segunda-feira, dezembro 31, 2012

Tesouros Infantis - V2N1 - Lição 1


Ligação Cortada
Saul e a pitonisa de Endor

Ao final da lição a criança deverá
SABER que Satanás usa a magia e feitiçaria para cortar a ligação entre nós e Deus;
SENTIR aversão às manifestações de magia e feitiçaria;
RESPONDER rejeitando as manifestações de feitiçaria nos materiais infantis.


VERSO PARA MEMORIZAR: “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” Salmos 66:18. ARC.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: telefone de latinha; Lição: maquete, telefone de EVA;  Aplicando: figuras abaixo; Contando aos Outros: Opção 1 -  telefone de EVA para cada criança; Opção 2 - Cópias das figuras em Aplicando e envelopes para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção: Usar duas latinhas vazias para cada criança. Pode-se encapá-las com EVA colorido e colagens de figuras relacionadas à história.
Fazer um furo no fundo de cada uma. Introduzir um barbante pelo furo e fazer um nó bem grosso em cada ponta, por dentro das latas.


Lição:
Maquete - sobre uma base plana colocar os dois exércitos acampados, um diante do outro. Exército: Fazer cópias das silhuetas (aqui) em cores diferentes (uma cor para o exército israelitas e outra para o filisteu). Recortá-las e colá-las em palitos de sorvete ou de churrasco (cortar um pedaço dos palitos, se necessário).  Para Saul: fazer a silhueta em papel mais bonito; recortar uma coroa em papel dourado e colar. Ter outra silhueta comum para usar como Saul. Para a feiticeira, fazer um silhueta em papel preto, desenhar uma expressão má no rosto e colar um chapéu de bruxa (ver figura abaixo). 


Telefone - fazer um telefone grande de EVA. Enrolar diversos fios de barbante para formar um cordão. Encapar o cordão com fita adesiva.  Unir o fone ao aparelho usando o cordão (como na figura abaixo). 

Imagem extraída de loyalicm.blogspot.com.br/2010/05/lembrancinhas_31.html

Cortar uma parte do cordão, deixando-o quase arrebentando (ver figura abaixo).

Figura extraída de www.canstockphoto.com.br/cortado-poder-cabos-7263110.html

Aplicando: Ampliar as figuras abaixo (ou usar figuras equivalentes, tiradas de revistas e livros velhos).

Imagem extraída de www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dia-das-bruxas-cartomante.html


Imagem extraída de passeandopelocotidiano.blogspot.com.br/2009/11/piada-do-dia-cartomante.html



Imagem extraída de nastuasmaosjesus.blogspot.com.br/2011/08/desenho-de-criancas-orando.html

Imagem extraída de enigmasbiblicos.blogspot.com.br/2012/09/desenho-biblico-para-pintar-pastor.html

Contando aos Outros: Fazer um telefone pequeno, de EVA, para cada criança. Colar um pedacinho de velcro em cada ponta de um barbante. Colar as outras partes do velcro no fone e no aparelho. Escrever o verso para memorizar em um papelzinho e colar em cada telefone.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO:

OPÇÃO 1: [Brincar de telefone de latinha com as crianças por algum tempo. Alguém fala em uma das latinhas. Outra pessoa põe o ouvido na outra lata, com o fio bem esticado entre ambas. Depois, perguntar como a voz passa de uma latinha para a outra. Mostrar uma tesoura e perguntar o que aconteceria se cortassem o fio. Dizer:] Na história de hoje, teremos uma pessoa que cortou um fio muito importante. Prestem muita atenção porque depois vou perguntar algumas coisas sobre essa pessoa .
OPÇÃO 2: [Mostrar um telefone de latinha. Conversar sobre como o telefone é importante poder falar com as pessoas à distância. Se necessário, mostrar um celular com seu carregador. Explicar que só dá para falar no celular se a bateria estiver carregada. Perguntar o que aconteceria ao celular se ficar desconectado do carregador por muito tempo. Dizer o mesmo que está sugerido na Opção 1.]



  APRESENTANDO A LIÇÃO: [Relembrar rapidamente a história da semana anterior. Dizer:] Se um cachorro latir para vocês e vocês gritarem pedindo ajuda do papai, da mamãe ou da vovó, será eles virão socorrê-lo? Claro que sim. Nós ficamos mais tranquilos quando temos alguém para nos socorrer quando chamamos.


