Lição 3
O Pequeno Rei
Ao final da lição a criança deverá:
SABER que as crianças podem fazer boas escolhas, mesmo tendo maus exemplos;
SENTIR desejo de escolher o bem sempre, independente das influências;
RESPONDER fazendo boas escolhas.
VERSO PARA MEMORIZAR: “E fez [Josias] o que era reto aos olhos do Senhor;... e não se apartou dEle, nem para a direita e nem para a esquerda.” 2 Reis 22:2.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: estojo de lápis ou porta óculos, sachês de mel; Lição: cenário ou maquete, boneco grande, capa, coroa e cetro de rei; rolo da lei; Revisando: caminho, boneco; Contando aos Outros: rolo da lei em miniatura ou copia da atividade (ver abaixo).
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Escolher entre a maquete ou o cenário grande.
Maquete: Adaptar a maquete usada nas lições anteriores. É preciso ter um trono, um templo em bom estado e um templo em mau estado, vários ídolos (podem ser de massa de modelar ou de papel) e os personagens: Josias criança, Josias rapaz, Safã, Hilquias, Hulda e povo.
Numa parede, colar uma figura do templo de Deus, de preferência ampliada.
Quando mencionar que Manassés colocou ídolos no templo, colar algumas figuras de ídolos ao redor da figura do templo.
Quando mencionar que o templo foi abandonado e se estragou, usar pincel atômico para rabiscar a figura. Para mostrar que o país estava cheio de ídolos, colar figuras de ídolos por toda a sala. Quando os servos de Josias forem destruir os ídolos, arrancar todos eles da parede, amassar e fazer um monte. Quando contar que Josias mandou reformar o templo, trocar a figura rabiscada do templo por uma figura intacta.
Quando mencionar que Manassés colocou ídolos no templo, colar algumas figuras de ídolos ao redor da figura do templo.
Quando mencionar que o templo foi abandonado e se estragou, usar pincel atômico para rabiscar a figura. Para mostrar que o país estava cheio de ídolos, colar figuras de ídolos por toda a sala. Quando os servos de Josias forem destruir os ídolos, arrancar todos eles da parede, amassar e fazer um monte. Quando contar que Josias mandou reformar o templo, trocar a figura rabiscada do templo por uma figura intacta.
DICA: Para fixar todas essas figuras na parede, usar rolinhos de fita crepe Adelbrás que não danifica a pintura da parede.
“Livro da Lei”: colar dois lados de uma tira de papel (no tamanho que desejar) em dois suportes compatíveis com o tamanho da folha (palito de churrasco, de algodão doce, cabo de vassoura, cano de PVC, rolo de macarrão). O importante é que fique com o formato da figura ao lado.
Fonte da imagem: blogtiale.blogspot.com.br/2011/09/rolo-de-papiro-livro-da-lei.html
Revisando: Desenhar um caminho reto, com vários caminhos saindo à direita e à esquerda. O caminho pode ser grande, no chão, ou menor, em uma cartolina ou mesa. No chão, pode-se desenhar usando fita crepe.
Contando aos outros:
Opção 1: Fazer um livrinho da lei para cada criança. Escrever o verso para memorizar nos livrinhos.
Opção 2: Fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Com antecedência e sem que as crianças vejam, colocar algo inesperado dentro de uma embalagem, como por exemplo, saches de mel em um estojo de lápis ou em um porta-óculos. Escolher um voluntário e pedir que ele saia da sala. Esconder o estojo e chamar o voluntário de volta. Dizer-lhe para procurar o objeto. Os colegas podem ajudar dizendo “quente” ou “frio”. Quando o objeto for encontrado, perguntar às crianças o que acham que há dentro dele. Abrir e mostrar o conteúdo. Distribuir entre as crianças (ou entregar no final da aula) e dizer:] A história bíblica de hoje é sobre um rei que achou algo que não esperava. Vamos descobrir o quê?
[Extraído, com ligeiras adaptações do livro: “É Hora de Jogar!”, Ant. Testamento, Livro 2, Editora Shedd Kids]
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Contar a história, adaptando-a ao visual escolhido (maquete ou cenário grande, participação das crianças). Movimentar os personagens conforme a narração da história.]
