sexta-feira, outubro 02, 2009

Pequeno Pesquisador V2N4 Lição 2

Não esqueça de ler com atenção todo o texto antes, fazendo uma lista de todos os recursos necessários para esta lição.


VERSO PARA MEMORIZAR: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23.



MEMORIZANDO (até 10 minutos): Com antecedência, recortar um coração em cartolina vermelha. Perguntar: Onde as coisas muito preciosas costumam ser guardadas? Dar tempo para as respostas.Dizer: Geralmente costuma-se guardar coisas como dinheiro e jóias preciosas dentro um cofre. São coisas que devem estar bem guardadas senão podem ser perdidas ou roubadas. A Palavra de Deus nos fala de algo que deve ser muito bem guardado. Está escrito em Provérbios 4:23. Ler o texto na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Deus nos aconselha a guardarmos, protegermos o nosso coração, nossa mente, com diligência, com cuidado e esforço. Mas por quê? Porque é da nossa mente que saem os nossos pensamentos. E o que pensamos é que vai determinar o que fazemos. Não devemos expor nossa mente aos ladrões da nossa salvação que são os pecados e tentações deste mundo. Devemos guardá-la, protegê-la, de tudo que nos afasta de Deus. Vamos memorizar este verso, então? Recitar o verso completo três vezes. Dividir a sala em duplas. Se o número for ímpar, participar com os alunos. Em cada dupla um aluno deve falar a primeira parte do verso e guardar o coração de cartolina vermelha dentro de uma caixa. O outro aluno deve recitar a última parte do verso e toda a classe recitar a referência. Repetir o processo com todas as duplas. Terminar recitando o verso completo com todos.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção A: Pedir que todos fiquem em silêncio. Pegar uma caneta ou colher e bater com ritmo em uma superfície. Pedir para que os alunos contem durante 15 segundos a quantidade de batidas que você dará. Depois peça-lhes para multiplicar o número obtido por 4. Perguntar: Que órgão dentro de nós trabalha fazendo um som ritmado como o que eu fiz? Sim, o coração. Hoje vamos entender porque e como ele faz este barulho.

Opção B: Com antecedência, encher uma seringa(ou um frasco vazio de detergente líquido,ou limpador multiuso, tipo VEJA, ou desodorante spray de frasco flexível) com água e algum tipo de corante. Virar a seringa ou o frasco na vertical, de cabeça para baixo e espremer um pouco do conteúdo dentro de um copo transparente. Apertar consecutivamente e de forma ritmada até que haja líquido suficiente no copo para ser visualizado (1 ou 2 cms).Dizer: Isto que estou fazendo é parecido com o trabalho de um órgão de nosso corpo, que trabalha sem parar durante toda a nossa vida e que repete um som durante o seu trabalho. Quem adivinha o seu nome? Isso mesmo o coração. Vamos aprender um pouco sobre ele?
             
