Bênçãos em Quantidade
SABER o que são dízimos e ofertas;
SENTIR alegria em ser fiel nos dízimos e ofertas;
RESPONDER separando seus dízimos e ofertas sempre que tiverem algum dinheiro;
VERSO PARA MEMORIZAR: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro. ”. Malaquias 3:10.
Nossa Crença: A Bíblia Sagrada ensina ser plano de Deus que a obra do evangelho e o ministério sejam mantido por dízimos e ofertas. Por dízimos, a Bíblia quer dizer um décimo de toda renda individual. Dizimar e um dever moral e legal do cristão para o sustento do ministério e da pregação do evangelho. As ofertas são voluntárias e espontâneas e devem ser proporcionais a nossa apreciação da bondade e das bênçãos de Deus. Lv 27:30; ML 3:7-10. I Co 9:7-14; Mt 23:23; II Co 9:6-15.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: moedas com partes dos versos, envelope grande, caixas; Conquistando a Atenção: pequenos objetos (dez de cada), como: tampas de garrafa, lápis, cartões, giz de cera, etc.; Lição: História de Abrão: palitos de sorvete, um pouco de areia ou de grãos de milho; história de Joás: prendedores de roupa de diversos tamanhos, caixa pequena, caixa maior, igrejinha feita de caixa de sapato; Revisando: /; Aplicando: envelope, carteira, cofre e bolsa grandes; Contando aos Outros: Envelopes de dízimo infantil e folheto infantil sobre dízimo (encomendar na Associação com antecedência), moedinhas de EVA ou cartolina (dez para cada criança); se possível, duas carteirinhas de EVA para cada criança.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
História de Abrão: Pintar palitos de sorvete de várias cores para representar os personagens - 5 palitos azuis, 4 palitos vermelhos, 1 palito laranja, alguns palitos marrons, 1 palito amarelo, alguns palitos verdes, 1 palito roxo.
História de Joás: Encapar uma caixa de sapato. Fazer um telhado dobrando um retângulo de cartolina ao meio. Desenhar as portas, janelas e também rachaduras e manchas, para parecer uma igreja que precisa de reformas. Cofres: duas caixas, uma menor e outra maior, encapadas para parecer um cofre; Personagens: Recortar vários círculos de EVA ou cartolina e desenhar diversos rostos neles. Colar em prendedores de diversos tamanhos para fazer os personagens. Fazer uma pequena coroa de cartolina dourada e colá-la no prendedor que for representar Joás.
Memorizando: Desenhar e recortar dez moedas grandes (em tamanho que as crianças possam ver as palavras com facilidade) em cartolina ou EVA amarelo ou cinza. Deixar o interior das moedas em branco para escrever uma palavra do verso para memorizar em cada moeda (não esquecer da referência). Escrever a palavra DÍZIMO em um envelope que caiba uma moeda dessas (talvez seja necessário fazer o envelope). Usar três caixas que caibam as moedas dentro e escrever de maneira bem visível: DAR, GUARDAR e ECONOMIZAR (uma palavra em cada caixa).
Aplicando: Moedas: Fazer cópias em cartolina das moedas abaixo ou cortar círculos de EVA ou cartolina na cor amarela ou cinza e desenhar a moeda usando caneta permanente;
Cofre: Encapar uma caixa de sapato com a tampa. Fazer um corte na parte de cima para entrar as moedas. Escrever de modo bem visível ECONOMIZAR.
Carteiras: Fazer duas carteiras como explicado em Contando aos Outros, mas em tamanho maior. Em uma das carteiras, escrever DAR e na outra escrever GASTAR.
Contando aos Outros: Carteiras: Cortar um retângulo de EVA com tesoura de picotar. Um dos lados deve ser cortado arredondado. Usando cola quente ou cola de contato, dobrar e colar como mostra a figura ao lado. Colar também um pedacinho de velcro para fechar a carteira. Decorar a tampa como achar melhor. Escrever DAR em metade das carteiras e GASTAR nas outras (todas as crianças devem receber uma de cada carteira).
Imagem extraída do site
[Mostrar os visuais utilizados na lição anterior e as diversas partes separadas do corpo. Convidar uma criança para responder uma pergunta. Se acertar deverá montar uma parte do corpo. Convidar outra criança e continuar montando as partes até que o corpo esteja completo. Se desejar, sempre que a criança acertar na montagem do corpo pode ganhar um biscoito no formato de ser humano.]
