Lição 5
Os Quatro Hebreus
Ao final da lição a criança deverá:
SABER que, pela graça de Deus, podemos escolher os alimentos saudáveis, que são os melhores para nós;
SENTIR desejo por alimentos saudáveis
RESPONDER, buscando a graça de Deus para conseguir escolher alimentos saudáveis.
VERSINHO-CHAVE: “Aos que Me honram Eu honrarei.” 1 Samuel 2:30 (última parte).
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: grupos de objetos iguais com um diferente entre eles; Lição: cenário ou maquete; Revisando: visuais usados na lição; Contando aos Outros: Opção 1: cópia da atividade abaixo para cada criança; Opção 2: material para salada de frutas ou de verduras, touca descartável, tigelinhas e talheres descartáveis ou potes descartáveis com tampa (opcional); Opção 3: espetos de frutas.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Conquistando a atenção: Grupos de 4 a 5 objetos pequenos, sendo que um deles é diferente. Sugestão: coisas feitas de madeira e uma de plástico; 4 animais e 1 vegetal; moedas e uma nota; três alimentos e um não comestível.
Lição:
Cenário − Reservar uma parte da frente da sala para ser Jerusalém e outra para ser Babilônia. Em Jerusalém, deixar alguns objetos dourados espalhados. Usar duas faixa de TNT ou duas placas de papelão para ser os portões de Jerusalém. Juntá-las quando for fechar o portão. Derrubá-las ou rasgá-las quando os babilônicos invadirem a cidade. Em “Babilônia”, preparar uma sala do trono e uma mesa bonita, mas com a figura de um porco assado e uma garrafa de vinho. Se não achar a figura, colocar uma vasilha tampada e apenas mencionar o alimento. Ter uma bandeja com verduras e uma jarra com água para mostrar de quê Daniel e seus amigos se alimentaram.
Maquete − Fazer uma maquete da cidade de Jerusalém usando uma caixa de papelão. Cortar um portão de abrir e fechar. Destruir a maquete quando a cidade for “invadida”. Fazer outra maquete para ser o palácio real e a prisão. Usar bonecos para serem os personagens: os quatro hebreus, Nabucodonosor, o chefe dos eunucos e os outros alunos (fazer os outros alunos com o rosto pálido, muito baixinhos ou magrinhos ou gordos demais ou com falta de dentes, etc.) Na maquete, fazer uma pequena mesa com animais de plástico sobre ela. Ter miniaturas de legumes.
Abaixo, temos outra sugestão de maquete, do blog
http://escritasdatiaju.blogspot.com.br/2012/09/a-decisao-de-quatro-amigos-daniel.html
Algumas dicas extraídas de lá, para ajudar a entender:
Veja um jeito legal de contar a história usando esta maquete aqui
Abaixo, temos outra sugestão de maquete, do blog
http://escritasdatiaju.blogspot.com.br/2012/09/a-decisao-de-quatro-amigos-daniel.html
Algumas dicas extraídas de lá, para ajudar a entender:
Dicas da Layla:
Uma caixa maior em baixo e uma menor em cima.
Conforme conta vai girando a caixa.
Foram acopladas na caixa outras menores para destacar o rei. E apoiar o cesto de frutas.
Nabucodonosor = Embalagem de shampoo revestida em eva. Coroa = Fundo dos Ovos da páscoa revestida de papel laminado dourado.
Cadeia = Uma caixa com abertura lateral e cortado em forma de grades.
Cesta de frutas verdadeiras = Podem ser distribuídas no final e fazer uma salada de frutas.
Vários bonequinhos = Duas vezes os mesmos amigos e Daniel 3 vezes.
Palácio = Uma caixa estreita com as abas em cima cortadas e dois tubos de embalagens cortados em cima ao lado.
Veja um jeito legal de contar a história usando esta maquete aqui
Contando aos outros:
Opção 1: Fazer uma cópia da atividade abaixo para cada criança.
Opção 2: Salada no pote. Deixar as frutas e/ou verduras já lavadas e os potes e talheres, toucas e guardanapos em ordem.
Fonte: www.escolacdi.com.br/2012/03/19/aprendendo-habitos-saudaveis-salada-de-frutas/?nggpage=2
Opção 3: Espetinho de frutas. Pode-se deixar as frutas picadas em bandejas separadas e deixar que as crianças escolham os ingredientes de seu palito. Ou montar os espetos com antecedência. Escolher frutas que estejam saborosas. Utilizar apenas frutas bem firmes.
Fonte: colegioraizesbc.com.br/site/?p=7779
Fonte: bloguinho-infantil.blogspot.com.br/2012/06/espetinho-de-frutas.html
Fonte:
3.bp.blogspot.com/_nDjjxQo9X0w/TDOspNCB51I/AAAAAAAACgo/MkcroohLvqg/s1600/Espetinhos+de+frutas.jpg
Fonte: nutriqualityrefeicoes.com.br/dicasereceitas/?attachment_id=29
Outra forma criativa de incentivar as crianças a comerem frutas.
