quinta-feira, abril 04, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - Lição 1


Lição 1
 Escondido no Templo

Ao final da lição a criança deverá
SABER que Deus pode usar as crianças salvas para servi-Lo;
SENTIR desejo de ser usado por Deus;
RESPONDER aproveitando todas as oportunidades para servir a Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR (da lição): “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus” (Hebreus 12:15, p.p.).

VERSO OPCIONAL: “Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás .” Jeremias 1:7.



RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: maquete ou cenário grande, ‘moedas” de EVA ou papel cartão, canudos de papelão ou cartolina para serem as trombetas (opcional); Contando aos Outros: Cópias da atividade abaixo para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Esta lição pode ser contada de vários jeitos. Abaixo, apresentamos algumas sugestões. Escolha a que se adapta melhor à realidade da sua sala.

Lição:
Maquete -  Você vai precisar de duas salas do trono (ou dois palácios), dois templos de Baal e dois templos de Deus, além dos personagens.
Para a base, usar dois pedaços de isopor ou duas caixas de camisa com areia. Fazer uma sala do trono ou um palácio em cada base. Fazer uma plaquinha com o nome “Reino de Judá” e outra com o nome “Reino de Israel”. Colocar uma plaquinha em cada base.

Pode-se fazer um palácio, assim:


Ou uma sala do trono (pode-se fazer só a parte com o trono).
Aprenda a fazer essa linda sala do trono aquiaqui .



Esta maquete é um charme e tem custo baixo:
Aprenda a fazê-la aqui 




Essa outra maquete mistura figuras impressas com objetos:
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/472526185883917283/



Aqui temos uma maquete com personagens em EVA. Muito interessante também.

Fonte: http://historiascomtiaso.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html


Fazer dois templos de Baal e dois templos de Deus. Pode-se usar as figuras abaixo, coladas em caixas de papelão encapadas ou em forma de cartazes apoiados em suportes.






Os cartazes são apoiados em suportes, como na figura abaixo 
(não precisa colocar os objetos).
Foto enviada por Elessandra




 Ou pode-se usar uma maquete. Mas é importante lembrar que será necessário ter dois templos: um perfeito e outro que será danificado. 
Foto enviada por Anizete Negrão

Para imprimir uma maquete do templo de Deus, baixe-a no seguinte link:

Ele ficará assim:
Fonte: https://craftingthewordofgod.com/2014/05/07/solomons-temple/

Ou encapando caixinhas de papelão com papel pedra. Escrever “Templo de Baal” em duas e “Templo de Deus” em outras duas. 
Colocar um boneca ou silhueta em cada templo de Baal para representarem o ídolo. Colocar um templo de Baal ao lado da sala do trono do Reino de Israel. O outro templo de Baal será usado depois. 
Colocar um templo de Deus no cenário do Reino de Israel e guardar o outro para usar depois.

Personagens: Usar o material que achar melhor para confeccioná-los (ver sugestões   aqui e aqui).  
Lista dos personagens: Seis reis (Acabe, Acazias, Jorão, Josafá, Jeorão e outro Acazias); duas rainhas (Jezabel e Atalia); o bebê Joás; a criança Joás (com a coroa); a tia Jeozeba e o tio sacerdote Joiada). 

Os reis e rainhas devem ter coroas. Se usar silhuetas, elas podem ser cortadas em cores diferentes ou ter os nomes dos personagens escritos nelas. O sacerdote deve ter um turbante ou outra coisa que o identifique. Joás deve ter um tamanho bem menor que os outros personagens. Colar palitos nos personagens para que eles fiquem em pé no suporte de areia ou de isopor. Usar um bonequinho bem pequeno para ser o bebê Joás e colocá-lo em um cestinho pequeno de vime ou EVA.  Encapar outra caixinha para ser o baú. Fazer uma abertura na parte de cima, como um cofrinho. Ter moedas de papelão para colocar no cofre.

Mais vídeos interessantes sobre a maquete da sala do trono aqui e aqui. E este aqui para fazer um boneco bem interessante.

