Lição 6
Um Sonho Estranho
Ao final da lição a criança deverá:
SABER que a profecia da estátua de Nabucodonosor se cumpriram e que Jesus está às portas;
SENTIR confiança nas profecias da Bíblia;
RESPONDER, preparando-se para a volta de Jesus .
VERSINHO-CHAVE: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: medalhas de ouro, prata e bronze (ou outros objetos com as cores desse metais), objeto de ferro e de cerâmica; Lição: Figura da estátua; Opção 1 - cenário; Opção 2 - maquete; Revisando: figura da estátua preparada para flanelógrafo; Aplicando: mais uma figura da estátua preparada para flanelógrafo; Contando aos Outros: Cópias da figura abaixo.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Opção 1 - Maquete:
Quarto do rei - Usando uma caixinha encapada, fazer uma cama. Usar retalhos para fazer o cobertor e o travesseiro.
Quarto do rei - Usando uma caixinha encapada, fazer uma cama. Usar retalhos para fazer o cobertor e o travesseiro.
Fonte: blogdaebi.blogspot.com
Sala do trono - trono feito com caixinhas encapadas com papel dourado. Se possível, colocar cortinas e tapetes.
Personagens - bonecos de plástico ou feitos de sucata (ver aqui).
Estátua (fazer três: uma para a lição, uma para Revisando e outra para Aplicando) -
Ampliar a figura da estátua em um tamanho que seja bem maior que os personagens da maquete. Para quem tem acesso a impressora colorida, pode-se imprimir a figura abaixo.
Ampliar a figura da estátua em um tamanho que seja bem maior que os personagens da maquete. Para quem tem acesso a impressora colorida, pode-se imprimir a figura abaixo.
Quem prefere imprimir em preto e branco, pode usar esta outra figura:
Fonte: enigmasbiblicos.blogspot.com.br/2012/08/desenho-biblico-para-pintar-estatua-do.html
Pintar a cabeça de amarelo, o peito e os braços de cinza claro, o ventre e as coxas de laranja, as pernas de cinza escuro e os pés de cinza escuro com manchas marrons. Pode-se usar glitter dourado, prateado e cobre, para dar idéia dos metais. Para aderir a estátua em um flanelógrafo, colar atrás dela entretela, ou retalhos de lixa, feltro ou mesmo esponja de aço.
Inspire-se nas figuras abaixo (ou imprima-as).
Fonte: http://julearauju.blogspot.com.br/2012/12/o-sonho-de-nabucodonosor-chave-para-se.html
Fonte: http://www.radioadventos.com.br/?p=69
Fonte: http://projetoaliga.blogspot.com.br/2010/02/o-sonho-de-nabucodonosor.html
Fonte: http://johnthewitness.wordpress.com/2012/01/05/dragon-beasts-little-horn-and-the-false-prophet/
Clique aqui para ver a estátua em 3D.
Pedra - Cortar um pedaço de papel pedra ou pardo bem maior que o tamanho da estátua. Depois, amassar e fazer uma bola, tomando cuidado para não rasgar o papel.
Opção 2 - Cenário:
Casa de Daniel - em um canto da sala, colocar algumas almofadas e esteiras.
Quarto do rei - no lado oposto à casa de Daniel, colocar um colchonete e edredon, com travesseiro e lençol (de preferência que a roupa de cama seja bem bonita).
Ao lado, fazer a sala do trono - cobrir uma cadeira com um tecido bem bonito, de preferência dourado. Se possível, colocar tapetes e cortinas.
Estátua - Ampliar a figura da estátua para um tamanho grande. Pintar cada parte como descrito acima e fixá-la na parede, com fita adesiva. Fazer uma pedra maior que o tamanho da estátua, amassando uma folha grande de papel pardo ou pedra.
Casa de Daniel - em um canto da sala, colocar algumas almofadas e esteiras.
Quarto do rei - no lado oposto à casa de Daniel, colocar um colchonete e edredon, com travesseiro e lençol (de preferência que a roupa de cama seja bem bonita).
Ao lado, fazer a sala do trono - cobrir uma cadeira com um tecido bem bonito, de preferência dourado. Se possível, colocar tapetes e cortinas.
Estátua - Ampliar a figura da estátua para um tamanho grande. Pintar cada parte como descrito acima e fixá-la na parede, com fita adesiva. Fazer uma pedra maior que o tamanho da estátua, amassando uma folha grande de papel pardo ou pedra.
