quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 10 - 1º Trim. 2010

A GUARDA DO SÁBADO EM SUA AMPLITUDE
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER melhor a verdadeira guarda do sábado na Terra e como será no Céu;
SENTIR desejo de guardar o sábado aqui e na Nova Terra;
RESPONDER usando o sábado da maneira correta.

VERSO PARA MEMORIZAR: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”. Marcos 2:27.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: cartões com letras iniciais do verso; Conquistando a Atenção: óculos, casaco, vidro de remédio ou termômetro, lenço, nota de dinheiro ou moeda, meio de transporte de brinquedo, sapato; Apresentando a Lição: livro de receitas (opcional), caixa grande, palavra sábado escrita em um pedaço de papel; Aplicando: os mesmos objetos de Conquistando a Atenção;Contando aos Outros: cópias do convite para almoçar ou para o culto, para cada aluno.







COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando:
            Recorte 10 retângulos (10x6 ou maiores) em papel cartão ou EVA e escreva as iniciais de cada palavra do verso para memorizar, com letras bem grandes. Ou imprima essas letras em tamanho grande, usando papel cartão.
  
MEMORIZANDO (até 10 minutos):
            Pedir para que não abram suas lições. Colocar as letras uma ao lado da outra, apoiadas na lousa ou fixadas com fita crepre na parede ou na lousa. Dizer: Tenho nestas letras um versículo escondido. Alguém aqui seria capaz de dizer uma palavra deste versículo? Dar pistas como: fala de algo que foi criado, feito para alguém; um presente para alguém. Quando descobrirem o verso, explicar: Deus criou o sábado para ser um benefício para nós. Um dia para recebermos e darmos bênçãos. Um tempo especial para receber graça de Deus e fazermos as pessoas felizes. Que bom que não precisamos só trabalhar ou estudar. Também podemos dar alegria a Deus e ao próximo.  Repetir o verso com a referência até que todos tenham aprendido.
  
