segunda-feira, janeiro 07, 2013

Tesouros Infantis - V2N1 - Lição 3


Manifestação de Bondade
Davi é bondoso com o filho de Jônatas

ATENÇÃO: Grande parte da lição das crianças desta semana fala sobre o pecado de Davi e Bate-Seba. Pela dificuldade em preparar visuais que ilustrem essa história para crianças tão pequenas, sugerimos contar apenas a história de Mefibosete. Mas o professor fica livre para contar ambas, se desejar.

Ao final da lição a criança deverá:
SABER  deve tratar a todos com bondade, especialmente os que estão em desvantagem;
SENTIR  desejo de cuidar e ser bondoso com os que estão em dificuldade;
RESPONDER agindo com bondade para com os que estão em desvantagem física ou material.

VERSO PARA MEMORIZAR: Sejam bondosos… uns para com os outros. Efésios 4:32 .” NVI.  


RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: venda para os olhos; Lição: cenário descrito abaixo, boneco grande, capa, coroa e cetro de rei; camiseta grande, furada; faixas para colocar na cabeça dos soldados e de Ziba; capa para Mefibosete, perfume, pente ou escova; Revisando: termômetro da alegria; Aplicando: figuras de deficientes e idosos (opcional); Contando aos Outros: castelinho de EVA, palito de churrasco e cópia do cartão (abaixo) para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Cenário: Cobrir uma cadeira com um tecido bonito para ser o trono. Ao lado, montar uma
sala de jantar com cadeiras e mesa. Sobre a mesa, colocar uma toalha bem bonita, com as melhores louças e talheres possíveis. Colocar almofadas nas cadeiras. Ter também uma bandeja de frutas. No lado oposto a este cenário, colocar uma esteira ou pano rústico no chão e fixar uma plaquinha com o nome Lo-Debar.

Revisando: Na lousa ou em uma cartolina, desenhar um termômetro sem a linha vermelha do mercúrio. Essa linha será desenhada durante a atividade, de acordo com as respostas das crianças.

Contando aos outros: Castelinho. Material: copos de sorvete, EVA de várias cores, cartão com o verso, palito de churrasco sem a ponta, cartão (abaixo). Cortar um círculo de EVA no tamanho da boca do copo de sorvete. Cortar uma fenda por onde possa passar moedas e notas. Cortar um retângulo de EVA cinza em um tamanho que faça o contorno do copo e passe um ou dois dedos acima dele. Recorte como na figura ao lado. Cole uma porta e pedacinhos de EVA de outras cores para imitar os tijolos.


Ideia extraída do site transmitindoheranca.blogspot.com.br/2012/09/lembrancinha-zaqueu.html




Abaixo, o cartãozinho em preto e branco para colar no palito e fixar no castelo.



E aqui estão os cartões coloridos, para quem tem acesso a impressora colorida.


Além da antiga lição Tesouros Infantis, para elaborar esta aula foram consultados os seguintes sites:
www.portaladventista.org/ministeriosdacrianca; 
franjesuscristomudoumeuviver.blogspot.com.br/2012/09/aula-mefibosete.html 
www.adeveb.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=204


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Fazer um caminho com alguns obstáculos. Chamar dois voluntários. Um deles deve dobrar uma perna e  tentar percorrer o caminho com um pé só. Vendar os olhos do outro e pedir que faça o mesmo trajeto. Depois, pedir que refaçam o trajeto, desta vez ajudados por um adulto.  Depois, perguntar:] Quando foi mais fácil fazer o percurso, sozinho ou apoiado por alguém? [Dar tempo para as respostas e depois dizer:] Existem muitas pessoas que não conseguem enxergar ou andar. Elas precisam de ajuda. Hoje falaremos sobre alguém assim. Prestem bastante atenção para depois saberem responder às perguntas.

APRESENTANDO A LIÇÃO:

[Com antecedência, escolher uma criança para ser Davi. Colocar um manto sobre seus ombros, uma coroa em sua cabeça e um cetro em sua mão. Escolher outra criança para ser Mefibosete e colocar uma camiseta grande, furada e manchada, sobre a roupa que ela está vestindo. Escolher mais duas crianças para serem os soldados e mais uma para ser Ziba. Sentar-se no chão com as pernas cruzadas e assentar-se sobre elas, de maneira que os pés não sejam vistos. Pedir para as crianças fazerem o mesmo. Dizer:]

Imaginem como seria passar a vida toda assim. Agora vou contar-lhes uma história maravilhosa a respeito de um menino cujos pés estavam há tantos anos quebrados que ele não conseguia correr ou saltar ou brincar. Ele tinha de sentar-se assim como estamos agora – só que não por alguns instantes, mas o tempo todo. Seu nome era Mefibosete.  Agora vamos entender o que aconteceu para ele ficar assim. [Se necessário, pedir para as crianças voltarem a seus lugares.]