Inspiração para a sala do trono:
Fonte: http://passeandopelavida.com/page/4/
Revisando: Além de uma figura da estátua, escrever os nomes dos reinos representados pela estátua em pedaços de papel (Babilônia, Medo-pérsia, Grécia e Roma). Para fixar as figuras na parede, usar rolinhos de fita crepe Adelbras. Se preferir usar o flanelógrafo, colar pedaços de lixa, feltro, entretela ou um pouco areia) por trás das impressões para fazê-las aderir ao flanelógrafo.
Para o painel acima, a figura foi ampliada na impressora em 3 vezes
(altura de três folhas A4, na vertical).
Depois, foi recortada e montada.
Abaixo, as palavras para impressão colorida.
Contando aos outros:
Opção 1: Para crianças não alfabetizadas, fazer uma cópia a figura abaixo para cada uma.
Pedir aos pais que ensinem o verso da atividade.
Fonte da figura: ministeriocomcriancas-alili.blogspot.com.br/2012/05/daniel-interpreta-o-sonho-de.html
Opção 2: Para crianças alfabetizadas, fazer uma cópia desta outra figura para cada uma.
Ajudá-las a preencher as palavras com as vogais.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Mostrar as medalhas de ouro, prata e bronze e perguntar para que são usados e qual desses metais é o mais valioso. Depois, mostrar um objeto de ferro e outro de argila. Falar sobre a resistência do ferro, que é usado para fazer coisas fortes e duráveis e da fragilidade da argila, que quebra facilmente. Depois, dizer:] Todos esses materiais aparecerão na história bíblica de hoje. Prestem atenção para saberem como e onde.
APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Dizer:] Você alguma vez já teve um sonho enquanto dormia? É claro que sim. Todos nós temos sonhos. Algumas vezes nos lembramos dos nossos sonhos e os contamos a alguém, mas outras vezes nos esquecemos deles. Foi isto que aconteceu com o rei de Babilônia. [Colocar o rei deitado.]
Uma noite ele estava pensando em seu reino. Era o maior e mais rico de todos os reinos. Mas, o que aconteceria com esse reino depois que ele morresse. Será que duraria para sempre? Pensando nisso, acabou adormecendo e teve um sonho bem estranho. [Levantar o rei.] Mas quando acordou, não conseguia lembrar o sonho. Ele ficou muito incomodado com aquilo e, por mais que tentasse, não conseguia lembrar. Ele pensou, pensou. Depois teve uma ideia [fazer voz animada]: “Vou chamar os adivinhos, mágicos e astrólogos do meu reino. Eles dizem que têm poderes incríveis e que adivinham muitas coisas. Com certeza vão me dizer o que eu sonhei!”
Então, na manhã seguinte, bem cedinho, ele chamou os mágicos, os adivinhos e os astrólogos do reino. [Colocar o rei em seu trono e os outros personagens diante dele.] Ele lhe disse [fazer uma voz autoritária]. “Eu tive um sonho esta noite, mas não consigo lembrar o que foi. Digam-me qual foi o meu sonho.” Só os magos eram mentirosos e não tinham poder algum. E agora, como eles resolveriam isso?
Para disfarçar, eles fingiram que estavam pedindo ajuda dos ídolos. Talvez tenham consultado os mapas de estrelas, as bolas de cristal, os búzios e os ídolos. Depois, disseram: “Ó rei! Os deuses não estão respondendo! Conte o sonho para teus servos e nós vamos interpretá-lo!”
O rei percebeu logo que eles estavam mentindo e ficou muito nervoso. Ele disse [falar com voz irada]: “Eu não consigo lembrar o sonho. Se vocês não me contarem o sonho eu mandarei matar todos vocês e destruir as suas casas! Mas, se me contarem o sonho eu vou dar muitos presentes para vocês.” Os mágicos ficaram muito assustados. Eles sabiam que nunca iriam adivinhar o sonho e disseram [fazer voz assustada]: “Não há ninguém no mundo que adivinhe isso, ó rei. Só os deuses sabem disso e eles não querem nos contar!” O rei ficou furioso e mandou que matassem todos os sábios da Babilônia.
Daniel e seus amigos também eram sábios, mas não estavam lá quando o rei pediu ajuda. Quando soube do que havia acontecido, Daniel foi à presença do rei [levar Daniel até o rei] e pediu um tempo para que Deus lhe revelasse o sonho e a sua interpretação. O rei permitiu e Daniel voltou para casa [colocar Daniel junto de seus amigos] e, junto com seus amigos, ficou em oração, pedindo misericórdia a Deus para que eles não morressem. Durante a noite, Deus respondeu à oração dos quatro amigos e revelou tudo a Daniel numa visão.