[Relembrar rapidamente a lição anterior e, depois, dizer:] Durante a maior parte da vida, Ezequias foi um rei que confiava em Deus e O obedecia com alegria. Só foi vacilar naquela visita dos babilônios. Quanto ele morreu, seu filho Manassés reinou em seu lugar e foi um dos piores reis de Israel. Ele foi muito, muito, malvado! E, além das maldades que fazia, ele encheu o país inteiro de estátuas de ídolos. [Colocar vários ídolos pelo país.] Até no templo de Deus ele colocou aquelas estátuas! [Colocar vários ídolos em volta do templo.] Como se isso não bastasse, ele fechou o templo e não cuidou dele. Em pouco tempo a casa de Deus estava toda suja e estragada e o povo não ia mais lá para adorar ao Senhor. Grande parte do povo seguia o exemplo do rei e adorava os ídolos. [Trocar o templo bonito pelo templo estragado.]
No finalzinho da vida, ele percebeu tudo de errado que tinha feito, se arrependeu e pediu perdão a Deus e mudou completamente. Então, ele tentou convencer os israelitas a mudarem também. Mas eles não quiseram seguir seu bom exemplo e continuaram adorando ídolos e desobedecendo a Deus.
Amon, o filho de Manassés, viu seu pai se tornar bondoso e obediente a Deus. Mesmo assim, não quis mudar. E quando Manassés morreu, Amon se tornou um rei muito mal. Tão mal que as pessoas o odiavam!
Quando Amon morreu, seu filho Josias tinha apenas oito anos de idade e deveria ser o próximo rei. [Mostrar o menino com a coroa.] Tendo um pai tão terrível, como vocês acham que o pequeno rei seria? Bondoso ou malvado? [Dar tempo para respostas.]
Nós não sabemos quem falou a Josias sobre o verdadeiro Deus. Quem sabe não foi o próprio vovô Manassé, já bem velhinho que o ensinou que o pecado não vale à pena? Não sabemos, mas a verdade é que o menino não quis seguir o mau exemplo do seu pai. A Bíblia diz que com oito aninhos, Josias escolheu fazer o que é certo. Algumas crianças que conheço ficariam muito exibidas e mandonas se pudesse mandar em todo mundo. Josias não era assim. Ele era bondoso, humilde e obediente a Deus.
Quando estava com dezesseis anos, Josias quis dedicar sua vida completamente a Deus e pensou em quanto seria bom se o povo fizesse isso também. Mas, por mais que ele falasse o povo não mudava. Então, quando fez vinte anos, ele percebeu que não adiantava ficar só falando e decidiu tomar uma atitude mais radical. Ele resolveu limpar Israel de todos os ídolos. Havia centenas deles em Jerusalém e no resto de Judá e Josias mandou derrubar todos eles. E lá se foram por terra os ídolos com seus templos e altares. [Se estiver usando a maquete, derrubar as estátuas ou pedir que algumas crianças as derrubem. Se estiver usando o cenário grande, arranque os ídolos da parede. Mostrar um pouco de areia.] Para que ninguém quisesse usar os pedaços para fazer outros ídolos, altares e templos, Josias mandou que quebrasse tudo em pedaços pequenos e depois transformassem em pó. Esse deu muito trabalho, mas a tarefa não havia terminado.
O povo ainda precisava voltar para Deus. Por isso, Josias resolveu reformar o templo. Ele mandou que o secretário dele, um homem chamado Safã, fosse com mais dois ajudantes até o templo e entregasse o dinheiro da reforma para o sacerdote Hilquias contratar os operários que fariam o serviço. Eles fizeram isso direitinho e organizaram a reforma.
Quando Hilquias foi guardar o dinheiro no templo, ele achou um livro perdido. [Mostrar o rolo. Passar a mão sobre ele, como se estivesse tirando poeira.] Era o livro da Lei, que Moisés havia escrito. Como a maioria dos reis de Israel não se importava com Deus, aquele livro tinha sido esquecido e ficou jogado por lá. Hilquias mostrou o livro para Safã e ele o leu para o rei. Aquele livro continha todas as lei de Deus. Também mostrava o que aconteceria com o povo se obedecesse ou desobedece às leis que estavam no livro. Como o povo de Israel havia sido? Obediente ou desobediente? Eles tinham sido muuuuuito desobedientes. E o castigo para a desobediência era terrível: o país seria invadido por inimigos, as cidades e o templo seriam destruídos e povo seria levado para longe dali, como escravos. Que tragédia, não é?
