sexta-feira, outubro 14, 2005

Um Guia Para os Professores

Paráfrase de 1 Coríntios 13: Um Guia para os professores

Ainda que eu ensinasse de maneira a agradar minha superintendente, mas não tivesse amor pelas crianças, eu não seria melhor que uma buzina ou um alto-falante.
E ainda que eu fosse versado na ciência do ensino e tivesse certificados de cursos de professor, mas não amasse minhas crianças, todos os meus certificados não teriam valor algum.
E ainda que eu tivesse estudado psicologia infantil e soubesse tudo sobre autoconceito, desenvolvimento espiritual e teorias do aprendizado, contudo, se não amasse ativamente minhas crianças, isto teria muito pouco proveito.
E ainda que eu conhecesse a Bíblia de capa a capa e tivesse muito material ilustrativo e se tivesse maneiras muito boas de contar histórias, se não tiver amor em meu coração, não alcanço absolutamente nada.
Como professor, o maor me leva a ter infinita paciência; o amor procura, por todos os caminhos, durante a Escola Sabatina ou no tempo que me pertence, ajudar uma criança com problemas.
O amor não tenta manipular as crianças – não as diminui ou tenta transformá-las em fã-clube, que farão de seu professor um ídolo.
O amor não insiste em que cada criança aprenda o mesmo número de versos bíblicos ou que dê as mesmas respostas a cada pergunta, mas aceita os talentos e diferenças individuais.
O amor tem boas maneiras e respeita até mesmo uma ciraça como sendo uma pessoa integral aos olhos de Deus e do homem.
O amor não é irritadiço ou temperamental e não descarrega as frustrações do lar nas crianças em classe.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!