Lição 1
A surpresa celestial
SABER que Deus ensinou a João desde pequeno e deseja ensinar as crianças de hoje também.
SENTIR desejo de aprender a vontade de Deus.
RESPONDER sendo obediente aos pais e à Palavra de Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos.” Salmo 32:8. Ou - “O Senhor Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; Eu vou guiá-lo e orientá-lo.” Salmos 32:8 (NTLH).
LEITURA AUXILIAR: O Desejado de Todas as Nações, págs. 97-101; 36,37.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: verso escrito em cartolina; venda para os olhos (lenço ou faixa de tecido); Conquistando a Atenção: Opção 1: bebê de verdade ou boneco; Opção 2: gravuras de alfarroba, docinhos de alfarroba ou embalagem de Alfarroba; pote com mel; Lição: gravura de anjo (abaixo), boneco embrulhado em panos; Revisando: Opção 1: boneco, toca CD; Opção 2: sachê de mel; Contando aos outros: Opção 1: cópias da atividade abaixo para cada criança; Opção 2: saquinhos, saches de mel, cópia do verso para memorizar, fitilho.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Conquistando a Atenção e Revisando (opção com Alfarroba):
Bolinhas de alfarroba e castanhas
Ingredientes:
50g de castanhas (ou outras oleaginosas)
1 colher de sopa de farinha de alfarroba (encontrada em lojas de produtos naturais)
4 a 5 ameixas secas
1 colher de sobremesa de melado de cana ou mel(opcional)
coco ralado à gosto
Preparação:
Hidratar as ameixas durante uma noite, em pouca água. Bater as ameixas e as castanhas no processador até transformá-las em purê (essa quantidade, no liquidificador não bate direito). Se necessário, utilizar um pouco da água onde ficaram de molho.
Juntar a farinha de alfarroba e misturar bem. Acrescentar o melado, se desejar.
50g de castanhas (ou outras oleaginosas)
1 colher de sopa de farinha de alfarroba (encontrada em lojas de produtos naturais)
4 a 5 ameixas secas
1 colher de sobremesa de melado de cana ou mel(opcional)
coco ralado à gosto
Preparação:
Hidratar as ameixas durante uma noite, em pouca água. Bater as ameixas e as castanhas no processador até transformá-las em purê (essa quantidade, no liquidificador não bate direito). Se necessário, utilizar um pouco da água onde ficaram de molho.
Juntar a farinha de alfarroba e misturar bem. Acrescentar o melado, se desejar.
O resultado é uma massa mais ou menos homogênea e que possibilita fazer bolinhas, à mão. Se a massa estiver muito difícil de moldar, acrescentar um pouco da água onde ficaram de molho. Por fim, passar cada bolinha em farinha de alfarroba ou em coco ralado.
Memorizando: Caso as crianças já saibam ler, escrever o verso em uma cartolina e enfeitá-lo como desejar. Se não souberem ler, não é preciso o visual.
Memorizando: Caso as crianças já saibam ler, escrever o verso em uma cartolina e enfeitá-lo como desejar. Se não souberem ler, não é preciso o visual.
Lição:
Anjo: Ampliar a figura da abaixo para o tamanho desejado (usar papel cartão, papelão ou EVA). Colorir como desejar.
Personagens: Usar as orientações que estão aqui para fazer os bonecos para Zacarias, Isabel, João (criança) e as pessoas.
Maquete: Encapar uma caixa de papelão com papel pedra. Fazer uma abertura na frente, como uma porta que abra e feche. Colar cartolina dourada na porta. Fazer duas colunas usando dois rolos feitos de cartolina dourada. Deixar uma abertura em cima, para colocar Zacarias dentro.
Contando aos Outros: Fazer cópias das figuras abaixo.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção 1: [Combinar com a professora auxiliar que coloque um bebê na frente das crianças enquanto elas estiverem orando, todas com os olhinhos fechados; e ao abrirem, surpreendam-se com a criancinha-nenê ou com um bonequinho bebê. Dizer a elas o nome do bebê, do seu pai e da sua mãe. Deixem que toquem nele e o peguem no colo. Depois devolver o bebê ou bonequinho e organizar as crianças em círculo ou semicírculo atraindo a atenção delas para a lição.]
Opção 2: [Dar um docinho de alfarroba para cada criança ou apenas mostrar a embalagem da alfarroba ou uma gravura de alfarroba. O importante é que as crianças saibam que João Batista era vegetariano e que os gafanhotos citados na Bíblia são o outro nome para alfarroba, uma planta do deserto cujo fruto tem sabor parecido ao chocolate.] Dizer: Na lição de hoje falaremos de alguém que comia alfarroba.
Opção 3: [Mostrar um pote com mel. Falar sobre o sabor, sobre as qualidades e a importância do mel. Se possível, dar um sachezinho de mel ou usar uma pazinha descartável para servir um pouquinho de mel para as crianças. Dizer:] Na lição de hoje falaremos de alguém que sempre comia mel.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo a apresentação da lição, revisão e aplicação).