Josias sabia que o povo e os reis antes dele tinham feito tudo que o livro dizia para eles não fazerem. Ele tinha certeza de que o castigo viria. Ele ficou tão aflito com isso que rasgou suas vestes, chorando [rasgar a capa de Josias]. Depois, ele pediu que seus servos fossem perguntar a uma profetisa de Deus, chamada Hulda, sobre aquilo ali. [Os servos devem ir até a casa de Hulda.] Eles foram até a casa dela e a profetiza falou [fazer uma voz solene]: “Realmente, tudo que Deus avisou nesse livro que aconteceria se o povo fosse desobediente vai acontecer. Podem ter certeza.” Eles ficaram tão assustados que nem conseguiam respirar direito! [Segurar a respiração um pouco, fazendo expressão de medo.]
Ela continuou: [fazer uma voz solene] “Mas, Deus diz a Josias: Como você se humilhou diante de Mim e suplicou perdão, Eu ouvi sua oração. Não vou permitir que estas coisas aconteçam enquanto você estiver vivo.” Os mensageiros voltaram ao rei e contaram tudo a ele. [Retornar os mensageiros até o rei.] O que vocês acham que o rei sentiu ao saber que não seria castigado? Será que ficou aliviado? Ele poderia pensar: “Eu não tenho culpa de nada. Quem desobedeceu que aguente! Eu escapando, é o que importa.” Não. Pelo contrário, ele chorou em saber o que o povo sofreria.
Então, chamou os sacerdotes, os levitas e todo o povo para ir ao templo. Quando estavam todos lá, ele mandou que o livro da lei fosse lido bem alto, para todos ouvirem. Quando o povo ouviu as palavras do livro, ficou apavorado com o que iria acontecer e prometeu, junto com Josias, que seria obediente dali pra frente.
Depois disso, Josias continuou seu trabalho de limpar o reino dos ídolos. Continuou derrubando as estátuas, altares e templos pagãos e convidando as pessoas para voltarem a adorar a Deus. Ele também ajuntou o povo para uma festa da Páscoa e tentou ensinar-lhes de todos os modos a amarem ao Senhor. Ele passou o resto de sua vida fazendo isso. Ele foi o último bom rei que os israelitas tiveram. Quando ele morreu, todos choraram, até o profeta Jeremias. O profeta chorou porque sabia que, com a morte de Josias, Deus cumpriria Sua palavra e o povo seria castigado, exatamente como a profetiza Hulda havia dito. Mas Josias não veria isso acontecer, porque ele foi fiel. E sempre vale à pena ser fiel.
MEMORIZANDO: “E fez [Josias] o que era reto aos olhos do Senhor;... e não se apartou dEle, nem para a direita e nem para a esquerda.” 2 Reis 22:2.
[Ler o verso completo na Bíblia. Dizer:] A Bíblia diz que Josias fez o que era reto, sem se desviar nem para a direita, nem para esquerda. Sabem o que quer dizer isso? Significa obedecer a Deus em cada coisa pequena. Significa não ceder quando você é tentado. Josias escolheu obedecer a Deus, mesmo quando seu pai e seu avô adoravam ídolos. Ninguém pode mudar seu pensamento. Ninguém conseguiu desviá-lo do caminho certo. Nós precisamos nos lembrar do exemplo dele. [Ensinar o verso usando os gestos sugeridos abaixo (se as crianças forem muito pequenas, ensinar apenas a primeira parte:]
E fez [Josias] o que era reto aos olhos do Senhor - [esticar um braço reto, apontar para o céu .]
e não se apartou dEle, nem para a direita e nem para a esquerda.” - [juntar as mãos, apontar para a direita e para a esquerda .]
