terça-feira, dezembro 21, 2010

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 2

Jesus, O Único Filho de Deus
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER quem é Jesus e o que Ele fez por nós.
SENTIR amor e gratidão por Jesus.
RESPONDER entregando-se a Ele sem reservas.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Por meio dele, Deus criou tudo no Céu e na Terra”. Colossenses 1:15.

Nossa crença: Jesus Cristo é o filho do Deus vivo, um em natureza com o Pai Eterno. Através de Cristo toda as coisa foram criadas. Conservando Sua natureza divina, Cristo tomou sobre Si a natureza humana, fez-Se carne, e viveu numa terra como homem sem pecado, tornou-Se um exemplo para nós. Morreu por nossos pecados na cruz, ressurgiu e ascendeu ao céu, junto ao pai, onde vive sempre para fazer intercessão por nós. Hb 1:1-3, 5; Cl 1:15-17;Mt 1:18-23; I tm 2:5; At 4:12; Hb 7:25; Itm 3:16.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  Cartões com o verso, rádio com CD para música; Conquistando a Atenção: bóia amarrada a uma corda; Lição: palavra DEUS em um cartão, caixa cenário (ver página 17), itens sugeridos na lição para serem colocados na caixa, quadro sanfona, robô de brinquedo, pote de tinta, pano umedecido para limpar a mão; Contando aos Outros: Opção A: cópia da figura mais abaixo para cada criança, lápis de cor, cola, figuras de coisas da natureza ou fotos das crianças; Opção B:  EVA cor de pele, figura do globo com o verso, fita de cetim, cola, tesoura.

Sugestão de Cântico: Jesus Me Ama Tanto, Tanto, Tanto”

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição: Quadro sanfona: Cortar quatro retângulos iguais de papel cartão ou papelão (em tamanho igual ou maior que uma folha A4, adequado ao número de crianças na sala). Uni-los com fita crepe por dentro e por fora, formando uma dobradiça. Fazer cópias das figuras abaixo no tamanho adequado para o quadro. Pintar as figuras e recortá-las, colando-as no quadro sanfona. Dobrar para esconder as figuras.














Memorizando: Copiar os cartões abaixo e colá-los em cartolina. Numere atrás dos cartões segundo a ordem das palavras do versículo.





Contando aos outros:
Opção A:  Imprimir a figura abaixo para cada criança.



Opção B: Com antecedência, preparar para cada criança um kit em EVA ou papel cartão contendo: um par de mãos cor de pele, um círculo azul com o mapa dos continentes (ver figura da página 35), a tira com o verso, um pedaço de fita e uma enfeitinho para colar na fita.
O quadro deve ficar como na figura abaixo.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
              Mostrar uma bóia, amarrada a uma corda. Dizer: Nas praias existe uma pessoa muito importante: é o salva-vidas. Quando alguém está nadando no mar e começa a se afogar o salva-vidas sai correndo e entra no mar, arriscando a própria vida para salvar a pessoa. Às vezes, se a vítima está muito longe ainda,  o salva-vidas joga uma bóia amarrada numa corda para a pessoa pegar e ele arrasta a pessoa até a praia. [Colocar a bóia em uma criança e gentilmente puxá-la pela corda. Ele faz tudo que pode para isso. Salvar a vida de alguém exige coragem, amor e bondade. Hoje estudaremos sobre Alguém que também se arriscou muito para salvar as pessoas.