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Décima parte. Fazer grupos de objetos para serem separados em dez partes. (tampas de garrafa, lápis, cartões, giz de cera, etc.). Chamar uma criança e pedir que ela conte quantas tampinhas de garrafa estão sobre a mesa (ajudar se necessário). Depois, ela deve pegar uma parte das dez e colocar em um pote. Repetir o processo com os outros objetos, explicando sempre que aquela parte separada é a décima parte do total. Depois, dizer:] Em nossa lição de hoje estudaremos sobre dividir as nossas coisas em dez partes.
APRESENTANDO A LIÇÃO:
A lição das crianças trás a história de Joás para ilustrar para que servem as ofertas. No entanto, para ilustrar sobre o dízimo, colocamos abaixo uma sugestão extraída e ligeiramente adaptada do livro “Sugestões de Cultos para Crianças - Perguntas Importantes”. Pode-se escolher contar as duas ou apenas uma delas, como achar que sua classe vai entender melhor.
[Movimentar os palitos coloridos de picolé em cima de uma mesa, para representar a história. Sugestões: Os cinco reis serão os palitos azuis; os quatro reis serão os palitos vermelhos; Ló, o palito laranja; prisioneiros, os palitos marrons; Abrão, o palito amarelo; soldados de Abrão, os palitos verdes; Melquisedeque, o palito roxo, etc. Separe um monte de areia ou de grãos de milho para representar os bens da cidade. Dizer:]
Cinco reis lutando contra quatro reis, quem teria mais chance de ganhar a batalha? Os cinco reis, não é verdade? Só que os cinco reis não conseguiram vencer os quatro reis e começaram a fugir. Três reis conseguiram fugir para os montes [esconder três palitos azuis] e dois caírem em buracos cheios de uma coisa grudenta chamada piche e ficaram presos. Esses dois reis eram reis das cidades de Sodoma e Gomorra. Os quatro reis dominaram as duas cidades dos dois reis e pegaram todo o mantimento e os objetos de valor que tinham nestas cidades e ainda levaram prisioneiros. [Arrastar o monte de grãos de milho ou areia e os palitos que representam os prisioneiros e colocá-los perto dos quatro reis.]
Um dos prisioneiros conseguiu fugir [arrastar um palito marrom até o palito de Abrão] e contou para Abrão que seu sobrinho Ló também tinha sido levado como prisioneiro. Assim que Abrão soube desta notícia, reuniu seus homens treinados para a guerra e foi lutar contra os quatro reis. Eles perderam a guerra. Abrão recuperou tudo que os inimigos tinham levado inclusive seu sobrinho Ló. [Sobre a mesma, fazer dez montinhos com a areia ou os grãos de milho.]
Quando estava voltando para casa, Abrão encontrou o sacerdote Melquisedeque, que também era rei e cuidava das coisas de Deus. O sacerdote ficou feliz com a vitória de Abrão e louvou a Deus. Aí Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo. [Colocar um dos montinhos de areia ou milho ao lado do palito de Melquisedeque.] Ou seja, Abrão deu o dízimo ao sacerdote Melquisedeque para que ele cuidasse melhor das coisas de Deus. Dar o dízimo é uma obrigação de todo servo de Deus. Mas também precisamos dar ofertas...
História 2:
[Mostrar o boneco Joás e dizer:] Este é Joás. Ele era um garotinho quando se tornou rei de Israel. Apesar de tão novinho ele amava a Deus e cresceu buscando agradá-lo. Um dia ele foi visitar o templo e descobriu uma coisa terrível. [Mostrar a igreja e apontar as rachaduras. Dizer:] Os reis que governaram Israel antes dele não tinham cuidado do templo e ele estava cheio de rachaduras e coisas estragadas. Ele ficou muito triste em ver a casa de Deus assim. Então decidiu reformar o templo e deixá-lo bem bonito outra vez. Ele foi até o cofre do templo para pegar o dinheiro. [Levar o boneco até o cofre pequeno.] Mas, que surpresa! Só haviam algumas poucas moedas. Não dava para arrumar o templo com tão pouco dinheiro! A reforma ficaria muito cara e, apesar de ser rei, ele não tinha dinheiro suficiente para isso.
