quinta-feira, outubro 13, 2005

Como ensinar cânticos

CÂNTICOS
O VALOR DA MÚSICA NO TRABALHO COM CRIANÇAS.
A Bíblia nos manda cantar louvores a Deus (Salmo 33:2,3; Mateus 21:16).
Os cânticos atraem as crianças, criando um ambiente alegre. Entretanto, existe o perigo de serem usados somente com esta finalidade de atraí-las. Certifique-se da existência da motivação certa.
Os cânticos bem escolhidos dão ênfase ao ensino da lição.
As crianças gostam de cantar.
A crianças participam ativamente na classe ao cantarem. Os cânticos com gestos proporcionam oportunidade para elas se movimentarem e despenderem energias.
Pelos cânticos as crianças aprendem a adorar a Deus.
Ensinamos verdades bíblicas através dos cânticos. As crianças podem esquecer-se das nossas palavras, mas lembrarão a letra do cântico.
As crianças vão cantando por toda parte, levando a mensagem do Evangelho aos pais e a outros.

COMO ESCOLHER OS CÂNTICOS.
Ore antes de escolher os cânticos, para que Deus o dirija na escolha; ore pelo período de cânticos de sua aula, pedindo a Deus que os use na vida das crianças.
Os cânticos devem ser escolhidos com antecedência. Pedir às crianças que os escolham, deve ser exceção e não a rotina de suas aulas.
Escolha cânticos que preparem o ambiente para as partes do programa que introduzem: oração, oferta, lição, memorização, apelo, etc.
A letra e a música devem ser fáceis e apropriadas para as crianças.
Junto com os cânticos, use também alguns hinos da Igreja.

COMO ENSINAR UM CÂNTICO NOVO.
Para um aprendizado melhor, será bom ter a letra escrita, seja no quadro de giz, num cartaz, ou mesmo no xerocopiada.
O professor, ou mais alguém que conheça bem o cântico, deve cantá-lo uma vez. Ou então, pode-se levar para a classe um cassete e tocá-lo para as crianças.
Leia a letra com as crianças, certificando-se de que todas possam ler corretamente. Esta leitura ajudará também as crianças que estão em fase de alfabetização a tirarem qualquer dúvida.
Explique o significado de qualquer palavra difícil, e também da mensagem do cântico.
Cante-o com as crianças, frase por frase, repetindo as partes difíceis diversas vezes.
Repita o cântico inteiro várias vezes.
Na aula seguinte, volte a cantar o novo cântico. Bons cânticos devem ser repetidos freqüentemente. As crianças gostam de cânticos que lhes sejam familiares e logo aprendem a letra de cor.
Se os seus alunos são pré-escolares, use uma gravura (não é necessário escrever a letra) e, após falar sobre ela e seu significado, leve-os a repetir a letra do cântico uma vez. O aprendizado se dará aos poucos, à medida que você repetir o cântico durante várias semanas.
Não ensine muitos cânticos novos ao mesmo tempo.
Ensine as crianças a cantarem bem. Não permita que apenas façam barulho, ou que gritem ao cantar.
Para ensinar um hino da igreja, ensine uma estrofe por semana e cnate o mesmo hino todas as semanas durante, pelo menos, um mês.

ACOMPANHAMENTO DOS CÂNTICOS
O acompanhamento dos cânticos pode ser executado por um pianista, violinista ou outro instrumentista que saiba tocar bem.
As crianças estão em fase de formação de sua aptidão musical e por isso, se não houver quem possa tocar bem para acompanhar os cânticos, é melhor cantar sem acompanhamento.
O instrumenta deve enfatizar a melodia e o ritmo sem “enfeitar” muito o acompanhamento. Também não deve “arrastar” a música.
Se houver possibilidade, pode usar “play-back”.
Se uma criança está aprendendo a tocar algum instrumento, valerá a pena convidá-la para acompanhar um cântico ou outro, para ganhar experiência.

MÉTODOS QUE FAZEM MAIS INTERESSANTE O PERÍODO DE CÂNTICOS.
Prepare cânticos visualizados, em cartazes de formas e tamanhos variados, usando tinta Nankim ou Suvinil para fazer as letras. As figuras podem ser pintadas (com tinta guache, Suvinil ou lápis de cera., ou recortadas de revistas e aplicadas ao cartaz.
Visualize o cântico com figuras para o flanelógrafo.
Mostre um quadro ou gravura que ilustre a mensagem do cântico, e use-o cada vez que for cantar aquele cântico.
Ensine versículos musicados.
Conte a história do cântico para seus alunos ( se você souber).
Permita que uma criança seja a regente de vez em quando.
Algumas crianças poderão cantar solos ou duetos.
Use cânticos com contracanto ou cânones.

"Da boca das crianças e pequeninos tiraste perfeito louvor."
Mateus 21:16

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