REVISANDO:
Semana passada estudamos sobre nosso Maravilhoso Pai Celestial. Mas precisamos conhecer mais sobre Ele. Quero ver agora se vocês realmente aprenderam como é Deus. Vou dar algumas ordens. Se o que eu falar for errado, não sigam minha ordem. Se for certo, façam como eu mandar.
A) Se tudo que existe de bom nesse mundo existe por acaso, bata os pés. Se Deus é o Criador de todas as coisas, diga: “Glória a Deus”.
B) Se Deus faz aniversário todos os anos, abram os braços. Se Ele é eterno, sem começo e sem fim, batam palmas.
C) Se Deus nunca muda, junte as mãos. Se Ele todo dia pensa diferente, dê um pulo.
D) Se Deus  esquece de cumprir suas promessas, abaixe os polegares. Se Ele sempre cumpre suas promessas, erga os polegares.
E) Se é impossível se esconder de Deus porque Ele pode estar em todos os lugares, coloque as mãos na cabeça. Se pudermos nos esconder de Deus, coloque as mãos no chão.
F) Se Deus de vez em quando comete algum erro ou pecado, cruze os braços. Se Ele é santo e puro, nunca pecou e nunca pecará. Abaixe a cabeça.
G) Se Deus não liga quando cometemos pecado, cruze as pernas. Se Ele é justo e deixa que soframos as conseqüências do pecado, coloque as mãos no rosto.
H) Se Deus perdoa quem está arrependido, erga os braços para cima. Se Ele não perdoa, coloque os braços para trás.
I) Se não tem amor, coloque as mãos nos olhos. Se Deus é amor, faça um coração com as mãos.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Colocar a caixa cenário sobre a mesa  ou no tapete, com as crianças sentadas em volta]. Uma das coisas que sabemos sobre Deus é que Ele é o Criador de todas as coisas. [Colocar a palavra DEUS no cenário]. Que Ele fez tudo de bom que há na natureza: o sol, as nuvens, as flores, os animais. [Colocar os itens mencionados no cenário - podem ser em feltro, EVA ou miniaturas de brinquedo]. Ele fez as pessoas também. Mas Ele não estava sozinho quando criou todas as coisas. Jesus, o Filho de Deus, estava com Ele criando tudo. Quando o planeta terra estava prontinho, cheio de árvores bonitas, com frutos deliciosos, com gramados cobertos de lindas flores e animaizinhos por toda parte, [colocar mais estes itens no cenário] Eles disseram: “Façamos o homem à nossa imagem”. Então Eles criaram o homem do pó da terra  e deram-lhe o nome de Adão. [Colocar um bonequinho de festa para ser Adão, espetado no isopor].Ele era muito bonito, bem mais alto e forte que os homens de hoje e Eva, a esposa de Adão, também era lindíssima. [Colocar o bonequinho de Eva espetado no isopor]. Eles receberam um jardim lindo para morar e trabalhar: o jardim do Éden. E receberam também o dia de sábado para descansar e encontrar-se com o Criador.
[Mostrar um robozinho de brinquedo ou um boneco. Movimentá-lo para mostrar que ele não tem vontade própria, mas só faz o que a pessoa que mexe nele quer]. Explicar: Adão e Eva não foram criados como robôs, programados para fazer apenas o que é certo. Mesmo sendo, perfeitos, sem pecado, eles foram criados com a capacidade de escolher entre o certo e o errado. Para fazer um teste e dar a oportunidade de Adão e Eva fazerem sua escolha, Deus proibiu que eles comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. [Apontar para esta árvore no cenário]. Eles poderiam comer de todas as outras, inclusive da árvore da vida, mas não deviam comer daquela. Era um teste bem fácil, porque eles não precisavam daquela fruta. Havia muitas outras frutas deliciosas por lá. E eles foram muito bem avisados que a desobediência traria a morte.
Satanás o inimigo de Deus, conseguiu convencer Eva a desobedecer e Eva convenceu Adão.Eles comeram do fruto proibido e, assim os dois ficaram manchados pelo pecado. [Colocar a ponta do  dedo em um pote de tinta e fazer uma “mancha” em Adão e Eva]. O plano de Satanás  era colocar Deus numa situação sem saída. Ele sabia que Deus amava muito aquele casal, mas que o castigo para o pecado é a morte e eles mereciam morrer. Se Deus condenasse Adão e Eva à morte, Satanás diria para todos os anjos que Deus é mau por condenar à morte só por causa de uma frutinha. Se Deus perdoasse Adão e Eva e eles não sofressem o castigo, Satanás diria que Deus não é justo, porque não castigou o casal como eles mereciam. Ele queria confundir os anjos e convencê-los se revoltarem contra Deus.
Mas, Satanás não sabia do grande plano que Deus e Jesus haviam combinado antes da criação do mundo: Jesus, o perfeito Filho de Deus, receberia o castigo pelo pecado de Adão e Eva e daria em troca a vida eterna que era dEle. Os anjinhos ficaram muito admirados! Como Deus e Jesus poderiam ter tanto amor assim! Satanás ficou irado, porque percebeu que seus planos não dariam certo.
Adão e Eva também ficaram admirados. Estavam muito arrependidos por terem desobedecido e por causa deles, Jesus ter que sofrer. Mas estavam muito, muito agradecidos. Só que, apesar do plano de Deus, Adão e Eva sofreriam as conseqüências de seu pecado.  Não iam mais viver para sempre. Vagarosamente iam ficar enrugados, com os cabelos brancos, ficando fraquinhos, fraquinhos até ficarem bem velhinhos e morrerem. Então, se tornariam em pó outra vez, conforme Deus disse. Só que eles não morreriam para sempre. Eles morreriam com a certeza de que Jesus lhes daria vida outra vez, por causa do grande plano de Deus para salvá-los.
Todos os filhos de Adão e Eva nasceram com a mancha do pecado, com o mal em seus corações. Todos nasciam já condenados à morte. Adão e Eva contaram para eles sobre da promessa de Deus de enviar Jesus para sofrer o castigo em lugar dos pecadores, dando a vida eterna de volta a quem aceitasse o sacrifício. Alguns homens e mulheres acreditaram na promessa de Deus. Mas muitos não acreditaram.
[Mostrar a figura do presépio no quadro sanfona] Muito tempo se passou depois disso. Até que chegou a hora do plano de Deus realizar-se. Um casal de humanos, José e Maria, foi escolhido para serem os pais de Jesus aqui na Terra. [Apontar as figuras de José e Maria.]  E o Filho de Deus, deixou o seu trono lá no Céu, onde os anjos O adoravam, para vir sofrer o nosso castigo aqui neste mundo.
Ele poderia ter aparecido aqui como um homem adulto, sofrer o castigo e pronto. Poderia também ter nascido em um palácio, cercado de riquezas. Mas Ele quis  nascer como um bebê pobrezinho para poder experimentar todos os sofrimentos que as pessoas neste mundo passam. [Apontar a figura do bebê Jesus.] Ele foi um bebê, uma criança, um adolescente e um jovem que enfrentou a pobreza e passou necessidades. Sofreu muitas tentações. Mas nunca pecou. Nenhuma vez Ele disse “sim” a Satanás.
[Cada vez que mencionar um milagre de Jesus, mostrar a figura correspondente no quadro sanfonado.] Quando se tornou adulto, Ele começou a pregar ao povo, contando o maravilhoso plano de Deus para salvar os pecadores. Por onde Ele passava, fazia só o bem: curava os doentes, animava os tristes, ressuscitava os mortos, perdoava os pecados. Ele até alimentou uma grande multidão por duas vezes! Certa vez Ele mandou que uma tempestade parasse e na hora tudo ficou calmo. Assim, ficou provado que Ele era o Filho de Deus, por que até a natureza obedecia Suas ordens. Ele falou a todos que Ele era o Filho de Deus, que veio cumprir a promessa dada a Adão e Eva. Explicou que todos deveriam arrepender-se de seus pecados e confiarem nEle como seu Salvador. Muitos acreditaram e o receberam como Salvador. Mas muitos outros não O aceitaram.
A Bíblia diz que Ele “veio para os que eram Seus e os Seus não O receberam”. Muitos não aceitaram a Jesus e outros, cheios de inveja e ódio, resolveram matá-Lo. Ele poderia ter escapado, porque Ele tinha poder para  isso. Mas Ele se entregou voluntariamente para ser morto. Aqueles homens maus, foram muito cruéis e maltrataram muito, muito a Jesus. E Ele não reclamou, sofrendo tudo bem quietinho. [Mostrar a figura de Jesus na cruz]. Depois, pregaram Suas  mãos e pés  em uma cruz de madeira. Naquele momento, apesar de Ele não ter pecado algum, Ele recebeu sobre Si os pecados do mundo inteiro. [Passar a ponta do dedo em uma tinta e fazer pequenas manchas sobre a figura de Jesus]. Ali Ele sofreu todo o castigo por nossos pecados. Toda a ira e nojo que Deus sente pelo pecado caiu sobre Ele ali na cruz. E às três horas da tarde Ele gritou: “Está consumado”, querendo dizer que o plano de Deus estava completado, e depois morreu.
Seu corpo foi colocado em uma sepultura, com uma porta de pedra, bem pesada. No terceirodia depois de sua morte, um poderoso anjo rolou aquela pedra como se fosse um papel. [Mostrar a sepultura aberta]. E Jesus ressuscitou, saindo da sepultura vivo e glorioso. Depois de aparecer a Seus seguidores e fazer-lhes muitas promessas, Ele subiu ao Céu para ocupar o Seu lugar como Filho de Deus. [Mostrar a figura de Jesus subindo ao Céu]. E agora, quando alguém arrepende-se de seus pecados e ora a Deus pedindo perdão,  Jesus mostra a Deus Suas mãos que foram perfuradas pelos pregos [Estender as mãos para a frente com as palmas para cima] e diz: “Meu sangue foi derramado no lugar deste pecador. Ele acredita em Mim. Perdoa-O”. Assim Deus perdoa o pecador arrependido.

