terça-feira, abril 09, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - Lição 2


Lição 2
 Menos Dez Graus



Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Deus nos protege e que devemos honrá-Lo em tudo;
SENTIR confiança na proteção de Deus e desejo de honrá-Lo sempre;
RESPONDER buscando a proteção de Deus, quando se sentir ameaçado, e procurando glorifica-Lo em tudo.

[Como esta semana temos duas histórias importantes na lição, temos a opção de escolher entre  contar as duas ou uma só. Se as crianças forem muito pequenas é melhor ficar só com uma. A primeira história começa no primeiro parágrafo e termina com a derrota de Senaqueribe. A segunda começa com as palavras “Um dia, o rei Ezequias adoeceu...”. Para cada uma há um verso diferente, assim como as outras atividades  (Conquistando a Atenção, Aplicando e Contando aos outros). Caso escolha contar as duas histórias, será necessário escolher apenas uma opção de cada atividade proposta.]

VERSO PARA MEMORIZAR:
Opção 1:O que confia no Senhor será posto em alto retiro.” Provérbios 29:25.
Opção 2: Que em tudo Deus seja glorificado”. 1 Pedro 4:11.                                                                                                                                                                                                   
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: Opção B: relógio de sol; Lição: maquete ou cenário, relógio de sol, envelope de carta ou papel de dobrado; Memorizando e Revisando (opção1): Torre; Memorizando (opção 2): visuais de relógios; Contando aos Outros: Opção 1: Torre de papelão; Opção 2: relógio de sol.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS


Conquistando a atenção (Opção B):

Relógio de sol: Imprimir a figura abaixo. Cortar nas linhas grossas e dobrar nas linhas pontilhadas.




Ou, para uma explicação mais detalhada, acesse à internet nos seguintes sites.
http://sundial.damia.net/vertical/relogiodesol.html
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1968-10524,00.html

Aqui mais um modelo de relógio de sol. As orientações são mais difíceis de serem seguidas durante a ESIR, mas ele é bem bonito. Instruções em http://dailyexplorer.animaljam.com/pt/posts/academia-aj-como-fazer-um-relogio-de-sol-de-papel





Lição
Parte 1 (maquete): Usar a mesma maquete da lição anterior, com os dois reinos (Judá e Israel).Fazer vários ídolos de papel, colá-los em palitos e espetá-los no cenário, no momento adequado. Os ídolos também podem ser pequenos bonecos. O templo deve ter alguma porta para ser aberta e fechada. O exército assírio pode ser feito de silhuetas (aqui) coladas em prendedores de roupa e presos a uma régua ou tira de papelão.
Parte 2 (cenário ou maquete): Se for um cenário, colocar um edredon com almofadas no chão, para ser a cama de Ezequias. Ter também a sala do trono (uma cadeira coberta com tecido bonito) e vários “tesouros” (caixa com moedas de cartolina dourada, tecidos dourados, objetos encapados com papel dourado,etc.). Para uma maquete, fazer os mesmos itens em tamanho reduzido, usando caixas e bonecos ou silhuetas. 

Memorizando (opção 1): uma torre pronta igual à de Contando aos Outros (opção 1, abaixo)
Memorizando (opção 2): Dividir uma cartolina em quatro partes. Desenhar um relógio em cada parte. Escrever uma parte do verso em cada relógio.

Contando aos outros:
OPÇÃO A: Preparação - Um tubo de papelão (de papel higiênico) e um círculo de papel cartão no diâmetro do tubo para cada criança.  

Fonte das imagens: www.materiaincognita.com.br/carrinhos-de-corrida-com-tubos-reciclados-de-papel-higienico/#axzz2PyHBQ8li





Colar o círculo de papel cartão em uma das aberturas do tubo de papelão, para fechá-la. 

Para a borda da torre, cortar uma tira de papel cartão ou EVA, no formato figura da figura abaixo, em tamanho suficiente para contornar a torre. Escrever nessa borda, o verso para memorizar da Opção1.


Opções de preparo: as crianças poderão pintar o tubo de papelão com tinta guache. Depois, podem colar a borda da torre com o verso. 

