quinta-feira, julho 22, 2010

Tesouros Infantis, Lição 4, 3o. trimestre de 2010

Pedro e João São Presos


Ao final da lição a criança deverá:

SABER que o cristão preferirá obedecer a Deus que aos homens, mesmo que tenha de sofrer;
SENTIR desejo de ser fiel mesmo nas adversidades;
RESPONDER obedecendo e testemunhando corajosamente, mesmo sendo perseguido.

PENSAMENTO CENTRAL: Tudo vai bem, quando obedecemos a Deus .

VERSO PARA MEMORIZAR: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” At. 5:29.
LEITURA AUXILIAR: Atos 4; Atos dos Apóstolos , cap. 6 .

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: figura do galo e da cela, lenço para vendar; Lição: Opção A - fantoches ou figuras para flanelógrafo, cela (instruções abaixo); Opção B: roupas dos tempos bíblicos, banquinho, mesa; Revisando: figuras usadas na lição; Contando aos Outros: cópias da Bíblia com o verso, mini Bíblias recortadas em cartolina preta ;

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Conquistando a Atenção: Copiar as figuras do galo e da cela (ou gaiola). Pintar, colar entretela e recortar.



Lição (Opção A):

Cenário: Para o cenário com bonecos ou silhuetas (representando os personagens), usar uma base em isopor e fazer uma “prisão” usando uma caixa de sapatos.

Personagens: Escolher entre as opções da postagem Orientações Gerais, de 16/06 (para figuras no palito ou flanelófrafo, pode-se usar os modelos abaixo).









Cela: Caixa de sapatos. Se usar flanelógrafo, usar a cela usada em Conquistando a Atenção.

Opção B: Para simulação com as crianças, providenciar alguns artigos de vestuário (turbante, faixa para a testa, capa, etc.), montar um cenário para ser a prisão (pode ser embaixo de uma mesa), e um canto da sala para ser o sinédrio (onde os sacerdotes se reuniam). Para o local onde Pedro e João pregavam é suficiente colocar um banquinho para que eles subam e usem como tribuna.

Contando aos Outros: Fazer cópias das Bíblias da página abaixo. Usá-las como molde para recortar as capas da Bíblia em cartolina preta. Depois, colar as capas na parte de trás das Bíblias e escrever a palavra BÍBLIA com cola colorida dourada. Entregar com a tinta bem seca...





MEMORIZANDO (até 10 minutos):


Dizer: João trabalhava numa loja de sapatos. O dono da loja mandou que ele tirasse o pó dos sapatos da vitrine. Depois que o dono saiu, outro empregado da loja falou para João não limpar os sapatos da vitrine. Quem tinha autoridade para mandar no trabalho de João? A quem João deveria obedecer? Ao dono da loja ou ao outro empregado? Quando recebemos uma ordem de alguém que contraria uma ordem de Deus a quem devemos obedecer? Por quê? Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Dizer: O nosso verso de hoje esclarece que devemos sempre obedecer a Deus, que é o dono do mundo inteiro, mesmo que alguém não queira que obedeçamos a Ele. Vamos aprender esse verso?

Repetir o verso, usando os seguintes gestos:
Dedo indicador para cima, como quem adverte alguém: “Antes importa...”
Curvar-se ligeiramente para a frente: “obedecer”
Apontar para cima: “a Deus”
Estender o braço, movimentando-o de um lado para outro: “do que aos homens”.
Mãos juntas, abertas como um livro: Atos 5:29.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):


Colocar a figura do galo no flanelógrafo. Escolher uma criança, colocar uma venda nos olhos e girá-la. Dar a figura da gaiola na mão da criança e pedir que ela coloque a gaiola no galo. Depois de algumas tentativas, chamar outro aluno. Por fim, dizer: É muito difícil prender esse galo, não é mesmo? Hoje a história conta de algumas pessoas que eram muito difíceis de prender, porque Deus estava com elas. Vamos ver?



ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):

A. APRESENTANDO A LIÇÃO: Contar usando as figuras para flanelógrafo, bonecos, silhuetas ou as crianças.

Os sacerdotes que haviam matado a Jesus ficaram com muita raiva dos discípulos porque eles não paravam de pregar ao povo. Eles pensaram que se livrariam de Jesus quando Ele morresse. Mas agora, os discípulos faziam milagres em nome de Jesus e milhares de pessoas estavam fazendo parte da igreja de Jesus. Por onde eles andavam as pessoas estavam falando de Jesus. Que raiva os sacerdotes estavam passando! Eles queriam que o povo esquecesse quem era Jesus e também esquecesse a maldade que eles, os sacerdotes, fizeram a Ele. Mandaram então que os discípulos parassem com a pregação. Mas eles não pararam.

Mostrar as figuras ou as crianças. Um dia, Pedro e João estavam pregando ao povo, quando chegaram os sacerdotes e o capitão do templo. Os dois discípulos estavam falando de Jesus e de como Ele ressuscitou dos mortos. Isso deixou os sacerdotes tão nervosos que resolveram prender os dois apóstolos.

Colocar as figuras na caixa de sapato ou as crianças embaixo da mesa. Como já era tarde, colocaram os dois na prisão, trancaram bem as portas, disseram que eles estavam proibidos de falar de Jesus e deixaram para acertar as contas com eles no dia seguinte. Os sacerdotes estavam muito satisfeitos. Desta vez, tinham tudo para acabar com os apóstolos.

A noite chegou. As horas passavam-se lentamente. Na cidade e na cadeia estava tudo silencioso. Os prisioneiros estavam presos pelas correntes, ressonando... Os sacerdotes esperavam o dia amanhecer para se livrarem de Pedro e João. Mas Deus tinha outros planos para eles. Ainda havia muito trabalho para esse dois apóstolos. Eles precisavam falar muito de Jesus. Então antes de amanhecer o dia, Deus enviou um anjo para livrá-los. Mostrar a figura do anjo ou criança vestida de anjo. O anjo tirou Pedro e João da prisão sem que ninguém visse nada. Quando eles estavam livres, lá na rua, o anjo falou: “Ide, e falai ao povo no templo todas as palavras desta Vida”.

Levar as figuras ou as crianças para o mesmo lugar onde estavam no começo. Pedro e João, livres e animados com as palavras do anjo, seguiram direto para o templo, para pregar o Evangelho, como se nada tivesse acontecido.

Enquanto isso, os sacerdotes não sabiam de nada e, pensando que os apóstolos ainda estivessem presos, mandaram que os guardas fossem buscá-los para o interrogatório. Mostrar a “prisão”. Os oficiais foram até a cela, viram os soldados do lado de fora e o cadeado na porta. Então abriram a porta e... Nada dos apóstolos! A cela estava vazia! Perguntaram para os guardas que não souberam explicar nada. Ninguém entendeu o que havia acontecido. Eles voltaram para os sacerdotes e contaram que os prisioneiros haviam escapado.

Imaginem a raiva dos sacerdotes... Eles ficaram muito, muito nervosos e gritavam um para o outro: “Como aqueles homens conseguiram escapar?” Eles não queriam acreditar que o anjo de Deus tinha libertado as pessoas que eles diziam que eram más.