LIÇÃO: [Mostrar a Bíblia e abri-la, mostrando o Antigo Testamento e dizer:] A Bíblia está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento conta o que aconteceu no mundo desde que foi criado até alguns anos antes de Jesus nascer. Nós já estudamos muitas histórias do Antigo Testamento. [Mostrar o Novo Testamento.] A história de hoje está na parte da Bíblia que conta a história de Jesus, de seus discípulos e do mundo até nossos dias: o Novo Testamento.
Sabem, crianças, precisamos aprender o que Deus nos ensina e obedecer aos seus ensinos. [Mostrar Zacarias e Isabel.] Zacarias era um sacerdote. Sua esposa chamava-se Isabel. Eles amavam a Deus, eram obedientes a Ele e viviam felizes. Só faltava uma coisa na casa deles. Sabem o quê? Um filho. Eles já eram bem idosos e ainda não tinham o seu bebê. E isso os deixava tristes. [Baixar a cabeça, com o rosto triste.] Por muitos anos Zacarias orou para que Deus lhe desse um filho. Ele também orava pedindo que o Salvador que Deus prometera a Adão e Eva chegasse logo.
Duas vezes ao ano, Zacarias ia a Jerusalém, para servir como sacerdote no templo. [Caminhar até o templo.] Naquele ano ele estava no templo, queimando incenso diante do altar do Senhor. [Ajoelhar-se.] Isabel e as outras pessoas esperavam lá fora. De repente, ele viu um anjo em pé ao lado direito do altar. [Mostrar a figura do anjo.] Zacarias ficou com muito medo quando viu o anjo que brilhava muito. Então, o anjo disse [fazer uma voz solene]: “Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente. Cuide para que ele nunca beba bebida forte porque ele será um profeta de Deus e vai preparar o povo para receber o Salvador, que logo nascerá também.” Que notícia maravilhosa, não é mesmo? Depois de tantos anos orando, eles finalmente teriam um bebê! Além disso, que privilégio, o filho deles seria um profeta! Zacarias ficou muito admirado! Mas, por um momento, ele duvidou de Deus e disse [fazer uma voz de idoso, falando com desânimo]: “Eu já sou muito velho e Isabel também. É impossível que tenhamos um bebê.” Duvidar do que Deus diz não é certo e o anjo teve que repreendê-lo [fazer voz solene]: “Zacarias, eu vim da presença de Deus até você para dar esta boa notícia. Mas, como você não acreditou nas minhas palavras, ficará mudo até o menino nascer.”
Enquanto isso, do lado de fora, as pessoas estavam impacientes com a demora de Zacarias e ficaram pensando: “Por que ele está demorando tanto.” Finalmente, quando Zacarias saiu, seu rosto estava brilhando com a luz do Céu, mas não conseguia falar nada. [Fingir que tenta falar, sem conseguir.] Ele fez muitos sinais até que as pessoas entenderam que ele tinha demorado porque tinha visto um anjo.
Depois de algum tempo a promessa de Deus se cumpriu e Isabel teve um belo bebê. [Pegar o boneco, envolvê-lo em panos e niná-lo.] É tão gostoso ter um bebê em casa! Zacarias estava feliz! Isabel estava feliz! Foi uma grande surpresa que uma pessoa de idade, como Isabel, pudesse ter um filho. Realmente era um grande milagre! E todos na vizinhança queriam conhecer o bebê. Todos queriam pegar e ninar o nenê. [Ir até as crianças e dar o boneco para que elas o ninem um pouquinho. Dizer:] As pessoas disseram a Isabel que o nome do bebê deveria ser Zacarias, como o do pai. Mas ela disse que seria João. Então eles disseram [fazer voz admirada]: “Mas não há ninguém na família que tenha esse nome.” E foram perguntar a Zacarias. Como não podia falar, ele escreveu [mostrar o papel com o nome JOÃO.] Depois disso, ele voltou a falar e louvou a Deus por ter sido tão bom para eles.
Zacarias e Isabel não queriam que João andasse com más companhias, para não atrapalhá-lo de ser um profeta. Então mudaram-se para um lugar bem longe da cidade, no deserto. E João cresceu ali, brincando nas rochas e areias, com os pequenos animais. Apesar de não ter crianças para brincar, João não se sentia só. O melhor amigo dele era Deus. Quando ele olhava para o céu azul lembrava-se que Deus, seu melhor Amigo, morava lá. João era feliz. Ele não reclamava por não ter brinquedos caros ou roupas da moda. A comida dele era muito simples: nada de guloseimas e bobagens. Mas ele nem se importava com isso. Ele comia uma vagem do deserto, chamada alfarroba, que tinha um gostinho parecido com chocolate. Ele misturava isso com mel e ficava uma delícia.
Foi assim que Deus ensinou a João como ser um grande pregador e também como escapar das tentações de Satanás. E João aprendeu tudo direitinho, foi obediente e tornou-se um grande profeta E da mesma forma que João, precisamos aprender o que Deus nos ensina e obedecer aos seus ensinos.
