segunda-feira, novembro 21, 2016

Tesouros Infantis - V2N1 - Lição 7


Alimentado por Deus
Elias desafia Acabe. Deus o alimenta através de corvos. Elias ajuda a viúva de Sarepta

Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Deus cuida de seus filhos obedientes e humildes;
SENTIR confiança no cuidado de Deus;
RESPONDER confiando em Deus sempre, sendo obediente na prosperidade e nas dificuldades .

VERSO PARA MEMORIZAR: “Porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de O pedirem.” Mateus 6:8. NVI.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: dois copos transparentes, uma jarra com água; Lição: Opção 1: cenário grande; Opção 2: maquete; um copo para Salomão e outro para a viúva de Sarepta; Revisando: copo cheio de água; Aplicando: pacotes com balas de banana ou biscoitos; Contando aos Outros: corvos de papel ou EVA.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Escolher uma das opções de visuais abaixo.

Opção 1 - cenário grande: De um lado da sala, montar uma sala do trono. Do lado oposto, colocar uma mesa e cobri-la com um tecido para formar uma caverna. Usar uma das ideias
abaixo para fazer os corvos. Colocar uma tira de TNT azul perto da caverna. Em outro canto da sala, preparar um cenário de casa simples, com uma mesa, banquinhos, um pote, uma panela e pratos. Ter um pequeno pão. As crianças que vão participar podem colocar faixas na cabeça. O rei pode colocar uma coroa de papel.

Opção 2 - maquete: Montar uma maquete para o ribeiro de Querite e a casa da viúva. Inspirar-se nas imagens abaixo.

 escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2014/11/primarioslicao-5-sirvo-um-deus-que-ouve.html
https://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2014/11/primarioslicao-5-sirvo-um-deus-que-ouve.html 



https://cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.br/2013/06/historia-biblica-para-crianca-de-ebd_17.html

Veja aqui, mais uma dica para maquete.


Aplicando: Fazer pacotinhos com pãezinhos, biscoitos, balas de banana ou barras de cereais. O corvo que vai soltar o pacote de alimento pode ser uma luva preta, uma meia preta (sem uso), um corvo de EVA ou outro material. Veja a ideia fantástica da luva extraída do blog da tia Alê. 

http://blogtiale.blogspot.com.br/2016/02/elias-e-os-corvos-mascaras-e-fantoche.html


Contando aos outros:  Escolher uma das miniaturas de corvo. O corvo abaixo é de EVA preto e serve como dedoche. 

http://sementinhamissionaria.blogspot.com.br/2013/08/elias-e-alimentado-pelos-corvos.html


O corvo abaixo é de papel color set. Cortar dois círculos do mesmo tamanho. Cortar um dos círculos ao meio. Cada metade é uma asa que deve ser presa por um alfinete bailarina. 


http://www.craftideas.info/html/paper_crow_b.html

Em ambos os corvos, colar os olhos e deixar que as crianças colem o bico e/ou as patas e também um cartãozinho com o verso para memorizar (colar atrás do corvo).


Para mais ideias para corvos clique aqui, aqui, aqui aqui

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Escolher entre as opções abaixo:]
Opção A: [Preparar várias tarefas para as crianças. Podem ser mandadas a um canto da sala, descalçar e calçar os sapatos, sentar aqui e ali, e assim por diante. Planejar um bom número de atividades. Antes de as crianças terminarem uma tarefa, um ajudante deve mandar que façam outra. A coisa deve ser feita de tal modo que haja muita correria para lá e para cá e a confusão seja total. Depois de um tempo, mandar as crianças se aquietarem. Depois comentar como é complicado obedecer a duas pessoas. Dizer:] Na lição de hoje as pessoas terão de escolher a quem vão obedecer.
[Adaptado de “96 Atividades Para Ensinar a Criança a Praticar a Bíblia”, livro 2, pág. 47.]

