segunda-feira, dezembro 10, 2012

Tesouros Infantis - V1N4 - lição 12


Lição 12
Vencendo pela Fé

Ao final da lição a criança deverá
SABER  que pela fé podemos vencer grandes pecados;
SENTIR confiança no poder de Deus para vencer seus pecados;
RESPONDER, lutando pela fé contra seus pecados.


VERSO PARA MEMORIZAR: “Eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos.”             1 Samuel 17:45.  (NVI)

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: roupas de adulto, bota ou tênis de adulto; Lição: Opção 1: faixa para a testa de Davi, capacete para Golias, balde, bota grande, cinto, cabo de vassoura, pedras de isopor ou papel amassado, sacolinha; Opção 2: figuras abaixo; boneco com roupa de Golias; Aplicando: papel pardo, caneta piloto ou hidrocor, fita adesiva; Contando aos Outros: Opção 1: sacolinhas de TNT com “pedras” de isopor; Opção 2: cópias da atividade para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
  
Aplicando: Colar três folhas de papel pardo, de modo que fiquem com a altura do teto da sala (geralmente três metros), justamente a altura aproximada do gigante.

Contando aos Outros:
Opção 1: Fazer sacolinhas de TNT para cada criança. Fazer cinco pedrinhas para cada criança, quebrando pedaços de isopor ou fazendo bolinhas de papel. Escrever a palavra FÉ nas pedrinhas. Guardar cinco “pedrinhas” em cada bolsinha.

Opção 2: Fazer cópias da figura abaixo para cada criança.




CONTANDO AOS OUTROS: Fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança.



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Pedir a um garoto que vista, por cima de sua roupa, uma roupa bem grande, de adulto (sapato, casaco, calça, camisa). Depois pedir a ele que corra, pule ou faça alguns movimentos rápidos usando aquela roupa. Perguntar às crianças se aquela roupa ajuda ou atrapalha. Enquanto ajuda a tirar essa roupa, explicar que na história de hoje alguém se sentiu muito atrapalhado com uma roupa.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Combinar com antecedência com um irmão (se possível, o mais alto da igreja) para fazer a vez do Golias. Escolher um menino pequeno para fazer a vez de Davi. Os personagens não precisam dizer nada. Apenas se movimentar, de acordo com o que você está contando da história. Amarre uma faixa na testa de Davi e dê ao irmão um cabo de vassoura ao Golias para ser a lança. Se possível, providenciar um capacete para ele. O “Golias” deve ficar do lado de fora da sala até o momento em que deve aparecer. Dizer:] Deus é maior que qualquer problema que tenhamos.

Um dia o pai de Davi mandou que ele fosse visitar seus três irmãos mais velhos, que faziam parte do exército de Saul e estavam longe de casa, preparando-se para lutar contra os filisteus. O exército israelita estava acampado em uma montanha e o dos filisteus em outra montanha, de frente para eles. Entre as duas montanhas havia um vale, um espaço plano. [Pode-se dividir a sala em dois grupos. De um lado, ficam os filisteus e do outro os israelitas, deixando um espaço entre os dois. Marcar um lugar da sala que será o riacho e colocar ali cinco pedrinhas (pedaços de isopor ou bolas de papel amassado.]

Davi ficou muito feliz em ver seus irmãos novamente mas, enquanto conversava com eles, alguém gritou [imitar alguém gritando, amedrontado]: “Olhem, lá vem Golias!” Davi olhou e, lá no vale, viu um gigante de mais ou menos três metros de altura! [O irmão que faz o papel de Golias deve aparecer, com expressão de arrogância e maldade no rosto.] Ele estava armado da cabeça aos pés. Sua cabeça estava coberta com um capacete de bronze e um homem carregava seu escudo na frente dele. Golias falava alto e com raiva aos israelitas. Dizia [o irmão deve falar com voz amedrontadora]: “Encontrem um homem que possa lutar comigo. Se ele ganhar, seremos seus servos. Mas se eu ganhar, então vocês serão nossos servos.” Enquanto Golias falava, alguns soldados israelitas fugiram. Todos ficaram com medo dele e muitos estavam tremendo. [Orientar as crianças do “exército” israelita para “tremerem” as pernas como se estivesse com medo.] Até mesmo o rei Saul! Golias continuava esperando. Quem teria coragem de lutar com aquele gigante?
              Davi ficou indignado com aquele adorador de ídolos humilhando o exército israelita. Ele perguntou [Falar com voz indignada; o personagem, mas não precisa falar, só gesticular]: “Quem é esse filisteu que está zombando do exército do Deus vivo?”  Eliabe ouviu o que Davi disse, ficou com ciúmes e brigou com ele. Eliabe era um covarde. Não tinha coragem para lutar contra Golias e ficava brigando com Davi, que era menor que ele. Dá para entender por que ele não foi escolhido para ser rei de Israel? Enquanto Eliabe repreendia Davi, outros soldados, que tinham escutado as palavras de Davi foram ao rei Saul e contaram tudo para ele.  O rei mandou buscá-lo. Já fazia muito tempo que ele não via Davi e não o reconheceu. Ele não era mais um menino, era um rapaz. Davi disse ao rei: “Não tenho medo do gigante. Eu irei e lutarei contra ele.”  Saul disse que ele não poderia fazer isso porque  Golias era um guerreiro e Davi nem soldado era. Mas Davi não desistiu e contou ao rei que já havia matado um leão e um urso que tinham atacado o rebanho de ovelhas. Ele falou com tanta coragem que acabou convencendo Saul. O rei deu a Davi a sua própria armadura, com capacete e espada. [Colocar um balde (enfeitado como capacete) na cabeça do “Davi” e uma bota ou tênis bem grande em seu pé. Amarrar um cinto em sua cintura e colocar um cabo de vassoura como espada  (tudo muito grande e desajeitado para a criança).]  Mas Davi não conseguiu nem andar direito com tudo aquilo, quanto menos lutar. Ele não confiava em armadura e armas. Ele acreditava que Deus o ajudaria. Por isso tirou tudo [tirar a “armadura”] e devolveu ao rei.