2 Reis 22:2 . − [desabrochar uma flor e formar um livro].
REVISANDO: [Mostrar o caminho. Dizer:] Tenho aqui um caminho reto, o caminho da obediência. Ao lado dele, para a direita e para a esquerda, estão os caminhos da desobediência. Aqui tenho um boneco. Vou fazer algumas perguntas. Se vocês acertarem o boneco escolhe o caminho da obediência. Se errarem, ele desobedece, vai pelo caminho da esquerda ou da direita e se perde. Vocês devem procurar acertar para que ele consiga chegar ao final do caminho. [Fazer as perguntas e movimentar o boneco pelo caminho conforme as respostas. Organizar as perguntas para que ele consiga chegar ao final do caminho. Então, bater palmas junto com as crianças, dizendo:] Quem bom! Ele fez o que é reto, sem se desviar para a direita, nem para a esquerda.
APLICANDO: [Perguntar:] Há alguma criança aqui que tenha oito anos? [Dar tempo para respostas. Se houver, pedir que venha à frente e dizer:] Josias era mais ou menos desse tamanho quando se tornou rei. Seu avô, Manassés, também foi rei muito novo, com doze anos. [Se possível, mostrar também uma criança de doze anos. Depois, pedir que ambas se sentem.] Josias foi muito bom. Manassés foi muito mau. Por quê? Porque eles fizeram escolhas diferentes. Manassés escolheu ser mau e desobediente. Josias escolheu ser bom e obediente. Só uma coisa os dois fizeram igual. Eles não seguiram o exemplo de seus pais. Manassés tinha um bom pai, mas não quis seguir o exemplo dele. Josias tinham um pai mau, mas preferiu seguir o exemplo de Davi. E nada mudou sua escolha.
Como Josias, nosso exemplo pode levar as pessoas para mais perto de Deus. Mas, se formos desobedientes como Manassés, podemos afastar as pessoas de Deus. Vou falar de algumas escolhas. Se o que eu falar for uma escolha como a de Josias, vocês devem erguer os polegares e dizer “Josias”. Se o que eu disser for uma escolha como a de Manassés, vocês devem baixar os polegares e dizer “Manassés”.
1. O pai de Fábio costuma falar palavrões, mas Fábio não fala palavrões. [Josias.]
2. O pai de Jorge não vai ao culto para assistir futebol, mas Jorge prefere ir à igreja com a mãe. [Josias.]
3. Suelen sabe que músicas mundanas afastam os anjos de Deus. Mas ela não se importa e ainda chama suas amigas para ouvir as músicas junto com ela. [Manassés.]
4. O irmão de Márcia gosta de ouvir música mundana. Ela o aconselhou a abandonar aquelas músicas e a ouvir hinos. [Josias.]
5. Patrícia usa calças compridas e tenta convencer suas colegas da igreja a usarem também. [Manassés.]
6. Todas as amigas de Paula usam calças compridas. Paula usa saias decentes e bonitas. Sua tia, vendo seu exemplo, começou a usar saias assim também. [Josias.]
Quando ainda era criança Josias escolheu fazer o que é certo. Ele buscou ao Senhor, recebeu poder para ser obediente e para mostrar ao povo o que eles estavam fazendo de errado. Se vocês fizerem como Josias, escolhendo o que é certo e buscando ao Senhor, Ele os usará para mostrar a verdade a outros, até mesmo aos adultos. Vou me ajoelhar agora e quem quiser fazer a escolha de servir a Jesus, ajoelhe-se comigo e vamos buscar ao Senhor. [Essa é uma oportunidade para o Espírito Santo fazer um trabalho especial na vida das crianças e dos professores também. Por isso a oração deve ser bem sincera e fervorosa, embora curta e objetiva. Pedir que Deus ajude cada criança e adulto presente a escolher o que é certo, mesmo que com maus exemplos à volta. E que todos sejam usados pelo Senhor para animar as pessoas a serem fiéis a Deus e à Sua verdade. Pode-se dar oportunidade para as crianças orarem também.
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar a cópia para as crianças pintarem. Enquanto trabalham, dizer:] Mostrem a pintura de vocês para alguém e contem como Josias escolheu fazer o que é certo desde pequeno. Incentivem outras crianças a fazerem o mesmo.
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