quarta-feira, junho 26, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - Lição 13

Lição 13
Um Homem Justo

 OBJETIVO: Confiar que Deus cuidar de seus servos fiéis.
VERSO PARA MEMORIZAR: : “Ainda que Ele me mate, nEle esperarei.” [...] Jó 13:15.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: fotos de pessoas e coisas importantes para o professor;  Lição: maquete; Revisando: aparelho de som e CD; Aplicando: pedra com pontas; Contando aos Outros: cópias da atividade abaixo.


Fonte: http://www.escoladominical.net/showthread.php?1179-J%F3


 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Usar bonecos para serem os personagens: Jó, a esposa, os filhos, os três amigos. Para Jó, fazer dois bonecos: um saudável e outro doente. Usar objetos diferentes para cada animal. Por exemplo, tampas de garrafa para as ovelhas, prendedores de roupa para os jumentos, bloquinhos de montar para os bois e potes de danoninho para os camelos. Colocar cada rebanho sobre um pedaço de papelão ou prato descartável. No início, colocar somente metade dos rebanhos. No final, deixar completo.

Para quem quer usar visuais mais caprichados, as imagens abaixo são uma inspiração:


Fonte: http://paulabelquice.blogspot.com.br/2016/04/visuais-em-eva-para-historia-de-jo.html




 Clique aqui para ver como usar o visual acima para contar a história.





Clique aqui para ver como usar o visual acima para contar a história.



Aplicando: Pedra com pontas: Pegar uma pedra bem lisinha, polida. Envolvê-la com massa de biscuit ou argila, fazendo muitas pontas e arestas. Deixar secar. 





CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar um álbum com fotos de pessoas ou coisas queridas, como filhos, pais, sobrinhos, animal de estimação, etc. enquanto mostra, dizer o quanto ama essas pessoas e coisas. Depois, dizer:] A história bíblica de hoje é sobre um homem que perdeu muitas coisas valiosas. Depois de ouvirem a história, quero que me respondam: Quem era o homem? O que aconteceu às pessoas e coisas importantes? Por que isso aconteceu ao homem? Como tudo terminou?
[Atividade extraída de: “É hora de jogar!” Editora Shedd]

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Mostrar o boneco de Jó e dizer:] Numa terra muito distante chamada Uz, havia um homem por nome Jó. Ele tinha uma família grande e bonita, formada pela esposa, sete filhos e três filhas. Tinha também muitos empregados. [Mostrar os bonecos para esses personagens. Depois, mostrar os “rebanhos”] Ele era rico: possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentos jumentos e quinhentos bois. Todas as pessoas gostavam dele porque era uma pessoa muito boa, que ajudava a todos que podia e amava muito a Deus.  

[Essa parte deve ser apenas contada, sem bonecos.] Certo dia, os anjos vieram perante Deus. Satanás também veio com eles. E o Senhor lhe perguntou: “De onde você vem vindo?”. “De rodear a Terra e passear por ela”, ele respondeu.  E Deus perguntou: “Viu o meu servo Jó? Não há na Terra homem tão bom e honesto. Jó teme a Deus e se afasta do mal.” Então o Inimigo replicou [fazer uma voz maldosa]: “É à toa que Jó teme a Deus? Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem e abençoa tudo o que Jó faz.  Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito” (Jó 1:7-11). Isso era mentira. Deus sabia que Jó era fiel a Ele, não importava o que acontecesse. Então, para mostrar a mentira de Satanás, Deus disse: “Pode fazer o que quiser com o que Jó tem. Só não toque no seu corpo.”  Então Satanás saiu da presença de Deus e foi perturbar Jó, pensando [Esfregar as mãos uma na outra, fazendo uma expressão de maldade.]: “Eu vou fazer esse Jó sofrer tanto que logo ele vai pecar e todos saberão que ninguém pode ser obediente a Deus. Hahahahaha!

