O SISTEMA DE VENTILAÇÃO DA CASA DE NOSSO CORPO
OBJETIVO:.
Ao final da lição a criança deverá
CONHECER o funcionamento do sistema respiratório; a importância da oração
SENTIR sua necessidade de respirar ar puro e de orar continuamente
RESPONDER procurando melhorar sua respiração e estabelecendo hábitos de oração.
VERSO PARA MEMORIZAR: “O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”Jô 33:4.
LEITURA AUXILIAR:
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: catavento, Bíblia; apresentando a lição: figura do sistema respiratório, figuras CO2 e O2; aplicando: vasinha com planta, figura do CO2 e O2 coladas em prendedores de roupas ou clips ou fita adesiva ou amarrado com barbante; contando aos outros: atividade Minhas trocas
PROGRAMA DA ESCOLA SABATINA
1. ABERTURA (até 5 minutos):
A. Boas-vindas –
B. Cânticos:
C. Oração
2. MOMENTOS ESPECIAIS (até 5 minutos)
A. Apresentar e cumprimentar as visitas. Dar uma lembrancinha especial de boas-vindas.
B. Verificar com antecedência se há aniversariante. Se houver, cantar e orar pedindo que Deus a abençoe. Também pode dar oportunidade para uma oferta de gratidão.
3. MISSÕES (Até 5 minutos)
A. Contar história missionária.
B. Cantar enquanto a oferta é recolhida.
4. MEMORIZANDO (até 10 minutos): Com antecedência, preparar um cata-vento (ou comprar um pronto). Dizer: Vocês sabem quando é que um bebê começa a respirar? Sim. Quando ele nasce. Mas há um detalhe muito importante. O bebê não fica pensando: “Tenho de respirar para não morrer.” Não. Sua respiração é automática. Deus fez assim. No dia em que nascemos Deus nos deu o fôlego de vida e nos mantêm respirando minuto a minuto enquanto vivemos. Que maravilha! Podemos ser muito gratos a Ele por isso. Nosso verso para memorizar desta semana diz (ler na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado): “O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” Jó 33:4. É o poder de Deus que nos mantém respirando a cada momento. É Ele que garante que nosso fôlego não se apague como a chama de uma vela. Vamos memorizá-lo? Recitar o verso três vezes com a classe toda. Dividir a classe em duplas. Chamar uma dupla à frente. Um aluno deve segurar o cata-vento e dizer: “O Espírito de Deus me fez”. Passar o cata-vento para o outro aluno que deverá soprá-lo e dizer: “e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” Toda a sala deve repetir a referência. Repetir o processo com as outras duplas até que todos tenham participado.
5. CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Vamos fazer um exercício respiratório? Fiquem em pé, com as costas bem retas. Fechem os olhos. Vou contar até três. A cada número que eu disser vocês devem inalar, ou seja, inspirar um pouco de ar. Depois, vou contar até três outra vez. E a cada número que eu disser vocês devem exalar, que é a mesma coisa que soltar, um pouco de ar. Entenderam? Fazer este exercício por umas cinco vezes, cuidando para não contar muito rápido ou muito lentamente. Depois dizer: Este é um excelente exercício para o sistema nervoso, pois leva oxigênio para nosso cérebro e nos traz calma. Quando vocês estiverem agitados, nervosos ou sem sono, usem esse exercício. Na verdade respirar é realmente muito importante. É sobre isso que vamos estudar hoje.
6. ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
.
Imaginem estar em uma casa bem bonita, mas que não tivesse nenhuma entrada de ar. Como seria? Toda casa precisa ter entrada e saída de ar. Isso é conhecido como sistema de ventilação. A casa de nosso corpo também tem um sistema de ventilação chamado SISTEMA RESPIRATÓRIO e é constituído de nariz, garganta, traquéia, laringe, músculos da respiração e pulmões. Mostrar esquema do sistema respiratório. A função do sistema respiratório é introduzir ar puro no corpo e remover dióxido de carbono. Quando respiramos, trocamos o gás dióxido de carbono pelo gás oxigênio. Mostrar as figuras do CO2 e do O2. Sem recebermos oxigênio morreríamos em poucos minutos. Respirar é realmente vital.
Mostrar um galho de árvore ( ou uma gravura) que seja bem cheio de galhinhos. Dizer: O ar que respiramos faz uma viagem interessante para chegar até nosso sangue. Vamos conhecer o seu percurso.
Nosso pulmão não deve receber o ar com vem da atmosfera. O ar é freqüentemente seco, muito quente, muito frio ou sujo, quando o respiramos ou inalamos. Para quem vive nas cidades o ar é poluído pela fumaça de carros e fábricas.
Para que o ar chegue na temperatura e umidade certas ao pulmão, nosso querido Criador providenciou um filtro umidificador e aquecedor em nosso nariz e garganta. À medida que for falando, mostrar no gráfico do Sistema respiratório o caminho que o ar faz. Ao passar pelo nariz o ar é filtrado dos grãos de pó e aquecido nas fossas nasais. Do nariz o ar vai à garganta e à laringe. Abaixo da laringe aparece a traquéia, que se estende até os pulmões. Ela parece o tronco de uma árvore de cabeça para baixo. Virar o galho ou gravura de cabeça para baixo. Quando chega aos pulmões, divide-se em dois ramos chamados brônquios. Cada brônquio entra em um pulmão. No interior dos pulmões os brônquios dividem-se em milhares de pequenos ramos e pequeninos galhos, até que o menor de todos seja fino como um fio de cabelo. Chamamos de bronquíolos essas pequenas ramificações. No fim de cada bronquíolo há um grupo de pequeninos sacos de ar, semelhantes a uvas, chamados alvéolos. Cada saco de ar tem em seu redor pequeninos vasos sanguíneos. Este é o fim da viagem do ar. Aqui as células vermelhas do sangue deixam o dióxido de carbono e retiram o oxigênio.