Cenário grande - colocar faixas nas crianças, que serão o povo, e coroas na cabeça dos reis e rainhas. Em lado da sala, de frente para as crianças, colocar uma cadeira coberta com um tecido bonito e uma plaquinha com o nome “Reino de Judá”. No lado oposto, colocar outro trono, com a placa “Reino de Israel”. Distribuir entre as crianças, faixinhas com os nomes do personagens e movimentá-las conforme a história. Ter um cestinho com um boneco de plástico.

Cenário grande de sala do trono


No blog da tia Alê achei essa roupa de rei.
Vá até a página dela para aprender a fazer o cetro e outros visuais lindos!


Cartazes com figuras: Fazer cartazes com as figuras (ou os bonecos no palito) que estão aqui.

Memorizando: Dividir o verso em vários pedaços e escrever cada pedaço em uma folha de papel.

Ou imprimir as figuras abaixo (fica ótimo se impresso em cartolina colorida).







Contando aos Outros: Fazer uma cópia da atividade abaixo para cada criança.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Combinar que as crianças ficarão de costas enquanto você esconde alguma coisa da sala. Depois, elas terão alguns segundos para encontrar o que foi escondido. Organizar a situação para que elas não descubram muito rápido. Dizer:] Hoje consegui esconder de vocês uma coisa. Agora vamos ter uma história em que as pessoas vão esconder algo muito importante. Prestem atenção.