MEMORIZANDO:
Ler o verso na Bíblia: “Por meio dele, Deus criou tudo no Céu e na Terra”. Colossenses 1:15. Colocar as crianças sentadas em círculos e dar cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, elas vão passando os cartões para a criança ao lado. Quando a música pára, as crianças que estiverem segurando o cartão lêem o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes. 

APLICANDO:
Jesus é o Filho de Deus. Ele é igual a Deus. Tudo que aprendemos sobre Deus na semana passada também se aplica a Jesus. Vamos fazer gestos para aprender o que Jesus é e como devemos tratá-lo.
Jesus é santo por isso devemos adorá-lo. Juntar as mãos e baixar a cabeça.
Jesus é o Criador por isso devemos louvá-Lo. Cantar a frase de um corinho que fale de Jesus.
Jesus é justo por isso devemos obedecer-Lhe.  Estender as mãos para frente.
Jesus é bom, por isso devemos agradecer-Lhe.  Balançar a mão como se estivesse apertando a mão de alguém em cumprimento.
Jesus é fiel por isso devemos confiar nEle. Fechar uma mão, erguê-la e movimentá-la como se estive comemorando.
Jesus é amor, por disso devemos amá-Lo.  Fazer um coração com as mãos.

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A:  Dar uma cópia da figura da página 36 para cada criança, juntamente com revistas de coisas da natureza (animais, flores, paisagens, pessoas, planetas, etc.). Deixar que recortem as coisas que mais gostarem e colem tudo em suas folhas.

Opção B: Arrumar as crianças em volta da mesa, cada uma com seu kit para montar o trabalho (a figura do mundo, já com o mapa e o verso colados nela, o par de mãos, a fita e o enfeite). Mostrar como as crianças devem colar as mãos na parte de trás do globo e depois a fita com o enfeite para montar o mundo como na figura ao lado.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!