Opção B: [Colocar alguns palitos de fósforo sobre uma bandeja e jogar água sobre eles, para que fiquem molhados. Depois, riscar um fósforo e tentar colocar fogo neles. Depois de algumas tentativas, dizer:] Realmente a madeira encharcada de água não pega fogo de jeito nenhum. Agora prestem atenção à história de hoje e vocês verão que algo muito estranho aconteceu com uma lenha molhada.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Movimentar os personagens e mudar os cenários de acordo com a história. Dizer:]
             Quando Salomão aceitou o chamado para a missão de ser rei, era humilde, sábio e obediente a Deus. Ele ficou famoso e muito, muito, rico. O vaso de riquezas dele ficou bem cheio. [Encher o copo de Salomão.] Só tem um jeito de carregar muita riqueza e fama e, ao mesmo tempo cumprir a missão de Deus: é preciso ser humilde e obediente.

             O problema é que Salomão esqueceu sua missão e começou a ficar orgulhoso. [Começar a balançar levemente o copo com a água, sobre uma bacia, deixando derramar algumas gotas.] Fez amizade com os grandes reis de sua época e se casou com as princesas, filhas deles. [Balançar um pouco mais e derramar um pouco mais de água.] Foi uma dupla desobediência. Deus não queria que ele tivesse mais de uma esposa e também proibiu os israelitas de se casarem com mulheres que adoravam ídolos.  [Balançar ainda mais, derramando bastante água.] Dentro de pouco tempo aquelas mulheres o convenceram a adorar seus ídolos também e, vendo seu rei agindo assim, o povo de Israel também começou a adorar aquelas estátuas. Deixando de adorar a Deus, Salomão se tornou egoísta e malvado. E o povo ficou muito descontente com o governo dele. [Virar o copo na bacia.]

Que tristeza para Deus! Por causa da ingratidão e desobediência de Salomão Ele mandou um profeta lhe dizer: “Já que você não guarda meus mandamentos, vou dar o reino a um servo seu depois que você morrer.” Salomão já estava velho quando percebeu que havia desperdiçado sua juventude servindo aos ídolos. Ele se arrependeu sinceramente e voltou a servir a Deus. Mas o seu mau exemplo não pode ser apagado e as pessoas continuaram adorando ídolos.

Depois da morte de Salomão, o reino de Israel ficou dividido em duas partes. [Dividir a folha de papel em duas partes, uma maior e outra menor.] A parte sul com duas tribos, onde reinava o filho de Salomão, e a parte norte, com dez tribos, onde reinaram outros reis. Infelizmente os reis seguiram o mau exemplo de Salomão e levaram o povo a adorar os deuses falsos.

Um deles foi Acabe [mostrar o personagem Acabe]. Como Salomão, ele se casou com uma princesa que adorava ídolos. [Mostrar Jezabel.] Ela se chamava Jezabel e era muito mandona. Seu ídolo preferido era conhecido como Baal e ela trouxe muitos profetas de Baal para morar em Israel. Como o rei não sabia dizer não para ela, passou a sustentar todos eles.

Os profetas de Baal ensinavam o povo que era Baal quem mandava a chuva e boas colheitas e não o Deus de Israel. Para adorar a esse ídolo, as pessoas tinham que se machucar e machucar outras pessoas. Os israelitas começaram a fazer isso e muito mais coisas feias. Deus amava os israelitas e não queria que fossem enganados. Ele ficou muito triste com aquilo. 

Naquela época Elias, um profeta de Deus, vivia nas montanhas. Ele foi chamado pelo Senhor para a missão de mostrar quem era o verdadeiro Deus. Por isso, ele foi  falar com rei Acabe, em Samaria, a capital do reino. [Cenário da sala do trono.] Havia muitos soldados ali, mas Elias não teve medo. Ele se aproximou de Acabe e disse [fazer voz autoritária]: “Como vive o Senhor Deus de Israel, não haverá orvalho ou chuva até que eu fale contigo novamente.” Acabe ficou aborrecido com aquilo e Jezabel ficou muito zangada. Mas Deus mandou Elias se esconder em um lugar distante e Jezabel não conseguiu fazer mal a ele. [Levar Elias para o ribeiro de Querite.]

O povo ficou sabendo do que Elias havia dito. Alguns ficaram com medo [fazer expressão e voz de preocupação]: “Não dá pra viver sem chuva! As colheitas e os animais não vivem! É melhor deixarmos de adorar Baal!” Mas a maioria ria da mensagem de Deus [fazer voz e expressão de zombaria]: “Que nada, gente! Quem manda a chuva e as colheitas para nós é Baal. Olhem como as plantações estão bonitas e os rios cheios de água. Elias é um louco!”

Mas o que Elias falou era verdade e a chuva não caiu mais, nem o orvalho. As plantas começaram a secar e, sem pasto, os animais ficaram fraquinhos. Mesmo assim, os israelitas não se arrependeram. Jezabel e os profetas de Baal falavam para o povo adorar ainda mais a Baal para que ele enviasse chuva. Imaginem se uma estátua podia fazer alguma coisa! Enquanto isso, Deus estava cuidando de Elias. Ele bebia água de um ribeiro e todos os dias Deus mandava os corvos trazerem o desjejum e o jantar de Elias. [Os corvos devem levar comida para Elias.]

O tempo foi passando e nada da chuva cair. Jezabel disse que Baal não mandava chuva porque estava ofendido com Elias. O rei Acabe mandou soldados por toda parte, mas não conseguiram encontrá-lo. Ele estava escondido por Deus, tendo sua água e sua comida. Jezabel ficou com tanta raiva de não poder por as mãos em Elias que mandou matar todos os profetas de Deus. Que mulher má! Mas um homem bom, chamado Obadias, escondeu cem profetas em uma caverna, e levava pão e água pra eles todos os dias.

Sem chuva, os rios e os poços também começaram a secar. O ribeiro onde estava Elias também secou. Mas isso aconteceu porque, Deus queria cuidar de uma viúva muito pobre e hospitaleira que vivia em uma cidade chamada Sarepta. Então, o Senhor chamou Elias para a missão de ajudá-la e Elias aceitou o chamado. [Cenário da casa da viúva.]

A pobre viúva estava do lado de fora da cidade, pegando uns gravetos no chão, quando Elias chegou e lhe pediu um pouco de água e comida. A mulher reconheceu que ele era um homem de Deus, mas respondeu com muita tristeza [fazer voz triste]: “Eu não tenho nenhum pão. Só tenho um punhado de farinha e um pouco de óleo. Com isso vou fazer um pão para mim e meu filho. Depois, vamos esperar a morte.” Elias lhe disse [fazer voz animada]: “Não tenha medo. Faça o pão para mim. Depois faça para você e seu filho. Deus promete que não vai faltar farinha nem azeite pra você.”

A mulher já era acostumada a ser bondosa com as pessoas Ela tinha bem pouco, mas acreditou em Deus aceitou o chamado para a missão de dar comida a Elias. [Colocar o pãozinho em um prato e oferecê-lo gentilmente.] Fez o pão e o ofereceu gentilmente para Elias. O Senhor a abençoou por sua obediência ao chamado e a farinha e o azeite não acabaram. Toda vez que ela ia fazer pão, a farinha e o azeite continuavam lá.  Enquanto as pessoas que adoravam  Ball estavam famintas, ela tinha seu alimento certo.

Um dia seu filho adoeceu e morreu. Elias orou, e Deus e o ressuscitou. Quantas bênçãos ela recebeu por aceitar sua missão. [Levantar o copo com pouca água.] Ela recebeu pouco, mas foi humilde e obediente e por isso foi muito abençoada.

   
MEMORIZANDO: [Dizer:] O que vocês acham de um amigo que tem vergonha de você ou que fica indeciso se quer sua amizade ou não? É bom tem um amigo assim? Claro que não. Como vocês acham que Deus se sente quando nós O deixamos porque outros zombam de nós ou quando não tomamos uma decisão bem firme ao lado dEle. Ele quer que tenhamos coragem de mostrar que somos dEle. E quer que sejamos decididos. É isso que a Bíblia diz. [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Quem é do Senhor - [mostrar as pessoas e apontar para o céu]
Venha a mim - [colocar a mão direita sobre o peito]
Êxodo 32:26 - [juntar as mãos e abri-las para formar um livro]
REVISANDO: [Desenhar a silhueta de uma montanha, na lousa ou em um cartaz. Fixar uma vela estrelinha com fita adesiva no topo da montanha. Colocar a figura de Elias do lado da montanha, embaixo. As crianças devem ajudar Elias a subir a montanha. Explicar que a cada resposta certa o Elias vai subir um pouco a montanha. A cada resposta errada ele ficará parado. Quando ele alcançar a montanha, tirar a vela e acendê-la, criando as faíscas.]

