terça-feira, fevereiro 09, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 8 - 1º trimestre 2010 - Suplemento do Professor




PREPARAÇÃO PARA O SÁBADO

OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER o alcance completo da preparação para o sábado;
SENTIR que pode melhorar sua preparação para o sábado;
RESPONDER habituando-se a fazer uma preparação completa para o sábado.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Era o dia da preparação, e ia começar o sábado”. Lucas 23:54.

LEITURA AUXILIAR: Orientação da Criança, págs. 527-537.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: verso escrito em fichas ou pedaços de cartolina; Conquistando a Atenção: Opção B: alimento bem preparado e alimento mal preparado; Opção C: alimento, roupa, e utensílios bem preparados e outros iguais, mal preparados; Apresentando a Lição: lousa ou folhas e papel, gravuras e/ou peças de roupas, conforme sugeridas na lição; Aplicando: Cópia da Ficha de Balanço Espiritual para cada aluno ; Contando aos Outros: cópia dos Cartões do Perdão para cada aluno.  

MEMORIZANDO (até 10 minutos):
            Com antecedência, escrever as palavras do verso em fichas ou cartões de cartolina (uma palavra em cada ficha). Colar  flanela ou entretela nas fichas para que se prendam ao flanelógrafo. Dizer: Para que tenhamos sucesso ao fazer alguma coisa, precisamos pensar em cada detalhe antes de iniciarmos. Por exemplo, para memorizar o verso de hoje, eu precisei preparar as fichas ou cartões com antecedência, porque se deixasse para agora poderia não conseguir o material necessário e tudo daria errado. Assim é também com o sábado. Temos um encontro especial com Deus todos os sábados e Ele designou um dia para nos prepararmos para esse encontro, de modo que tenhamos tempo de ter tudo pronto e organizado. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Agora vocês vão me ajudar a preparar o verso no flanelógrafo. Embaralhar as fichas e espalhá-las sobre a mesa. Mandar que um aluno procure a primeira palavras do versículo e prenda-a ao flanelógrafo. Chamar outro aluno para que encontre a segunda palavra, e assim por diante. Repetir o verso e a referência até que tenham memorizado tudo.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção A: Antes do início da aula, fazer com que a sala não esteja completamente em ordem, com objetos espalhados pela sala, o lixeiro caído, cadeiras desordenadas, etc. Com antecedência, combinar para que o pastor, obreiro ou dirigente da igreja venha fazer uma visita na sala no final da aula. Dizer: Hoje teremos a grata satisfação de recebermos a visita de nosso ilustre irmão  fulano, que é o nosso (pastor, dirigente, obreiro, visitante, etc.). Ele vem observar nossa sala. Acho que precisamos dar uma ajeitada nela para darmos uma boa impressão a ele, vocês não acham? Deixar que eles dêem sugestões do que fazer para tornar a sala mais apresentável e dar tempo para que todos executem o que foi sugerido. Pedir para que sejam cuidadosos com as maneiras e procurem pensar em coisas que dirão para deixar a visita contente. Talvez queiram ensaiar um cântico ou recitar um trecho da Bíblia. Dizer: Sempre que sabemos que uma visita vai chegar começamos a nos preparar para recebê-la. Nossa lição de hoje fala sobre como preparar-se para receber as visitas mais importantes.

Opção B: Mostrar um alimento preparado com capricho (arroz, pão, pizza, glúten, etc.). Perguntar: Vocês acham que esse alimento ficou pronto instantaneamente ou automaticamente? Claro que não! Um alimento ou refeição começa a ser preparada muito antes de ser servida. Começa quando o alimento é comprado. Depois é preciso seguir um processo para que ele fique pronto. Pedir aos alunos que sugiram como preparar aquele alimento de maneira organizada e eficiente. Deixar que imaginem como ficaria o alimento sem o preparo adequado. Se possível, mostrar um alimento que foi mal preparado e compará-lo ao bem preparado. Dizer: Quando algo não é bem preparado, não fica bem feito e acaba dando errado ou não serve para o que queremos. O resultado é frustração e desapontamento. Hoje estudaremos como devemos preparar nosso sábado para não ficarmos desapontados com ele, como ficaríamos se tivéssemos que provar esse alimento ruim.

