quinta-feira, outubro 13, 2005

Professores das crianças e juvenis

PROFESSORES DAS CRIANÇAS E JUVENIS

“É muito importante que o devido cuidado seja tomado quando homens e mulheres sejam colocados em posição de confiança. Deveis saber algo a respeito de sua vida passada, bem como o caráter que tem sido desenvolvido. Seria preferível dobrar o número de crianças nas classes, sob professores cuja influência não esteja de acordo com o caráter santo da verdade que professamos, porque a sua influência é desmoralizadora.” CSES, 91.

“Não pode haver coisa pior para a Escola Sabatina do que colocar como obreiros moços e moças que demonstrem falhas na experiência religiosa... Não deveis baixar o padrão em vossas Escolas Sabatinas. Vossas crianças devem ter professores cujo exemplo e influência sejam uma bênção em vez de maldição. Devem constantemente ter diante de si um elevado sentido da virtude, pureza e santidade que caracterizam a vida cristã.” CSES, 89 e 90.

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR

Homens e mulheres consagrados. Sinceros consigo mesmos, que mantenham comunhão com Deus e vivam os princípios da verdade. Amigos da Bíblia e da oração.
O professor deve ser um discípulo. Primeiro ele precisa receber de Deus para depois ensinar aos seus alunos.
Deve ter profundo senso de responsabilidade. “Os professores devem sentir sua responsabilidade, aproveitando toda a oportunidade para prestar serviço, de maneira que o resultado seja a salvação de almas.” CSES, 94.
Deve ter um grande amor pelas crianças.
Deve ser pontual.
Que saiba tratar com as mentes humanas.
Que saiba manter seu próprio gênio e sentimentos, em sujeição ao Santo Espírito de Deus.
Deve ser reverente mas alegre – as crianças odeiam as sombrias nuvens de tristeza.
Paciente com os desviados – há muitos que não receberam a devida educação; parecendo maus em todo o sentido. Mas a graça de Cristo pode transformá-los.
Perseverante – “Não canseis até que toda a criança de vossa classe seja levada ao salvador conhecimento de Cristo.” CSES, 126.

PRIVILÉGIOS DO PROFESSOR

Oportunidade de dirigir a vida de crianças que mais tarde poderão tornar-se obreiros na causa do Mestre.
Seguir o exemplo de Cristo, ensinando e preparando caracteres, para a eternidade.
Desenvolver íntima comunhão com Deus e ampliar seus conhecimentos ao preparar-se para ensinar seus alunos.

RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR
Cultivar a reverência, jovialidade e firmeza.
Participar dos cânticos com os alunos.
Ao orar, dar exemplo com sua posição correta.
Com tato, ajudar os alunos a não conversar ou brincar na Escola Sabatina.
Ter o coração no trabalho.
Visitar os lares dos seus alunos. Nada pode substituir a visita pessoal. O professor precisa conhecer seus alunos.
Fazer sempre que possível um passeio ou atividade social com os alunos da sua classe, isso fará com que você tenha um melhor relacionamento com eles.
Ter sempre o seu material em ordem e preparado com antecedência.
Chegar cada sábado antes do primeiro aluno.


COMPORTAMENTO E VESTUÁRIO DOS PROFESSORES
“Todo professor da Escola Sabatina deve ser um seguidor de Cristo, mostrando por uma vida coerente que são cristãos.” CSES, 93.

O professor nos ensina mais pelo exemplo do que por palavras. Jamais poderemos levar alguém a Cristo se em nossa vida não O refletimos.

“Seja o comportamento de molde a educar a classe a ter pensamentos solenes a respeito de Deus e reverenciá-Lo.” CSES, 97.

“Sem Mim”, diz Cristo, “nada podeis fazer”. Assim, quanto valor teria o ensino de quem, por experiência pessoal, nada soubesse do poder de Cristo? Seria grande incoer~encia convidar tal pessoa para dirigir uma classe na Escola Sabatina, mas é ainda pior permitir que uma classe esteja sob a influência de um professor cujo vestuário e comportamento neguem o Salvador, a quem professa servir.” CSES, 93.

“As crianças são grande imitadoras. Imitam os movimentos e hábitos e até mesmo o modo de vestir da diretora e professora. O traje sempre deve condizer com a lição que ensinamos e a fé que professamos.” Como Formar Pequenos Cristãos, 101.

TREINAMENTO DO PROFESSOR
Cada igreja deve manter um programa de treinamento para aqueles que desejam trabalhar com as crianças.
Depois de instruídos os novos professores deverão observar e em seguida, atuar na responsabilidade que lhes foi confiada.
“Toda a igreja deve ser uma escola missionária para obreiros cristãos. Seus membros devem ser instruídos em dar estudos bíblicos, em dirigir e ensinar classes na Escola Sabatina.” Ciência do Bom Viver, 149.
“Nenhum professor que esteja satisfeito com um saber superficial atingirá um elevado grau de eficiência.” Educação, 278.
“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos.” Salmos 32:8.
“Como mais elevado preparo para o vosso trabalho, indico-vos as palavras, a vida, os métodos, do Príncipe dos professores. Convido-vos a considerá-Lo. Nele está o vosso verdadeiro ideal. Contemplai-O, demorai-vos em Sua consideração, até que o Espírito do Mestre divino tome posse de vosso coração e vida.” Educação, 282.

RECOMPENSA DO PROFESSOR
“Ali, todos os que trabalham com um espírito desinteressado contemplarão os frutos de seus labores.” Educação, 305.
Um dos motivos de maior alegria para o professor é ver crianças e jovens seguido a Cristo. “Que pode espargir mais luz na alma do obreiro devotado e interessado do que saber que seu perseverante e paciente esforço não foi em vão no Senhor, e ver seus alunos com o brilho do sol na alma porque Cristo lhes perdoou os pecados?” CSES, 126.
“De todo dom que Deus outorgou, encaminhando o homem para o esforço abnegado, conserva-se no Céu um relatório. Examinar estes dons em suas extensas linhas, olhar para aqueles que mediante nossos esforços se reergueram e enobreceram, contemplar em sua história o efeito dos verdadeiros princípios – eis um dos estudos e recompensas da escola celestial.” Educação, 307.

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