Fonte: www.facebook.com/extensao.saude?filter=3
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): [Mostrar à classe um dos grupos de objetos e pedir que uma criança venha e mostre o que há de diferente no grupo. Perguntar à classe se a resposta está certa ou errada. Chamar outra criança e pedir que faça o mesmo com outro grupo e assim por diante. Dizer:] Entre muitas coisas iguais ou parecidas, encontramos algumas coisas diferentes. Hoje vamos ver algumas pessoas diferentes. Prestem atenção para saber quem são.
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Dizer:] Durante muitos anos, os profetas de Deus passavam por Jerusalém dizendo ao povo [fazer voz de advertência]: “Parem de fazer maldades! Parem de adorar ídolos! Voltem para Deus! Se vocês não pararem, Ele vai abandoná-los e não vai mais proteger vocês dos inimigos!” Mas o povo e os reis nem ligavam. Às vezes até maltratavam esses profetas. Então, o Senhor teve que deixá-los sem proteção, para eles perceberem que aquelas estátuas não podiam cuidar deles.
Assim, um dia, os vigias estavam em cima da muralha da cidade, quando viram um grande exército vindo em direção a ela. Lembram-se quando o rei Ezequias mostrou suas riquezas aos babilônios? Agora eles tinham vindo para levar tudo para o seu país. Foi uma correria! Gente gritando para todos os lados [fazer voz apavorada]: “Corram! Fechem os portões! Os babilônios estão chegando!” Eles fecharam o portão rapidamente e se aprontaram para lutar contra o inimigo. Mas o exército babilônico derrubou os portões e entrou na cidade. Lá dentro, pegaram todos os objetos preciosos de ouro e prata que havia no templo. Depois, colocaram fogo nele e no restante da cidade. Muitos de Judá morreram. E os que não morreram foram levados como prisioneiros para a Babilônia, andando a pé por mais de mil quilômetros, sendo maltratados por soldados cruéis. Que pena que eles não obedeceram a Deus... Mesmo assim, o Senhor não se esqueceu de seu povo. Ele preparou alguma coisa para abençoar os judeus fiéis que estavam na Babilônia.
Entre os hebreus cativos, estavam quatro príncipes: Daniel, Ananias, Misael e Azarias. [Mostrar os quatro personagens.] A situação deles não era fácil: estavam longe de seus pais, de sua cidade e de príncipes passaram a escravos. Mas, apesar de tantos motivos para ficarem desesperados, aqueles jovens continuaram confiando em Deus e decidiram que não abandonariam ao Senhor.
O rei de Babilônia chamava-se Nabucodonosor. Ele pediu a um de seus auxiliares que procurasse entre os jovens israelitas, os que fossem mais inteligentes e de boa aparência para que estudassem a língua de Babilônia e aprendessem administração. O auxiliar do rei foi à prisão e trouxe os quatro amigos. O rei gostou muito deles e os mandou para a escola do palácio, onde aprenderiam a governar o país. Lá eles também aprenderiam sobre os deuses do rei. Mas ele sabia que eles não aceitariam adorar aos ídolos de Babilônia. Então, criou um plano para isso. Primeiro, sabendo que os nomes dos quatro lembravam a Deus, ele trocou seus nomes por outros, que lembrassem os deuses da Babilônia. Segundo: ofereceu-lhes o privilégio de comer da mesma comida que era servida à mesa dele. [Mostrar a mesa.] O problema é que toda a comida era oferecida aos deuses de Babilônia antes de ser servida. E, também, tinha muitas coisas prejudiciais, que Deus havia proibido aos israelitas. Se os jovens comessem, além de estragarem a saúde, estariam homenageando os deuses babilônicos. E agora? O que eles fariam? Será que os planos do rei dariam certo? Todo o Céu estava observando para ver o que aconteceria.
Daniel sabia que se eles desobedecessem a Deus na alimentação, logo estariam desobedecendo em outras coisas. Então, ele e seus amigo, decidiram que não comeriam aquela comida, custasse o que custasse. [Aproximar Daniel do chefe dos eunucos.] Para resolver isso, Daniel foi falar com o encarregado por eles e, com toda a educação, disse que eles não podiam comer aquelas coisas. O encarregado até que gostava de Daniel e seus amigos, mas tinha muito medo do rei. Ele disse [fazer voz amedrontada]: “Se vocês não comerem a comida do rei vão ficar doentes e fraquinhos e o rei vai ficar nervoso e mandar me matar!”
Então, Daniel disse: “Vamos combinar uma coisa? O senhor nos dá só legumes e água por dez dias. Depois o senhor compara nossa saúde com a dos outros.” Ainda duvidando, o encarregado aceitou o acordo: enquanto os outros comiam todas aquelas carnes e bebiam vinho, os quatro amigos eram servidos com legumes e água pura.