Agora o sangue está limpo e sua cor fica de um vermelho brilhante. O coração bombeia esse sangue rico em oxigênio através das artérias até as células dos tecidos. Ao mesmo tempo as células vermelhas retiram dióxido de carbono dos tecidos e o leva ao pulmão, de onde o exalamos para o ar.
Onde existem muitas plantas há bastante ar puro.
Por isso a vida no campo é muito mais saudável. Além de muitas plantas, no campo não há a terrível poluição das cidades, que sujam todo o nosso pulmão por dentro. Quando nascemos nosso pulmão tem uma cor rosada, mostrando saúde. Mostrar uma esponja nova, de preferência rosada.Mas os pulmões da maioria dos adultos, especialmente os que moram na cidade, ficam cinzentos por causa da fumaça e da poluição. Mergulhar a esponja em uma bacia contendo água tingida de cinza (usar corante preto, ou tinta guache preta, dissolvido na água. Se preferir, trazer uma esponja já suja e mostrá-la. Os pulmões dos fumantes ficam negros por causa dos venenos do alcatrão e da nicotina. Mostrar uma esponja bem suja com algo preto ou mergulhá-la em uma bacia com café ou shoyu ou óleo queimado (ter uma toalha de papel para limpar as mãos depois). Toda essa sujeira trás doenças terríveis por isso devemos nos afastar ao máximo do cigarro e da companhia daqueles que fumam. Os fumantes acabam sofrendo de diversas doenças que os deixam mais pálidos e fracos. Algumas dessas doenças trazem muito sofrimento e outras até mesmo a morte. Tudo porque não cuidaram direito de seus pulmões.
Agora quero que tentem ficar algum tempo sem respirar. Prendam a respiração e tentem segurá-la ao máximo. Vamos ver quem consegue ficar mais tempo sem respirar. Dar tempo para que todos tentem. Quando o último soltar a respiração, dizer: Não é nada agradável ficar sem respirar, não é mesmo? Em pouco tempo começamos sentir muito mal estar porque a vida depende do oxigênio do ar. O Senhor diz que a oração é a respiração da alma. Não podemos viver sem oração, assim como não podemos viver sem ar. Podemos ler a Bíblia todos os dias e ir à igreja, mas isso não pode substituir a oração. Se não orarmos, ficaremos envenenados de pensamentos egoístas. Logo nos esqueceremos de Jesus e tentaremos fazer coisas em nossa própria força. Por isso devemos estar sempre em oração.
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição. Não corrigir a pergunta 2 de quinta-feira.
C. APLICANDO:
Nós precisamos de oxigênio para viver. Nosso mundo está repleto de pessoas e animais respirando. Por que o oxigênio não se esgota? Nosso sábio Criador fez um sistema de troca entre plantas, pessoas e animais. Mostrar a figura do CO2 e aproximar-se do vaso de planta.O dióxido de carbono, que é venenoso para nós e os animais, é importante alimento para as plantas. Elas inalam o dióxido de carbono que nós exalamos e exalam o oxigênio que nós precisamos inalar. Colocar a figura do Co2 na planta e tirar a figura do O2. Deus seja louvado pelas plantas! Esse maravilhoso plano de troca entre as pessoas, os animais e as plantas é que garante nossa vida.
Distribuir uma cópia da atividade Trocas de Jesus/Minhas Trocas. Dizer:Há dois mil anos atrás Cristo, nosso Criador, fez a mais importante troca da História: Sendo o Rei do Universo, decidiu trocar seu palácio por uma mangedoura. Trocou a adoração dos anjos pela companhia dos animais na estrebaria. Abandonou sua carruagem de fogo por um burrinho emprestado. Trocou sua coroa de glória por uma coroa de espinhos. Trocou sua vida pura e perfeita por todos os nossos pecados. Jesus morreu para que possamos viver eternamente. Deus seja louvado por essa troca sem igual!
Jesus trocou o Céu inteiro por uma vida na Terra entre pecadores. Que troca você faria para servi-Lo? Preencham o quadro Minhas Trocas. Em um lado preencha com as atrações que o mundo oferece e do outro escreva as coisas que Jesus promete dar-lhe em troca.
D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia da atividade Trocas de Jesus/Minhas Trocas para cada aluno levar para casa e ajudar alguém a preenchê-la.
7. ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Cantar “Tudo Entregarei” do hinário “Louvores ao Rei”.
8. ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).
Como preparar os recursos necessários:
Aplicando:
Copiar as figuras abaixo e recortá-las. Colar em cartolina ou papel cartão. Colar um prendedor ou clipe ou amarrar um cordão nas figuras de maneira a prendê-las com facilidade em um galho de planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário