terça-feira, dezembro 21, 2010

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 3

As Três Pessoas
da Divindade
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  Quem é o Espírito Santo e o que Ele faz;
SENTIR  desejo de atender à voz do Espírito Santo;
RESPONDER atendendo à voz do Espírito Santo e resistindo à voz de Satanás.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas o Espírito Santo... vos ensinará todas as coisas”. João 14:26.

Nossa Crença: O Espírito Santo é representante de Cristo na terra e é um em propósito com o Pai e o Filho. É o agente regenerador na obra da redenção. Jo 14:16, 26; 16:7-13; Ico 2:10, 11; Ijo 5:7; II Co 13:14. Os três acima mencionados - Deus, o Pai; Jesus Cristo, o Filho; e o Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade – formam a Trindade. Mt 28:19.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  Bíblia; Conquistando a Atenção: ovo, abacate ou manga, 3 lápis ou giz e lousa; Lição: cenário do batismo de Jesus (abaixo), figura do pentecostes (abaixo); Revisando: quadrados de papel colorido, flanelógrafo; Aplicando: balões amarrados por cordões, um cabo de vassoura, uma bandeja, duas taças ou copos transparentes, uma jarra com água; Contando aos Outros (para cada criança): Opção A: cópia da figura da página 40 pedaços de EVA colorido, cola quente ou de contato; Opção B:  tacinhas descartáveis de acrílico (das usadas para servir mousse) criança, 

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Revisando:
Cortar pedaços de papel colorido para cada letra da seguinte frase: “DEUS É AMOR”.
Usar uma cor diferente para cada palavra. Exemplo: DEUS - amarelo; É - azul; AMOR - vermelho. O tamanho do quadrado deve ser proporcional ao flanelógrafo.
Colar pedacinhos de feltro ou lixa atrás de cada quadrado, para fixá-los no flanelógrafo.
Preparar 9 perguntas sobre a lição da semana passada.

Lição:
- Batismo de Jesus: Fazer uma cópia ampliada da figura abaixo. Recortar os letreiros e descartá-los. Colorir a figura e colá-la em cartolina. Cortar a fenda na linha pontilhada (perto de João Batista). Recortar a figura de Jesus e colá-la em palito. Introduzir a figura na fenda e movimentá-la quando for contar sobre o batismo de Jesus.



- Pentecostes: Ampliar a figura abaixo. Colorir e colar e cartolina.


Contando aos outros: Fazer uma cópia da figura do batismo de Jesus para cada criança e colá-la em cartolina. Cortar a fenda na linha pontilhada. Recortar a figura de Jesus.


REVISANDO (até 10 minutos):
              Misturar os quadrados e fazer as  perguntas. Quando uma criança responder a uma pergunta, ela pode escolher qualquer quadrado e colocar em qualquer lugar do flanelógrafo (com o lado certo voltado para cima). Quando todos os quadrados estiverem no quadro, dizer: Cada cor representa uma palavra. Você consegue descobrir a mensagem? Numa classe com crianças de várias idades, até as pequenas vão gostar de responder às perguntas e colocar as letras no quadro. As crianças mais velhas gostam do desafio de descobrir a mensagem. No final, arrumar as letras para que a mensagem apareça. [Esta atividade foi extraída do site http://www.escoladominical.net/forum/ ].
 MEMORIZANDO:
              Mostrar uma Bíblia e explicar que um dos trabalhos do Espírito Santo é ensinar as pessoas que desejam aprender a fazer a vontade de Deus. Dizer: Às vezes alguém tem vontade de fazer a vontade de Deus e de ser bem obediente a Ele, mas não consegue entender a Bíblia. Se ela orar e for bem humilde o Espírito Santo fica do lado dela quando está estudando a Bíblia e a pessoa começa a entender melhor a Palavra de Deus.  Ele é o professor da Bíblia! Depois, separar as crianças em dois grupos. O grupo 1 deve apontar para cima e dizer a primeira parte do verso: “O Espírito Santo”. O segundo grupo deve apontar para o primeiro grupo e recitar a segunda parte do verso: “Vos ensinará todas as coisas”. Os dois grupos devem dizer juntos a referência: João 14:26.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Coisas que são três em uma. Mostrar um ovo. Perguntar quantos ovos tem na mão. Quebrar o ovo em um prato e mostrar as partes que compõem o ovo (casca, clara e gema). Explicar que são três partes do mesmo ovo. Juntar três lápis de cor, do mesmo tamanho e formar um triângulo (ou desenhar um triângulo na lousa ou em um cartaz). Tirar um dos lápis (ou apagar uma linha do triângulo) e perguntar se continua sendo um triângulo. Explicar que o triângulo é formado de três partes.  Depois, cortar um abacate ou outra fruta que tenha apenas um caroço. Explicar que aquela fruta é formada de casca, polpa e caroço, mas que é uma fruta só. Dizer: Hoje vamos aprender sobre algo muito importante que é formado por três partes.
                                                                                                                                                            