APLICANDO: [Desenhar uma linha sobre o chão (ou fazer uma linha com fita adesiva). Pedir que as crianças fiquem em pé sobre a linha. Escolher um dos lados da linha para representar o lado de Deus e o outro para ser o do Inimigo. Dizer:] Quando Elias pediu para que o povo escolhesse entre adorar a Deus ou a Baal ninguém respondeu. Isso quer dizer que eles estavam em dúvida, estavam em cima do muro. Estar em cima do muro quer dizer que você não escolheu o lado que quer ficar. Vamos imaginar que esta linha é um muro. Se o que eu falar mostrar uma pessoa que escolheu servir a Deus, vocês devem colocar os pés do lado de Deus. Se eu falar de alguém que escolheu servir ao Inimigo, vocês devem colocar os pés do lado do Inimigo. E, se eu falar de alguém que está indeciso, vocês devem ficar em cima da linha.
A) Maria tem vergonha de ser crente, por isso não quer mais ir à igreja e diz para suas amigas que quer curtir o mundo. [Lado do inimigo.]
B) Apesar de seus amigos dizerem que ele estava louco, Jorge os avisou que não vai mais à festa de carnaval porque agora ele é um crente. [Lado de Deus.]
C) Sandra gosta de cantar nos cultos da igreja, mas durante a semana ela escuta e canta músicas mundanas. [Em cima do muro.]
D) Os primos de Mateus o convidaram para ir à praia no sábado. Ele disse “não” porque o sábado é o dia do Senhor. [Lado de Deus.]
E) Marcos recebeu um convite para assistir a um culto. Ele recusou dizendo que prefere se divertir. [Lado do Inimigo.]
F) Sofia sabe muitos versos da Bíblia de cor, mas, na escola, vive dizendo nomes feios e piadas sujas. [Em cima do muro.]
G) Todas as amigas de Maiara sabem que ela é crente: ela é amável e prestativa, usa roupas cristãs, não usa maquiagem e sempre fala da Palavra de Deus para elas. [Lado de Deus.]
H) Samuel tem vontade de servir a Deus, mas seus melhores amigos são mundanos por isso ele ainda não se decidiu. [Em cima do muro.]
  [Pedir que as crianças se sentem e dizer:] Vejam essa historinha. [Mostrar as figuras nos quadrinhos, contando a história. No final, dizer:] Muita gente fica indecisa, sem escolher de uma vez o lado do Inimigo ou o lado de Deus. Ficam em cima do muro. Essas pessoas não sabem que, sem perceberem, já escolheram o lado do Inimigo pois quem não escolheu a Deus já é do Inimigo. Assim como nos dias de Elias, hoje quem quer servir a Deus sofre perseguição e zombaria. É preciso ter coragem para ser diferente do mundo. Deus hoje está fazendo a mesma pergunta para vocês e para mim. Ele quer que façamos nossa escolha. Quem quer escolher a Deus e abandonar as coisas mundanas fique em pé, no lado da linha que escolhemos para ser o lado de Deus. [Colocar-se do lado de Deus e dar tempo para que as crianças venham. Respeitar, caso alguma não queira vir. Depois, fazer uma oração pedindo a ajuda de Deus para que todos ali sejam corajosos e fieis.]

CONTANDO AOS OUTROS:

Opção A: [Entregar as partes da história em quadrinhos para as crianças. Pedir que coloquem as figuras em ordem, a primeira sobre a segunda e assim por diante. Depois, grampear as figuras para formar um livrinho.]
Opção B: [Entregar a figura para as crianças colorirem. Recortar as peças do quebra-cabeça para as crianças pequenas. Deixar que as crianças maiores recortem elas mesmas.]

[Em ambas as opções, lembrar as crianças de contarem aos outros sobre a importância de escolher servir a Deus e não ficar indeciso.]


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