REVISANDO:
[Dizer:] João era vegetariano. E a comida dele era muito simples e gostosa: mel e semente de alfarroba. Nada de balas para estragar os dentes, nada de chocolates para mexer com os nervos. Mas ele era muito feliz com aquela comidinha porque assim ele aprendia melhor a vontade de Deus. Vou fazer umas perguntas agora. Quem acertar vai ganhar um sachê de mel (ou um docinho de alfarroba). [Fazer uma pergunta para cada criança, ajudando para que ela responda e ganhe o prêmio.]
MEMORIZANDO (até 10 minutos): [Pode-se memorizar o verso na linguagem de hoje ou na versão mais tradicional. No último caso, usar a NTLH apenas para explicar o significado do verso. Abrir a Bíblia e ler o verso para memorizar. Mostrar o visual com o verso. Dizer:] Nosso verso para memorizar de hoje fala que Deus quer nos levar pelo melhor caminho e é muito cuidadoso ao fazer isso. Quando há uma provação muito difícil, que nós não vamos aguentar, Ele nos desvia de lá. Quando há um lugar onde vamos receber uma bênção muito boa, Ele nos conduz até ali. Vamos aprender nosso verso então? [Colocar a venda nos olhos de uma criança e guiá-la pela sala. Dizer:] Vamos dar uma volta. Vou com você por aqui, porque ali está um leão. Repitam todos: “Intruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com meus olhos.” Salmo 32:8. [Segundo a idade das crianças, falar o verso inteiro ou apenas uma parte.] Agora vamos passar por ali porque tem água gostosa para refrescar. Repitam todos: “...Guiar-te-ei com meus olhos.” Salmo 32:8. Cuidado, vamos parar e ir pelo outro lado porque há uma tentação muito grande aqui. Vamos falar juntos. “...Guiar-te-ei com os meus olhos.” Salmo 32:8. [Voltar ao ponto de partida. Dizer:] Com os meus olhos eu guiei a _____. É assim que Deus faz conosco. [Repetir o processo com as outras crianças. Mudar um pouco os perigos e as bênçãos.]
APLICANDO:
[Conversar com as crianças sobre a maneira como Deus nos guia. Perguntar:] Como Deus guiou João no caminho do bem? [Dar tempo para as respostas.] Deus usou os pais de João para ensiná-lo a fazer o que é certo e afastar-se do mal. Quem Deus usa para guiar vocês? Os pais, professores, pastores e também a Bíblia.
Vamos ver se vocês entenderam a lição. Vou falar de algumas crianças. Se elas estão deixando Deus guiá-las como João deixou, vocês devem levantar-se. Se elas não estão deixando Deus guiar, vocês devem abaixar-se. Lembrem-se que Deus usa os pais, professores e pastores e também a Bíblia para nos guiar. [Criar outras situações de acordo com as necessidade de seus alunos.]
· Márcia já aprendeu que doces estragam os dentes. Mas quando ela ganha um dinheirinho, gasta tudo em balas. [Devem abaixar-se.]
· Os pais de Jorge já compraram um bom brinquedo para ele. Mas ele está chorando porque quer ganhar também um jogo igual ao de seu colega, com monstros e armas. [Devem ficar abaixados.]
· Beatriz ganhou um dinheirinho e foi ao mercado. Lá ela lembrou-se que sua mãe a ensinou a não comer bobagens e, por isso, comprou dois lindos cachos de uva. [Devem levantar-se.]
· Marcos tem um tênis muito bom, mas quer comprar outro, bem caro, igual ao de seus amigos. Ele fica nervoso e discute com seus pais. [Devem abaixar-se.]
· A Bíblia diz que as mulheres não devem usar roupas de homem e Ana leu esse verso outro dia. Sua prima lhe deu uma calça jeans. Ela agradeceu, mas lembrou-se da instrução da Bíblia e pediu a sua mãe que transformasse a calça em uma saia. [Devem levantar-se.]
· Sejamos como João, que seguiu as instruções de Deus e de seus pais. Assim seremos abençoados e felizes.
CONTANDO AOS OUTROS (até 10 min, se não houver ensaios):
Opção A: [Dar uma cópia recortada para cada criança do bebê para embrulhar (acima). Depois de pintarem, ajudá-las a dobrar o trabalhinho nas linhas pontilhadas. Dizer:] O bebê João chegou de surpresa no lar de Zacarias e Isabel. Deus cuidou de João. Ele olhava com seus olhos para ele e ensinava-o a ser bom. Deus mostrou a João tudo que ele precisava saber para ser um missionário. Deus nos guia também com seus próprios olhos.
Opção B: [Colocar sachês de mel dentro de um saquinho e amarrá-lo com fitilho. Pedir às crianças que compartilhem o melzinho com alguém e contem que uma das coisas que João fez para seguir as instruções de Deus, foi ser vegetariano e não comer bobagens.]
ENCERRAMENTO (até 5 minutos): [Cantar e orar, pedindo para que Deus guie cada criança com seus olhos durante esta semana.]
ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).
Um comentário:
Muito bom, somente creio que deve haver mais comunicação, informando para todos que temos materiais tão preciosos para as professoras.
Postar um comentário