quinta-feira, outubro 08, 2009

Pequeno Pesquisador V2N4 Lição 3


A CORRENTE DA VIDA
OBJETIVO:
Ao final da lição a criança deverá
CONHECER os fatores de saúde do sangue; a forma como pode receber vida de Jesus.
SENTIR desejo de cuidar de seu sangue;  necessidade do sangue de Jesus.
RESPONDER cuidando da saúde do sangue; confessando seus pecados.
VERSO PARA MEMORIZAR: “A vida da carne está no sangue” Levítico 17:11
LEITURA AUXILIAR: A Ciência do Bom Viver, 271 e 272.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Ler o texto com atenção, fazendo uma lista do material necessário.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Quando alguém sofre um acidente e perde sangue, muitas vezes é necessário que se faça uma transfusão de sangue. Sem sangue a vítima certamente morrerá. A Bíblia diz: “A vida da carne está no sangue.” Levítico 17:11. A “carne” quer dizer “ser vivente”. A vida dos animais e dos seres humanos depende do sangue. Sem o sangue circulando em nossas veias perdemos a vida. Jesus deu Seu sangue, sua vida, para nos livrar da morte. Por isso a palavra sangue deve sempre nos lembrar de Seu sacrifício e amor. Vamos memorizar este verso. Repetir o verso inteiro com todos, depois, fazer um círculo com os alunos. Cochichar ao ouvido de um deles o verso para memorizar. Ele deve falar a referência e falar ao ouvido do aluno à sua direita, que também deve recitar a referência e falar ao próximo aluno à sua direita. Repetir o processo até que todos tenham repetido o verso e a referência. Terminar repetindo o verso com todos.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Levar um pedaço de cano de água em uma sacola ou caixa. Dizer: Dentro desta sacola tenho um objeto que é uma parte muito importante das casas modernas. Ele serve para trazer uma coisa muito boa para a casa e levar as coisas ruins para bem longe dela. É preciso muitos objetos desses conectados um ao outro. Uns mais grossos e outros mais finos? Vocês podem adivinhar o que é? Quando os alunos disserem o que é, tirar o cano da sacola e deixar que o manuseiem. Sim. Um cano. O que um cano leva para as casas? O que conduz a água suja do tanque para longe da casa? Como a água consegue chegar até as casas? Vocês sabem? Em algum lugar deve haver alguma coisa empurrando a água com força, se não ela não sobe para os canos mais altos. O cano que vem da rua, geralmente é mais grosso e vai distribuindo água por canos menores.  Sem a tubulação nas casas não há como ter água no chuveiro e na torneira da pia, a água suja do tanque e de outros lugares também não pode ser levada para longe. Para fazer a instalação do encanamento de uma casa é preciso entender bem de canos e conexões. Não é qualquer pessoa que consegue fazer tudo direitinho. Hoje, vamos estudar sobre um sistema de tubulação muito mais complicado que o de uma casa, mas que é extremamente perfeito.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
            Com antecedência, escrever as frases e palavras do texto que estão em maiúscula em tiras de papel, colar entretela, feltro ou lixo no verso das tiras para fixá-las no flanelógrafo, formando um esquema. Ir colocando à medida em que for mencionando-as. Agora vamos ficar bem quietinhos. Fechem os olhos e coloquem um dedo em cada ouvido. Prestem bastante atenção e vocês conseguirão perceber um barulhinho. Dar tempo para esta atividade. Nosso corpo possui um sistema de tubulação chamado SISTEMA CIRCULATÓRIO (colocar esta frase no flanelógrafo) e os tubos são chamados de VASOS SANGUÍNEOS. O CORAÇÃO é a bomba que impele o SANGUE, através destes tubos, por todo o nosso corpo. Assim como a água faz barulho ao passar pelos canos, nosso sangue também faz barulho ao passar pelos canos vivos que temos dentro de nós que são as VEIAS, ARTÉRIAS E CAPILARES. Foi o barulho do sangue fluindo pelo corpo que vocês ouviram há pouco. Apontar para o esquema montado no flanelógrafo. O coração, as veias, artérias e capilares formam o sistema circulatório que é uma das maravilhas do poder de Deus. Se pudéssemos estender todos os vasos sanguíneos emendando um no outro, seu comprimento poderia dar três vezes a volta ao redor do mundo. E tudo isto cabe direitinho dentro de nós. Para termos boa saúde o sangue precisa passar facilmente através de cada vaso do corpo. Assim como o sangue circula através de nosso corpo, também a vida de Jesus deve circular através de nós. Os pensamentos de Jesus devem se tornar nossos pensamentos, Suas palavras, nossas palavras, Suas ações, nossas ações.







