Meu Deus é
Maravilhoso
Ao final da lição a criança deverá:
SABER quem é Deus e quais são seus atributos.
SENTIR amor, respeito, gratidão e reverência por Deus.
RESPONDER procurando viver para agradar a Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 João 4:8.
Nossa Crença: Há um só Deus, o pai eterno, o Criador: um ser pessoal, espiritual, infinito em amor e sabedoria, onipotente, onipresente, onisciente, imortal. Ex 20;2, 3; Is 45:5-12, 18, 20-22; Jo 4:24; Sl 139:1-12.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: verso escrito em corações de cartolina vermelha; Lição: borboleta de plástico ou EVA, foto de borboleta verdadeira, bichinho de pelúcia, foto de um animal verdadeiro, fruta artificial, fruta verdadeira, fruta em pedaços (opcional), argila, lenço umedecido para limpar as mãos, mochila ou mala bem pesada; Aplicando: cópia ampliada da figuras da página 24 e das páginas 25 e 26; cola; Contando aos Outros: dois corações em cartolina vermelha e um palito de sorvete para cada criança, cola, cópias do verso para memorizar (página 27).
Sugestão de Cântico: “Quem fez as lindas estrelas?
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Memorizando: Recortar três corações em cartolina vermelha. Escrever a primeira parte do verso no primeiro e a segunda parte no segundo coração. Escrever a referência no último coração.
Aplicando: Ampliar as figuras abaixo e colá-las em cartolina.
Fazer uma cópia ampliada da atividade e das figuras abaixo.
Fixar a folha com a atividade na parede e guardar as figuras em um envelope.
Contando aos Outros: Imprimir os corações abaixo em cartolina vermelha. Um par para cada criança. Recortar. Deixar que as crianças colem os palitos entre os dois corações.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Pedir que as crianças soprem nas suas mãos. Perguntar: O que vocês sentiram em suas mãos? Vocês sentiram o ar movimentando-se. Mas vocês conseguem ver o ar que vocês sentiram? Agora quero que tentem pegar o ar. Dar tempo para que tentem. Vocês não conseguem ver o ar, nem pegá-lo. Mas vocês sabem que ele existe e que está aqui. Hoje vamos estudar sobre alguém que vocês não podem ver, nem tocar, mas que sabemos que existe e que está aqui.
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Convidar o pai de uma das crianças para ajudar nesta lição. Escolher um pai que seja bom exemplo de amor, bondade e firmeza. Se não puder ser um dos pais, convidar um irmão que tenha estas características. Se for difícil usar os itens sugeridos, pode-se usar outros itens ou diminuir o número de itens.
Mostrar uma flor artificial bem bonita, que seja bem parecida com a verdadeira. Depois de falar sobre a beleza da flor, fazer perguntas como: “Será que essa flor vai crescer se eu plantá-la em um vaso? E se eu não molhar a terra com a flor todos os dias? Será que ela produz outra flor? Por que não? O que está faltando nessa flor? Dar tempo para que as crianças respondam cada pergunta, depois dizer: O homem pode inventar coisas muito lindas, mas não pode dar vida a nada. Só existe um ser que pode dar vida e nós vamos estudar sobre esse ser na lição de hoje.
Mostrar uma borboleta de plástico. Dizer: Essa borboleta é muito bonita. Fui eu que fiz (ou: “comprei na loja”, ou “uma amiga que fez”). Foi feita com muito capricho, mas não voa, nem respira, nem bota ovos que viram outras borboletas. .Mostrar uma foto de borboleta verdadeira. As borboletas verdadeiras voam, comem e botam ovinhos que mais tarde vão se transformar em lindas borboletas. Eu não posso fabricar uma borboleta verdadeira. Nenhuma pessoa pode. Mas Deus pode. Deus fez as borboletas.
Mostrar um bichinho de pelúcia, comentar sobre ele e depois mostrar uma foto de um bicho verdadeiro. Dizer: Esse bichinho aqui não pode comer, beber, ficar nervoso, correr ou pular. Nem dar filhotinhos. Mas o bichinho verdadeiro sim. Eu não posso fazer um [dizer o nome do bicho]. Vocês também não podem. Mas Deus pode. Deus fez [dizer o nome do bichinho].