Fonte da imagem: espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/08/brinquedos-de-sucata-polvo-binoculo-e.html


Se preferir, com antecedência, cortar pedaços de papel ou EVA colorido no tamanho do tubo para que as crianças o encapem e colem a borda e o verso.
Ou, ainda, entregar o trabalho já pintado ou encapado, para que elas penas colem a borda da torre. As variações podem ser muitas.

Abaixo, algumas figuras de castelos. Observar a torres para inspirar-se nelas.








Opção B: Imprimir uma figura do relógio de sol para cada criança (ver explicação acima, em Conquistando a atenção; essa impressão ficará bem melhor em papel colorido).  Ou usar a técnica sugerida em: www.youtube.com/watch?v=y5okFKNbUYs



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 

Opção A: [Se as crianças souberem ler, fazer onze traços na lousa, um para cada letra do nome Senaqueribe. Brincar de “forca”, com as crianças, que devem sugerir letras para colocar nos espaços até que o nome esteja completo. Dizer:] Este é um nome grande e difícil. Quero ver quem consegue dizê-lo sem errar. [Dar tempo para as respostas.] Na história bíblica de hoje teremos a pessoa que tem esse nome bem grande passar por uma coisa muito grande também. Essa coisa cabe aqui nesses traços. [Fazer oito traços na lousa, nos quais, mais tarde, deverá escrever a palavra VERGONHA.] Vamos ver se conseguimos adivinhar durante a história?