 APRESENTANDO A LIÇÃO: [Mostrar os bonecos. Dizer:] Fazer amizade com pessoas más pode ser perigoso, ainda mais se você for um rei ou rainha. A história de hoje está escrita na Bíblia e fala de muitos reis com nomes parecidos. Alguns bons e outros maus. Por isso, prestem atenção, para não se confundirem.
[Colocar Acabe no trono de Israel.] O rei Acabe era rei de Israel. [Colocar Jezabel ao lado de Acabe.] Ele se casou com Jezabel, que era muiiito malvada e adorava o terrível ídolo Baal. Por causa dela, Acabe fez muitas coisas erradas e perdeu a bênção de Deus. [Colocar Acazias, Jorão e Atalia ao lado dos pais.] Ele e Jezabel tiveram dois rapazes e uma moça: Acazias, Jorão e Atalia, que era tão má quanto sua mãe. 
[Mostrar o trono de Judá e o rei Josafá.] Em Judá havia um rei muito bom chamado Josafá. Não sabemos o nome de sua esposa, mas sabemos o nome de seu filho mais velho: Jeorão. [Colocar Jeorão ao lado do pai.] Josafá era muito obediente a Deus e não adorava ídolos. Mas ele cometeu um erro terrível: ser amigo de Acabe, aquele rei tão malvado. Para mostrar sua amizade, ele fez seu filho se casar com Atalia, a filha de Acabe. [Colocar Atalia e Jeorão juntos, perto de Josafá.] Isso não foi nada bom.
Algum tempo depois, o bondoso rei Josafá morreu e Jeorão começou a reinar.  [Esconder Josafá e colocar Jeorão no trono dele.] Ele foi muito malvado porque seguia os conselhos de sua esposa. [Colocar o templo de Baal e seus ídolos no cenário do Reino de Judá.] Ela mandou construir um templo para Baal, do mesmo jeito que sua mãe Jezabel.  Para isso ela tirou coisas do templo de Deus e o estragou. [Rasgar e estragar um pouco o templo de Deus.]
[Colocar Acazias perto de Atalia e Jeorão.]Atalia e Jeorão tiveram um filho chamado Acazias, o mesmo nome do irmão de Atalia. Jeorão morreu e Acazias tornou-se rei. [Esconder Jeorão e colocar Acazias no trono.] Ele foi malvado igual o pai dele, porque seguia os conselhos de sua mãe, Atalia.  Acazias se casou com uma moça chamada Zibia. [Colocar Jeozeba ao lado de Joiada.] Ele tinha uma irmã chamada Jeozeba, que se casou com o sacerdote Joiada.
[Mostrar o trono de Israel.] No reino de Israel, quando Acabe morreu [esconder Acabe], seu filho Acazias se tornou rei. [Colocar Acazias, filho de Acabe, no trono.] Mas morreu pouco tempo depois. [Esconder Acazias e colocar Jorão no trono.] Então, seu irmão Jorão começou a reinar. Mas ele seguiu os conselhos de sua mãe Jezabel e tornou-se um péssimo rei, assim como seu pai. Certa vez, Acazias, o rei de Judá foi visitar seu tio Jorão [levar Acazias de Judá para Israel]. Então, um homem chamado Jeú juntou um exército e matou todas as pessoas da família de Acabe que ele encontrou, Inclusive Acazias [Esconder Jezabel, Jorão e Acazias.] , o filho de Atalia, que estava visitando seu tio Jorão.
Quando a malvada Atalia soube que seu filho estava morto, pensou [fazer uma voz sinistra]: “Agora eu serei a única a mandar no reino de Judá. Nada vai me impedir de ser a pessoa mais poderosa daqui!” Só uma coisa poderia atrapalhá-la. Ela tinha muitos netos que poderiam ser os reis. Então, aquela mulher malvada fez uma coisa horrível: mandou matar todos os seus netos. Já pensaram numa coisa dessas?
[Mostrar o bonequinho no cesto.] Entre eles havia um bebê de apenas  um aninho. [Levantar o indicador, mostrando o número 1.] Será que a malvada rainha teria coragem de matar aquela coisinha fofa? O pioer era que tinha. Mas antes que ela conseguisse isso, a irmã de Acazias, titia do bebê, [colocar Jeozeba ao lado do bercinho e levá-la, junto com o berço, para o templo] conseguiu entrar no palácio, pegar o nenê, junto com a babá e levá-lo escondido para a casa dela, lá no templo. Como a rainha má, não gostava de Deus e nunca ia ao templo, não conseguiu descobrir que o bebezinho estava lá. Logo ela esqueceu desse neto e ficou ocupada em ser rainha. [Colocar Atalia no trono.]
A titia e seu esposo, o sacerdote Joiada, cuidaram bem do bebezinho. Eles o ensinaram a amar a Deus e a fazer o que é certo desde pequeninho. Joás foi crescendo, crescendo e se tornou um garotinho. Um dia, o titio Joiada chamou os levitas e seus amigos para uma reunião secreta e contou-lhes que Joás estava vivo e que seria o rei de Judá. Todos concordaram com ele. Ninguém gostava de Atalia, porque ela era falsa e malvada. O povo não via a hora de se livrar dela. Quando ele completou sete anos, [mostrar sete dedos das mãos] seu tio disse aos levitas e aos chefes do povo que o encontrassem no templo. [Colocar Joiada, Joás e outros no templo.] Todos vieram. Joiada trouxe o pequeno Joás e colocou a coroa sobre a sua cabeça. [Colocar a coroa na cabeça de Joás.] O povo ficou feliz e começou a gritar: “Deus salve o rei! Deus salve o rei!”
Quando a rainha viu o povo gritando, foi ao templo para ver o que estava acontecendo. [Colocar Atalia no templo.] Ela viu o pequeno Joás vestido com o manto real e com a coroa em sua cabeça. O povo estava cantando hinos e tocando as trombetas. [Tocar uma canudo de papelão como se fosse uma trombeta.] Ela ficou furiosa e gritou [fazer uma voz irada]: “Traição! Traição!” E agora? Será que ela conseguiria fazer alguma coisa contra seu neto? Será que conseguiria impedir o menino de ser rei? Ela bem que queria isso. Mas o que aconteceu foi que os soldados, ao invés de atacarem o garoto, atacaram a ela! [Esconder Atalia.] E, assim, o pequeno Joás se tornou rei de Judá. [Colocar Joás no trono.]
O titio Joiada combinou com Joás e com o povo que seriam fiéis a Deus e que  não adorariam mais a Baal. O pequeno rei e o povo prometeram que sim. Então, eles derrubaram o templo de Baal, quebraram os seus ídolos e acabaram com os profetas e sacerdotes dele. [Amassar o templo de Baal e o seu ídolo.]  Eles voltaram para o templo de Deus e cantaram louvores ao Senhor.
Mas Joás notou que havia um problema muito sério com o templo de Deus. Quando Salomão o construiu, ele era lindo. Agora parecia uma casa abandonada. Todo estragado!
  Joás havia aprendido a amar a Deus e a respeitar Seu templo desde pequeno e ficou muito aborrecido em ver o templo naquela situação. Mas ele não tinha dinheiro para fazer a reforma que precisava.
Quando cresceu um pouco mais ele teve uma ideia: mandou construir um grande cofre de madeira. Na tampa do cofre fizeram uma abertura onde o povo podia colocar o dinheiro. [Colocar o baú perto do templo. Distribuir as moedas entre as crianças.] O rei pôs o cofre no portão do templo, de um jeito que todos que iam lá para adorar pudessem vê-lo. Logo a notícia se espalhou e o povo começou a trazer suas ofertas e colocá-las no cofre. [As crianças devem colocar suas moedas no cofre.] Em pouco tempo ele estava bem cheio e os levitas o esvaziaram para fazer a compra dos materiais. O povo continuou colocando dinheiro no cofre até enchê-lo novamente. E isso se repetiu muitas vezes até que Joás conseguiu o dinheiro para consertar o templo inteiro. Deus ficou muito feliz com o cuidado que Joás teve com Sua casa porque, assim, o povo pode adorar ao Senhor em um lindo lugar outra vez.
Infelizmente, depois que o sacerdote Joiada morreu, Joás começou a ouvir os conselhos de maus amigos, se afastou de Deus e acabou se perdendo. E isso aconteceu porque realmente as más companhias podem trazer muitas desgraças.