Ele foi a um riacho, pegou cinco pedras lisas e as guardou em uma bolsa. [O “Davi” deve pegar cinco pedacinhos de isopor ou bolinhas de papel e guardá-las na bolsa.] Ele ia lutar com as armas que mais conhecia: cinco pedras lisas, uma atiradeira e muita, muita fé em Deus.

Quando Golias soube que havia alguém disposto a lutar com ele pensou que encontraria o maior e mais forte soldado dos israelitas. Quando viu Davi, ainda tão pequeno, ficou muito furioso. Ele gritou [fazer como se estivesse gritando, com voz indignada]: “Você pensa que eu sou um cachorro para vir a mim com paus? Depois que eu matar você vou dar seu corpo para que as aves do céu o comam.” Isso era para deixar qualquer um com medo. Mas Davi não sentiu medo. Ele se aproximou mais do inimigo e disse [fazer como se estivesse gritando, com voz de indignação e coragem]: “Você vem a mim com espada, lança e escudo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor dos exércitos!”  A voz de Davi era alta e clara, sem medo nenhum. O rosto dele já mostrava a alegria da vitória. Os soldados filisteus e os israelitas esperaram quase sem fôlego. O que será que iria acontecer?

Na sua fúria, Golias puxou o capacete para trás e avançou para Davi. [O “Golias” deve ir em direção a Davi.] Davi correu para o gigante, tirou sua atiradeira e jogou uma pedra. Ela zuniu pelo ar e foi direto para a testa de Golias. [O “Davi” deve rodar a funda e atirar a pedra na testa de “Golias”.] O gigante cambaleou... cambaleou... [O “Golias” deve cambalear, como se estivesse com muita dor.] E caiu no chão. Quando os filisteus viram que ele estava morto saíram correndo para escapar. [O “exército” filisteu deve fingir que está fugindo e o israelita deve persegui-lo.] Mas foram perseguidos pelos israelitas e perderam a batalha. Assim, o pequeno Davi venceu o grande Golias. Deus foi exaltado e o povo de Deus foi salvo. Que maravilha! Realmente, Deus é maior que qualquer problema que tenhamos.

REVISANDO: [Colocar um boneco com roupa de Golias no meio da sala. Fazer as perguntas. Se acertarem três perguntas seguidas, Golias cai ao chão. Se errarem alguma ele não cai. Repetir até acabarem as perguntas.]

MEMORIZANDO: Davi conseguiu vencer porque confiou em Deus. Nós também podemos vencer, se confiarmos em Deus. Quando vier uma tentação ou um problema muito grande devemos dizer o que Davi disse. [Ler o verso escolhido na Bíblia. Ensiná-lo usando os gestos explicados na lição:]
Eu vou contra você [mão no peito, fechar os punhos e bater um contra o outro.]
em nome do Senhor dos Exércitos  [levantar as mãos para o céu].
1 Samuel 17:45. [desabrochar uma flor e formar um livro.]

APLICANDO:   [Esticar o papel pardo no chão e ajudar as crianças a desenharem o gigante nele, fazendo o cabelo, os olhos e assim por diante. Depois de pronto, prender o gigante na parede com fita adesiva (usar fita que não descasque a tinta da parede). Dizer:] Golias tinha um irmão chamado Lami, que quer dizer “sensual”, “impuro”. Ele também tinha dois filhos: o primeiro se chamava Isbi-Benobe, que traduzido é “minha morada é nas alturas”. Este é um jeito de falar do orgulho. Outro filho de Golias se chamava Safe, que significa hipocrisia, falsidade. O terceiro filho de Golias tinha seis  dedos em cada mão e seis dedos em cada pé. Ele não tinha um nome, mas isso significa avareza e cobiça. O nome Golias também tem um significado.  Mexeriqueiro ou fofoqueiro. [Escrever o nome de cada pecado sobre o gigante. Explicar que são pecados muito grandes e difíceis de serem vencidos, mas que Deus dá poder para vencê-los. Perguntar também para as crianças o que mais as amedronta (escuro, injeção, cachorro etc.). Escrever tudo no gigante de papel. Dar uma “pedra da fé” (uma pedra de papel escrito fé) para cada criança. Elas devem falar o tipo de pecado e/ou medo que elas precisam vencer e dizer bem forte o verso para memorizar. Em seguida, devem jogar a pedra. Dizer-lhes que assim como Davi venceu o gigante, com Jesus elas podem vencer tudo.]

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Entregar as sacolinhas para as crianças. Mostrar as pedrinhas. Ler a palavra FÉ escrita nas pedrinhas. Explicar que devem usar o material para contar a história para alguém, mostrando que Deus é maior que nossos problemas, mas que precisamos de fé para vencê-los.
Opção 2: [Entregar as folhas de atividades para as crianças e deixar que pintem e completem o trabalhinho.]


  



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!