Prefácio
O tema da lição desse trimestre é “Chamados à missão”. Então, durante os próximos três meses devemos enfatizar o chamado de Deus na vida dos vários personagens e a importância de atender ao chamado de Deus para cumprirmos nossa missão. Esse tema deve ser relembrado em todas as aulas, começando pelo incentivo de presença.
Para cada história, oferecemos orientações para os recursos visuais, a expressão facial e da voz e também a gesticulação necessária para a aula viva e interessante. Buscando um conteúdo mais abrangente, nos baseamos no texto da lição Tesouros Infantis, volume 2, número 1, de 2009, com algumas modificações. Mas algumas histórias são bastante longas. Se sua classe conta com mais crianças de quatro a seis anos, vale à pena suprimindo alguns detalhes.
Dentre as estratégias sugeridas aqui, chamamos a atenção para o verso para memorizar. A lição do aluno já vem com instruções para memorizar o verso as quais, procuramos reproduzir neste manual. Em alguns casos, porém, sugerimos uma variação, como cartazes, por exemplo. Em algumas lições não conseguimos identificar a versão da Bíblia utilizada. Então, adotamos a versão que julgamos mais adequada, mesmo que diferente daquela da lição. As versão utilizadas são: NVI (Nova Versão Internacional), ARC (Almeida Revista e Corrigida) e NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Na lição 6, oferecemos uma opção diferente do verso, que se encaixa melhor com a aplicação da lição proposta neste manual. Você, professor(a), deve escolher se vai ensinar o verso da lição ou o proposto pelo manual. Se escolher o verso proposto pelo manual, combine isso com os pais e envie com antecedência qual as crianças devem memorizar durante a semana. Para facilitar, preparamos cartões com os versos à página 75.
Outro verso que está bem diferente é o da lição 3. Nesse caso, a lição sobre o pecado de Davi e Bate Seba foi substituída pela história de Mefibosete, que estava presente na lição antiga. Portanto, não foi apenas o verso, mas toda a lição que foi modificada. No entanto, isso não impede que os pais estudem a lição com seus filhos normalmente. Apenas devem memorizar um verso diferente do que está na revista.
Para valorizar a lição, todos os sábados um ajudante deve ficar à porta recepcionando as crianças e recolhendo suas lições. Enquanto as crianças participam das atividades do dia, esse ajudante deve verificar se as atividades foram feitas em casa e colar um adesivo ou usar um carimbo pedagógico ou, até mesmo, dar um “visto” para mostrar que a lição foi corrigida. Pode-se oferecer um brinde no final do trimestre para quem tiver todas as lições completadas.
Todas as lições deste manual, inclusive algumas figuras coloridas adicionais estão postadas em evangelismoinfantil.blogspot.com onde é possível encontrar mais figuras que as desse manual. Em qualquer necessidade, o professor pode também procurar ajuda no departamento infantil de sua associação, que está preparado para prestar o apoio necessário, bem como os das Uniões Norte e Sul.
Que o Senhor abençoe a cada envolvido na missão de evangelizar e discipular nossas crianças, lembrando sempre que
“Não é vontade de vosso Pai, que está nos céus,
que um destes pequeninos se perca.”
Escola Sabatina Infantil Reformista
Nenhum comentário:
Postar um comentário