Mostrar uma fruta artificial (de plástico cerâmica) e comentar sobre o material que foi usado para fabricá-la. Depois, mostrar uma fruta verdadeira. Deixar que as crianças sintam o aroma. Se possível, entregar um pedacinho da fruta para cada criança experimentar o sabor. Dizer: A fruta fabricada pelo homem não é alimento. Ela não mata nossa fome, nem aumenta nossa saúde. Ela não pode ser plantada, nem é colhida de uma árvore. Eu não posso fazer uma fruta verdadeira. Você não pode fazer uma fruta verdadeira. Mas Deus pode. Deus fez as frutas.
Chamar algumas crianças para ajudarem a modelar um pouco de barro e formar um boneco ou preparar com antecedência as partes do boneco (cabeça, tronco, braços e pernas) e montar o boneco na hora. Dizer: Eu fiz um homem de barro. Eu usei um rolo comprido para o corpo, uma bola redonda para a cabeça, e pequenas bolinhas para os pés e as mãos. Agora vamos juntar as partes. [juntar as partes]. Que pena! Meu boneco não respira, nem se mexe. Crianças, foi assim que Deus criou o primeiro homem. Ele o fez do barro. Depois Ele soprou dentro do nariz daquele homem de barro e ele se mexeu, respirou, andou, viu, ouviu e falou. Ele até conseguiu correr! [soprar no boneco]. Por mais que eu sopre no boneco, ele nunca vai se mexer, respirar, ouvir e falar. Você também não pode. Só Deus tem esse poder. Ele fez Adão, o primeiro homem e todos nós.
Deus pode fazer tudo isso porque Ele é muito poderoso. Ele tem poder para dar vida. Ele também é muito sábio porque as coisas que Ele fez são perfeitas, não têm nenhum erro. Ele é o Criador e fez tudo de bom na natureza para nos trazer alegria. Mas... como será que é Deus? De que jeito Ele é? Vou convidar aqui o irmão ______ para nos ajudar a entender um pouquinho sobre Deus.
[Dar uma mala ou mochila bem pesada para uma criança carregar (adaptar as palavras, caso o irmão não seja pai de nenhuma das crianças)]. Criança, estou vendo que você é bastante forte. Mas, mesmo assim, não vai conseguir carregar isso. Você precisa de ajuda. Seu pai é bem mais forte que você e vai ajudá-lo. [O irmão deve carregar a mala para a criança]. Viram só? O papai é forte e nos ajuda. Deus é mais forte e poderoso que o papai. Ele é onipotente, tem todo o poder. Por isso ele nos ajuda nas situações difíceis.
[Perguntar para a criança:] O papai costuma dar presentes para você? Quando você precisa de roupa, comida, calçados e brinquedos, material escolar, viagens, quem é que trabalha para dar isso tudo para você? Deus também nos dá presentes. O universo inteiro é um presente de Deus para nós. As frutas, as flores, os animais, a água, o sol. Tudo é presente de Deus.
Irmão __________ [dirigir-se ao pai], como o senhor trata o seu filho quando ele se machuca ou está triste? [O irmão pode pegar a criança no colo e afagá-la]. O senhor trata com bondade. Nosso Deus também é assim. Ele é muito bondoso.
Irmão ___________ [dirigir-se ao pai], que coisas o senhor já ensinou seu filho a fazer? Respostas possíveis: amarrar os cordões dos sapatos, orar, cantar, andar de bicicleta, nadar, etc. Perguntar às crianças sobre coisas que aprenderam com seus pais. Dizer: O papai ensina muitas coisas para seus filhos. Deus também nos ensina muitas coisas.
Irmão ___________ [dirigir-se ao pai], o irmão ama seu filho? Quanto dinheiro o senhor quer em troca de seu filho?Dar tempo para respostas. Seu filho é de muito valor para o senhor, não é mesmo? O irmão o ama muito. Crianças Deus ama a vocês muito, mas muito mais que o papai pode amar. Para Ele você têm mais valor que qualquer coisa nesse mundo.