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Hoje vamos relembrar duas histórias. A primeira delas é sobre o batismo de Jesus. [Mostrar  a figura do batismo de Jesus]. Em um dia bem bonito, ao lado do Rio Jordão, João Batista pregava para as pessoas se arrependerem de seus pecados e se prepararem para a chegada do Filho de Deus.  Muito gente ia até lá para ouvir a pregação e aqueles que estavam arrependidos pediam para João batizá-los no Rio Jordão. Jesus estava entre a multidão. Ele não tinha nenhum pecado para arrepender-se. Ele era puro e perfeito. Mas Ele queria dar o exemplo e por isso se aproximou de João para ser batizado. João Batista ficou muito admirado de que Jesus, santo e puro, pedisse a ele, um pecador, para batizá-Lo. Mas Jesus ordenou que ele fizesse isso e assim, João Batista mergulhou Jesus nas águas do Rio Jordão ate cobri-Lo totalmente. 
Quando Jesus saiu da água uma coisa maravilhosa aconteceu: os Céus se abriram e o Espírito Santo veio sobre Jesus na forma de uma pomba. Enquanto isso, uma voz do Céu foi ouvida, dizendo: “Este é o Meu Filho amado em quem Me comprazo.” Da mesma forma que vocês ficam felizes quando recebem um elogio de seus pais, Jesus também ficou muito feliz ao ouvir a voz de Seu Pai, elogiando-O e também pela presença do Espírito Santo, confirmando que Ele era o Filho de Deus. Naquela ocasião as três pessoas da divindade se manifestaram: Deus, o Filho, foi batizado; Deus, o Pai, falou e Deus, o Espírito Santo, apareceu na forma de uma pomba.
Quando Jesus estava para voltar ao Céu, Ele prometeu que eles não ficariam sozinhos. Ele mandaria o representante dEle, o Espírito Santo, para ajudá-los. Quando Jesus subiu para o Céu, eles ficaram orando juntos dentro de uma sala chamada cenáculo, pedindo que Jesus mandasse o Espírito Santo sobre eles.  Até que em um momento, veio do Céu um som como de um vento muito forte e encheu toda a casa em que eles estavam. [Um ajudante deve ligar o ventilador]. As janelas balançaram, as portas estremeceram e toda a casa foi sacudida. Então, desceu sobre cada um dos  crentes uma chama parecendo língua de fogo: era o Espírito Santo que estava ali para atender às orações e transformar os discípulos. Com o Espírito Santo eles deixaram de ser alunos para serem professores. Deixaram de ter medo de falar de Jesus e se tornaram muito corajosos. Além disso, o Espírito Santo deu poder para eles falarem em línguas que eles nunca estudaram antes. Também puderam fazer milagres, curando as pessoas doentes e até ressuscitando os mortos!
Realmente, o Espírito Santo foi um presente especial de Jesus para os discípulos e Ele oferece o mesmo poder para nós hoje. Não há presente melhor para pedirmos a Jesus.

