sexta-feira, julho 30, 2010

Manual do Maternal - Lições

SUGESTÕES
PARA as lições dO 3º TRIMESTRE
 As crianças do maternal (2 e 3 anos) precisam que as histórias sejam contadas com poucos detalhes e muitas repetições. Por isso, escolha três histórias para o trimestre, e repita-as por quatro sábados. Abaixo estão as sugestões para este trimestre, acompanhando as lições dos Tesouros Infantis. Pode parecer muito complicado ensinar estas histórias para crianças tão pequenas, mas tenha certeza de que elas estão aprendendo. Na maior parte das vezes elas não cantarão, nem repetirão o verso. Assim, as mamães devem estar a postos para cantar e recitar o verso nos momentos apropriados. Oriente-as para recitarem o verso também durante a semana com seus filhos.
Obs.: Crianças menores de dois anos também aprendem por repetição, mas a história deve ser ainda mais simples. Veja qual a faixa etária predominante em sua sala (se de 0 a 2 ou de 2 e 3) e dê-lhe prioridade  ao preparar sua aula (sem esquecer da outra, é claro).
Para facilitar, deixe todo o material que vai ser usado durante a história guardado em uma caixa ou sacola bonita. Retire-o dali na medida em que for contando e guarde-o em seguida para não distrair as crianças.
Este trimestre temos, disponível na Associação, uma lição (na verdade, um caderno de atividades) para os bebês. As sugestões de atividades manuais propostas neste manual referem-se às propostas feitas ali. Cada pai deve comprar a lição para seu filho, mas esta ficará na igreja até o final do trimestre.

LIÇÃO 1: JESUS VAI PARA O CÉU (Mês de JULHO)

Incentivo de presença:  Pedir aos pais uma foto de cada bebê, recortá-las no contorno do bebê. Colocar uma figura de Jesus no flanelógrafo e figuras de nuvens. As crianças devem chegar e colocar a sua foto sobre as nuvens. Enquanto colocam, falar sobre a volta de Jesus.

OBJETIVOS: Ao final da lição as crianças deverão
SABER que Jesus foi para o céu, prometeu o Espírito Santo e voltará;
SENTIR alegria por saber que Jesus voltará e que podemos ter o Espírito Santo;
RESPONDER falando a outros da volta de Jesus.

Esta lição pode ser contada de diversas maneiras: usando as figuras de um flanelógrafo, dedoches, avental, bonecos de peso de porta, etc. A sugestão abaixo é para contar usando as próprias crianças. 

MATERIAL NECESSÁRIO: Para o cenário: nuvem, figura de Jesus em EVA, fio de nylon, gancho para o teto, almofadas, tecido verde ou marrom, anjos.

Cenário: Fazer uma nuvem grande de papel cartão branco ou EVA e prendê-la no teto. Atrás da nuvem, prender um ganchinho com parafuso (usar furadeira). Ampliar a figura de Jesus em papel cartão ou EVA (deve ficar bem firme). Cuidar para que fique bem menor que a nuvem. Prender um barbante ou fio de nylon na parte de cima da figura de Jesus. Passar o fio de nylon pelo ganchinho. Fazer um monte com almofadas, cobrir com um tecido marrom ou verde e colocar a figura de Jesus ali. Quando contar sobre a ascensão de Jesus, erguer a figura de Jesus até que fique escondida atrás da nuvem. É importante treinar bem antes de contar a história...

Conquistando a Atenção:
Escolha duas ou três destas atividades para fazer com as crianças enquanto não começa a história.
1. Despedida e retorno. Usar uma caixa grande, um biombo ou um lençol que seja grande o suficiente para esconder uma criança. Fazer uma brincadeira: pegar uma malinha ou bolsa, despedir-se e dizer: Estou viajando, mas prometo que vou voltar! Esconder-se atrás do material escolhido, esperar um momentinho (enquanto um ajudante diz: Que pena que ela(e) foi embora!)  e depois aparecer, dizendo: Oi! Estou de volta! Ajudar as crianças a repetirem as mesmas ações, uma por uma (respeite o desejo daquelas que não quiserem ir). No final, dizer: Hoje vamos aprender sobre como foi a despedida de Jesus.
2. Meios de transporte. Mostrar figuras ou brinquedos de avião, carro, navio e trem. Dizer: quando vamos viajar podemos ir de avião, carro, trem. Vamos imitar o avião? As crianças devem abrir os braços e fingir que estão voando como o avião. Vamos viajar de carro? As crianças devem segurar um volante imaginário e  fingir que estão dirigindo. Vamos viajar de navio?  As crianças devem abrir os braços e se balançar para os lados, como se estivesse se equilibrando dentro de um barco. Vamos viajar de trem? As crianças devem dobrar os braços e movimentá-los para a frente e para trás. Em nossa história de hoje Jesus vai viajar de um jeito diferente de todos nós.
3. Erguer as crianças no colo, uma a uma, enquanto as outras ficam olhando. Perguntar: O que deixa o bebê bem forte? Comida. Se o bebê não comer como ele fica? Fraquinho. Vamos imitar o choro de um bebê que está fraquinho? Deixar que imitem o bebê. E se o bebê que está fraquinho comer e ficar forte, como vai ficar o choro dele? Deixar que imitem o bebê. A comidinha faz a gente ter força, poder. Na história de hoje, Jesus prometeu que os discípulos ficariam muito fortes para falar de Deus aos outros.

Contando a história:
Começar a contar a história com as crianças sentadas sobre um tapete, no lado oposto ao do cenário com almofadas. Dizer: Depois que Jesus morreu e ressuscitou, Ele ficou muitos dias ensinando a Palavra de Deus para seus discípulos. Abrir a Bíblia. Eles foram alunos muito atentos e aprenderam direitinho. Eles gostavam muito de aprender coisas da Bíblia. Entregar pequenas Bíblias de EVA e cantar B-I-B-L-I-A. Recolher as Bíblias. Um dia, depois de estudarem a Bíblia muito bem, Ele levou os discípulos para um monte, o monte das Oliveiras. Levar as crianças para perto do monte de almofadas. Ele disse (mudar o tom de voz, para parecer uma voz bem solene, e movimentar um pouco a figura de Jesus): “Não saiam de Jerusalém, mas esperem lá um pouco. Prometo que vocês vão receber poder. O Espírito Santo virá e vocês vão ficar corajosos e vão falar de Mim para o mundo todo.” Quando ele falou isso, começou a subir. Erguer a figura de Jesus, vagarosamente. Ele subiu, subiu, subiu até que ficou escondido por uma nuvem. Os discípulos ficaram olhando, olhando, olhando. Eles não queriam que Jesus fosse embora... Naquele momento apareceram dois homens vestidos de branco. Mostrar os dois anjos. Eram anjos disfarçados. Eles disseram: “Porque vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus que subiu para o céu vai voltar do mesmo jeito que vocês o viram subir.” Então eles ficaram muito felizes por saberem da volta de Jesus.  Bater palmas e sorrir.  As crianças também devem bater palmas, dizendo: Que bom! Jesus vai voltar! Então eles voltaram para a cidade. Levar as crianças de volta para o tapete e ajoelhar-se com elas.  Eles ficaram orando e esperando que Jesus mandasse o presente do Espírito Santo para dar muita coragem para eles.

Memorizando: “Jesus... voltará” Atos 1:11. Leia o verso na Bíblia e explique que Jesus logo voltará para buscar aqueles que estiverem prontos. Recite o verso três vezes. Colocar as crianças em fila e ensiná-las a marchar. Elas deverão marchar recitando verso e referência. Recitar até ficar memorizado.

Fixando e Contando aos Outros:
As atividades abaixo devem ser feitas com a ajuda de um adulto, de preferência a mãe ou pai do bebê. Enquanto fazem o trabalhinho deve-se relembrar algum aspecto da lição e recitar várias vezes o verso.
É preciso ter o material à mão, toalhas umedecidas para limpar as mãozinhas e, quando trabalhar com tinta, um aventalzinho.
Sábado 1 - Ajudar as crianças a colarem uma fita vermelha na Bíblia (primeira atividade da lição do maternal), como se fosse um marca páginas. Relembrar que os discípulos aprenderam tudo que Jesus ensinou na Bíblia e que elas devem estudar a Bíblia também.
Sábado 2 - Ajudar as crianças a colarem flocos de algodão na nuvem indicada. Relembrar a forma como Jesus foi para o Céu e como Ele voltará.
Sábado 3 - Ajudar as crianças a usarem pintura à dedo  ou giz de cera bastão para marcarem o caminho dos bebês até a Bíblia.
Sábado 4 -  Usar giz de cera bastão ou pintura a dedo para ajudar as crianças a ligarem a figura das crianças orando à Igreja e à Bíblia.

 LIÇÃO 2: O PRESENTE DO ESPÍRITO SANTO (mês de Agosto)

Incentivo de presença:  Usar as mesmas fotos dos bebês, da lição anterior.  Ampliar a figura da chama (abaixo). Fazer várias chamas de EVA flanelado amarelo (o lado flanelado é para fixar no flanelógrafo).  Colocar  as fotos dos bebês no flanelógrafo. Quando as crianças chegarem devem colocar uma chama sobre a sua foto.



Material: Uma igrejinha feita com caixa de papelão, bonequinhos com roupas dos tempos bíblicos, ventilador ou secador de cabelo, bonequinho medroso (figura abaixo) para cada criança: Bíblias usadas na lição anterior, coração sujo e limpo, tiaras com chamas.

Como preparar as tiaras: Cortar uma tira de EVA azul e unir as pontas para formar uma coroa ou tiara. Recortar uma chama de fogo em EVA amarelo. Colar ou grampear a chama na tiara.


Menino medroso: Usar a figura abaixo como molde para recortar o menino em EVA. Desenhar o rostinho, se desejar.



Corinho: Limpa o meu coração, Jesus.

Conquistando a Atenção (escolher pelo menos duas das opções abaixo):
1. “Sujar” uma lousa branca usando pincel para quadro branco. Se não tiver quadro branco, forrar um pedaço de papelão com plástico transparente e usar caneta hidrocor ou o mesmo pincel para quadro branco. Dizer: Esse quadro está tão sujo? Que feio! Vocês podem limpá-lo pra mim? Dar paninhos para as crianças limparem tudo. Depois, dizer: Muito bem! Agora está limpo! Parabéns pelo trabalho!
2. Mostrar o boneco medroso. Colocar as mãozinhas sobre o rosto, e dizer que o boneco está com medo. Depois, tirar as mãos dele do rosto e dizer que ele agora está corajoso. Dizer: Agora vamos brincar de Medroso ou Corajoso. Quando eu falar: “Medroso”,  vocês cobrem os olhos com as mãos. Quando eu vou falar “Corajoso”, vocês tiram as mãos dos olhos, certo? Vamos tentar? Repetir várias vezes, enquanto as crianças mantiverem interesse. Parabenize-as sempre que acertarem.
 3. Dizer: Jesus quer que sejamos muito amigos uns dos outros. Sem brigas. Vamos nos abraçar e mostrar que somos amigos. Vamos dar um abraço bem gostoso no coleguinha? Abraçar as crianças e deixar que se abracem também.

Memorizando: “Recebereis poder, ao descer... o Espírito Santo.” Atos 1:8.  Ler o verso na Bíblia. Dizer: Muita gente não tem coragem de falar de Jesus e sente muita vergonha. Quem recebe o poder do Espírito Santo fica muito corajoso para falar de Jesus. Esse garotinho aqui está com muita vergonha de dar um folheto.  Mostrar o boneco medroso. Vamos falar o verso de hoje para ele? Falar bem baixinho primeiro. Depois dizer que ele não ouviu e repetir o verso. Falar várias vezes e ir baixando as mãos do boneco. Depois, dizer: Olhem! Ele acreditou no que Jesus disse! Ele agora tem coragem de entregar os folhetos! Viva! Bater palmas com as crianças.