Dez dias depois, o encarregado fez um teste. Olhou o rosto de todos e mandou que fizessem exercícios. Daniel e seus amigos tinham o rosto rosado e estavam bem dispostos. Os outros rapazes estavam pálidos e se cansavam depressa. Ficou provado que a alimentação deles era melhor e eles puderam continuar com ela.
Quando os rapazes concluíram seus estudos na escola do rei, Nabucodonosor fez um teste para todos os alunos. Sabem quem foram os melhores? Isso mesmo Daniel e seus amigos. Eles eram dez vezes mais inteligentes, sadios e bonitos que todos os jovens da Babilônia. Tinham um sorriso bonito, com os dentes brancos e limpos, o rosto era rosado e andavam com boa postura. Sabiam a resposta para todas as perguntas da prova. Realmente, dava para ver que eram filhos do Rei do Céu e todos tiveram que admitir que eles eram o melhores. Valeu à pena serem fiéis a Deus!
REVISANDO: [Escolher uma criança e fazer uma pergunta. Se acertar ganha um pedacinho de fruta espetada em um palito de dente.]
MEMORIZANDO: “Aos que Me honram Eu honrarei.” 1 Samuel 2:30 (última parte). Por três anos Daniel e seus amigos viveram no palácio e aprenderam na escola do rei. Enquanto outros adoravam ídolos, eles permaneceram fiéis a Jesus. Como foram obedientes, honrando a Deus, o Senhor fez por eles uma coisa especial, cumprindo o que está dito no nosso verso para memorizar de hoje. [Ler o verso na Bíblia. Dizer:] Daniel se tornou primeiro-ministro do rei Nabucodonosor e seus três amigos se tornaram importantes governadores em Babilônia. Além disso, Daniel tornou-se um profeta de Deus e aprendeu muitos segredos sobre o que Deus faria no futuro. Eles honraram a Deus e Deus os honrou. Ele realmente cumpre suas promessas. [Ensinar o verso usando os gestos descritos na lição:]
Aos que Me honram Eu honrarei - [mão sobre o peito, feche o punho]
1 Samuel 2:30 (última parte) - [desabrochar uma flor e formar um livro]
APLICANDO: [Dizer:] Por que Daniel e seus amigos foram dez vezes mais inteligentes e sadios que todos os rapazes de Babilônia? Desde pequenos eles aprenderam as leis da saúde com seus pais. Eles tinham prazer em comer verduras e frutas. Também faziam exercícios, tomavam sol, dormiam bem e bebiam água pura. Isso deixava o corpo deles bem saudável. Mas eles só conseguiram vencer essa tentação porque estudavam a Bíblia todos os dias e falavam com Deus em oração. Sem o poder de Deus eles não teriam conseguido nada.
Hoje em dia nós também somos tentados com a comida. Satanás quer que fiquemos fraquinhos e doentes. Por isso, ele inventou muitas coisas para nos tirar a saúde. Vocês sabem me dizer algumas delas? [Dar tempo para respostas. Refrigerantes, guloseimas, frituras, por exemplo.] Todas essas coisas fazem tanto mal que o melhor lugar para elas é o lixo. [Apontar a lixeira.]
Em seu lugar devemos usar frutas e verduras. Quais as frutas e verduras que vocês mais gostam? [Dar tempo para as respostas. Mostrar uma bandeja com frutas e/ou verduras e uma jarra de água e falar do valor delas para a saúde.]
[Mostrar uma embalagem vazia de Coca-Cola ou outro refrigerante.] Então, qual deve ser nossa resposta quando alguém nos oferece um lixo desses: “Não obrigado, isto não é bom para a minha saúde.” É difícil fazer isso? [Dar tempo para as respostas.] Sabem, para vencer essa tentação, só pelo poder de Deus. Por isso é preciso ler a Bíblia, fazer oração e pedir a ajuda de Deus. E quando a tentação chegar devemos fazer como Daniel e seus amigos: dizer “não!” para ela.
CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Entregar uma cópia da atividade da página ?? para cada criança e deixar que façam tudo. Incentivá-las a usarem o material para contar a história a alguém.]
Opção 2: [Lavar as mãos das crianças, colocar touca descartável em cada uma e deixar que ajudem a preparar uma salada de frutas ou de verduras. Deixar que degustem ali mesmo ou que embalem a salada em um potinho com tampa e levem para casa, para comerem com a família, enquanto contam o que aprenderam sobre Daniel na lição de hoje.]
Opção 3: [Montar os espetos na hora, de acordo com o gosto das crianças. Ou já oferecer pronto em um suporte bem bonito. Pedir que as crianças contem a outros sobre o que comeram na sala.]
VARIAÇÃO: [Servir a opção 3 e dar a salada no pote para eles levarem e “Contarem aos Outros”.
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