REVISANDO: [Colocar as figuras ou faixas com os nomes dos personagens dentro de uma caixa. Pedir a uma criança que feche os olhos e pegue um item da caixa. Fazer uma pergunta a ela sobre o personagem que ela tirou.]

MEMORIZANDO: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.” Jeremias 1:7.  Alguns adultos pensam que Deus não se interessa em usar as crianças em seu trabalho. Algumas crianças acham que só poderão fazer alguma coisa por Jesus quando forem grandes. Quando você for tentado a pensar assim, lembre-se desse verso da Bíblia e faça o seu melhor para Jesus. [Ler o verso na Bíblia. Chamar algumas crianças para segurarem as partes do verso. Recitar o verso inteiro com as crianças por três vezes. Depois, esconder uma parte e recitar o verso novamente, por completo. Esconder mais uma parte e continuar o processo até que todas as partes sejam escondidas.

APLICANDO: [Perguntar se há uma criança de sete anos na sala. Dizer:]  Joás era um menino de apenas 7 anos quando começou a reinar. Vocês acham que uma criança de sete anos já tem juízo suficiente para mandar em um país? [Não.] Ele era muito novinho e não tinha experiência. Mas ele tinha amor a Deus e disposição para obedecer. E isso fez toda a diferença. Essa história mostra que se uma criança que teve oportunidade de ouvir a Palavra de Deus e aceitar a Jesus como seu Salvador, Deus quer que ela seja salva e ajude a salvar outros.
Sabem, crianças, Deus não quer esperar que vocês cresçam e sejam adultos para poder servi-Lo. Ele quer que vocês o sirvam agora mesmo! Joás foi protegido por Deus para fazer um grande trabalho para o Senhor. Você é protegido por Deus todos os dias, para que possa fazer um trabalho para o Senhor também.  Que trabalhos uma criança como vocês pode fazer para Deus? [Entregar folhetos, cuidar do templo, alegrar alguém triste, ajudar um necessitado, ajudar a mamãe, etc.] Se vocês fizerem essas coisas com amor, com certeza Deus ficará muito feliz. Só não façam como Joás, que abandonou a Deus quando se tornou um adulto maduro. Permaneçam sempre ao lado do Senhor.

CONTANDO AOS OUTROS
[Entregar uma cópia da atividade para cada criança e ajudá-las a completá-la.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!