Opção B: [Mostrar vários relógios diferentes (podem ser figuras de relógios). Perguntar para que servem os relógios e se alguém ali sabe ver as horas. Dizer:] Na história bíblica de hoje, veremos um relógio diferente de todos estes. Poucas pessoas sabem ver as horas nele. Se vocês querem conhecer esse relógio, prestem atenção.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
  [Opcional: contar a história usando um manto e uma coroa. Dizer:] Houve um rei em Judá que não dava a menor importância para as coisas de Deus. Ele se chamava Acaz e era muito malvado. Ele adorava ídolos e os espalhou por todo o país e até dentro do templo de Deus! [Colocar os “ídolos” pela frente da sala e dentro do templo.] Foi tão atrevido que chegou ao ponto de mandar fechar o templo e deixou que ele ficasse bagunçado e sujo, para que ninguém fosse lá, adorar ao Senhor. [Fechar a porta do templo e jogar sujeira nele.]
  Depois que ele morreu, Ezequias, seu filho se tornou rei. [Colocar Ezequias sobre o trono.] Mas, por incrível que pareça, ele não foi ímpio como seu pai. Pelo contrário, ele resolveu fazer uma reforma na religião do país e arrumar a bagunça que seu pai havia feito: destruiu os ídolos [amassar ou quebrar os ídolos], mandou abrir o templo de novo e tirar toda a sujeira de lá [abrir o templo e tirar a sujeira]. Ele também enviou mensageiros por todo o reino de Judá e também em Israel, convidando o povo para celebrar a Páscoa porque eles não faziam isso há muito tempo.
  [Imitar um mensageiro à cavalo ou pedir que uma criança o faça. “Descer” do cavalo e se dirigir às crianças, entoando a voz como fazendo um anúncio:] “Povo do reino de Israel. O rei de Judá convida a todos vocês para virem a Jerusalém, celebrar a festa da Páscoa, como manda o Senhor.” A maioria do povo de Israel tinha esquecido a Lei de Deus e adorava ídolos. Por isso, muitos não levaram a sério o convite do rei e ainda riram dos mensageiros. [As crianças devem dar de ombros e rirem do mensageiro.] Mas muitos deles vieram à festa em Judá e aprenderam acerca de Deus. [Levar algumas crianças para a frente da sala.] E gostaram tanto que resolveram ficar mais uma semana ouvindo os sacerdotes lerem o livro da Lei. [Abrir a Bíblia e ler um pedacinho dos dez mandamentos.]  
  Depois de ouvirem toda a lei, as pessoas perceberam que faziam muita coisa errada e ficaram tristes por isso. Então, oraram a Deus, confessaram seus pecados e pediram perdão. [As crianças que estão à frente devem se ajoelhar, com os rostinhos tristes.] Deus ouviu as orações e as abençoou. [As crianças se levantam, alegres, e vão a seus lugares.] Ezequias ficou muito feliz com isso.
  [Mostrar a placa “Reino de Israel”.] Quando Ezequias se tornou rei em Judá, os assírios haviam dominado o reino de Israel e tomado Samaria, a capital. [Colocar o exército assírio no cenário de Israel.]  Depois, resolveram atacar Jerusalém. [Movimentar o exército assírio em direção a “Reino de Judá.”] Quando chegou a notícia de que Senaqueribe, o rei da Assiria, estava  vindo, o povo ficou com muito medo, pensando que logo seriam destruídos.
  Mas Ezequias confiava em Deus e animou todo mundo. Ele disse [fazer uma voz encorajadora]: “Não tenham medo desse exército tão grande. Quem está conosco é muito maior! Eles contam com os homens, mas nós temos o nosso Deus para lutar por nós!” Com isso o povo ficou mais calmo.
  Mas não por muito tempo. Quando o exército inimigo estava ainda longe, todos entraram em Jerusalém e fecharam as portas. O rei Senaqueribe mandou, então, seus mensageiros lá, para amedrontarem os israelitas. [Colocar dois “soldados assírios” perto de Judá.] Do lado de fora da cidade, eles gritaram bem forte para todo o povo ouvir [Imitar alguém gritando:] “Vocês estão confiando no Deus de vocês, mas ele não pode vencer a Senaqueribe. Entreguem-se antes que as coisas fiquem piores!” Eles também mandaram cartas zombando e desrespeitando a Deus.
  Quando ficou sabendo disso, Ezequias ficou muito triste. Para mostrar sua tristeza, tirou suas roupas de rei e, como era o costume na época, vestiu uma roupa de saco e jogou cinza sobre cabeça. [Opcional: Tirar o manto, vestir outro, de TNT escuro e furado e jogar um pouco de talco na cabeça.] Ele pegou aquelas cartas e as levou até o templo para orar ao Senhor. [Ajoelhar-se e colocar as cartas no chão.] Ele mostrou as cartas e orou com muita sinceridade, quase chorando [fazer uma voz de súplica]: “Oh! Senhor, nosso Deus, eu te suplico, livra-nos dos nossos inimigos, para que todos saibam que só Tu és Senhor.”
  Deus mandou a resposta através do profeta Isaías. Ele disse que havia atendido a oração de Ezequias e não deixaria que o rei Senaqueribe tomasse Jerusalém. [Fazer expressão de admiração.] Mas como poderia acontecer isso? O exército de Israel era bem pequeno e o da Assiria era enorme!
  Para Deus isso não era problema. O anjo do Senhor passou aquela noite pelo acampamento dos assírios e matou cento e oitenta e cinco mil deles! No outro dia o rei Senaqueribe estava praticamente sem exército nenhum! E aquele rei orgulhoso voltou  para sua terra depois de passar por essa grande... [Preencher os oito traços de Conquistando a Atenção, Opção 1, com a palavra VERGONHA.] Ele teve que engolir tudo que havia dito e deixar os israelitas em paz. Que Deus maravilhoso, não é?
  Um dia, o rei Ezequias ficou de cama, muito doente. O profeta Isaías foi visitá-lo e trouxe uma mensagem de Deus para ele [falar com voz amável]: “Coloque as suas coisas em ordem e prepare-se porque você vai morrer.” Quando Isaías saiu, o rei virou o rosto para a parede e começou a orar [imitar uma voz chorosa]: “Ó, Senhor, lembre-se de que eu tenho Te servido de todo o meu coração e feito direitinho tudo que o Senhor manda.” E ele chorou, chorou. [Imitar choro.]
  Deus atendeu à oração de Ezequias mais uma vez e, antes que o profeta Isaías saísse do palácio, Deus mandou que ele voltasse ao quarto do rei, lhe dissesse para colocar uma pasta de figo na ferida e ele ficaria bom. O rei ficou contente, mas pediu um sinal a Deus de que isso realmente iria acontecer.
  Naquele tempo, não existiam relógios como os de hoje. As pessoas sabiam as horas pelo sol. [Mostrar o relógio de sol.] O relógio é assim: tem um pino que faz sombra. Em volta do pino estão marcadas as horas. Durante o dia, a sombra do pino aponta as horas. Ela sempre vai de um lado para o outro e nunca voltaa para trás, porque o sol nunca volta. Para mostrar o seu poder, Deus mandou que o sol voltasse um pouquinho para trás e a sombra do relógio de sol voltou também. Foi uma coisa impressionante! No mundo todo as pessoas que tinham relógio de sol ficaram admiradas do que havia acontecido e perguntavam umas para as outras [fazer voz de espanto]: “O que será que aconteceu? Como pode o sol ter voltado? Incrível!”
  O rei Ezequias realmente ficou curado da doença e a notícia desse milagre se espalhou por toda parte e chegou até Babilônia. Curiosos para saber o que havia acontecido, os babilônios enviaram alguns representantes para visitar Ezequias. Eles trouxeram presentes e uma carta de seu rei, que queria aprender sobre o Deus que havia curado Ezequias e feito o sol voltar. Essa era uma ótima oportunidade para Ezequias ser missionário, não é mesmo?
  Mas, quando ele viu os presentes e a carta do rei, ficou todo vaidoso e se esqueceu de dar glória a Deus. Ao invés disso, ele começou a se exibir para os visitantes e os levou para conhecer todos os tesouros que ele possuía. Ele queria que os babilônios pensassem: “Oh! Como esse rei é rico! Como é poderoso!”
  Sabem qual o resultado disso? Ao invés de contarem ao seu rei sobre o grande Deus que curou Ezequias, os visitantes falaram sobre todo o ouro e prata que viram no palácio. O rei de Babilônia pensou [esfregar as mãos uma na outra, e falar com tom de esperteza]: “Um dia desses eu vou atacar Jerusalém e trazer para mim todos esses tesouros!” A única coisa que Ezequias conseguiu com sua vaidade foi deixar o rei da Babilônia com vontade de invadir seu país!
  Enquanto isso, em Jerusalém, o profeta Isaías perguntou ao rei o que ele tinha dito aos visitantes. Ezequias, ainda cheio de vaidade, disse que tinha mostrado todas as suas riquezas, sem esconder nada.  Isaías, então, o repreendeu, dizendo [fazer uma voz de repreensão]: “Ó, rei, se aqueles homens ouvissem falar do verdadeiro Deus, poderiam ser salvos. Mas como você preferiu mostrar suas riquezas para ser admirado, fique sabendo que eles virão aqui para roubar todas essas riquezas.”  Ao ouvir isso, Ezequias ficou tomado de remorso. Então, ele pediu perdão e se humilhou diante de Deus. O Senhor, então, não permitiu que essas coisas acontecessem enquanto ele ainda estava vivo. Que pena que ele deixou sua vaidade estragar tudo!
   