Bom, entendemos que Deus é forte, bondoso, dá presentes, e nos ama como o papai. Agora vamos entender alguma coisas que Deus é e faz que nosso pai não é e não faz:
Perguntar: Irmão ________ , quando é seu aniversário? Dar tempo para a resposta e perguntar o dia do aniversário de algumas crianças. Quando alguém faz aniversário é porque completou mais um ano de vida. Alguém sabe quando é o aniversário da independência do Brasil? Isso mesmo 7 de setembro. Você e eu fazemos aniversário. Seu pai faz aniversário. O país faz aniversário. Cada coisa neste mundo pode fazer aniversário. Só Deus não faz aniversário. Ele não faz aniversário porque Ele é eterno: não teve começo e também não tem fim. Ele é imortal, jamais morrerá. Difícil entender isso, não é? Mas Ele realmente é assim.
Perguntar ao pai, se quando ele era criança ou adolescente ele pensava exatamente igual hoje, se houve alguma mudança. Depois, dizer: As pessoas mudam o jeito de ser. Às vezes gostam de uma coisa e depois não gostam mais. Mas Deus não é assim. Ele nunca muda. Ele é o mesmo sempre.
Perguntar ao pai se ele já prometeu alguma coisa que ele não conseguiu cumprir depois. Dizer: O nosso pai aqui na terra pode prometer alguma coisa que ele não consegue cumprir. Mas Deus não é assim. Ele é fiel. Ele fez mais de 1.000 promessas na Bíblia e tem cumprido cada uma delas.
Irmão ___________ [dirigir-se ao pai], o senhor pode me dizer o que o irmão ________[alguém que não está na igreja, ou não possa ser vista neste momento] está fazendo neste momento? Agora quero pedir que o irmão fique aqui contando uma história e também que passe a lição lá na igreja para os adultos, pode ser? O senhor pode trabalhar e ao mesmo tempo estar na escola perto do seu filho para protegê-lo? Mas, e se ele estiver em perigo e o senhor estiver viajando, como o senhor vai socorrê-lo? E como o senhor vai ficar sabendo que seu filho mexeu em alguma coisa que não devia, se ninguém tiver visto e o senhor não estiver em casa ? Vocês estão vendo? Por mais que o papai seja muito esperto e forte, ele não consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo. Nem pode ver as coisas que estão acontecendo longe dele. Mas Deus pode. Ele pode estar em dois, cinco, ou centenas de lugares ao mesmo tempo. Ele sabe o que está acontecendo em todos os lugares. Ninguém pode se esconder de Deus. Ele é Onipresente, ou seja, está em todo lugar. Isso quer dizer que Ele está aqui também e sabe tudo o que está acontecendo aqui. Ele sabe até os nossos pensamentos.
Chamar a criança e seu pai e pedir que a criança toque em seu pai ou dê um abraço. Dizer: Você pode ver seu pai e tocá-lo também. Mas você não pode ver a Deus. Ele está aqui, mas não pode ser visto. Por que será?
Mostrar um tecido branco, bem limpinho e passado. Este tecido limpinho nos mostra mais alguma coisa sobre Deus. Ele é santo e puro. Ele é perfeito. Ele nunca fez nem nunca fará algo errado. Ele não tem pecado. Na verdade Deus não pode suportar o pecado. Mostrar o trapo sujo. Nós somos assim. Todos os nossos maus pensamentos e nossos pecados fazem o nosso coração ficar assim. Somos muito diferentes de Deus. Ele é santo e nós pecadores. A santidade de Deus afasta o pecado. Com toda a nossa sujeira, se víssemos a Deus seríamos destruídos na hora. Por isso Ele fica invisível, para não sermos destruídos.
Às vezes um pai não entende bem uma situação e acaba castigando filho sem ele merecer. E, às vezes, o filho merece um castigo e o pai não dá. Deus não é assim. Ele é justo. Em Sua Lei está escrito tudo que devemos fazer para agradá-Lo. Mas, se não o fazemos teremos que sofrer as conseqüências porque Ele é justo.
Irmão ___________ [dirigir-se ao pai], se o seu filho fizer uma coisa errada e depois vier pedir desculpas o senhor vai perdoá-lo. Por quê? Por causa do amor. Um pai aqui na terra perdoa os seus filhos porque tem amor. Deus também nos perdoa, porque nos ama. Ama mais que qualquer pai aqui na terra é capaz de amar um filho.