[Levar Daniel até Arioque.] Imediatamente Daniel agradeceu muito a Deus. Ele foi correndo até Arioque, o chefe da guarda que estava encarregado de matar os sábios, e disse [falar com voz ansiosa]: “Não mate os sábios de Babilônia!. Leve-me até o rei e eu direi o sonho e a interpretação.” [Levar Daniel e Arioque até o rei.] Sem esperar mais nada, Arioque levou Daniel perante o rei e disse [fazer voz reverente:] “Encontrei um homem da terra de Judá que pode contar o sonho ao rei.” Nabucodonosor, muito ansioso, perguntou: “Você pode contar o meu sonho?” Daniel não quis que o rei pensasse que o poder era dele. Ele quis que o rei conhecesse o verdadeiro Deus, por isso disse: “O segredo que o rei quer saber nenhum sábio, mágico, astrólogo ou feiticeiro pode revelar. Mas há um Deus nos céus que revela os segredos e, através do seu sonho, rei, Ele revelou o que vai acontecer no fim dos tempos. Ó rei, o senhor estava deitado em sua cama, pensando em seu reino e no que aconteceria com ele depois de sua morte. Então, o verdadeiro Deus lhe revelou o futuro através de um sonho e contou para mim o seu sonho. Não que eu seja melhor que as outras pessoas, mas para que o senhor, ó rei, soubesse a interpretação e o que acontecerá no futuro.”
“No seu sonho, o senhor via uma estátua enorme. [Mostrar a estátua e apontar cada parte dela.] A cabeça da estátua era de ouro puro, o peito e os braços eram de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés de ferro misturado com barro. De repente, o senhor viu uma pedra que não foi cortada por mãos humanas. [Mostrar a pedra.] Essa pedra bateu nos pés de ferro e de barro e os triturou. Triturou também o ferro, o bronze, a prata e o ouro. [Amassar a figura da estátua até formar uma bola.] Tudo virou pó, o vento soprou o pó para longe e a estátua desapareceu. [Jogar a bola de papel no lixo.] A pedra se tornou uma enorme montanha que encheu toda a terra.” [Desamassar a pedra e esticar o papel, tomando conta do espaço onde estava a estátua.]
“Agora eu vou explicar o significado do sonho: o senhor, ó rei, é rei de vários reis. O Deus do Céu lhe deu um reino muito forte e rico. O senhor é a cabeça de ouro. Depois do senhor virá outro reino inferior ao seu, como a prata é inferior ao ouro. Depois, virá um terceiro reino, mais inferior ainda. O quarto reino será forte como o ferro, que quebra e esmiúça tudo. Quanto ao pés e dedos feitos com partes de barro e partes de ferro, quer dizer que chegará um tempo em que algumas partes desse reino serão fortes como o ferro e outras, fracas como o barro. Mas, nos dias desses reis, o Deus do Céu levantará um reino que nunca será destruído. A pedra que o senhor viu ser atirada sem o auxílio de mãos é o reino de Deus. Ele quebrará em pedaços todos os reinos deste mundo, exatamente como a pedra quebrou em pedaços o ferro, o bronze, a prata e o ouro. O grande Deus lhe mostrou, ó rei, o que acontecerá depois do senhor.”
Quando o rei ouviu o sonho e sua interpretação, percebeu que Daniel havia dito a verdade. Então, ele se ajoelhou e disse [fazer voz humilde]: “Daniel, agora tenho certeza que o seu Deus é superior aos outros e é revelador dos mistérios. Ele usou você para me contar os segredos dEle. Não vou mais mandar matar os sábios.”
Como gratidão a Daniel, o rei lhe deu muitos presentes [colocar os presentes perto de Daniel] e o fez governador de toda a Babilônia e chefe de todos os sábios. Daniel não se esqueceu de seus amigos e pediu ao rei que fizesse alguma coisa por eles também. E o rei os colocou como chefes sobre uma parte de Babilônia. E assim o nome de Deus foi exaltado naquele lugar.
MEMORIZANDO:
[Dizer:] Ninguém sabia o que aconteceria ao reino de Nabucodonor e ele estava muito preocupado com isso. Deus usou o profeta Daniel para revelar esse segredo ao rei. Hoje, há muitas pessoas preocupadas com o que acontecerá com o mundo. Alguns acham que ele será destruído por um cometa gigante, outros que vai ficar frio até todo mundo morrer congelado. Mas, para que todos saibam o que realmente vai acontecer, Deus revelou tudo, através dos profetas, em Sua Palavra [mostrar a Bíblia]. Ele fez isso porque não quer que as pessoas se percam sem serem avisadas. É isso que está escrito aqui. [Ler o verso na Bíblia, e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma - [apontar para o céu, negar com os dedos]
Sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas - [fazer expressão de cochicho, escrever sobre sua mão ]
Amós 3:7 − [desabrochar uma flor e formar um livro.]
