quarta-feira, maio 08, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - Lição 6


Lição 6
Um Sonho Estranho



Ao final da lição a criança deverá:
SABER que a profecia da estátua de Nabucodonosor se cumpriram e que Jesus está às portas;
SENTIR confiança nas profecias da Bíblia;
RESPONDER, preparando-se para a volta de Jesus .


VERSINHO-CHAVE: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: medalhas de ouro, prata e bronze (ou outros objetos com as cores desse metais), objeto de ferro e de cerâmica; Lição: Figura da estátua; Opção 1 - cenário; Opção 2 -  maquete; Revisando: figura da estátua preparada para flanelógrafo; Aplicando: mais uma figura da estátua preparada para flanelógrafo; Contando aos Outros: Cópias da figura abaixo.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Opção 1 - Maquete
Quarto do rei - Usando uma caixinha encapada, fazer uma cama. Usar retalhos para fazer o cobertor e o travesseiro. 


Fonte: blogdaebi.blogspot.com 



Sala do trono - trono feito com caixinhas encapadas com papel dourado. Se possível, colocar cortinas e tapetes. 

Personagens - bonecos de plástico ou feitos de sucata (ver  aqui).

Estátua  (fazer três: uma para a lição, uma para Revisando e outra para Aplicando) -
Ampliar a figura da estátua em um tamanho que seja bem maior que os personagens da maquete. Para quem tem acesso a impressora colorida, pode-se imprimir a figura abaixo.




Quem prefere imprimir em preto e branco, pode usar esta outra figura: 

Fonte: enigmasbiblicos.blogspot.com.br/2012/08/desenho-biblico-para-pintar-estatua-do.html


Pintar a cabeça de amarelo, o peito e os braços de cinza claro, o ventre e as coxas de laranja, as pernas de cinza escuro e os pés de cinza escuro com manchas marrons. Pode-se usar glitter dourado, prateado e cobre, para dar idéia dos metais. Para aderir a estátua em um flanelógrafo, colar atrás dela entretela, ou retalhos de lixa, feltro ou mesmo esponja de aço. 

Inspire-se nas figuras abaixo (ou imprima-as).

Fonte: http://julearauju.blogspot.com.br/2012/12/o-sonho-de-nabucodonosor-chave-para-se.html




Fonte: http://www.radioadventos.com.br/?p=69





Fonte: http://projetoaliga.blogspot.com.br/2010/02/o-sonho-de-nabucodonosor.html



Fonte: http://johnthewitness.wordpress.com/2012/01/05/dragon-beasts-little-horn-and-the-false-prophet/

Clique aqui para ver a estátua em 3D.

Pedra - Cortar um pedaço de papel pedra ou pardo bem maior que o tamanho da estátua. Depois, amassar e fazer uma bola, tomando cuidado para não rasgar o papel. 

Opção 2 - Cenário: 
Casa de Daniel - em um canto da sala, colocar algumas almofadas e esteiras. 
Quarto do rei - no lado oposto à casa de Daniel, colocar um colchonete e edredon, com travesseiro e lençol (de preferência que a roupa de cama seja bem bonita). 
Ao lado, fazer a sala do trono - cobrir uma cadeira com um tecido bem bonito, de preferência dourado. Se possível, colocar tapetes e cortinas.  
Estátua - Ampliar a figura da estátua para um tamanho grande. Pintar cada parte como descrito acima e fixá-la na parede, com fita adesiva. Fazer uma pedra maior que o tamanho da estátua, amassando uma folha grande de papel pardo ou pedra.

Inspiração para a sala do trono:


Fonte: http://passeandopelavida.com/page/4/


Revisando: Além de uma figura da estátua, escrever os nomes dos reinos representados pela estátua em pedaços de papel (Babilônia, Medo-pérsia, Grécia e Roma). Para fixar as figuras na parede, usar rolinhos de fita crepe Adelbras. Se preferir usar o flanelógrafo, colar pedaços de lixa, feltro, entretela ou um pouco areia) por trás das impressões para fazê-las aderir ao flanelógrafo.




Para o painel acima, a figura foi ampliada na impressora em 3 vezes 
(altura de três folhas A4, na vertical).
Depois, foi recortada e montada. 
Abaixo, as palavras para impressão colorida.






Contando aos outros:
Opção 1: Para crianças não alfabetizadas, fazer uma cópia a figura abaixo para cada uma. 
Pedir aos pais que ensinem o verso da atividade.


Fonte da figura: ministeriocomcriancas-alili.blogspot.com.br/2012/05/daniel-interpreta-o-sonho-de.html



Opção 2: Para crianças alfabetizadas, fazer uma cópia desta outra figura para cada uma.


 Ajudá-las a preencher as palavras com as vogais.






CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
             [Mostrar as medalhas de ouro, prata e bronze e perguntar para que são usados e qual desses metais é o mais valioso. Depois, mostrar um objeto de ferro e outro de argila. Falar sobre a resistência do ferro, que é usado para fazer coisas fortes e duráveis e da fragilidade da argila, que quebra facilmente. Depois, dizer:] Todos esses materiais aparecerão na história bíblica de hoje. Prestem atenção para saberem como e onde.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Dizer:] Você alguma vez já teve um sonho enquanto dormia? É claro que sim. Todos nós temos sonhos. Algumas vezes nos lembramos dos nossos sonhos e os contamos a alguém, mas outras vezes nos esquecemos deles. Foi isto que aconteceu com o rei de Babilônia. [Colocar o rei deitado.]
Uma noite ele estava pensando em seu reino. Era o maior e mais rico de todos os reinos. Mas, o que aconteceria com esse reino depois que ele morresse. Será que duraria para sempre? Pensando nisso, acabou adormecendo e teve um sonho bem estranho. [Levantar o rei.] Mas quando acordou, não conseguia lembrar o sonho. Ele ficou  muito incomodado com aquilo e, por mais que tentasse, não conseguia lembrar. Ele pensou, pensou. Depois teve uma ideia [fazer voz animada]: “Vou chamar os adivinhos, mágicos e astrólogos do meu reino. Eles dizem que têm poderes incríveis e que adivinham muitas coisas. Com certeza vão me dizer o que eu sonhei!”

Então, na manhã seguinte, bem cedinho, ele chamou os mágicos, os adivinhos e os astrólogos do reino. [Colocar o rei em seu trono e os outros personagens diante dele.] Ele lhe disse [fazer uma voz autoritária]. “Eu tive um sonho esta noite, mas não consigo lembrar o que foi. Digam-me qual foi o meu sonho.” Só os magos eram mentirosos e não tinham poder algum. E agora, como eles resolveriam isso?

Para disfarçar, eles fingiram que estavam pedindo ajuda dos ídolos. Talvez tenham consultado os mapas de estrelas, as bolas de cristal, os búzios e os ídolos. Depois, disseram: “Ó rei! Os deuses não estão respondendo! Conte o sonho para teus servos e nós vamos interpretá-lo!”

O rei percebeu logo que eles estavam mentindo e ficou muito nervoso. Ele disse [falar com voz irada]: “Eu não consigo lembrar o sonho. Se vocês  não me contarem o sonho eu mandarei matar todos vocês e destruir as suas casas! Mas, se me contarem o sonho eu vou dar muitos presentes para vocês.” Os mágicos ficaram muito assustados. Eles sabiam que nunca iriam adivinhar o sonho e disseram [fazer voz assustada]: “Não há ninguém no mundo que adivinhe isso, ó rei. Só os deuses sabem disso e eles não querem nos contar!” O rei ficou furioso e mandou que matassem todos os sábios da Babilônia.

Daniel e seus amigos também eram sábios, mas não estavam lá quando o rei pediu ajuda. Quando soube do que havia acontecido, Daniel foi à presença do rei [levar Daniel até o rei] e pediu um tempo para que Deus lhe revelasse o sonho e a sua interpretação. O rei permitiu e Daniel voltou para casa [colocar Daniel junto de seus amigos] e, junto com seus amigos, ficou em oração, pedindo misericórdia a Deus para que eles não morressem. Durante a noite, Deus respondeu à oração dos quatro amigos e revelou tudo a Daniel numa visão.