MEMORIZANDO:
Opção 1: [Mostrar a torre e dizer:] Antigamente, quando as pessoas estavam em perigo, se escondiam em lugares altos como uma montanha ou uma torre. Assim, os inimigos não os encontravam nem os atingiam. Quando Ezequias viu o perigo, buscou a ajuda do Senhor e o perigo não o atingiu, como se ele estivesse em um lugar alto. E é isso que acontece com quem confia no Senhor. É como se estivesse escondido em um lugar alto e o mal não o alcança. É o que a Bíblia diz: [Ler o verso na Bíblia.] Vamos memorizar esse lindo verso? [Repetir o verso várias vezes, usando os gestos abaixo:]
Mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro - [juntar as mãos como se fosse orar, apontar as mãos para cima.]
Provérbios 29:25 - [desabrochar uma flor e formar um livro.] 
Opção 2: Que em tudo Deus seja glorificado”. 1 Pedro 4:11.  Ezequias quis mostrar aos visitantes o seu próprio poder e se esqueceu de falar do grande poder de Deus. Esse foi um erro terrível. Nosso verso para memorizar de hoje nos ensina que precisamos falar do poder de Deus, que é tão grande, e não do nosso, que não vale nada. Para não esquecermos disso, como Ezequias esqueceu, vamos memorizar esse verso. [Mostrar o visual com o verso e recitá-lo inteiro por três vezes. Esconder uma parte recitá-lo novamente. Continuar escondendo as outras partes e recitando o verso completo até que todas as partes tenham sido escondidas e as crianças recitem o verso de memória.]
REVISANDO:
Opção 1: [Mostrar uma torrezinha e um bonequinho. Fazer a pergunta. Se a criança acertar, o boneco será colocado em alto refúgio. Se errar, ele não ficará protegido. Fazer o mesmo com as outras crianças.]