Opção C: Mostrar e comparar várias coisas que foram bem preparadas e outras que não foram bem preparadas. Por exemplo, alimento saboroso, alimento intragável; roupa bonita, roupa mal feita; dois objetos iguais, um funcionando e outro não. Dizer: Quando algo não é bem preparado não fica bem feito, acaba dando errado ou não serve para o que queremos. O resultado é frustração e desapontamento. Hoje estudaremos como devemos preparar nosso sábado para não ficarmos desapontados com ele da mesma forma como ficaríamos se tivéssemos que usar uma destas coisas que não foram bem preparadas.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
            Como o sábado é o dia de comemorarmos a criação e adorarmos ao Criador, a sexta-feira é o dia de prepararmos essa festa. Com certeza Jesus e os anjos virão nos visitar. Como então prepararemos nossa casa e nossa aparência? Dividir a classe em sete grupos. Dividir a lousa em sete partes e escrever uma das palavras seguintes em cada parte: quartos, banheiros, sala, cozinha, garagem e carro, quintal, pessoas (banho, cabelos e unhas em ordem). Se não houver lousa, dar uma folha de papel para cada grupo com um das palavras citadas. Pedir que cada grupo relacione os cuidados que devem ser tomados para preparar esses itens para o sábado. Dar tempo para que preparem e apresentem suas idéias. Fazer os devidos ajustes e comentários e dizer: Devemos sempre pensar nos nossos hóspedes especiais do sábado. Assim seremos muito cuidadosos com nossa preparação.
Imaginem que vocês têm um encontro marcado com o Presidente da República em seu gabinete. Tenho aqui algumas gravuras de roupas. Quando eu mostrar uma roupa que for adequada para um encontro com o presidente vocês devem dizer sim. Quando a roupa for inadequada, fiquem em silêncio. Mostrar gravuras de roupas sociais (terno, gravata, conjuntos e vestidos elegantes e discretos, tomando cuidado para não serem extravagantes ou indecentes) e roupas de trabalho (macacão de mecânico, avental de cozinha, roupas sujas e manchadas, uniforme escolar, roupas para passear, uniforme de enfermeira, etc.). Para encontrarmos o presidente, não usamos roupas do dia a dia, sujas e desalinhadas. Para nosso encontro com Deus devemos ser mais cuidadosos ainda. É muito bom que tenhamos uma roupa especial apenas para o sábado. Não é preciso que sejam roupas caras e luxuosas, mas mesmo roupas humildes podem estar limpas e alinhadas, demonstrando consideração pelo nosso Criador.
Combinar para que entrem duas jovens. Uma com roupa bem discreta e elegante. Outra com roupa chamativa e muito enfeitada. Ou mostrar gravuras desses dois tipos de roupa. Ou ainda, mostrar peças de roupa que exemplifiquem esses dois tipos de vestuário: o cristão, discreto e elegante e o mundano, extravagante e vaidoso. Também podem ser dois rapazes com o mesmo tipo de contraste. Perguntar: Qual destes vestuários vocês acham que desvia a atenção das pessoas da adoração a Deus para a pessoa que o usa? Qual dessas peças vocês acham que mostra humildade e discrição? Estimular os comentários, conduzindo seus alunos até que percebam a importância da modéstia, humildade e bom gosto no vestuário. Ao prepararmos nossa roupa para o sábado devemos pensar em como agradar a Deus, estando bem arrumados, sem, no entanto, prejudicar a adoração a Ele usando roupas extravagantes ou indecentes.
É sexta-feira à tarde. Já estamos com nossa casa bem arrumada e limpa e já escolhemos uma roupa adequada para a adoração no dia seguinte. Já tomamos nosso banho e nosso exterior está pronto para receber o sábado. Falta ainda alguma coisa. O que será? A preparação do interior. Nesse momento devemos apagar de nosso coração toda a mágoa que temos de alguém que nos feriu. Também é o momento de pedirmos perdão àqueles que magoamos e também a Deus. Talvez seja preciso telefonar ou escrever uma carta para alguém ou entrarmos em nosso quarto para estarmos a sós com Deus por algum tempo. Mas essa preparação é indispensável. Não podemos encontrar o Rei do Universo sem termos as santas vestes da justiça de Cristo. Antes do culto também devemos fazer um balanço de nosso crescimento cristão.
Depois disto estaremos prontos para celebrar a chegada do santo dia do Senhor, e recebermos as bênçãos prometidas por nosso Salvador. Nossa festa semanal já pode começar.
 É o momento para fazermos um balanço. Se tiver uma balança com dois pratos, usá-la para perguntar o que mais pesou para nós durante a semana, a vontade de Deus ou a nossa própria vontade. Se não possuir a balança, usar uma pilha de moedas ou outros objetos para demonstrar as diferenças. Se ganhamos vitórias contra a tentação, podemos colocar um ponto de crescimento. Se deixamos as tentações nos vencerem, tirar um ponto. Se tiramos tempo diariamente para a leitura da Bíblia, colocamos mais um ponto. Se gastamos o tempo da leitura da Bíblia lendo, assistindo ou jogando coisas desnecessárias ou prejudiciais, sem falar no tempo que passamos sem fazer nada, então temos que tirar um ponto. Se praticamos atos de bondade para alguém, especialmente nossos pais e irmãos, podemos colocar um ponto. Se fomos egoístas e rudes com alguém, devemos tirar um ponto. Esse é o momento de pesarmos os deveres cumpridos e não cumpridos, as brigas, as grosserias e as coisas bondosas que pensou, falou ou fez.
             
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição.

C. APLICANDO: Dar uma cópia da Ficha de Balanço Espiritual da Semana para cada aluno. Deixar que preencham tudo e façam seu balanço. Dizer:  Através deste balanço podemos ver se nossa semana foi de prejuízo ou lucro espiritual. Desta forma podemos ver que desafios temos de vencer e que coisas podemos manter. Com certeza poderemos ter lucro, se mudarmos o que o balanço mostra que devemos mudar.
Coloquei aqui duas opções para imprimir a ficha de balanço:  em preto e branco ou colorido. Escolha a que for mais prática para você. Se preferir imprimir em preto e branco, fica muito bom se for em papel colorido.






D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia dos Cartões do Perdão para cada aluno. Deixar que preparem-nos conforme desejar. Enquanto trabalham, dizer: Usem estes cartões ao fazerem sua preparação para o sábado. Um cartão vocês usarão para demonstrarem que perdoaram a alguém ou para lembrar-se de perdoar. O outro você poderá usar para pedir perdão a alguém que vocês magoaram ou prejudicaram. O outro é um lembrete para que peçam perdão a Deus de seus pecados. Imagino que a próxima sexta-feira será emocionante para todos. Mas, se for preciso, não esperem até o fim da semana para usarem seus cartões.




Pode-se imprimir os cartões abaixo em papel colorido e dar adesivos para que seus alunos os enfeitem.








Um comentário:

Joel da Hora disse...

Olá, boa noite ir. Sara!

Foi a primeira vez que visitei um blog. E gostei muito.
Que Deus te abençoe ricamente nesse trabalho.

Att.
Joel da Hora

Que bom que você veio!

Volte Sempre!