[Levar Daniel até Arioque.] Imediatamente Daniel agradeceu muito a Deus. Ele foi correndo até Arioque, o chefe da guarda que estava encarregado de matar os sábios, e disse [falar com voz ansiosa]: “Não mate os sábios de Babilônia!. Leve-me até o rei e eu direi o sonho e a interpretação.” [Levar Daniel e Arioque até o rei.] Sem esperar mais nada, Arioque levou Daniel perante o rei e disse [fazer voz reverente:] “Encontrei um homem da terra de Judá que pode contar o sonho ao rei.” Nabucodonosor, muito ansioso, perguntou: “Você pode contar o meu sonho?” Daniel não quis que o rei pensasse que o poder era dele. Ele quis que o rei conhecesse o verdadeiro Deus, por isso disse: “O segredo que o rei quer saber nenhum sábio, mágico, astrólogo ou feiticeiro pode revelar. Mas há um Deus nos céus que revela os segredos e, através do seu sonho, rei, Ele revelou o que vai acontecer no fim dos tempos. Ó rei, o senhor estava deitado em sua cama, pensando em seu reino e no que aconteceria com ele depois de sua morte. Então, o verdadeiro Deus lhe revelou o futuro através de um sonho e contou para mim o seu sonho. Não que eu seja melhor que as outras pessoas, mas para que o senhor, ó rei, soubesse a interpretação e o que acontecerá no futuro.”

“No seu sonho, o senhor via uma estátua enorme. [Mostrar a estátua e apontar cada parte dela.] A cabeça da estátua era de ouro puro, o peito e os braços eram de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés de ferro misturado com barro. De repente, o senhor viu uma pedra que não foi cortada por mãos humanas. [Mostrar a pedra.] Essa pedra bateu nos pés de ferro e de barro e os triturou. Triturou também o ferro, o bronze, a prata e o ouro. [Amassar a figura da estátua até formar uma bola.] Tudo virou pó, o vento soprou o pó para longe e a estátua desapareceu. [Jogar a bola de papel no lixo.] A pedra se tornou uma enorme montanha que encheu toda a terra.” [Desamassar a pedra e esticar o papel, tomando conta do espaço onde estava a estátua.]

Agora eu vou explicar o significado do sonho: o senhor, ó rei, é rei de vários reis. O Deus do Céu lhe deu um reino muito forte e rico. O senhor é a cabeça de ouro. Depois do senhor virá outro reino inferior ao seu, como a prata é inferior ao ouro. Depois, virá um terceiro reino, mais inferior ainda. O quarto reino será forte como o ferro, que quebra e esmiúça tudo. Quanto ao pés e dedos feitos com partes de barro e partes de ferro, quer dizer que chegará um tempo em que algumas partes desse reino serão fortes como o ferro e outras, fracas como o barro. Mas, nos dias desses reis, o Deus do Céu levantará um reino que nunca será destruído. A pedra que o senhor viu ser atirada sem o auxílio de mãos é o reino de Deus. Ele quebrará em pedaços todos os reinos deste mundo, exatamente como a pedra quebrou em pedaços o ferro, o bronze, a prata e o ouro. O grande Deus lhe mostrou, ó rei, o que acontecerá depois do senhor.”

Quando o rei ouviu o sonho e sua interpretação, percebeu que Daniel havia dito a verdade. Então, ele se ajoelhou e disse [fazer voz humilde]: “Daniel, agora tenho certeza que o seu Deus é superior aos outros e é revelador dos mistérios. Ele usou você para me contar os segredos dEle. Não vou mais mandar matar os sábios.” 

Como gratidão a Daniel,  o rei lhe deu muitos presentes [colocar os presentes perto de Daniel] e o fez governador de toda a Babilônia e chefe de todos os sábios. Daniel não se esqueceu de seus amigos e pediu ao rei que fizesse alguma coisa por eles também. E o rei os colocou como chefes sobre uma parte de Babilônia. E assim o nome de Deus foi exaltado naquele lugar.

MEMORIZANDO:
[Dizer:] Ninguém sabia o que aconteceria ao reino de Nabucodonor e ele estava muito preocupado com isso. Deus usou o profeta Daniel para revelar esse segredo ao rei. Hoje, há muitas pessoas preocupadas com o que acontecerá com o mundo. Alguns acham que ele será destruído por um cometa gigante, outros que vai ficar frio até todo mundo morrer congelado. Mas, para que todos saibam o que realmente vai acontecer, Deus revelou tudo, através dos profetas, em Sua Palavra [mostrar a Bíblia]. Ele fez isso porque não quer que as pessoas se percam sem serem avisadas. É isso que está escrito aqui.  [Ler o verso na Bíblia, e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma - [apontar para o céu, negar com os dedos]
Sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas  - [fazer expressão de cochicho, escrever sobre sua mão ]
Amós 3:7   [desabrochar uma flor e formar um livro.]