Opção 2: [Chamar uma criança para ser Ezequias e outra para ser Isaías. Ezequias deve ficar deitado (ou sentado) em um lado da sala e Isaías em pé, do outro lado, de costas para Ezequias. Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem Isaías deve se voltar para Ezequias. A cada resposta certa Isaías deve aproximar-se mais de Ezequias. Se houver uma resposta errada, ele deve voltar as costas para Ezequias. Organizar as perguntas para que Isaías termine junto de Ezequias e lhe diga que será curado.]

APLICANDO:

Opção 1: [Chamar duas crianças e dar-lhes tarefas que não conseguirão realizar sozinhas (por exemplo, tocar a mão no teto sem usar escada ou outro objeto, ir de um lado ao outro da sala com apenas um salto. Deixar que tentem e depois dizer que elas só conseguirão fazer isso com ajuda de alguém. Chamar alguns ajudantes e erguer a criança para que toque o teto e, segurando a outra no colo, levá-la de um lado ao outro da sala.]
  [Perguntar, dando tempo para as respostas:] Há coisas que não adianta tentarmos fazer sozinhos. Não vamos conseguir mesmo. Será que Ezequias pensou que conseguiria enfrentar Senaqueribe sozinho? A ajuda de quem ele procurou? Como ele se aproximou de Deus,  mandando ou pedindo? Ele sabia que só Deus tinha poder para salvá-lo. Por isso ele se humilhou diante de Deus, confiou em sua promessa e foi protegido. Quando estamos em problemas a quem devemos pedir ajuda? Como devemos nos aproximar de Deus? Deus hoje tem menos poder que no tempo de Ezequias? Então, vamos confiar nEle.

Opção 2:  [Dizer:] Ezequias ficou tão vaidoso ao receber o presente dos visitantes que se esqueceu que o motivo da visita deles era o milagre que Deus tinha feito e sua vaidade causou um problemão para o pais dele. Mas, será que isso de querer se mostrar só aconteceu com Ezequias? Na verdade, isso pode acontecer com qualquer um que se esquecer de glorificar a Deus e não a si mesmo. 
  Eu vou dar alguns exemplos aqui. Se eu falar de alguém que está se mostrando, apontem o dedinho e digam o verso que memorizamos. Se eu falar de alguém que está glorificando a Deus, levantem as mãos e digam: “Deus seja louvado!”

A) Ana gosta de cantar músicas que mostrem a beleza de sua voz mesmo que não agradem a Deus. [“Que em tudo Deus seja glorificado”.]
B) As amigas de Juliana elogiaram sua roupa nova. Ela disse que era grata a Deus por que sua mãe era boa costureira. [Deus seja louvado.]
C) Marcos sempre convida seus amigos para brincar em casa, mas nem se lembra de convidá-los para ir à igreja. [“Que em tudo Deus seja glorificado”.]
D) Carlos mostrou seu carrinho de controle remoto para os amigos, mas não esqueceu de dizer que o ganhou porque Deus deu um emprego melhor a seu pai.  [Deus seja louvado.]
E) Jônatas só tinha boas notas no boletim escolar. Mas quando alguém o elogiava por isso, ele dizia: “Deus me ajudou a lembrar o que eu havia estudado.” [Deus seja louvado.]
F) Uma amiga de Carla perguntou sobre a Igreja dela. Carla respondeu rapidamente, e começou a contar de sua incrível coleção de bonecas. [“Que em tudo Deus seja glorificado”.]

CONTANDO AOS OUTROS: 

Opção 1: [Entregar o material da torre para as crianças prepararem. Quando o trabalho estiver pronto, entregar um bonequinho de festa para cada criança e ensine-as a colocá-lo sobre a torre, enquanto menciona o verso para memorizar 1.]

Opção 2: [Para crianças muito pequenas, entregar o relógio já recortado, para que elas o pintem. As crianças maiores podem recortá-lo sozinhas. Ajudar as crianças a dobrarem o relógio, formando o ponteiro. Lembrá-las de usar o relógio para compartilhar a história de hoje.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!