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Fechar a mão e mostrá-la para os alunos. Dizer: Fechem a mão de vocês. O tamanho do coração de cada um é equivalente a sua própria mão fechada. Esse pequeno órgão que pesa menos de ½ quilo é uma bomba de compressão muito poderosa. Se colocarmos todos os caminhos por onde o sangue passa, as veias e artérias, um em seguida ao outro teríamos cerca de 160 mil quilômetros, o suficiente para dar várias voltas em redor da Terra. Mas o nosso coração tem força suficiente para levar o sangue a todos os pontos mais distantes de nosso corpo. Para vocês terem uma idéia, se nós colocássemos um corante verde no sangue, ele se espalharia por nosso corpo em exatamente 20 segundos. Se um dos vasos mais importantes, a artéria aorta, fosse aberta, faria um esguicho de sangue de quase dois metros de altura, só por causa da força com que o coração impulsiona o sangue. Encher a seringa novamente e pressioná-la formando um esguicho. Cuidar para que a água caia em uma bacia ou copo. Dizer: Observem este jato de água. É assim que acontece com nosso coração. Cada batida envia o sangue em jatos através das artérias. Mas, qual é o segredo da força do coração? Nosso coração não é como um relógio que a gente liga e fica funcionando até acabar a corda ou a pilha. O que mantém nosso coração batendo a cada momento é unicamente o poder de Deus. Ele é a fonte da força maravilhosa de nosso coração. Por isso devemos agradecê-lo o tempo todo, porque cada momento de nossa vida depende do poder de Deus. É Ele quem faz o nosso coração pulsar. Agora, vamos ver como são nossas pulsações?
Dividir os alunos em duplas novamente. Cada um deve achar a pulsação do outro (no pulso ou no pescoço) e anotar a quantidade de pulsações em 15 segundos. Depois multiplicar a pulsação por 4 para descobrir o número de pulsações por minuto. Depois cantar com o eles o cântico “Por dentro e Fora, no Alto em Baixo...” fazendo os gestos em um ritmo bem acelerado. Depois, as duplas devem verificar as pulsações outra vez e anotar os valores.Comparar os valores das pulsações antes e depois do cântico. Dizer: Depois de um exercício nosso coração pulsa mais depressa para que nossos músculos possam receber mais sangue. Na verdade, o coração é um músculo e precisa de exercício.Um coração que se exercita é um coração sadio, porque pode bombear mais sangue com menos esforço. Alguns dos melhores exercícios são caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr, cortar madeira e cavar no jardim.
Os exercícios ajudam nosso coração, mas existem coisas que o enfraquecem e destroem. Mostrar gravuras de bebidas alcoólicas.O coração de uma pessoa que bebe bombeia menos sangue com cada contração, fazendo o coração bater mais depressa. A pessoa que continua bebendo tem o coração fraco e pode sofrer facilmente um ataque cardíaco.
 Mostrar gravura de cigarro. A fumaça do cigarro é outro veneno que prejudica o coração. Um dos venenos do cigarro, a nicotina, estreita as artérias, dando menos espaço para o sangue passar através delas. Uma pessoa que fuma está provavelmente três vezes mais sujeita a um ataque do coração do que aquela que nunca fumou. Até mesmo estar em um ambiente onde haja pessoas fumando é nocivo para nossos pulmões e coração.
Outra coisa que enfraquece o coração são as gorduras animais e as frituras. Carne, peixe, frango, queijo, leite e ovos têm muita gordura animal que não é saudável para o coração. Esta gordura é sólida e pode engrossar as paredes de nossos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue por eles. Uma pessoa que come muita gordura animal, todo dia, engrossa as camadas de gordura que vão acabar entupindo as suas artérias e, com certeza, pode ter um ataque cardíaco.
Até agora aprendemos muitas coisas sobre nosso coração. Precisamos aprender também alguma coisa sobre nosso coração espiritual, que é a nossa mente.  O coração do nosso corpo é um músculo. O profeta Ezequiel diz que nosso coração espiritual é feito de pedra ou carne. Bom, vejam isto. Mostrar uma pedra e uma bola de borracha, murcha (ou uma bexiga). Será que conseguimos esticar ou dobrar uma pedra? Tentar dobrar ou esticar a pedra. Não. A pedra dura e inflexível. E esta bola de borracha? Vejam. Podemos esticá-la ou dobrá-la com facilidade. As pessoas que escutam os conselhos de Deus e aceitam que precisam mudar de vida possuem coração de carne. As pessoas que são teimosas e não admitem seus erros, não aceitam mudar sua vida e não ouvem os conselhos de Deus têm o coração duro como as pedras. Assim foi Faraó. Mesmo diante de tantas provas do poder de Deus ele não aceitava obedecer. Caim também não ouviu os conselhos de Deus, nem Saul. Outro que não quis mudar sua vida foi Judas. Quantas pessoas teimosas, não é mesmo?
Alguém pode admirar-se da teimosia e maldade das pessoas que falamos e  pensar que, por vir à igreja a cada sábado e tentar obedecer aos mandamentos já significa que tem um coração de carne. Mesmo alguém que se diz cristão pode ter um coração teimoso como uma pedra. Às vezes, podemos não praticar grandes pecados, mas somos teimosos em abandonar os pecados mais escondidos de nosso coração. O único meio de termos um coração flexível, que se dobra diante das ordens de Deus e pedindo uma transformação a Ele. Só Ele, através do Espírito Santo, pode tirar nosso coração de pedra e colocar um coração de carne no lugar. Muitas vezes desanimamos porque nosso coração é muito duro, mas devemos confiar em Jesus porque Ele veio para remover nosso coração de pedra e colocar um coração de carne em seu lugar.

REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição.


APLICANDO:
Vou contar para vocês algumas situações. Vocês vão me dizer se as atitudes tomadas pelas pessoas foram de um coração de pedra ou de carne.
Márcia costuma mentir muitas vezes. Seus pais já a aconselharam, até já castigaram-na. Mas ela não tentou mudar nenhuma vez. Ela não quer mudar e fica aborrecida quando é repreendida.
Coração de pedra.
Paulo gosta de comer alimentos inadequados. Outro dia houve uma palestra na igreja falando da necessidade de abandonar estes alimentos. Ele disse que ninguém tem nada a ver com o que ele come.
Coração de pedra.
Cristina era muito faladeira. Vivia contando fofocas e com isso criou muitos problemas para outras pessoas. Um dia, escutou um sermão sobre o pecado da fofoca e ficou muito envergonhada. Ela pediu perdão a Jesus e decidiu não mais falar mal das pessoas.
Coração de carne.
Jonas gostava de ir ao fliperama, gastava todo o seu tempo livre e seu dinheiro jogando. Um dia, na liga juvenil, um irmão mostrou os efeitos terríveis dos jogos na mente das pessoas. Jonas ficou muito triste porque ele gostava muito dos jogos, mas percebeu que realmente estava muito afastado de Deus por causa deles. Resolveu abandoná-los e, com a ajuda de Jesus, já venceu este problema. Coração de carne.
Marcos tem uma coleção de músicas mundanas que ele escuta o dia todo. Seu pai explicou-lhe que as músicas profanas têm mensagens satânicas que o preparam para servir a Satanás. Marcos escutou tudo mas não quis mudar. Preferiu continuar ouvindo as músicas. Coração de pedra.
            Como vocês viram ter um coração de pedra é mais fácil do que imaginamos. É terrível ter um coração assim. Mas graças a Deus que não precisamos ter o coração endurecido para sempre. Podemos pedir a Jesus um novo coração. Um coração que aceito os conselhos da Palavra de Deus, que reconheça seus erros e deseje abandoná-los. E Deus está apenas esperando para dar este presente. Assim que o pedirmos vamos recebê-lo. Quero fazer uma proposta a vocês. Vamos nos ajoelhar agora. Todos nós sabemos como temos agido. Sabemos se temos um coração de pedra ou de carne. Vamos ter um minuto para orarmos em silêncio e pedir um novo coração a Jesus. Depois orarei com vocês. Orar confessando a dureza de coração e pedindo a Deus um coração puro.Agradecer pelo grande sofrimento de Jesus em favor dos pecadores e pedir forças para retribuir tanto amor, entregando o coração a Ele e desejando fazer Sua vontade. Pedir que Deus abençoe a cada juvenil, para que tenham tido o desejo de receber um coração de carne.


CONTANDO AOS OUTROS:

Dar uma cópia do Cofre do Coração (figura abaixo, impressa em cartolina) para que cada juvenil pinte, recorte e monte. Dar um coração de EVA vermelho para colar nela, do lado de fora. Imprimir os corações com os versos em cartolina e entregar para que recortem e coloquem dentro da caixinha. Se não houver tempo suficiente, entregar tudo semipronto, deixando que apenas montem o trabalho. Enquanto trabalham, dizer: A necessidade de proteger nosso coração dos pecados é muito grande por isso precisamos estar sempre alertas. Muitas pessoas não sabem desta verdade. Esta semana, mostrem o Cofre do Coração a alguém que vocês perceberem que não está cuidando do seu coração físico e/ou espiritual e expliquem o que vocês aprenderam.



















Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!