Contando a história:
Mostrar uma igrejinha vazia (depois, alguém deve levar a igreja e enche-la com os bonequinhos). Dizer: Os discípulos queriam muito ter coragem de falar de Jesus aos outros. Mas eles tinham medo, vergonha e por isso a igreja estava assim: vazia. Eles precisavam do poder do Espírito Santo para ter coragem de falar. Então eles ficaram muitos dias orando e pedindo que Papai do Céu desse o presente do Espírito Santo para que eles ficassem bem corajosos. Convidar as crianças para ficarem ajoelhadinhas (ou com as mãos postas), com as Bíblias na mão, sobre o mesmo tapete da história passada. Enquanto eles oravam e estudavam a Bíblia, foram aprendendo que era muito feio brigar ou sentir inveja uns dos outros. Eles então começaram a pedir desculpas uns aos outros. Vamos fazer como eles? As crianças e as professoras devem se abraçar e dizer: Desculpe-me. Eles sabiam que as brigas e a inveja sujam o coração. Ele fica assim (mostrar o coração sujo). O coração de todos eles era assim, sujo. Colocar os corações sujos nas crianças.  Que triste ter coração sujo!
Mas eles viram na Bíblia que para limpar um coração sujo assim, tem que pedir perdão ao Papai do Céu e também convidar Jesus para vir morar dentro do coração. Aí o coração fica assim, bem limpinho (mostrar o coração limpo). Eles também aprenderam que não podiam deixar nenhum pecadinho no coração, senão o Espírito Santo não viria. Então eles começaram a orar pedindo perdão ao papai do Céu. Cantar o corinho: Limpa o meu coração.
Enquanto eles oravam, Papai do Céu trocou o coração sujo deles por um coração bem limpinho. Trocar os corações sujos pelos limpos. Mas eles continuaram pedindo o poder do Espírito Santo. Pediram, pediram e pediram. Então, de repente... Apareceu um vento bem forte e barulhento. Ligar um ventilador sobre as crianças (se estiver frio, usar secadores de cabelo). Era o Espírito Santo chegando! Apareceram umas chamas de fogo sobre a cabeça de cada um deles (colocar os diademas com as línguas de fogo na cabeça das crianças) e daquele momento em diante, eles se tornaram muito corajosos! Eles não tinham mais vergonha de falar de Jesus! Assim, eles diziam pra todo mundo (fazer entonação de discurso): Vocês têm o coração sujo! Só Jesus pode limpar seus corações! Peçam perdão a Ele! Muita gente ouviu e pediu perdão ao Papai do Céu. E assim a igreja se encheu de gente! Mostrar a igreja cheia de bonequinhos.
Aplicando (adaptar esta atividade de acordo com a idade das suas crianças – é claro que bebezinhos não conseguirão realizá-la):
Mostrar para uma criança um coração sujo e um limpo. Perguntar: Quando uma criança toma o brinquedo da outra, como fica o coração: sujo ou limpo?  Mostrar os dois e ajudar a criança a escolher. Outras perguntas possíveis: Quem desobedece ao papai e à mamãe fica com o coração sujo ou limpo? Quem está brigado como o coleguinha vai receber o poder do Espírito Santo? Quem tem o coração sujo assim pode receber o poder do Espírito Santo? Quem pode limpar o coração? Dar tempo para que responda e depois mostrar a figura de Jesus. Fazer o mesmo com outras crianças. A cada acerto, todos devem bater palmas e dizer “muito bem”. Terminar convidando as crianças para uma pequena oração: Papai do Céu, estou triste por ter feitos coisas erradas. Por favor, limpe o meu coração e me dê o Espírito Santo para eu ter coragem de falar da Bíblia. Em nome de Jesus. Amém.

