segunda-feira, dezembro 10, 2012

Tesouros Infantis - V1N4 - Lição 13


Lição 13
 Amigos para Sempre

Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que Jesus é o melhor amigo das crianças;
SENTIR alegria e gratidão pela amizade de Jesus;
RESPONDER, retribuindo a amizade de Jesus sendo obediente.


VERSO PARA MEMORIZAR: “Há um Amigo que é mais chegado que um irmão.” Provérbios 18:24.    
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: lençol, cartões como sugeridos abaixo;  Lição: cabo de vassoura, boneco, caminha feita com almofada e cobertorzinho, coroa; Memorizando: visual da pág. 61; Revisando: caixinha encapada, figura de Davi, pág. 55 ; Aplicando: sacola ou caixa, objetos que expressem o amor e cuidado de Jesus (alimentos, roupas, Bíblia, figura da cruz, do Céu, pais, mães, brinquedos, lição da Escola Sabatina etc.); Contando aos Outros: Opção 1: Cópias das figuras abaixo para cada criança, lápis de cor, glitter etc. Opção 2: canudinhos, pedaços de 15 cm de fita encaracolada, tesoura, fita adesiva, papel criativo (ou color set, cartolina, cartão etc.).

 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Escrever em vários papeizinhos, dobrá-los e colocá-los dentro de um recipiente.
Em um canto da sala, montar uma tenda conforme instruções abaixo. Em outro lado da sala, montar uma maquete da cidade de Ai e a maquete das tribos.



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Preparar uma série de cartões, contendo coisas que amigos fazem e são, e coisas que não fazem e não são. Sugestões: ajudam um ao outro, detestam um ao outro, amam um ao outro, odeiam um ao outro, cuidam um do outro, têm inveja um do outro, falam bem um do outro e falam mal um do outro etc. Pregar um cartão com a palavra “amigos” no topo do quadro de giz ou na parede. Fazer duas colunas abaixo do cartão: uma com um X e a outra com um coração no topo. Leia, uma a uma, as afirmações que descrevem os amigos e mandar as crianças decidirem em que colunas devem ser colocadas. Recapitular as características de um amigo. Dizer que a história bíblica de hoje é sobre dois homens que se tornaram grandes amigos.]                                                                                                                                                               

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Começar a história dizendo:] Os verdadeiros amigos estão sempre prontos a ajudar. Vamos aprender isso agora. [Recapitular a história da semana anterior rapidamente. Depois, dizer:] Depois da vitória de Davi, Saul não o deixou voltar para casa. Ele se tornou o capitão dos milhares de soldados do exército. Todos amavam Davi.
Quando Saul e seu exército voltavam para casa vindo da batalha com os filisteus, as mulheres vieram ao seu encontro. Elas cantavam e tocavam instrumentos. Um grupo cantava: “Saul matou seus milhares.” E outro grupo respondia, cantando: “E Davi matou seus dez milhares.”  O que vocês acham que o rei Saul sentiu quando ouviu aquilo? Ele ficou moooorto de ciúmes! Além disso, ele já sabia que Deus colocaria outro em seu lugar e ficou muito preocupado, pensando que Davi podia se tornar rei.
Logo um espírito mau novamente se apoderou de Saul e ele ficou agindo como louco. Seus servos sabiam que ele gostava de ouvir Davi tocar sua harpa e o chamaram para tocar e alegrar o rei. Enquanto Davi tocava, Saul ficou enlouquecido e decidiu matar Davi. [Usar um cabo de vassoura para mostrar como Saul tentou atingir Davi com a lança e como o anjo a desviou.] De repente, atirou uma lança contra Davi por duas vezes, mas Davi conseguiu escapar porque os anjos estavam cuidando dele.
O melhor amigo de Davi chamava-se Jônatas, o filho mais velho de Saul. Ele era o melhor amigo de Davi, mas Saul era seu maior inimigo. Ele nem escondia mais o seu ódio e contou para Jônatas que mataria Davi. Jônatas tentou convencer Saul a não fazer isso e o lembrou da coragem de Davi ao enfrentar Golias para salvar Israel. Por um pouco Saul se acalmou, mas logo começou a tramar algum jeito de matar Davi. Mas não conseguiu.
              Então, um dia, Davi estava cantando para acalmá-lo e, outra vez, Saul tentou acertá-lo com uma lança. Davi conseguiu escapar e fugiu para sua casa. Ele era casado com a filha de Saul. Ela amarrou uma corda nos fundos da casa e ele desceu por ela, fugindo para longe. Então, ela colocou um grande boneco em cima da cama e o cobriu. [Deitar um boneco e cobrir com um cobertorzinho.] Quando os soldados do rei chegaram na casa de Davi sua esposa disse que ele estava doente, dormindo. Eles contaram isso ao rei, mas Saul mandou que lhe trouxessem Davi mesmo doente. Mas, quando procuraram Davi na sua cama, só viram um grande boneco. Saul ficou furioso com sua filha, mas já era tarde para conseguir pegar Davi.
Sabem onde Davi foi se esconder? Na casa de Samuel. Ele ficou uns dias ali, estudando a Palavra de Deus, bem quietinho. Saul soube disso e ficou todo enciumado. Imediatamente mandou mensageiros atrás dele. Quando os mensageiros chegaram a Ramá, o Espírito Santo fez com que eles louvassem a Deus e profetizassem. Saul soube disso e mandou outros mensageiros, mas aconteceu a mesma coisa. Saul era muito teimoso mesmo e mandou outro grupo e eles também profetizaram. Por fim, ele mesmo foi procurar Davi e também ele começou a profetizar. Por toda parte o povo começou a dizer: “Saul também está entre os profetas.”
Apesar de ter escapado, Davi já estava cansado de fugir de Saul e foi procurar Jônatas, seu melhor amigo. Jônatas e Davi prometeram um ao outro que sempre seriam amigos e Davi prometeu proteger a família de Jônatas depois da sua morte. Eles combinaram um código secreto para que Davi entendesse se Saul ainda queria matá-lo ou não. Algum tempo depois, durante uma festa familiar, Saul mais uma vez contou a Jônatas que ainda desejava matar o seu amigo.
No dia seguinte, Jônatas levou um dos seus empregados junto com ele e foi encontrar Davi. Lá ele atirou umas flechas e disse ao rapaz para ir buscá-las. Segundo o código secreto que ele e Davi tinham combinado, Davi entendeu que Saul ainda queria matá-lo. Jônatas mandou o rapaz voltar à cidade e Davi pôde sair do esconderijo. Os dois amigos se abraçaram e choraram um no ombro do outro e depois se despediram. Davi fugiu do rei Saul e foi esconder-se nas cavernas.
Jônatas e muitos israelitas acreditavam que Davi seria o segundo rei de Israel. Jônatas deveria ter sido esse rei de Israel, mas sabia que Deus escolhera Davi por causa da desobediência de Saul. Jônatas estava disposto a renunciar ao trono. Que amigo maravilhoso, não é? Os verdadeiros amigos realmente procuram o bem um do outro.