Na verdade, Deus é amor. Ele é justo e perfeito, mas também é amor. Os pais costumam ser os melhores amigos dos filhos. Infelizmente nem todo mundo tem um pai aqui na terra que seja bem legal. Mas todos nós temos o Pai Celestial e Ele é tudo que precisamos.
MEMORIZANDO:
Muita gente fala sobre o que Deus é. Mas a Bíblia tem a melhor idéia sobre o que Deus é. Ler o verso na Bíblia. Sabendo o que é o amor, saberemos como Deus é. Pensem no amor: quem tem amor não faz aos outros, quem tem amor não gosta de ver os outros sofrerem, o amor perdoa, o amor é bondoso e paciente, não é exibido, nem quer o melhor só para si. O amor gosta da verdade e não da mentira. Assim é o nosso Deus. É muito importante lembrarmos disso a cada dia. Por isso vamos memorizar esse verso.
Pedir a três crianças que segurem os corações, na ordem certa de frente para o restante da turma. Cantar o verso como corinho por três vezes. Virar a criança que está segurando o segundo coração e repetir o corinho. Virar a criança que está segurando o primeiro coração e cantar outra vez. Por último virar o coração que está com a referência.
APLICANDO:
Quem Deus não é. Perguntar: Deus é como uma estátua? [mostrar a figura do Cristo Redentor], ou como um ídolo? [mostrar uma figura de Buda], ou como o sol? [mostrar uma figura do sol], ou como a lua? [ mostrar a figura da lua] ou como nossos avós? [mostrar uma figura de um casal de idosos]. Dizer: Há pessoas que acham que Deus é assim porque fazem orações e adoram estas coisas que acabei de mostrar. Estas coisas não são Deus. Deus não é assim. Há apenas um só Deus, e Ele não foi feito por pessoas. Ele é amor. [Esse trecho de Aplicando foi extraído do livro “Sugestões de Cultos para Crianças”, UFMBB].
Mostrar uma jarra cheia de água e um copo descartável, dos de café. Perguntar se é possível colocar toda a água da jarra dentro do copo. Perguntar o porquê das suas respostas. Dizer: Realmente, tem muita mais água dentro da jarra do que pode caber dentro do copinho. A mesma coisa acontece com Deus. Muita gente quer entender tudo sobre Deus, mas o conhecimento sobre Deus não cabe dentro de uma cabeça tão pequena como a nossa. Nós entendermos tudo sobre Deus é como se a gente quisesse colocar toda a água do mar dentro de um copinho assim. Não dá mesmo. Mas tudo que precisamos saber sobre Deus nós já sabemos.
[Se as crianças de sua sala forem muito pequenas, é melhor dispensar o restante da atividade de Aplicando ou torná-la mais simples]: Agora, nós precisamos saber como devemos tratá-Lo. Vamos fazer uma atividade que mostra como devemos fazer isso.
Fixar na parede a figura ampliada da página 25. Colocar sobre a mesa as figuras que completam a atividade. Chamar uma criança e explicar que Deus é o Criador e pedir que ela escolha uma resposta entre as figuras sobre a mesa, que mostra que atitude devemos ter para com Ele. Ajudá-la a dar a resposta certa. Se acertar, entregar um pequeno brinde. Colar a figura no lugar certo. Depois, chamar outra criança e assim sucessivamente até completar toda a atividade.
VARIAÇÃO: Para agilizar esta atividade, chamar duas crianças de cada vez. Ou fazer dois cartazes e dois grupos de figuras. Dividir a sala em dois grupos e dar um envelope com as figuras para cada grupo. Os grupos devem tentar colar as figuras no lugar certo. Ganha o grupo que terminar primeiro, com menos erros.
Deus é Criador por isso devemos louvá-lo.
Deus é Santo por isso devemos adorá-Lo.
Deus é Justo por isso devemos obedecer-Lhe.
Deus é Bom por isso devemos agradecer-Lhe.
Deus é Fiel por isso devemos confiar nEle.
Deus é Amor por isso devemos amá-lo.
CONTANDO AOS OUTROS:
Dar dois corações para cada criança. Elas devem colar um ao outro com um palito entre os dois. Depois, devem brincar mostrando parte do verso para um coleguinha que deve dizer o restante do verso de memória. Incentivá-las a usar o coração para lembrar que Deus as ama muito e que elas devem contar isso a outros.
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