        Mostrar um galho de árvore, com galhos menores ou mostrar uma gravura de árvore com muitos galhos ou desenhar uma na lousa. Uma árvore tem um tronco grande e alto que vai se dividindo em muitos galhos e ramos e os ramos dividem-se em outros cada vez menores até se tornarem uma varinhas bem finas. Assim são as artérias e veias que são grossas e se dividem em ramos cada vez mais finos, até serem milhões de canudinhos finíssimos chamados capilares. Mostrar um fio de cabelo.  São tão fininhos que dez deles juntos ficam da grossura de um fio de cabelo. Por esses canudinhos passa o sangue levando alimento e oxigênio para as células e todo o corpo e recolhendo os detritos. Vamos tentar entender isso direito. Desenhar no chão um caminho em forma de U, usando giz ou fita crepe. Dar a cada aluno uma folha de papel. Formar três filas com os alunos. Colocar duas filas de alunos, uma de frente para a outra com uma das pernas do “U” entre elas. Esses alunos devem amassar suas folhas de papel, representando o “lixo” das células. Os alunos da terceira fila, devem passar entre as duas filas, recolhendo as folhas amassadas e entregando folhas inteiras. Devem voltar ao professor seguindo o caminho pela outra perna do “U”. Ao chegar ao final do percurso, um professor deve empurrar gentilmente cada aluno para outro professor que vai pegar a folha amassada, dar uma folha inteira e empurrar o aluno de volta para o primeiro professor que o empurrará de novo para o caminho. Talvez seja necessário um pouco de treino (combinar tudo com antecedência entre os professores).

Deixar que o ciclo se repita por duas vezes  e explicar: Imaginem que esse caminho seja os vasos sanguíneos. As crianças em volta dele são as células. As crianças que passaram por ele são o sangue. As folhas limpas representam o oxigênio ou os alimentos, e as folhas amassadas representam o lixo da célula que é o dióxido de carbono. Repararam que o sangue trazendo o lixo não volta pelo mesmo caminho que o sangue que leva oxigênio? As artérias são o caminho que o sangue faz carregando oxigênio para as células. O sangue cheio de oxigênio é de um vermelho bem vivo. E as veias são o caminho pelo qual o sangue passa ao trazer o lixo da célula. O sangue cheio de dióxido de carbono e de um vermelho escuro.  Quando o sangue cheio de lixo chega ao coração, este o bombeia para o pulmão. Lá o sangue deixa o dióxido de carbono, pega o oxigênio e volta para o coração que o bombeia de volta para o corpo. Este é um sistema de tubulação maravilhoso e perfeito, não é mesmo.
            A Bíblia nos fala de uma tubulação muito especial também. Em Zacarias 4:1-4 fala de alguns canudinhos especiais. Mostrar a gravura. De que é feito o azeite de oliva? Das azeitonas colhidas das oliveiras. Bem, Zacarias viu duas oliveiras de onde saíam dois canudos de ouro que vertiam azeite para um vaso. Do vaso, o azeite saía para sete canudos que alimentavam sete lâmpadas de um castiçal. E o que significa tudo isso? O azeite simboliza o Espírito Santo. O vaso é o nosso coração onde Deus quer derramar seu Santo Espírito. Mas Ele não pode fazer isso enquanto não repartirmos com os outros o que já conhecemos acerca de Jesus e Seu amor. Por isso a necessidade do vaso ter tantos canudos. Jesus está esperando que partilhemos Seu amor por meio de palavras amáveis e atos bondosos para com nossos amigos e vizinhos. Quando fizermos isso, Ele encherá nosso coração com Seu Espírito Santo. Mas há uma coisa que pode entupir estes caninhos e não deixar o Espírito de Deus fluir. Sabem o que é? Os nossos pecados. Se não os confessarmos e abandonarmos, eles cortam nossa ligação com Deus.


