terça-feira, junho 04, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - Lição 10

Lição 10
A Mais Bela


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que deve buscar a Deus nos momentos de dificuldade;
SENTIR  confiança na proteção de Deus.;
RESPONDER,  buscando a Deus quando passar por dificuldade.


VERSO PARA MEMORIZAR: “E quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino.” Ester 4:14.
RECURSOS NECESSÁRIOS:  Lição: maquete, figuras da história ou cenário grande,papel dobrado como um bilhete, coroa para Ester e o rei, cetro para Assuero; Revisando: cetro; Contando aos Outros: cópias da atividade para cada criança, lápis de cor, tesouras.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição -  Esta história pode ser contada de diversas formas. Abaixo, algumas sugestões:

Opção 1 - Maquete: Fazer palácio ou castelo, usando caixas encapadas ou EVA.  Usar a mesma sala do trono das histórias anteriores. Pode-se usar uma boneca bem bonita para ser Ester e outras menos bonitas para serem as concorrentes. Usar um boneco masculino para ser o rei e outros bonecos para serem Mardoqueu e Hamã. 

Fonte: dicasdatiamaira.blogspot.com.br/2012/08/ester-rainha.html

 Fonte: escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2010/05/licao-07-junioresmardoqueu-o-heroi.html


Fonte: blogdaebi.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html


Fonte: blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/ester-uma-linda-rainha.html


Fonte: http://salinhaebd.blogspot.com.br/search?q=Ester&submit=Buscar


Fonte: dicasdatiamaira.blogspot.com.br/2012/08/ester-rainha.html 




Opção 2 - Cenário grande: Fazer uma sala do trono em um lado da sala e do outro,os aposentos de Ester. Coroa para Ester e cetro para Assuero.



Fonte: www.fotolog.com.br/ofexpression/21995633/

Fonte: blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/ester-uma-linda-rainha.html

Contando aos outros: Fazer uma cópia em cartolina da atividade abaixo para cada criança.




Outra atividade possível:



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Dar tempo para respostas ao perguntar:] Que postura nós fazemos quando oramos? Vocês podem mostrar para mim? Geralmente juntamos as mãos? Por que fazemos isso? [Para não ficar brincando com outras coisas nem cutucando a pessoa que está do nosso lado.] Então, cada um vai juntar suas mãos agora. Que mais nós fazemos ao orar? Sempre que possível, nós nos ajoelhamos, não é mesmo? Por que fazemos isso? [Para mostrar respeito e reverência a Deus.] Então, vamos nos ajoelhar e inclinar a cabeça agora. E vocês então fecham os olhos? Por que fazem isso? [Para não ficar olhando para outras coisas e pessoas, e poder pensar somente em Deus.] Então, vamos fechar os olhos agora. É assim que oramos? Agora vocês podem sentar-se outra vez. Digam-me, onde vocês geralmente oram junto com outras pessoas? [Em casa, na igreja, na Escola Sabatina.] Por que oramos juntos? [Porque isso nos anima, nos torna mais fortes, e assim oramos com um único objetivo.] Será que Jesus gosta que oremos juntos? [Sim.] Hoje veremos uma pessoa que se juntou com outras para orar. Prestem atenção. [Atividade extraída de http://www.advir.com/historiasbiblicas/professores/3aplicacao/orando%20juntos3.htm ]

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Relembrar a história da semana anterior rapidamente. Se as crianças forem muito pequenas (ou se o tempo for curto), é melhor pular o segundo parágrafo.]

[Mostrar Ester e dizer: ] Há muito tempo, na distante Pérsia, viveu uma jovem muuuito linda chamada Ester. Ela não era apenas linda, mas também, gentil e inteligente e por isso todos que a conheciam gostavam dela! [Mostrar Mardoqueu.] Como era órfã, Ester tinha sido criada como uma filha por seu primo mais velho, chamado Mardoqueu.  

[Mostrar Assuero.] Naquele tempo, reinava na Pérsia o poderoso rei Assuero que procurava uma jovem para se casar. As jovens mais bonitas do reino foram levadas para uma casa especial, perto do palácio, para se arrumarem.  [Mostrar várias bonecas e, por último, Ester.] Muitas jovens bonitas e elegantes foram levadas para o rei, mas quando ele viu Ester com sua beleza e bondade, não pode resistir e a escolheu para ser a rainha da Pérsia e morar no palácio. [Colocar a coroa em Ester e colocá-la no palácio.] Só que o rei não sabia de duas coisas: que quem havia escolhido Ester não era ele, mas o próprio Deus e ele também não sabia que Ester era judia.

Certa vez Mardoqueu salvou a vida do rei descobrindo que dois guardas queriam matá-lo e esse fato foi escrito no livro do rei. Mas o rei se esqueceu de agradecer a Mardoqueu.