VARIAÇÃO: Faça as perguntas para o grupo todo das crianças.

Contando aos Outros:
Sabado 1 - Recortar a folha com as crianças orando (anexo do professor) e deixar tudo pronto com antecedência. Ajudar as crianças a colarem as figuras no lugar certo. As crianças maiores podem pintar a igrejinha.
Sábado 2 - Usar pintura a dedo ou giz de cera bastão para ligar as crianças a Jesus.
Sábado 3 -  Pedir que as crianças apontem com o dedinho, quais os bebês que estão buscando o poder de Deus. Depois, dar giz de cera bastão e ajudá-los, segurando na mãozinha se for preciso,  a circular o bebê orando e o bebê lendo a Bíblia.
Sábado 4 -  Recortar as pegadas no anexo e ajudar as crianças a colarem no lugar certo.
Sábado 5 -  Recortar a portinha e a figura de Jesus. Ajudar as crianças a colarem as figuras.
Dar a tiara com a chama de fogo como lembrancinha para as crianças.

LIÇÃO 3: PEDRO RESSUSCITA TABITA (mês de setembro)

Incentivo de presença: Usar roupinhas de bebê ou roupinhas de bonecas e um varalzinho. Colar fotos dos bebês em prendedores de roupa (ou escrever seus nomes). Quando o bebê chegar, deve pegar uma roupinha e usar o seu prendedor para pendurá-la no varalzinho.

Materiais: utensílios de limpeza de brinquedo (vassoura, rodo, pano de limpeza); bonecas, mamadeiras de brinquedo ou colherzinhas e pratinhos, objetos leves e macios; boneca com roupas maltrapilhas, cobertor ou manta de bebê,  brinquedos de cozinha (panelinhas, pratinhos, fogãozinho, etc.), colchonete, boneca com roupas dos tempos bíblicos, cesta, frutas de brinquedo, bonequinhas para cada criança ou uma só para o professor, cobertorzinhos para as bonecas, paninho para fazer compressa nas bonecas.

Conquistando a atenção:
1. Levar brinquedos de utensílios de limpeza. Deixar que as crianças brinquem de ajudar a mamãe. Cantar “Gosto de ajudar”.
2. Dar algumas bonecas para as crianças e dizer que elas estão chorando. Pedir que as crianças imitem o choro. Depois pedir que elas façam carinho nas bonecas e dizer que os bebês gostam de carinho, por isso pararam de chorar.
3. Brincar de dar comidinha para as bonecas (com mamadeira ou colherzinha).
4. Colocar no chão alguns objetos leves e macios (podem ser bichinhos de pelúcia) e pedir que as crianças guardem tudo em uma caixa. 

Memorizando: Mostrar uma boneca com roupa maltrapilha. Dizer: Tadinha dessa criança! Está com fome e frio. Tem muita criança desse jeito. Papai do Céu quer que a gente cuide delas. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Jesus diz que quem cuida dos pobrezinhos é uma pessoa feliz. Chamar uma criança e pedir que ela coloque uma roupinha limpa sobre a boneca, enquanto o verso é recitado. Repetir o processo várias vezes.