APLICANDO:
Deus, o Pai; Deus, o Filho e Deus, o Espírito Santo formam o único e verdadeiro Deus. Eles são um. Como isso acontece, não o sabemos. Também não sabemos qual é a aparência do EspíritoSanto. No momento do batismo, Ele apareceu na forma de uma pomba. No Pentecostes, Ele apareceu na forma de línguas de fogo.
Tudo isso são coisas que a Bíblia não revelou porque são segredos para nós. Jesus nos explicará sobre esses assuntos durante a eternidade, lá no Céu. Por enquanto precisamos saber algumas coisas importantes sobre o Espírito Santo. Juntar as crianças em um espaço sem cadeiras. Segurar os balões pelos fios sobre sua cabeça. Dizer:  Quando eu soltar estes balões vocês devem mantê-los no ar. Quando eu disser: “Parem” [ou apitar] vocês devem ficar parados, como estiverem e nós veremos o que acontece.
Largar os balões e dizer para as crianças empurrarem-nos com as pontas dos dedos até que você mande-os parar. Perguntar:  O que aconteceu com os balões quando vocês pararam de empurrá-los? Caíram no chão. Mostrar os balão amarrados no cabo de vassoura . Segurá-los no alto e pedir que as crianças os mantenham no ar. Depois, pedir que fiquem paradas. Perguntar o que aconteceu aos balões quando ficaram quietos. Pedir que as crianças se sentem e dizer:  Os balões que caíram no chão, são como as pessoas que tentam fazer o que é certo sozinhas, sem o Espírito Santo. Elas podem fazer o que é certo algumas vezes, mas não o tempo todo. Chegará uma hora em que elas se cansarão de tentar e vão desistir. O cordão que amarra os balões, representa o Espírito Santo de Deus, que vive dentro do cristão. Ele nos ajuda e nos dá poder para fazer o que é certo, aquilo que não conseguimos fazer sozinhos.
Vou mostrar agora, como podemos ter o poder do Espírito Santo. Mostrar uma jarra e duas taças ou copos transparentes sobre uma bandeja. Encher uma das taças com a água da jarra até transbordar. Dizer: Imaginem que a água na jarra é o Espírito Santo e essa taça são os discípulos. Eles receberam o Espírito Santo sem medida. [Derramar água na taça até transbordar].  Assim, receberam poder para curar, falar em outras línguas, pregar o evangelho com coragem, convencer as pessoas sobre Jesus. Agora, imaginem que essa outra taça somos nós. Ela está vazia. [Virar a taça para baixo, mostrando que está vazia]. O Espírito Santo vem sobre nós e nos convence que somos pecadores e que precisamos do Salvador. [Colocar um pouquinho de água na taça]. Se nós  quisermos deixar o pecado [esvaziar o copo] ficamos vazios. Mas se aceitamos o que Ele nos diz [colocar de novo um pouco de água no copo], além de nos convencer de nossos pecados Ele também nos dará o arrependimento. [Colocar um pouquinho mais de água no copo]. Ficaremos muito tristes por termos pecado. Então, ele nos ajudará a confessarmos nossos pecados, pedindo perdão a Deus e às pessoas que ofendemos. [Colocar mais um pouquinho de água]. Ele nos dará também vontade de obedecer a Deus. [Colocar mais um pouco de água]. Outra coisa que Ele fará é nos dar coragem para falar de Jesus aos outros. [Colocar mais um pouquinho de água]. Ele também procura nos mostrar as ciladas do Inimigo.  [Colocar mais um pouquinho de água]. Na verdade, toda vez que obedecemos ao Espírito Santo, recebemos uma dose maior de poder. [Mesmo colocando água o copo deve ficar com bem pouco líquido, para fazer o contraste com o batismo com o Espírito Santo].
Ele deseja que todos nós recebamos o batismo com o Espírito Santo, que é a mesma coisa de recebermos o Espírito Santo até transbordarmos como este copo.  [Encher o copo com água até transbordar]. Precisamos obedecer ao que o Espírito Santo nos mandar. Se Ele disser para fazermos alguma coisa, devemos fazer. Se Ele disser para não fazermos alguma coisa, não devemos fazer. Também precisamos ser muito unidos, sem nenhuma briguinha, sem fofoca. Sem maldade.
Se nós queremos receber o batismo do Espírito Santo precisamos nos preparar para isso. Então, vamos começar pedindo perdão uns aos outros aqui na sala e depois pedindo perdão aos que estão fora daqui. [Dar oportunidade para que todos na sala peçam perdão uns aos outros, de maneira bem solene. Dizer que devem pedir perdão em casa e na escola também.] Enquanto não podemos pedir perdão para os que estão longe, vamos pedir a Jesus que nos perdoe e nos envie seu Espírito Santo, sem medida, como foi com os discípulos? [Orar fervorosamente com as crianças, pedindo que Jesus abençoe a cada uma com o Espírito Santo, preparando-as para serem as mensageiras dEle, avisando ao mundo da volta de Jesus].

CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar a atividade para as crianças pintarem e enfeitarem como desejarem. Ajudá-las a colar um palito de sorvete na figura de Jesus e introduzi-lo na fenda ao lado de João Batista. Deixar que identifiquem as três pessoas da divindade na figura. Incentivá-las a compartilhar o que aprenderam sobre a divindade com outros amiguinhos.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!