[Mostrar Hamã.] Havia naquele reino um homem chamado Hamã, que era muito rico, poderoso e perverso. As pessoas tinham medo de Hamã e se ajoelhavam quando ele passava pelas ruas. [Inclinar alguns bonecos ou pedir que as crianças se inclinem.] Como Hamã era vaidoso!!! Ele não apenas deixava que as pessoas o adorassem como também gostava muito disso! [Mostrar Mardoqueu sem se inclinar.] Apenas Mardoqueu não se ajoelhava quando Hamã passava, porque sabia que deveria adorar somente a Deus. Quando Hamã percebeu isso, ficou cheio de ódio. Ele disse [fazer voz irada]: “Quem esse judeuzinho pensa que é para não me adorar? Eu vou matá-lo! Não! Eu vou matar a todos os judeus! Eles verão quem é que deve ser adorado! Há! Há! Há!”

[Levar Hamã até a sala do trono do rei.] Hamã foi até o rei e disse [fazer uma voz astuta]: “Sabe rei, entre as pessoas que moram no seu reino há um povo que é diferente de todos os outros e que têm leis diferentes de todas as outras. Eles não obedecem as suas leis, ó rei. É um povo perigoso. Precisamos destrui-los antes que eles façam uma revolta e tragam problemas.”

Desse jeito, Hamã conseguiu convencer o rei a assinar uma lei que permitia aos medo-persas matarem todos os judeus e ainda pegar tudo que fosse deles: casas, dinheiro, animais. Que lei terrível, não é mesmo? Que coração duro! Hamã não temia a Deus. Ele era, de fato, muito mau!!!

Quando os judeus ficaram sabendo, começaram a chorar e a jejuar. Mardoqueu mandou uma mensagem para a rainha Ester pedindo que fosse ver o rei e tentasse mudar aquela lei. Mas o rei era muito nervoso. Fazia algum tempo que ele não chamava Ester. E quem fosse vê-lo sem ser chamado poderia ser morto, se ele não erguesse o seu cetro. Ester estava com medo que Assuero não levantasse o cetro para ela e ela fosse morta.

Mardoqueu soube que a rainha estava com medo e mandou outro recado: “Não pense que você estará segura só porque é rainha. Se você não fizer nada por seu povo, Deus encontrará outro meio de nos salvar, mas você será destruída. Quem sabe não foi para um tempo desse que Deus a tornou rainha?”  Ester ficou preocupada. Se ela fosse ver o rei, poderia morrer. Se não fosse, seu povo morreria. Mas ficou pensando nas palavras de Mardoqueu e teve certeza de que Deus a havia tornado rainha para salvar seu povo. Ela era valente e amava a Deus e a seu povo mais que a própria vida. Por isso escolheu ir ver o rei. Novamente ela mandou um recado a Mardoqueu [ler um papel como se fosse um bilhete]: “Ajunte todos os judeus e jejuem por mim durante três dias. Eu e minhas servas faremos a mesma coisa. Depois irei ver o rei, mesmo sendo contra as regras. Se for da vontade de Deus que eu morra salvando meu povo, eu morrerei!” Assim, Ester passou três dias orando e jejuando. Ela sabia que só Deus poderia resolver aquele problema.

REVISANDO: [Ficar de costas, contando até três, enquanto as crianças passam o cetro de mão em mão. No número 3, quem estiver com o cetro deve responder a uma pergunta. Repetir o processo por mais vezes até acabarem as perguntas.]

MEMORIZANDO: [Dizer:] Deus nos coloca no lugar certo e na hora certa para fazermos aquilo que o agrada. Quando a mamãe está muito ocupada com o almoço você pode pensar: “Acho que Deus me colocou aqui para ajudar a mamãe.” E então você pode arrumar a mesa para ela. Pode ser que seu vovô tenha perdido os óculos. Pode ser que você esteja ali para ajudá-lo a procurá-los.  Devemos sempre pensar nisso. Por isso, vamos memorizar esse verso. [Ler o verso e ensiná-lo como está descrito na lição.]

E quem sabe se para tal tempo como este  - [Fazer uma expressão de interrogação e colocar as mãos sobre a cabeça].  
chegaste a este reino -  [indicar o lugar onde está]
Ester 4:14 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

APLICANDO:  [Dizer:] Antes de Ester ir falar com o rei gastou três dias falando com seu Pai celestial com jejum e oração. Isso nos ensina que devemos buscar a Deus sempre que tivermos uma dificuldade. Vou falar algumas situações. Sempre que eu perguntar o que a criança deve fazer, vocês devem baixar a cabeça, juntar as mãos, fechar os olhos e dizer: “orar”.

· Marcos vai mudar para uma escola onde ele não conhece ninguém. Ele está com  medo de não conseguir fazer amigos. O que ele deve fazer?
· Sueli está ensaiando uma poesia para falar na igreja. Mas ela está com medo de errar. O que ela deve fazer?
· O professora de Jorge pediu para ele recitar os dez mandamentos para os colegas  que não são cristãos. Ele tem medo que seja zombado. O que ele deve fazer?

Quando você precisar fazer uma coisa difícil fale com Deus a esse respeito. Diga-Lhe como é difícil para você fazer isto, e Ele lhe dará coragem exatamente como deu à rainha Ester.

CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar a atividade para as crianças para as crianças pintarem. Avisá-las de contar a outros o que aprenderam na aula de hoje.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!