REVISANDO: [Colocar papeizinhos numerados dentro de uma caixinha com a figura de Davi colada nela. As crianças devem passar a caixinha de mão em mão, enquanto você canta ou toca uma música no CD. Fique de costas e desligue o som ou pare de cantar repentinamente. Quem estiver com a caixinha na mão deve responder a uma pergunta. Se acertar deve vir para o Cantinho dos Bons Amigos (um canto da sala qualquer). Se não souber, um colega deve ajudá-lo até que acerte. Assim todos irão para o cantinho. Depois, devem dar as mãos e recitar o verso para memorizar.]

MEMORIZANDO: “Sabei que o vosso pecado vos há de achar.” Números 32:23. [Explicar:] Quando fazemos um pecado, mesmo que ninguém tenha visto, um dia vamos colher as consequências dele. A única forma de nos livrarmos de um pecado é confessá-lo e pedir perdão a Jesus. Devemos sempre nos lembrar de que, se não fizermos isso, não vai adiantar escondê-lo: um dia vamos ter de dar conta dele. [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos propostos na lição:]
Há um Amigo [indicar o número um, e se abraçar]
que é mais chegado que um irmão [apertar as duas mãos]
Provérbios 18:24. [desabrochar uma flor e formar um livro.]

APLICANDO: [Dizer:] Em uma sacola, colocar coisas ou figuras que representem o que Jesus, nosso melhor Amigo faz por nós. Não esquecer de colocar uma figura da Bíblia, da cruz, do Céu. Pedir a uma criança que pegue alguma coisa da sacola e ela e/ou a classe devem dizer como isso mostra que Jesus é nosso melhor Amigo. Dizer: Jesus é o melhor Amigo das crianças a ponto de dizer que, quando alguém recebe uma criança é como se recebesse Ele mesmo. E que Ele fica muito ofendido quando alguém maltrata uma criança. Ele conhece todas as dificuldades que elas passam e está pronto a ajudá-las. Perguntar quem deseja ser amigo de Jesus. Explicar que eles devem, então, retribuir a amizade de Jesus sendo obedientes e bondosos.

CONTANDO AOS OUTROS: 
Opção 1: [Dar uma cópia da figura abaixo para cada criança e deixar que pintem e enfeitem como desejarem. Dizer-lhes que devem contar a todos que Jesus é seu melhor Amigo.


Opção 2: As crianças farão aljavas e flechas como lembretes de como Jônatas enviou uma mensagem especial a Davi.
1. Dar a cada aluno alguns canudinhos e três ou quatro pedaços de fita por canudo.
2. Instruir os alunos a prenderem as fitinhas numa das pontas dos canudos para fazer flechas.
3. Dar meia folha de papel criativo a cada aluno; mostrar-lhes como dobrar ao meio e colar com fita adesiva para formar a aljava. Deixar uma extremidade aberta.
4. Dizer aos alunos para guardarem as flechas na aljava; explicar que Jônatas usou flechas de uma aljava para se comunicar com  seu amigo Davi.
Quando terminarem o trabalho, dizer que, assim como Jônatas e Davi eram muito amigos, nós devemos ser amigos de Jesus. Pedir que usem a aljava para contarem a história de hoje e falarem sobre Jesus.]





Um comentário:

Tio Fausto - Apascentar os Pequeninos disse...

Sara...Graça e Paz! Estou aqui para desejar um Feliz Natal! Que o verdadeiro sentido, Cristo Jesus, que nasceu, viveu ,morreu - para nossa salvação -, e ressuscitou; seja a nosso viver. Que Ele possa se alegrar com nossa vida e atitude, e que o amor seja nossa marca. Quero desejar ainda um ano de 2013 abençoado, e que a alegria do Senhor seja a nossa força. Que a nossa obediência seja a nossa dádiva, e a humildade a nossa riqueza!

Que bom que você veio!

Volte Sempre!