terça-feira, fevereiro 02, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 7 - 1º trimestre 2010 - Suplemento do Professor

REPARANDO A BRECHA
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER a alteração que o homem fez na Lei de Deus
SENTIR desejo de ser um reparador da Lei;
RESPONDER restaurando a guarda do Sábado em sua vida.

VERSO PARA MEMORIZAR: “E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e será chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar”. Isaías 58:12.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia para cada aluno; Conquistando a Atenção: Opção A – nota ou objeto de valor; Opção B – objeto danificado; Apresentando a Lição: Lei preparada conforme instruções abaixo, um calendário em que o sétimo dia seja o sábado e um calendário em que o sétimo dia seja o domingo; Revisando: visual da Lei usado em Apresentando a Lição; Aplicando: numeral 4, preparado segundo instruções abaixo, (opcional: caneta hidrocor, cartolina, cola, tesoura); Contando aos Outros: cópia do Cartão de Compromisso Entre Pais e Filhos impressas em papel colorido para cada aluno.  

COMO PREPARAR OS VISUAIS DAS LIÇÕES
Apresentando a Lição:
Usar a figura abaixo como molde para recortar duas tábuas da lei em  isopor (de preferência com boa espessura). Ampliar o desenho, se desejar tábuas maiores. Recortar as duas tábuas e escrever os dez mandamentos nelas. Cuidar para que haja espaço suficiente entre eles. Com um cortador de isopor ou um arame esquentado no fogo (cuidar para não se queimar) recortar o segundo e o quarto mandamento. Recortar também o décimo mandamento e depois dividi-lo em dois pedaços. Cuidar para que ao recortar os pedaços fiquem inteiros e possam ser encaixados novamente. Cortar um pedaço de isopor usando a parte do quarto mandamento como molde. Escrever nele: “Guardar domingos e festas.”





Aplicando:
Usar a figura abaixo como molde para recortar dois numerais em isopor ou papel cartão. Quebrá-los ou cortá-los em dois ou três pedaços.




Contando aos outros:
Imprimir em cartolina. Recortar as partes do relógio e perfurá-las no ponto escuro para que os alunos possam montar o relógio usando uma bailarina ou colchete de pressão.

MEMORIZANDO: Para melhor aproveitamento do verso o período de memorização deve ser aplicado após o estudo da lição.

4. CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção A:Mostrar uma nota de alto valor ou um objeto caro. Dizer: Hoje tenho aqui esta nota. Alguém aqui gostaria de ganhar essa nota. Eu a trouxe aqui para entregá-la a quem for capaz de responder a uma pergunta. Quem gostaria de tentar? Vocês são muito inteligentes e espertos. Com certeza conhecem bem a Bíblia e quem sabe poderão ganhar essa nota. Sabem para quem será essa nota? Para quem conseguir encontrar um verso na Bíblia que diga que o sábado foi substituído pelo domingo, na lei de Deus. Vocês têm dois minutos para isso. Dar tempo para que procurem a resposta. Dizer: Na verdade, essa nota não poderá ser entregue a ninguém porque não existe um único texto bíblico que autorize alguém a mudar a lei de Deus. Hoje estudaremos sobre a tentativa de modificar a sagrada Lei, sem a autorização de seu Autor.
Opção B: Levar algum objeto danificado que possa ser restaurado facilmente. Por exemplo, unindo suas partes com cola ou passando uma mão de tinta da cor original. Pode ser de isopor (usar cola para isopor), madeira (pode-se usar cola branca) ou borracha (cola quente ou de contato).  Mostrar a peça danificada e pedir sugestões para restaurá-la. Se possível, restaurá-la rapidamente com a ajuda dos alunos usando os materiais sugeridos. Se não, apenas aceitar as sugestões dos alunos. Dizer: Quando uma coisa está danificado é preciso que nos esforcemos para repará-la. Restaurar, quer dizer dar a forma ou aparência original àquilo que está danificado. Hoje estudaremos a respeito da necessidade de restaurarmos algo muito importante que foi alterado.

5. ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Dizer: Como o sábado é o mandamento que revela o Criador e nos faz lembrar de Seu magnífico poder, se todos guardassem o sábado não haveria um único idólatra ou ateu, pois todos seriam guardados da incredulidade e idolatria, tendo respeito e adoração pelo Grande Rei do Universo.
O quarto mandamento está no centro da Lei. Nosso Criador entregou pessoalmente ao povo de Israel a sua Lei contendo os Dez Mandamentos. Mostrar as “tábuas da Lei” preparadas com antecedência. Ele não quis deixar dúvidas quanto à importância dessa Lei, por isso proferiu Suas palavras de modo que todo o povo O ouvisse e escreveu os mandamentos com seu próprio dedo em duas tábuas de pedra. Imaginem como é sagrada essa Lei!
Será que algum ser humano seria ousado o suficiente para alterar alguma coisa na Lei que Deus deu pessoalmente? Infelizmente, sim. O ser humano, inspirado pelo inimigo do Senhor, teve a arrogância de modificar a perfeita Lei de Jeová, zombando assim da autoridade divina. Essa foi uma demonstração de desrespeito e rebeldia da criatura para com o Criador. Como fizeram isso?
            Para agradar a seus súditos pagãos, que adoravam ídolos e veneravam o primeiro dia da semana em honra ao sol, Constantino, um imperador romano, que supostamente converteu-se ao cristianismo resolveu instituir o domingo como dia de repouso. Mas não impediu que os cristãos guardassem o sábado. Isto foi feito pela Igreja que dominou a cristandade depois de Constantino. Ela excomungou e perseguiu aqueles que guardavam o sábado. Para dar uma aparência de legalidade a esse erro, a Igreja modificou a lei de Deus, mandando que fosse guardado o dia do domingo no lugar do dia do sábado. Tirar o pedaço da lei, referente ao 4º mandamento e colocar o pedaço com o mandamento errado.  Além dessa alteração, para continuar agradando aos pagãos, a adoração de ídolos foi substituída pela adoração de imagens de santos e os rituais e penitências usados nessa adoração foram adaptados aos padrões do evangelho. Mas, o segundo mandamento proíbe a adoração de imagens, não é mesmo? Isso não representou problema para os líderes da Igreja. Eles simplesmente se acharam com autoridade suficiente para arrancar da lei este mandamento que o próprio Deus ordenara. Arrancar o pedaço da “Lei”, referente ao segundo mandamento.  E para conservar o número certo de mandamentos, eles dividiram o último em dois. Dividir o décimo mandamento em duas partes.       Assim foi feita uma brecha na Lei. Mostrar a comparação entre a Lei dada por Jeová (Êxodo 20:1-18) e a Lei mudada pelo homem, na lição de sábado (isso é muito importante).
Por causa dessa modificação na Lei  muitos cristãos honestos têm sido enganados e adoram a Deus no primeiro dia da semana, além de adorarem imagens.  Outra mudança que está confundindo as pessoas está na ordem dos dias no calendário, o que dá a entender que o sétimo dia é o domingo. Mostrar um calendário em que o sábado esteja no fim da semana, sendo o domingo o primeiro dia da semana e outro em que o domingo esteja colocado como o sétimo dia. Deus Se entristece muito com essa situação. Por isso, Ele convoca um exército de “reconstrutores”. Ele convoca você e eu para nos ocuparmos em corrigir, consertar, Sua Lei quebrantada e, especialmente, o Sábado. Através de nós, os idólatras, ateus e cristãos que estão enganados, terão a oportunidade de conhecer a verdadeira vontade do Criador.

B. REVISANDO E AMPLIANDO: Deixar o visual das tábuas da lei desmontado. Separar os alunos em dois grupos. Dividir as questões entre os grupos. O grupo que acertar as respostas de suas perguntas terá direito de “restaurar” um pedaço da Lei (segundo e quarto mandamento). Corrigir o questionário da lição apenas do domingo e segunda-feira, pois as outras questões serão usadas em “Aplicando”.

C. MEMORIZANDO (até 10 minutos): Dizer: Além de profetizar a mudança em Sua Lei, Deus também profetizou a existência de um povo que não se deixaria enganar, sendo fiel à Lei original. Esse povo seria encarregado de restaurar a Lei e mostrar ao mundo qual a verdadeira vontade do Criador.  Restaurar a lei ao formato original. Sabem quem é esse povo? São os Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma. Somos encarregados de reconstruir aquilo que foi destruído e restaurar ao formato original aquilo que foi modificado. O verso de hoje é muito importante, pois refere-se a você e a mim, por isso, apesar de ser longo, precisa ser memorizado. Mandar que os alunos encontrem o versículo em suas Bíblias e depois formem um círculo. Cada aluno deve ler, em seqüência, uma palavra do verso. Na rodada seguinte, os alunos devem repetir suas palavras de cor. Cada rodada deve ser mais rápida que a anterior. Na última vez, a classe recita o versículo em uníssono. 

D. APLICANDO:
Dividir a sala em dois grupos. Um grupo deverá estudar e apresentar a lição de terça-feira. O outro deverá estudar e apresentar o assunto da lição de quarta-feira. Dar a cada grupo um numeral quebrado para que eles juntem as partes, restaurando-as (se o numeral for de isopor, usar cola de isopor). Se possível, fornecer caneta hidrocor, cartolina, tesoura, cola, etc. Os grupos devem iniciar suas apresentações dizendo: Uma das maneiras de restaurar a guarda do sábado é...

E. CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: Dar uma cópia do Cartão de Compromisso para que cada aluno recorte, pinte e enfeite como desejar. Enquanto trabalham, dizer: A melhor maneira de estudar sua lição é com a ajuda de seus pais. Para criar o hábito de estudar a lição junto com eles, usem este Cartão de Compromisso. Mostrem-no a seus pais e digam-lhes que desejam estudar todos os dias sua lição com a ajuda deles. Combinem qual o melhor horário e lugar para isso e não deixem de cumprir o compromisso.


Opção B: Fazer uma miniatura do visual utilizado para explicar a mudança na Lei de Deus para cada aluno.



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