Mas Saul não podia ficar tranqüilo. Sabem por quê? Cada vez que Saul desobedecia a Deus, o Espírito Santo falava pra ele se arrepender. Mas Saul não aceitava que estava errado e não se arrependia. Cada vez que ele fazia isso, era como se ele mesmo cortasse um pouco da sua ligação com Deus. E isso aconteceu tantas vezes que a ligação dele ficou assim [mostrar o fio do telefone, quase cortado]: por um fio. E ele ainda tinha mais problemas para enfrentar. Durante quinze anos ele ficou ocupado perseguindo Davi de um lado para outro e não cumpriu sua missão de tomar conta do país. Com isso, foi fácil para os filisteus invadirem Israel. Ele armaram suas tendas em um lugar chamado Suném e ficaram prontos para a guerra. Quando Saul soube disso, ficou muito assustado. [Fazer expressão de medo.] Ele pensou [fazer voz de medo]: “E agora? Quem pode me ajudar? O profeta Samuel morreu. Davi, que é corajoso, está longe, fugindo de mim. Deus não me responde. O que devo fazer?” Saul ficou apavorado!

Então, no desespero, Saul cometeu o pior erro de sua vida: ele pediu para seus servos encontrarem uma feiticeira! Ele mesmo havia expulsado todas as feiticeiras do país e agora estava procurando uma delas! Os servos de Saul ficaram chocados com a ordem dele. Mas, mesmo assim, encontraram uma, que vivia escondida num lugar chamado Endor, e o levaram até ela. [Mostrar a figura da bruxa.] Saul tirou as suas vestes reais e colocou roupas simples, para ninguém ver quem ele era. À noite, foi para Endor com dois de seus homens. Chegaram à porta da feiticeira e bateram. [Bater com os dedos sobre a mesa, como se estivesse batendo à porta.] A mulher os recebeu e Saul disse: “Traga-me o espírito de Samuel.” Ela não reconheceu Saul e chamou o espírito mau. Então, uma forma de homem idoso subiu da terra com uma capa. Saul pensou ser Samuel e se prostrou para adorá-lo. Que bobagem o rei estava fazendo! Sabem por quê? Aquilo que ele estava adorando não era o profeta Samuel. Era um anjo mau de Satanás. Que coisa horrível!

  Como o anjo mau pode se tornar parecido com Samuel? É que Satanás e seus anjos têm poder de se tornarem parecidos com outras pessoas. Nós sabemos que aquilo que apareceu a Saul não era Samuel porque Satanás não tem poder para trazer ninguém da sepultura. A Bíblia diz que quando alguém morre não sabe de mais nada, está dormindo. Só o poder de Jesus pode acordar uma pessoa do sono da morte.   

O anjo mau, fingindo que era Samuel disse [fazer uma expressão de maldade na voz]: “Por que você pediu o meu auxílio quando Deus o abandonou? Como você não foi obediente, o Altíssimo tirou-lhe o trono e deu-o a Davi. Também perderá a batalha contra os filisteus e morrerá junto com seus filhos.” Como Satanás sabia que ia acontecer aquilo com Saul? É que ele conhece muito bem a Bíblia. Ele sabia que Deus não estava mais com Saul e que sem Deus, Saul perderia a batalha. Quando ouviu aquilo, Saul ficou com tanto medo que caiu no chão como morto [deixar o boneco de Saul cair, como se estivesse desmaiado]Depois de se recuperar, ele voltou para casa. Só que uma coisa havia mudado. Depois daquele pecado tão terrível, o cabo que ligava Saul ao Céu foi partido e [cortar o último fio do telefone.] e ele foi abandonado. O anjo mau  tinha falado daquele jeito porque queria que Saul ficasse desesperado. E ele conseguiu. Saul saiu dali apavorado!

  Quando foi enfrentar os filisteus ele estava sendo comandado por Satanás e não por Deus. Por isso, ele não conseguiu dizer nenhuma palavra de ânimo para os soldados. A batalha foi terrível. [Simular uma luta entre os dois exércitos.] Muitos do povo de Deus foram mortos, e outros fugiram para casa. Jônatas, o melhor amigo de Davi, e seus dois irmãos, Abinadabe e Malquisua, morreram. E Saul morreu também. Que tristeza, um homem tão importante acabar desse jeito. [Mostrar o telefone com o fio cortado.] Realmente, não vale à pena cortar a ligação com Deus. 