APLICANDO:
Deus nos dá muitas coisas todos os dias e Ele deseja que sejamos sábios ao usá-las. Os tolos esbanjam o dinheiro ou não sabem o que fazer com ele. Agora vamos aprender como usar o dinheiro com sabedoria usando três palavras: DAR, GUARDAR E GASTAR.
[Mostrar as moedas de EVA] Tenho aqui dez moedas e quero usá-las de maneira sábia. A primeira coisa a fazer é separar o dízimo. [Colocar uma moeda dentro do envelope de dízimo.] Essa parte do dinheiro é sagrada. Não pertence a mim, pertence a Deus. Esse dinheiro será usado para sustentar os missionários que trabalham todo o tempo para pregar o evangelho. [Pegar mais duas moedas e guardá-las na carteira que tem a palavra DAR.] Esta é minha carteira de ofertas. Vou colocar duas moedas aqui para levar à igreja como oferta. Elas servirão para as despesas do templo, como água e luz. A ofertas para a Escola Sabatina servem para ajudar lugares onde ainda não temos Escolas Sabatinas. [Pegar mais uma ou duas moedas e colocar em um cofre.] Uma moeda [ou duas] vou colocar no meu cofre de economias. Vou juntar dinheiro para comprar algo que estou precisando. Me sobraram essas outras moedas. Vou guardá-las na minha carteira de gastar. [Colocar as moedas restantes dentro da carteira com a palavra GASTAR.] Com esse dinheiro vou pagar as contas e comprar as coisas que estou precisando agora. Dar, guardar e gastar. Essa é a maneira sábia de usar o dinheiro. [Juntar as moedas novamente e chamar uma ou duas crianças para tentarem dividi-las da maneira certa, colocando-as nos recipientes adequados.]
MEMORIZANDO:
[Ler o verso na Bíblia e explicar que o dízimo é uma ordem de Deus e todos devem contribuir. Quem não devolve o dízimo ao Senhor está roubando dEle. Convidar dez crianças para segurarem as dez moedas. Se não houver dez crianças, chamar cinco crianças e dar duas moedas para cada uma ou pedir o auxílio de alguns ajudantes adultos. Cuidar para, quando for esconder as moedas, deixar as partes com a referência do texto para o final. Dizer:] Temos aqui dez moedas com partes do verso. Vamos memorizá-lo. [Repetir o verso três vezes com as crianças. Depois, dizer:] Agora vamos dar o dízimo. [Guardar uma moeda dentro do envelope de dízimo e recitar novamente o verso. Dizer:] Agora vamos dar as ofertas. [Introduzir duas partes do verso dentro da caixa DAR e recitar o verso completo outra vez. Dizer:] Agora é a vez de economizarmos. [Colocar uma ou duas moedas dentro da caixa ECONOMIZAR e recitar todo o verso novamente.] E, por último, vamos gastar o dinheiro com as coisas que precisamos. [Colocar todas as moedas restantes dentro da caixa GASTAR e recitar o verso completo novamente.]
CONTANDO AOS OUTROS:
[Dar um envelope de dízimo infantil e um folheto sobre ofertas para cada criança. Entregar dez moedas de EVA para que treinem como devem separar o dízimo. Se houver a possibilidade de dar um cofrinho e duas carteirinhas para cada uma, elas já poderão fazer o treinamento mais completo. Nesse caso elas deverão sentar-se de duas em duas, de frente, e explicar uma para outra qual é a maneira sábia de dividir o dinheiro.]
3 comentários:
oi, paz do senhor! Adorei o modelo das carteirinhas, aproveitei a idéia e fiz pro aniversário de minha filha, ficaram lindas e de diversas cores. um bjão!!! Dayana
Que bom que foi útil para você! Observe que estas imagens foram baixadas de um site muito bom também. Vale à pena dar uma olhada nele.
Deus a abençoe.
olha! as carteirinhas fizeram um sucesso, na frente da carteira, onde aí na foto é uma estrela, coloquei um círculo recortado com essas tesouras q dão um lindo acabamento de zigue-zague,aí comprei cartelas de adesivos do smilinguido e coloquei em cada uma e uma frase "Foi bom brincar com você!" ficaram lindas, fizeram muito sucesso, enfim, ameiiiiiii. bjus:]
Postar um comentário