APLICANDO: [Dizer:]  O rei Nabucodonosor queria saber sobre o futuro do seu reino. E Deus lhe revelou isso através do profeta Daniel. Mas, será que o que o sonho dizia realmente aconteceu? Vamos ver?

[Mostrar a figura da estátua.] Na época do sonho, Nabucodonosor era o rei de Babilônia. Daniel disse que ele representava a cabeça da estátua. [Apontar para a cabeça da estátua e colocar o nome Babilônia ao seu lado.] Ele era muito, mas muito rico mesmo. Por isso a cabeça era de ouro.

Algum tempo depois que Nabucodonosor morreu, um general, chamado Ciro, reuniu soldados de dois povos, os medos e os persas e tomou Babilônia. Assim começou o segundo reino da estátua. [Apontar para a parte de prata e colocar o nome Medo-Pérsia ao seu lado.] Esse reino era muito grande, mas não tão rico quanto o de Babilônia, por isso era representado pela prata.

Mas, passados alguns anos, um general grego, chamado Alexandre, derrotou os persas e se tornou o novo rei, dominando tudo que os persas dominavam antes. Esse foi um reino maior ainda que o outro, mas muito mais pobre de riquezas, assim como o bronze vale menos que a prata. [Apontar para a parte de bronze colocar o nome Grécia ao seu lado.]

Depois de muito tempo, surgiu um outro reino, muito, muito forte mesmo, que derrotou a Grécia e tomou o seu lugar. Esse reino, Roma, tinha um exército muito poderoso que derrotava todos os outros. Por isso é comparado com o ferro, que não é tão caro, mas é muito duro e machuca muito.
[Apontar as duas pernas.] Com os anos esse império se dividiu em dois. [Apontar para os dedos.] Depois, ele se dividiu em dez e se tornou a Europa dos nossos dias.

Como a profecia explica, uma parte desses reinos deu origem a países muito fortes como a Inglaterra e a Alemanha. Outra parte formou países mais fracos como a Romênia e Polônia. [Apontar para os pés, em parte de barro em parte de ferro.] Então hoje nós estamos na época dos pés da estátua. Uma parte forte e outra fraca. Quase tudo que o sonho de Nabucodonosor contava já aconteceu. O que está faltando ainda? [Dar tempo para as respostas.]

Falta a pedra quebrar os pés da estátua. O que é mesmo a pedra? [O reino de Deus.] Todos os reinos deste mundo vão desaparecer quando Jesus voltar. Então o Reino de Deus vai tomar conta de toda a terra. Em que parte do sonho estamos vivendo agora? [No tempo antes da pedra destruir a estátua.] Então, vamos nos preparar para isso.

A profecia se cumpriu direitinho até agora. Isso quer dizer que o que está faltando vai acontecer também. Graças a Deus, nós já sabemos o futuro porque Ele já deixou tudo revelado. Nós só precisamos estar prontos para isso. Vamos abandonar os nossos pecados e nos apegar a Deus, para que, quando o reino dEle chegar, nós estejamos preparados.

REVISANDO: [Retirar os nomes dos reinos do lado da estátua. Dizer:] Vou fazer algumas perguntas sobre a estátua. Cada vez que vocês acertarem, a pedra vai se aproximar dela. Se errarem, a pedra se afastará. Procurem acertar direitinho para que a pedra possa ferir os pés da estátua e o reino de Deus começar. [Apontar cada parte da estátua e fazer perguntas sobre ela. Ajudar para que as crianças consigam acertar. No final, amassar a estátua, dizendo:] Os reinos deste mundo vão todos passar, mas quem fizer a vontade de Deus vai viver com Ele no Seu reino para sempre.


CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias da estátua para as crianças pintarem. A cabeça pode ser de amarelo, o peito e os braços de cinza claro, o ventre e as coxas de laranja, as pernas de cinza escuro e os pés com manchas cinzas e marrons. Pode-se aplicar gliter dourado, prateado e em tom de cobre sobre as cores também. Enquanto trabalham, recapitular a explicação e pedir que usem o desenho para contar a outros sobre essa maravilhosa profecia.]





Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns, gostei muito desta lição. Prossiga usando este dom maravilhosos de colocar AS VERDADES BIBLICAS DE MANEIRA TÃO CLARA. Um grande abraço.Junia

Que bom que você veio!

Volte Sempre!