REVISANDO: [Dizer:] Vou falar algumas coisas para vocês. Vocês devem esperar que eu termine de dizer e depois fazer o gesto certo. Prestem muita atenção.
· Se Saul protegeu bem Israel, bata os pés. Se ele descuidou de Israel enquanto perseguia Davi, levante a mão esquerda. [Levantar a mão esquerda.]
· Se os filisteus invadiram Israel, levante os ombros. Se eles não invadiram, bata palmas.  [Levantar os ombros.]
· Se Saul estava animado para lutar contra os filisteus, gire a cabeça. Se ele estava com muito medo, coloque as mãos no rosto. [Colocar as mãos no rosto.]
· Se Saul fez certo em consultar a feiticeira, erga os polegares. Se isso foi um grande pecado, vire os polegares para baixo. [Virar os polegares para baixo.]
· Se quem apareceu a Saul foi um anjo mau, faça as pernas tremerem. Se foi o profeta Samuel, balance a cabeça para cima e para baixo. [Tremer as pernas.]
· Se Deus abençoou Saul após o pecado de consultar a feiticeira, dê um sorriso. Se Deus o abandonou, abaixe a cabeça. [Abaixar a cabeça.]
· Se Saul venceu a batalha, diga: “Eeeeh!”. Se perdeu a batalha e a salvação, diga: “Aaaahhh!”

MEMORIZANDO:
[Perguntar:] Falar com Jesus em oração é como falar a um telefone de fio. Uma ponta se liga a nós e a outra ao Céu, junto do trono de Deus. Quando somos obedientes, as linhas telefônicas para o céu ficam abertas. Deus nunca nos rejeitará se pedirmos ajuda com humildade. Mas quando desobedecemos e somos orgulhosos, e não confessamos nossos pecados, as linhas de ligação com o Céu são cortadas.  Se não nos arrependemos, Jesus não nos ouve nem responde nossas orações. É o que está escrito na Bíblia. [Ler o verso na Bíblia e memorizá-lo com as crianças, usando os gestos descritos na lição:]

Se eu atender à iniquidade no meu coração - [apontar para você; mostrar seu coração.]
O Senhor não me ouvirá - [negar com o dedo; mostrar seu ouvido.]
Salmos 66:18. [juntar as mãos e abri-las como um livro.]

[Dizer:] Iniquidade é desobediência a Deus. Saul atendeu à desobediência no coração dele e não atendeu à voz de Deus. Por isso, a ligação dele com o Céu foi cortada e Deus não ouvia mais as orações dele. Não vamos deixar nossa ligação com o Céu ficar cortada por causa de nossos pecados. Se nos arrependermos, Jesus nos perdoa imediatamente e está pronto a nos ouvir. Ele nos ama muito!



APLICANDO:
[Mostrar um fantoche e como ele pode ser movimentado. Dizer:]  Vejam esse fantoche. Ele não tem vontade própria. Ele faz só o que eu quero. [Movimentar o fantoche.] Assim ficou Saul quando consultou a feiticeira, fazendo só o que Satanás queria. E assim também ficam as pessoas que procuram os ajudantes de Satanás. Sabem quem são eles? [Mostrar as figuras.] Os leitores de mão, cartomantes, mágicos, feiticeiros, astrólogos, etc. Quem consulta essas pessoas se coloca nas mãos de Satanás e vira um fantoche nas mãos dele.
Vou mostrar algumas figuras. Se o que eu mostrar for um modo de consultar a Deus, vocês devem levantar os polegares. Se for um modo de consultar a Satanás, vocês devem abaixar os polegares. [Mostrar as figuras da página  seguinte, intercalando os tipos de figuras. Depois, dizer:] Vocês podem me dizer o nome de algum livro, filme, desenho ou joguinho que tenha magia, fantasmas ou coisas parecidas? [Dar tempo para respostas e dar sugestões, se necessário. Se possível, mostrar figuras de capas de livro, filmes e joguinhos com feitiçaria: Harry Potter, Crepúsculo, Dragon Ball, Ben 10, etc.]
Satanás usa essas coisas para enganar as crianças e ensiná-las a procurar os ajudantes dele. Ele quer tornar todas as pessoas em fantoches nas mãos dele. [Mostrar o fantoche.] Nós não podemos deixar ele fazer isso. Se alguém aqui leu algum livro, assistiu a algum filme ou desenho ou, ainda, brincou com algum jogo de magia, deve se ajoelhar, pedir perdão a Deus e abandonar esses pecados, antes que a ligação com Deus seja cortada.

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Entregar um telefone de EVA para cada criança. Mostrar como conectar e desconectar o fio, explicando o que acontece com quem desobedece a Deus e não se arrepende. Incentivá-los a usar o telefone para contar a outros o que aconteceu com Saul.]
Opção 2: [Fazer cópias das mesmas figuras usadas em Aplicando para cada criança e guardá-las em um envelope. Elas devem pintar apenas as figuras que mostram formas de consultar a Deus. Depois, devem usar todas elas para contar aos pais o que aprenderam à respeito disso na lição de hoje.]
Obs. : Em qualquer das opções, entregar uma cópia da carta abaixo para cada criança entregar para seus pais (se estes forem cristãos).



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!