           Mostrar uma pequena mangueira, bem flexível. Dizer: Os vasos sanguíneos têm paredes limpas, macias e flexíveis. E continuarão assim se fizermos exercícios físicos regularmente e seguirmos uma dieta vegetariana como a que Deus deu no Éden. As pessoas que não se exercitam e comem alimentos fritos e cheios de gordura, têm artérias duras e grossas por dentro por causa de uma substância gordurosa chamada COLESTEROL. Mostrar um tubo de caneta com um pouco de papel amassado dentro. Com isso o caminho para o sangue passar fica muito apertado e ele não consegue circular por ali. Com isso os tecidos em volta dele não recebem oxigênio e morrem. Se isso acontecer no cérebro, a pessoa tem um derrame cerebral. Se for no coração, a pessoa tem um ataque cardíaco.
            Deus não quer que tenhamos estas doenças por isso nos deu um regime vegetariano. Mas vocês sabem porque há pessoas vegetarianas que têm artérias entupidas? Porque elas comem demais ovos, queijo, creme e manteiga que contêm muita gordura animal e colesterol, e além disso, usam muita fritura. Colesterol e falta de exercício fazem o coração trabalhar com dificuldade e o sangue não consegue levar direito o que as células do corpo precisam.
            Todos os órgãos do corpo são feitos de milhões de pequeníssimas células. Sabem qual o tamanha delas. Mostrar um milímetro em uma régua. Se dividirmos um milímetro em 1.000 partes teremos uma medida chamada micrômetro. A nossa célula mede em torno de 10 micrômetros. Para viver, as células precisam de alimento, oxigênio, vitaminas e minerais. Elas não conseguem nada disso sozinhas, então Deus colocou um rio dentro do nosso corpo para levar tudo isso a elas: é o sangue.
           Já que o sangue é o rio, vamos dizer que as células sanguíneas são navios. E cada uma tem uma tarefa a cumprir. Mostrar um barquinho de papel vermelho. Há navios vermelhos, os glóbulos vermelhos, que levam oxigênio para as células. Mostrar um barquinho de papel branco. Há os navios de guerra, os glóbulos brancos, que combatem os germes. Mostrar um barquinho de papel celofane ou outro plástico incolor. E as plaquetas que ajudam a consertar os vazamentos. O plasma é a parte aquosa, amarela do sangue que transporta todos os “navios” e também os alimentos e hormônios. O sangue também carrega o lixo e os leva para os órgãos que vão colocá-lo para fora do corpo. O pulmão exala o dióxido de carbono, os rins filtram os venenos e os descartam através da urina. E os poros da pele eliminam os venenos através do suor.
          Temos que comer muitos alimentos que contenham ferro porque os glóbulos vermelhos precisam de ferro e sem os glóbulos vermelhos as células do corpo não recebem oxigênio e sem oxigênio não há vida. Do mesmo jeito que o oxigênio leva vida a cada célula do corpo, assim Jesus dá vida a cada pessoa que Ele criou. Ele derramou seu sangue para lavar do pecado o nosso coração, a fim de podermos viver com Ele para sempre. 

B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição.

C. APLICANDO:
            Quando entregamos nosso coração a Jesus, nosso nome é escrito no Livro da Vida. Mostrar o caderno encapado em dourado. Fazer como quem está escrevendo um nome. Cada dia os anjos estão pesando nossos atos, verificando se nossos nomes podem continuar ali. A maneira como tratamos nossos pais, irmãos, amigos e inimigos é sempre observada. Eles anotam em um livro até nossos pensamentos e ações. Por exemplo, (usar nomes que não sejam dos seus alunos, fingir estar escrevendo) Maria viu sua vizinha sair de vestido novo e ficou desejando que ela caísse e sujasse seu vestido. Antonio pegou uma maçã na feira sem que ninguém visse. Sueli respondeu mal a sua mãe e não fez o seu dever de casa. Carlos ficou esperando para dar uma surra no menino que o havia maltratado na hora do recreio. Célia tem um estojo de maquiagem que ela usa quando não há nenhum irmão por perto. Paula tem vergonha de ser crente, por isso usa roupas da moda, mesmo que sejam indecentes. Aline é muito inteligente e talentosa e pensa que se deixar a igreja terá mais chances de ter sucesso e riquezas. Os anjos observam atentamente e registram tudo no livro .
             
Com antecedência preparar cópias da atividade Livro das Anotações dos Anjos, lápis amarelo, azul e vermelho para cada aluno. Entregar as cópias e dizer: Todos nós somos pecadores. Todos temos algum pecado que foi anotado pelos anjos e que precisa ser apagado. Será que se formos bem bonzinhos e fazermos coisas boas conseguiremos apagá-los? É muito importante abandonar os pecados, mas a única coisa que pode apagar os pecados que já cometemos é pedir a Jesus que o faça através de seu sangue. Entregar o lápis amarelo e dizer: Com o lápis amarelo escreva dentro do livro quatro coisas que Satanás quer que você seja ou faça. Por exemplo: cruel. Talvez você queira colocar quatro coisas que você sabe que é pecado e continua fazendo. Dar tempo para que escrevam. Depois, entregar o lápis azul e dizer: Com o lápis azul escreva dentro do livro quatro coisas que Jesus quer que você seja ou faça. Por exemplo: bondoso. Entregar o lápis vermelho e dizer: Para mostrar que o sangue de Jesus nos purifica de todos os nossos pecados, pegue o lápis vermelho e cubra com força todo o livro. Dar tempo para que pintem tudo. Dizer: Confiando no sangue de Jesus poderemos alcançar vitória sobre todos os pecados. E isso está ao alcance de todos nós, a cada dia. “Todos os que queiram podem ser vencedores... Cristo conhece nossa fraqueza, e a ele devemos ir diariamente em busca de ajuda.”

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar cópias em branco do Livro das Anotações dos Anjos para cada criança.Dizer: Muitas pessoas não entenderam ainda que seus pecados estão todos anotados pelos anjos e que precisam ser apagados pelo sangue de Jesus. Mostrem este livro a alguém, esta semana, e explique que nossos pecados estão todos anotados no Livro e mostrem qual é a única forma de apagá-los.
7. ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Cantar o hino 359 do hinário “Louvores ao Rei” e orar.
8. ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).







Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!