Contando a história: Com antecedência, preparar um canto da sala para parecer uma pequena cozinha (usar uma caixa para fazer a vez do fogão) e outro canto para parecer um quarto (colocar um colchonete e uma mesinha). Deixar o restante do material guardado em uma caixa e ir tirando à medida que for necessário.
Mostrar uma Bíblia. Dizer:  Aqui na Bíblia está a história de Tabita.  Colocar uma figura de mulher dos tempos bíblicos no flanelógrafo ou usar uma boneca. Ela amava muito a Jesus e gostava de falar dEle aos outros. Mas ela também era muito bondosa. Ela preparava comidinha para as pessoas que estavam com dodói. Colocar a panela sobre o “fogão” e mexer com uma colher. Chamar algumas crianças para mexer um pouquinho a panela. Depois, tampar a panela, colocar dentro de uma cesta, levar até uma criança, fazer como quem coloca a comida em um prato e dá na boca da criança. O doentinho ficava muito feliz, mas Tabita ficava ainda mais.
Se houvesse uma velhinha cega, morando ali perto, ela ia até a casa da velhinha e a levava na feira para fazer compras. Pegar a cesta, ir até uma criança, pedir que feche os olhos e levá-la para “fazer compras”, guiando-a pelo caminho. Aquela velhinha ficava muito feliz, mas Tabita ficava ainda mais.
Pegar o boneco bebê no colo. Olhem esse bebezinho. Ele estava muito doente, com febre. Tabita foi ajudar a mamãe do bebê a cuidar dele. Se possível, dar uma boneca para cada criança cuidar (colocar um paninho na testa, colocar uma colher na boca, como quem dá um xarope). Se não for possível, segurar uma boneca no colo e deixar que alguma criança que ainda não participou venha dar uma colherinha de xarope ou colocar um paninho na testa da boneca. O bebezinho melhorou! A mãe do bebê ficou muito contente, mas Tabita ficou ainda mais.
E se houvesse alguém com frio? Peça para duas ou três crianças fingirem que estão com frio. Tabita fazia uma roupa bem quentinha para elas. Colocar casacos sobre as crianças.  Elas paravam de tremer e ficavam muito felizes, mas Tabita ficava ainda mais.
Um dia Tabita ficou dodói. Colocar uma menina ou boneca deitada no colchonete. Ela tomou remédio mas não ficou boa. Que pena! Que tristeza! Todos mundo ficou triste! Vamos fazer um rostinho triste? Então Pedro chegou. Ele tinha o poder do Espírito Santo!
Pedro ajoelhou-se e pediu ao Papai do Céu para fazer um milagre. Ajoelhar-se ao lado do colchonete. Depois, ele  disse: “Tabita, levante-se!” E Tabita levantou-se! Sentar a criança ou a boneca. Todos ficaram felizes! Deixar que as crianças expressem alegria, batendo palmas e abraçando a “Tabita”.  Jesus fez um milagre! Que bom!

Memorizando: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado.” Salmo 41: 1
Segurar um bonequinho com pouca roupa. Ter um cobertorzinho de bebê por perto. Mostrar a Bíblia e dizer: Papai do Céu disse que a pessoa que cuida dos pobrezinhos é muito feliz: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado.” Salmo 41: 1. Repitam comigo.  Apontar o boneco e dizer: Pobre bebezinho! Ele não tem cobertorzinho. Está com tanto frio! Chamar uma criança e pedir para ela embrulhar o bebê com o cobertor. Enquanto isso todos devem recitar o verso. Chamar outra criança e repetir o processo várias vezes.

Contando aos outros:
Sábado 1 - Recortar a figura do bebê e ajudar as crianças a colarem-na no bercinho.
Sábado 2 -  Ajudar as crianças a colarem um pedaço de esparadrapo ou curativo (dos redondinhos) no dodói do menino.
Sábado 3 -  Ajudar as crianças a ligarem as roupinhas à mala, usando pintura a dedo ou giz de cera.
Sábado 4 -  Ajudar as crianças a fazerem o caminho do garotinho até a casa, usando pintura a dedo.







3 comentários:

janilson salgado disse...

no seminario foi falado que a historia do mes de julho seria sobre josé,porem nesse artigo fala sobre a mesma historia do tesouros infantis mas contada de acordo com a faixa etaria..qual será colocada no manual ? , essa ou a do seminario..é opcional?

UNISULKIDS disse...

Janilson, a lição do maternal é composta de dois anos. A lição de José faz é estudada no mês de julho do ano 1 e a de Jesus vai para o Céu é estudada no mês de julho do ano 2. Esse ano estamos estudando o ano 1. E, ao que parece, ele não está aqui no blog. Vamos providenciar o mais rápido possível, tá? Obrigada por nos avisar.

janilson salgado disse...

Hum entendi, muito obrigado.eu que agradeço.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!