta da mesa. Talvez para algumas crianças a “pedra” que está atrapalhando a salvação seja o videogame. Mostrar figura. Perguntar: Como um vídeo game pode nos atrapalhar de receber o milagre da salvação?  Tira a vontade de estudar a Bíblia e a lição. Vicia. O que Jesus diz que devemos fazer com a “pedra” ? Vocês podem pensar em mais coisas que podem estar atrapalhando a sua salvação? Lembre-se que só você pode tirar essas pedras. Essa é a sua parte.

Opção B: Em nosso mundo às vezes perdemos alguém que amamos muito e ficamos tristes como Marta e Maria. Mas as palavras que Jesus disse a Marta servem de conforto para nós também. Repetir o verso áureo com as crianças. Dizer: Lázaro estava dormindo o sono da morte e foi despertado pela forte voz de Jesus que o chamava e passou toda a tristeza de Marta e Maria. Mostrar gravura da volta de Jesus. Nossa tristeza um dia também passará. Quando Jesus voltar a esta terra, haverá o som de uma forte trombeta (se possível, alguém deve tocar um trompete ou algo semelhante neste momento) e Ele dirá com forte voz (falar com voz bem forte): “Despertai! Despertai! Despertai!” E todos os salvos ouvirão aquela voz e acordarão do sono da morte. Será uma grande multidão, de todas as partes do mundo. E eles acordarão felizes e contentes, com a certeza de que nunca mais irão morrer porque estarão com Jesus para sempre. Isso não será maravilhoso? Quem crê em Jesus e O aceita como seu Salvador, abandonando os pecados e obedecendo à Palavra de Deus não tem medo de dormir o sono da morte porque sabe que vai acordar ao ouvir a voz de Jesus. Vamos agradecer a Deus por isso? Orar e adorar  a Deus por Seu poder de acordar do sono da morte, e agradecer-Lhe por dar Seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar e limpar o nosso coração, nos dando a chance de vivermos eternamente, pedir o perdão pelos pecados.

CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia da figura do túmulo e da pedra  para que cada criança pinte, recorte e monte. Se as crianças forem muito pequenas ou não houver tempo suficiente, entregar tudo semipronto, deixando que elas apenas montem ou pintem o desenho. Enquanto trabalham, dizer: Usem esta figura para contar a linda história de hoje para seus amigos. Não esqueçam de dizer o verso para memorizar desta semana e explicar que Jesus falará a todos os que morreram crendo nEle e eles ressuscitarão para a vida eterna no Céu.

  




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!