[Movimentar os personagens conforme a história.] Então um dia, quando todos os filhos de Jó estavam comendo e bebendo na casa de um deles, um mensageiro veio apavorado e disse a Jó [falar com voz apavorada]: “Os bois estavam no campo, e os jumentos estavam pastando ao lado deles. [Tirar os bois, os jumentos e os empregados.] De repente, um bando de ladrões vieram, roubaram tudo e ainda mataram todos os seus empregados. Só eu escapei.” Jó ficou horrorizado! [Fazer expressão de espanto. Aproximar outro boneco de Jó.] Enquanto o moço ainda estava falando, outro empregado veio, e desesperado, disse [falar com voz apavorada]: “Os caldeus vieram e pegaram os seus camelos e tiraram a vida de todos os seus empregados, só eu fugi.”. [Tirar os camelos. Aproximar outro boneco de Jó.] Antes desse empregado terminar de falar, outro entrou na sala e, disse [falar com voz apavorada]: “Fogo desceu do céu e matou todas as suas ovelhas e pastores, e eu fui o único que escapou.”. [Tirar as ovelhas. Aproximar outro boneco de Jó.] Enquanto Jó pensava nestes desastres, um quarto empregado entrou quase sem fala, e tremendo, disse [falar com voz desesperada.]: “Seus filhos e filhas estavam comendo e bebendo na casa do seu irmão mais velho, veio um vendaval que derrubou a casa em cima deles e ninguém sobreviveu.”

Coitado do Jó! Não conseguia nem acreditar no que estava acontecendo com ele. Em pouco tempo tinha perdido tudo que tinha. Mas o pior era perder todos os filhos. Isso foi terrível! Ele ficou tão triste, tão triste que rasgou as suas roupas e raspou a cabeça. [Deitar o boneco.] Então, caiu no chão e adorou a Deus, dizendo: “Vim ao mundo sem nada e morrerei sem nada. O Senhor me deu tudo que eu tinha e Ele o tirou. Bendito seja o nome do Senhor.” Que exemplo, não é? Jó não se queixou, nem ficou zangado com Deus.

Vocês não acham que Jó tinha problemas demais? É claro que tinha, mas Satanás ainda achou pouco. Ele foi de novo à presença do Senhor e disse que Jó só estava sendo fiel porque ainda tinha saúde.  Mais uma vez o Senhor permitiu que Satanás perturbasse Jó, mas não deixou que tirasse a vida dele.  Assim que o Inimigo saiu da presença do Senhor foi correndo até Jó e fez com que ele tivesse tumores horríveis, que doíam e coçavam muito. [Colocar o boneco doente.] Que terrível! Ele ficou ferido dos pés à cabeça. Pobre Jó! Ele não podia ficar bem nem sentado, nem em pé, nem deitado. A coceira era tanta que ele pegou um pedaço de telha e o usava para se coçar o dia inteiro. Será que dessa vez Jó continuaria fiel a Deus?

O sofrimento dele era tão grande que sua esposa, não aguentou mais ver aquilo. Então, em um momento de desespero, ela disse [fazer voz irritada]: “Amaldiçoa a Deus e morre!” Mas Jó não deu ouvidos a ela. Ele não quis ficar zangado com Deus. Ao invés disso, ele disse [fazer uma voz sofrida, mas calma]: “Você está falando como uma louca. Será que nós vamos receber só o bem e não o mal?” Jó acreditava que Deus sabia o que era melhor. Ele suportou pacientemente o sofrimento e continuou fiel exatamente como antes.

Quando acontece alguma coisa ruim com a gente, nossos amigos vêm nos visitar. Os amigos de Jó, Elifaz, Bildade e Zofar, também foram lá. [Aproximar os três amigos de Jó.] Quando o viram naquela situação, quase não o reconheceram. Rasgaram as suas roupas, lançaram cinzas sobre a cabeça e choraram demoradamente. Eles ficaram sete dias olhando para Jó sem saber o que dizer para ele. Depois de sete dias Jó disse que gostaria de não ter nascido. Ele disse isso porque desejava ter descanso e paz.

Então, seus amigos, ao invés de falar palavras de consolo, começaram a dizer [fazer voz de acusação:] “Jó, você deve ter feito alguma coisa muito ruim e Deus está castigando você. Você deve ser muito mau, para receber um castigo tão grande assim.”  Imaginem a situação de Jó. Sofrendo tanto e ainda sendo acusado de fazer maldades. Desse jeito, a visita deles só serviu para deixar Jó ainda mais abatido.

Ele respondeu [falar com voz sofrida]: “Eu não fui desobediente. Eu cuidei mais da Palavra de Deus, do que da minha comida. Ele sabe tudo que tenho feito e quando Ele terminar de me testar eu vou sair como o ouro.” Jó sabia que Deus o estava testando. Por isso não desanimou. Mas não foi fácil, porque os amigos dele não paravam de acusá-lo.

