quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 9 - 1º trimestre 2010 - Suplemento do Professor

UM DIA DE ALEGRIA
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER as maneiras de tornar o sábado feliz;
SENTIR alegria em guardar o sábado;
RESPONDER  descobrindo maneiras de tornar o sábado santo e feliz.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Se desviares o teu pé do Sábado, de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor  digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e Eu te farei cavalgar sobre as alturas da Terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse”. Isaías 58:13 e 14.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: cópias do jogral; Apresentando a Lição: flor ou gravura de flor; Revisando:  flor, fruta, pedra, semente, etc. Aplicando: itens da natureza conforme sugerido nesta atividade ; Contando aos outros: cópia do Convite para celebrar para cada aluno, adesivos, cola colorida, lápis de cor, etc.

MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Nosso texto para memorizar hoje é bastante grande, mas tenho certeza de que podemos memorizá-lo, pois são palavras que merecem estar bem guardadas em nossa memória. Ele tem três condições e três promessas.  Se não profanarmos o sábado, se nos alegramos nele, se o respeitarmos pelos nossos atos e palavras, Deus tem três bênçãos para nós, alegria nEle,  vitória e prosperidade. Vamos fazer um jogral, usando este verso. Dividir a sala em três grupos. Entregar uma ou mais cópias da folha com o texto do jogral. Ensaiar algumas vezes. Depois pedir que os alunos recitem suas partes de memória. Se houver tempo, inverter os grupos para que todos tenham oportunidade de memorizar todo o texto.





CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção A: Maneiras de expressar alegria. Dar oportunidade para que alguns alunos respondam a seguinte pergunta: Como você expressa sua alegria quando recebe uma notícia muito boa ou quando presencia algo que lhe traz grande satisfação? Deixar que expressem livremente, cuidando apenas para que não exagerem. Que tipo de coisas as pessoas costumam fazer para comemorar algo, como, por exemplo, tirar a nota máxima em uma prova ou terminar o ano escolar sem recuperação? Cantar, bater palmas, usar exclamações (Viva! Eh! Oba! Que beleza!), dar abraços, buzinar, saltar, assobiar, etc. Nossa lição de hoje menciona uma grande comemoração.
Opção B: Feliz sábado em diversas línguas. Inglês: Happy Sabath! Tupi, lnguagem dos mudos.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Quando Deus terminou de criar o mundo, todo o Céu admirou-se de Seu grande poder. Ao iniciar-se o sábado, quando tudo estava pronto, houve uma grande comemoração.Todos estavam muito alegres. Houve cânticos e brados de alegria. A Bíblia diz que “juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus davam brados de júbilo.” Júbilo, quer dizer alegria muito grande. Os anjos estavam tão alegres que davam brados para expressar essa alegria. Para Adão e Eva aquele sábado deve ter sido inesquecível. Mostrar uma flor bem bonita (pode ser uma gravura). Imaginem Jesus caminhando ao lado deles, mostrando cada uma das belezas que Ele criara e dizendo: “Vejam, criei todas estas coisas para vocês”. É possível que os anjos tenham vindo cantar e tocar harpas para o casal. Assim, eles puderam aprender os maravilhosos cânticos celestiais. Imaginem como seria bom estarmos lá na companhia dos anjos e de Jesus.
            Mas, mesmo hoje podemos ter a companhia dos anjos.  Se nossos olhos pudessem ser abertos agora veríamos anjos celestes, descendo e subindo ao Céu. Eles estão aqui, em nossa igreja, tão dispostos a cantar e celebrar conosco, como estiveram com Adão e Eva naquele primeiro sábado. Sim, porque o sábado é um dia muito feliz. Mas será mesmo?
            Se o sábado será realmente um dia de alegria depende completamente de nós.  Vamos ver porquê. Dividir a sala em dois grupos. Cada grupo deve descrever uma manhã de sábado, quando a família se prepara para ir à igreja. Um grupo descreve uma família desorganizada, onde todos estão atrapalhados e nervosos. O outro grupo descreve uma família que age do modo certo, no sábado de manhã. Se necessário, ter um adulto em cada grupo, que os ajude a pensar nos detalhes.Dar tempo para que apresentem suas descrições (eles podem fazer uma pequena simulação do que descreveram).Depois, dizer: A manhã de sábado deve começar muito bem, ou poderemos tirar a alegria de irmos à igreja, onde Deus nos espera com Suas bênçãos.
            Uma das grandes bênçãos de irmos à igreja é a de encontrarmos os outros membros da família de Deus, nossos irmãos na fé. Ali cada um de nós encontra vários tios, tias, vovós e vovôs, irmãos maiores e menores, mães e pais em Israel. É exatamente isso que cada pessoa que freqüenta a igreja deve representar para nós: alguém de nossa família, a quem devemos amar e respeitar. Por isso devemos dar atenção e cumprimentar a todos, pois é estamos em uma reunião de família. Por isso, nada de clubinhos e rodinhas fechadas. Cumprimentem a todos com um sorriso e um aperto de mão. Mas cuidado para não profanar o sábado. Lembrem-se do que nosso verso diz sobre nossas conversas. Nada de combinar negócios ou falar tolices e frivolidades. Os anjos estão aqui conosco. 
            Dentro da igreja temos a oportunidade de ouvir a voz de Deus, através das lições e do sermão. Nossos ouvidos e olhos devem estar atentos e devemos também colaborar para que a reunião seja um sucesso.
            No sábado à tarde, estamos em casa. Não há reunião na igreja. O que fazer, então? Uma das grandes bênçãos do sábado é que ele não é apenas um encontro com Deus, mas um presente dEle para a família. Mostrar uma caixa de presente. Pedir que alguns alunos tirem os papéis e leiam o que está escrito: reunião de família, despreocupação, tranqüilidade, descanso, mensagens de amor e esperança, presença de Deus, demonstrações de amor.  Nosso Pai celestial quer que os membros da família estejam juntos durante o sábado, para conhecerem mais de Seu amor, pelo estudo da Bíblia e da natureza. Mas, se os pais vão dormir e os filhos vão brincar, não teremos reunião de família, nem santificação do sábado. Neste caso, apenas descansamos no sábado, mas não o santificamos, nem recebemos as bênçãos que tanto precisamos. Deveríamos passar as tardes de sábado com nossa família, junto à Natureza. Assim, pais e filhos se tornam alunos do Criador ao aprender as belas lições que a natureza ensina. Em cada flor, árvore, pássaro ou nuvem, há uma mensagem de amor do Pai Eterno. E podemos receber esses recados ao abrirmos nosso coração a Ele, nos passeios da natureza. Essa é uma forma maravilhosa de vivermos um pouco da vida do Éden aqui na Terra.