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Mostrar algumas coisas que não serão usadas no Céu e perguntar porque não serão usadas lá. Por exemplo, casaco ou manta: não haverá mais frio; óculos: todos enxergarão bem; remédio: não haverá doença; lenço: não haverá mais lágrimas; carro ou avião de brinquedo: teremos asas como meio de transporte; sapatos: não haverá mais espinhos para ferir os pés; telefone ou carta: as distâncias não vão mais nos separar; dinheiro: não haverá coisas para comprar, seremos todos ricos. Dizer: Haverá um dia em que não será mais necessário usar nada disso. Enquanto esse dia não chega, precisamos saber como usar essas coisas para ajudar nossos semelhantes. Em nossa aula de hoje vamos descobrir o que o sábado tem a ver com essas coisas.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar um livro de receitas, de preferência que seja publicação nossa. Mostrar algumas receitas e perguntar os pratos prediletos dos alunos. Dizer: Todos nós temos algo que gostamos muito de comer. Quando a cozinheira é boa, ficamos até em dúvida sobre o que escolher. Sexta-feira é um dia em que as donas de casa sempre quebram a cabeça pensando em que pratos gostosos devem preparar para sua família. Às vezes levam horas e horas preparando muitas coisas boas e ficam muito cansadas. Quando chega a hora da refeição está tudo tão delicioso e há tanta variedade que acabamos experimentando um pouco de cada coisa e comendo demais. Aí começam os problemas. Temos muito sono e indisposição. Por isso não conseguimos estudar a Bíblia ou sairmos para a natureza. Comer demais também traz irritação e impaciência. Dessa forma nosso sábado se transforma em um pesadelo. Para evitar isso, é bom que vocês ajudem suas mães a prepararem alimentos saborosos, mas simples, e em pouca variedade. Assim vocês não serão tentados a comer demais.
             Outra coisa importante no nosso mandamento é que não são apenas os donos da casa de devem guardar o sábado, mas todos os que estiverem morando na casa. Um visitante, um empregado, um parente. Todos devem respeitar o dia do Senhor, mesmo que não sejam reformistas. Essa é uma oportunidade para falar da Lei de Deus e dos Dez Mandamentos para pessoas que não sabem da verdade. Também mostram a fidelidade e disposição para obedecer. A Bíblia diz que nem mesmo os animais da casa devem trabalhar. É um descanso geral mesmo.
            Agora, para descansar não precisamos ficar parados, apenas esperando que o tempo passe. Além de passear, estudar a Bíblia e a natureza há uma coisa que é um verdadeiro descanso para a alma: fazer o bem a outras pessoas. Muitas das nossas ansiedades relacionam-se com a preocupação que sentimos conosco mesmos. Nossos problemas parecem maiores que o de todas as pessoas, ou que vão além de nossas forças. Às vezes nos sentimos desanimados e fracos. O sábado nos oferece a oportunidade de pararmos de pensar apenas em nós e nossos problemas e de usarmos nossos talentos para dar alegria outros. É um dia para sentirmos a alegria de alegrar a outros. Começando pelo almoço. Vocês já foram convidados para almoçar na casa de alguém no sábado ou costumam convidar alguém.  Geralmente convidamos nossos amigos e parentes, mas não devemos nos esquecer de mostrar cortesia aos visitantes, mesmo que não o conheçamos. Também existem os irmãos e irmãs que são solitários. Um convite para almoçar com certeza traz muita alegria para quem não tem família ou é o único guardador do sábado em sua casa. Além de receber visitas para o almoço, podemos separar algum tempo para alegrar alguém ou aliviar-lhe o sofrimento. Deus deu a todos a capacidade de fazer felizes a outras pessoas. Vocês e eu também podemos fazer isso. Essa é a maneira certa de aproveitarmos bem o dia do Senhor.
Pedir aos alunos que venham à frente e coloquem alguma coisa que lhes pertença dentro de uma caixa (se a classe for grande, chamar apenas alguns alunos). Colocar um papel com a palavra sábado e também uma bolsa ou carteira. Depois que todos estiverem em seus lugares, tirar os objetos um a um e perguntar quem é o dono. Quando o dono se identificar, perguntar: Eu gostei muito desse objeto. Posso ficar com ele para mim? Quero usá-lo do meu jeito. Tenho direito disso ou não? Não. Por quê? Porque ele pertence a outra pessoa. Se eu ficar com o que não é meu o que estarei fazendo? Roubando. Quem rouba é o quê? Ladrão. Mostrar mais alguns objetos. Ao final pegar a palavra sábado e perguntar quem é o dono, se pode usar o sábado como quiser, se agir assim o que estará fazendo e como pode ser chamado. Dizer: Na verdade, o sábado foi feito para nós, mas ele pertence a Deus. É um tempo que Ele nos empresta para nosso benefício, mas que continua sendo dele. Se desejarmos passar esse dia como um feriado qualquer, apenas nos divertindo e matando o tempo ou cuidando de nosso trabalho e com conversações profanas, estaremos usando para nós algo que não nos pertence. O que é isto? Roubo. Não podemos roubar a Deus usando para nós o Seu dia.
Quem recebeu a Jesus, o Senhor do sábado, como seu Salvador e obedece fielmente Sua lei, um dia terá um privilégio muito especial. Guardar o sábado lá no Céu, junto com os anjos e Jesus. Lá poderemos encontrar nossos heróis bíblicos prediletos. Perguntar a alguns alunos sobre os heróis da Bíblia que gostariam de encontrar. Imaginem ouvir pessoalmente suas histórias. Também receberemos a visita dos anjos, andaremos por campos com flores que jamais murcharão. Não precisaremos visitar os enfermos porque não haverá mais doença. Realmente, será uma grande festa, maior do que a que Adão presenciou na inauguração de nosso mundo, sabem por quê? Porque haverá mais uma razão para celebrarmos no sábado, além da criação: comemoraremos a nossa salvação. Lá poderemos ver os sinais nas mãos e pés de Jesus, que nos lembrarão quanto Ele pagou para estarmos no Céu. Também podermos nos ajoelhar a Seus pés e agradecer-Lhe por tanto amor e bondade. E Sua presença encherá nosso coração com tanta alegria que certamente vamos rejubilar como os anjos fizeram no primeiro sábado do mundo.
           
             
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição.

C. APLICANDO:
Mostrar os mesmos objetos usados em Conquistando a Atenção. Dizer: Enquanto não chega o maravilhoso dia em que não mais precisaremos usar estas coisas, podemos pensar como podem usar esses itens para alegrar alguém ou aliviar seu sofrimento. Dar um item para cada aluno ou dividir a sala em grupos. Dar algum tempo para que pensem no que dirão. Ajudar se necessário. Exemplo: O grupo ou aluno que está com os óculos pode dizer: podemos ler um livro para alguém que não enxerga bem ou um idoso. Casaco: podemos levar roupas para quem não tem ou aquecer o coração de alguém solitário. Remédio ou termômetro: podemos ajudar a cuidar de alguém que está enfermo. Lenço: visitar alguém que está triste e tentar consolá-lo. Meio de transporte: visitar alguém ou levá-lo para passear. Sapato: doar um calçado para alguém necessitado ou ir visitá-lo mesmo que tenha que caminhar bastante. Telefone ou carta: telefonar ou escrever a alguém falando de Jesus. Dinheiro: ajudar alguém em necessidade, dar uma oferta para as Dorcas. Dizer: Com certeza vocês têm muito mais formas de alegrar a outros. Cantando, orando, tocando um instrumento, contando histórias bíblicas para as crianças, distribuindo folhetos. Pensem agora em tudo que Deus tem dado a vocês que pode ser usado para fazer o bem no sábado.

A.    CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar uma cópia dos convites para cada aluno. Enquanto recortam e montam, dizer: Usem esse molde para preparar um convite para almoçar no sábado ou um cartão de feliz sábado, por exemplo. Essa é a forma de dividir com alguém as bênçãos do sábado, demonstrando carinho.










Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!