Deus não gostou do que Elifaz, Bildade e Zofar fizeram. Ele mandou que eles oferecessem sacrifícios e que Jó orasse por eles, para não serem castigados. Jó orou por seus amigos e eles foram perdoados. Então, aconteceu algo maravilhoso: Deus devolveu em dobro tudo que Satanás havia tirado de Jó. [Colocar o dobro de animais.] Ele teve 14.000 ovelhas, 6.000 camelos, mil jumentos e mil bois. [Mostrar o Jó curado.] Deus também curou a doença de Jó e a pele dele ficou bem limpa, sem nenhuma marquinha. Além disso, cada pessoa que Jó havia ajudado foi visitá-lo levando dinheiro e ouro. [Colocar moedas perto de Jó.] Como ele havia ajudado muita gente, recebeu muito dinheiro. [Colocar os bonecos dos filhos em volta dele.] E, além disso, ele e a esposa tiveram mais sete meninos e três meninas e suas filhas se tornaram as moças mais lindas que havia naquele país. Nunca mais Deus permitiu que Satanás o provasse com tanta força. Ele havia sido testado e saído como ouro. E o Senhor abençoou o fim da vida de Jó mais do que o princípio.

REVISANDO: [Ficar de costas para a turma, enquanto as crianças andam pela sala ao som de música.  Quando a música parar, as crianças escolhem se querem ser filhos (ficando de pé); se querem ser um dos animais (ficando de quatro) ou se querem ser Jó (deitando-se no chão). Ainda sem olhar, dizer: “Jó perde seus filhos e filhas” ou “Jó perde seus animais” ou “Jó fica doente”. Quem estiver na posição anunciada, sai da brincadeira e responde a uma das perguntas de Conquistando a Atenção.]
[Atividade extraída de: “É hora de jogar!” Editora Shedd]

MEMORIZANDO: [Dizer:]  Jó não estava entendendo porque ele estava sofrendo tanto. Mas ele ainda assim, confiava em Deus. Nós também precisamos confiar em Deus sempre.  [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos sugeridos na lição.]

Ainda que Ele me mate - [apontar para o céu, bater a mão fechada contra a outra]
nEle esperarei - [levantar as mãos para o alto]
Jó 13:15 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]


APLICANDO: [Com antecedência, montar uma torre com copos descartáveis. Depois, mostrar a pedra com as pontas. Dizer:]  Vamos entender agora o que aconteceu com Jó. Sabem, quando encontramos Jesus somos como pedras grosseiras [mostrar as pontas da pedra]. Somos cheios de defeitos. Mas Jesus  nos dá muito valor e quer que todos vejam isso. Então, Ele nos escolhe e permite que nos venham provas.

Vamos imaginar que essa pedra aqui é um menino chamado Jorge [dizer um  nome que não tenha em sua sala.]. Ele construiu uma torre com copos descartáveis. [Mostrar a torre.] Mas o irmãozinho dele veio e derrubou tudo. [Derrubar a torre.] Deus deixou isso acontecer para ver se ele vai ser paciente e bondoso. Se ele for, vai sair um pouco das pontas. [Tirar uma parte das pontas.] Se não for, Deus vai prová-lo mais uma vez.

Outro dia, ele estava andando de bicicleta e se divertindo muito. Então, a mãe dele o chamou para limpar o seu quarto. Deus está testando ele para ver se obedecerá depressa. Se ele fizer isso, mais uma ponta será tirada do caráter dele. [Tirar mais uma parte das pontas.] E assim, Deus vai provando o Jorge e a nós também, todos os dias, até desaparecerem todas as pontas. [Ir tirando mais pontas. Depois, esfregar uma lixa bem fininha e um pano até a pedra polida aparecer.]

Jó sabia que era uma pedra na mão de Deus. Sabia que Deus permitiu que ele perdesse tudo para testá-lo. Ele teve uma grande fé e passou pelo teste. E você está pronto para que Deus tire todas as pontas grosseiras de seu caráter? Se estiver, você será como essa pedra.

CONTANDO AOS OUTROS:  [Entregar a atividade para as crianças pintarem, enquanto relembra a aplicação.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!