B. REVISANDO E AMPLIANDO: Ter uma flor ou outra coisa bonita ou interessante (como uma pedra colorida)  que lembre a natureza e o amor de Deus. Dividir as perguntas da lição entre as crianças. Quem acertar a resposta pode levar para casa o brinde da natureza.

C. APLICANDO:
Opção A: Dar algum objeto da natureza para cada criança ou grupo de criança. Dar um minuto para que cada uma pense uma lição ensinada por aquele item. Exemplos:
Margarida – simplicidade, tranqüilidade, alegria (muitas margaridas juntas são semelhantes a várias crianças sorrindo);
Rosa – Beleza interior, bondade (ela exala seu perfume para todos, sem preconceitos), nobreza, consolo (os espinhos estão cobertos pelas rosas, Deus cobre nossas tristezas com bênçãos);
Haste de grama: Aponta para cima, para o Criador, para Quem devemos olhar;
Raiz – Precisamos estar fixados em Deus e extrairmos alimento espiritual de Jesus para que possamos dar frutos; humildade (ninguém vê o trabalho da raiz, mas a planta depende completamente dela);
Areia – É impossível contar o número de provas do amor de Deus; não devemos ser levados pelo vento das dificuldades; parábola da casa construída sobre a areia;
Pedra – Precisamos ter firmeza, resistência contra o mal; nosso coração endurecido precisa ser trocado por um coração de carne.
Árvore (gravura de árvore) – Dá sombra, ar, abrigo, alimento e a si mesma na forma de madeira com a qual construímos casas, móveis, etc. Precisamos aprender a termos abnegação, entrega e bondade.


Opção B: Escrever em um pedaço de papel pardo ou cartolina o título LIÇÕES QUE A NATUREZA ME ENSINA. Em tiras pequenas, escreva só as lições de cada item acima, sem colocar os nomes deles. Coloque as tiras sobre a mesa e distribua os itens sugeridos (ou gravuras deles) entre os alunos. Eles devem encontrar a tira com a lição correspondente ao item que seguram e depois devem colar as tiras e os itens na cartolina para formarem um cartaz ou mural.

Em ambas as opções - Dizer:  Se começarmos o dia com ordem e preparo, aprendermos de Deus na igreja, revermos os amigos, passarmos a tarde com a família, na natureza, aprendendo de Deus, o sábado será um dia muito feliz. Mas isso dependerá de cada um. Vamos fazer nossa parte?   

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Convite para Celebrar. Dar uma cópia do convite para celebrar para cada aluno. Dizer: Agora que vocês já sabem como tornar o sábado um dia de alegria, convidem sua família para festejar a criação a cada sábado. Entreguem este convite para seus pais e combinem como será o próximo sábado em família.  Façam tudo para que nada atrapalhe. Deixar que desenhem ou colem adesivos como quiserem. Forneça material para isso.
Obs.: Ajudar algum aluno que não tenha família reformista, recebendo-o ou achando alguém que o receba aos sábados. Se seus pais forem acessíveis, o convite será uma forma de falar do sábado para eles.

  




Um comentário:

Unknown disse...

muito bom o trabalho que vc vem realizando. que Deus te ajude a perseverar nesta maravilhosa obra.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!