Logo chegou a notícia de que os apóstolos estavam pregando lá no templo. De novo os sacerdotes mandaram os soldados lá para trazerem Pedro e João. Mostrar as figuras do sacerdote e dos soldados ou as crianças. Então os sacerdotes disseram: “nós já não falamos que vocês estão proibidos de falar de Jesus? Se vocês continuarem falando sobre Ele vocês serão presos e vão apanhar muito.” E agora? O que vocês acham que Pedro e João deveriam responder? Aquelas pessoas eram as autoridades do país. Os apóstolos deveriam obedecê-las ou não? Sabem qual foi a resposta deles? “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, que vocês mataram.” Ao ouvir aquilo os sacerdotes ficaram muito irados e se reuniram para decidir o que fazer com eles. Mas um homem sábio que estava presente aconselhou os sacerdotes a não matarem os apóstolos. Eles decidiram então dar uma surra de chicote nos apóstolos para que eles ficassem com muito medo de pregar e depois soltaram os dois. Fingir que os bonecos ou as crianças apanharam. E o que vocês acham que eles fizeram depois disso? Foram de novo pregar o evangelho. Colocar as figuras ou as crianças de novo no mesmo lugar onde estavam pregando anteriormente. Como ele não desistiram muitas pessoas acreditaram e aceitaram a Jesus como seu Salvador.


B. REVISANDO:

Colocar as figuras dos apóstolos a meio caminho da cela e fazer perguntas. Quando a resposta for certa, colocar a figura mais longe da cela. Se for errada, colocar mais perto.

1) Por que Pedro e João foram presos?
2) Por que foram direto para a prisão?
3) Quem mandou prender os apóstolos?
4) Antes que amanhecesse o dia o que aconteceu na cela dos apóstolos?
5) Qual foi a ordem do anjo?
6) O que os apóstolos fizeram imediatamente?
7) Como os oficiais encontraram a cela ?
8) Como reagiram os sacerdotes quando receberam a notícia?
9) O que os sacerdotes mandaram os apóstolos pararem de fazer?
10) Qual foi a resposta dos apóstolos para os sacerdotes?

APLICANDO:

Quando alguém dá uma ordem que não contraria a vontade de Deus podemos obedecer sem medo. Mas se uma pessoa nos mandar fazer alguma coisa errada nossa resposta deve ser igual à dos discípulos. Quero ver se vocês entenderam bem sobre isso. Vou contar algumas situações. Se o que eu falar for uma ordem humana que contraria uma ordem de Deus, vocês devem falar o verso que memorizamos. Se for uma ordem humana que não contraria a vontade de Deus, vocês devem levantar os polegares.

1. Deus diz que não devemos mentir, nem enganar. Vinícius e seu amigo quebraram a janela da vizinha. O amigo de Vinícius pediu para ele não contar para ninguém o que havia acontecido.

2. Deus diz que devemos falar sempre a verdade. A mãe de Vinícius pediu para que ele fosse à vizinha e contasse que ele quebrou a janela, mas que iria economizar para pagá-la.

3. Deus diz que devemos tratar aos outros como gostaríamos de ser tratados. Marta convidou Joana para jogar farinha e ovo em Maria porque era aniversário dela.

4. Deus diz que devemos tratar aos outros como gostaríamos de ser tratados. A professora mandou que todos os alunos cantassem “Parabéns” para Marta porque era aniversário dela.

5. Deus diz que devemos obedecer aos pais. Papai pediu para Jorge e Lucas não mexerem em suas ferramentas. Lucas mandou Jorge buscar as ferramentas do papai enquanto ele não estava em casa.

6. Deus diz que devemos obedecer aos pais. Jorge e Lucas não mexeram na caixa de ferramentas do papai.

7. Deus diz que devemos guardar o sábado. A professora de Mateus marcou uma aula importante para o sábado.

8. Deus diz que devemos guardar o sábado. A mãe de Mateus mandou que ele guardasse os brinquedos e tomasse banho antes do início do sábado.



D. CONTANDO AOS OUTROS:

 Dar uma mini Bíblia para cada criança. Deixar que recortem e colem a figura com o verso. Dizer: Se alguém pedir para que vocês façam alguma coisa errada, que contrarie a vontade de Deus, mostrem-lhe essa mini Bíblia com o verso e contem a história de hoje. Dessa forma ajudarão muitas pessoas a obedecerem a Deus.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!