APLICANDO: [Dizer:] O rei Nabucodonosor queria saber sobre o futuro do seu reino. E Deus lhe revelou isso através do profeta Daniel. Mas, será que o que o sonho dizia realmente aconteceu? Vamos ver?
[Mostrar a figura da estátua.] Na época do sonho, Nabucodonosor era o rei de Babilônia. Daniel disse que ele representava a cabeça da estátua. [Apontar para a cabeça da estátua e colocar o nome Babilônia ao seu lado.] Ele era muito, mas muito rico mesmo. Por isso a cabeça era de ouro.
Algum tempo depois que Nabucodonosor morreu, um general, chamado Ciro, reuniu soldados de dois povos, os medos e os persas e tomou Babilônia. Assim começou o segundo reino da estátua. [Apontar para a parte de prata e colocar o nome Medo-Pérsia ao seu lado.] Esse reino era muito grande, mas não tão rico quanto o de Babilônia, por isso era representado pela prata.
Mas, passados alguns anos, um general grego, chamado Alexandre, derrotou os persas e se tornou o novo rei, dominando tudo que os persas dominavam antes. Esse foi um reino maior ainda que o outro, mas muito mais pobre de riquezas, assim como o bronze vale menos que a prata. [Apontar para a parte de bronze colocar o nome Grécia ao seu lado.]
Depois de muito tempo, surgiu um outro reino, muito, muito forte mesmo, que derrotou a Grécia e tomou o seu lugar. Esse reino, Roma, tinha um exército muito poderoso que derrotava todos os outros. Por isso é comparado com o ferro, que não é tão caro, mas é muito duro e machuca muito.
[Apontar as duas pernas.] Com os anos esse império se dividiu em dois. [Apontar para os dedos.] Depois, ele se dividiu em dez e se tornou a Europa dos nossos dias.
Como a profecia explica, uma parte desses reinos deu origem a países muito fortes como a Inglaterra e a Alemanha. Outra parte formou países mais fracos como a Romênia e Polônia. [Apontar para os pés, em parte de barro em parte de ferro.] Então hoje nós estamos na época dos pés da estátua. Uma parte forte e outra fraca. Quase tudo que o sonho de Nabucodonosor contava já aconteceu. O que está faltando ainda? [Dar tempo para as respostas.]
Falta a pedra quebrar os pés da estátua. O que é mesmo a pedra? [O reino de Deus.] Todos os reinos deste mundo vão desaparecer quando Jesus voltar. Então o Reino de Deus vai tomar conta de toda a terra. Em que parte do sonho estamos vivendo agora? [No tempo antes da pedra destruir a estátua.] Então, vamos nos preparar para isso.
A profecia se cumpriu direitinho até agora. Isso quer dizer que o que está faltando vai acontecer também. Graças a Deus, nós já sabemos o futuro porque Ele já deixou tudo revelado. Nós só precisamos estar prontos para isso. Vamos abandonar os nossos pecados e nos apegar a Deus, para que, quando o reino dEle chegar, nós estejamos preparados.
REVISANDO: [Retirar os nomes dos reinos do lado da estátua. Dizer:] Vou fazer algumas perguntas sobre a estátua. Cada vez que vocês acertarem, a pedra vai se aproximar dela. Se errarem, a pedra se afastará. Procurem acertar direitinho para que a pedra possa ferir os pés da estátua e o reino de Deus começar. [Apontar cada parte da estátua e fazer perguntas sobre ela. Ajudar para que as crianças consigam acertar. No final, amassar a estátua, dizendo:] Os reinos deste mundo vão todos passar, mas quem fizer a vontade de Deus vai viver com Ele no Seu reino para sempre.
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias da estátua para as crianças pintarem. A cabeça pode ser de amarelo, o peito e os braços de cinza claro, o ventre e as coxas de laranja, as pernas de cinza escuro e os pés com manchas cinzas e marrons. Pode-se aplicar gliter dourado, prateado e em tom de cobre sobre as cores também. Enquanto trabalham, recapitular a explicação e pedir que usem o desenho para contar a outros sobre essa maravilhosa profecia.]
Um comentário:
Parabéns, gostei muito desta lição. Prossiga usando este dom maravilhosos de colocar AS VERDADES BIBLICAS DE MANEIRA TÃO CLARA. Um grande abraço.Junia
Postar um comentário