Mefibosete era filho de Jônatas, o filho de Saul que era muito amigo de Davi. Quando Saul e Jônatas morreram, Mefibosete tinha cinco anos de idade. [Abrir a mão e mostrar os cinco dedos.]  Quando a notícia da morte de Saul e de Jônatas chegou ao palácio real, a mulher que cuidava de Mefibosete ficou com medo dos filisteus irem até lá e matarem a todos. Ela pegou Mefibosete e fugiu correndo. [Pegar o boneco com muita pressa.] Mas ela estava com tanta pressa que deixou o menino  cair. [Derrubar o boneco.] Ele quebrou os pezinhos e, como não recebeu cuidados, ficou deficiente. Que tristeza! [Fazer expressão de tristeza.] Perder o pai, o avô e os tios e, também, não poder mais andar. [Pedir para as crianças esfregarem os olhos, imitando a tristeza de Mefibosete.]

Quando Davi se tornou rei, todas as pessoas da família de Saul, pensaram que ele ia persegui-las para se vingar de Saul. Por isso, elas fugiram, deixando para trás todas as terras e casas de Saul. Davi assumiu o trono e os bens que foram abandonados por sua família.

Um homem chamado Maquir, levou Mefibosete  para sua  casa, num lugar chamado Lo-Debar. [Levar Mefibosete para o canto da sala com a placa “Lo-Debar”. Ele deve ficar sentado sobre as pernas (se a criança se cansar, pode mudar de posição] Esse lugar era muito quente e poeirento. Fazia um calor terrível [passar a mão na testa, como se enxugasse o suor] e quando ventava, a poeira grudava no suor e  causava muito mal estar. Além de morar de favor, num lugar tão ruim e ser órfão, Mefibosete vivia cheio de medo. É que os inimigos de Davi contaram muitas mentiras para ele. Eles diziam que Davi havia tomado o poder à força e que mataria Mefibosete se o encontrasse. Então, ele passou a vida inteira com medo de ser descoberto. Por tudo isso, Mefibosete se achava um coitado e vivia triste. [Mefibosete deve abaixar a cabeça.]

[Convidar Davi para sentar-se no trono, entre os dois soldados. Dizer:] Depois que Davi descansou de lutar contra seus inimigos lembrou-se de Jônatas, seu melhor amigo e que havia prometido a ele que seria bondoso com os seus filhos. Era uma missão que Davi tinha que cumprir.

Davi chamou Ziba, um servo da família de Saul, e lhe perguntou [Ziba deve aproximar-se de Davi]: Ainda existe algum parente de Saul vivo?” Ziba respondeu: Sim, existe um filho de Jônatas. Ele é deficiente dos dois pés. Então o rei Davi mandou buscá-lo imediatamente. [Os dois soldados devem buscar Mefibosete, que deve andar mancando apoiado nos soldados.]

Por causa das mentiras que havia ouvido sobre Davi, Mefibosete pensou que Davi queria matá-lo e ficou morrendo de medo quando foram buscá-lo.  Ao chegar diante do rei, Mefibosete estava com os joelhos tremendo de medo. [Mefibosete deve balançar os joelhos, como se estivesse tremendo.] Ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi, em sinal de respeito. [Mefibosete deve ajoelhar-se.] Quando Davi olhou para Mefibosete, viu que ele era parecido com Jonatas e ficou muito contente. Ele disse: Mefibosete!

Às suas ordens, senhor”-  o jovem respondeu, com a voz tremendo. Davi viu que ele estava muito nervoso, por isso o acalmou, dizendo: “Não fique com medo! Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa.


Imaginem a surpresa de Mefibosete. Ele nunca esperou que ouviria palavras tão bondosas de Davi. Ele achava que ia morrer e, na verdade, estava ficando rico e ia morar no palácio do rei! Olhando para as roupas bonitas do rei, para o trono, as cortinas... Era tudo lindo no palácio! Ele nem conseguia acreditar que ia deixar aquele lugar horrível onde morava para ir morar ali!  Ele se ajoelhou novamente e perguntou ao rei: “Quem é o teu servo, para teres olhado para um cão morto como eu?”

Coitado do Mefibosete, ele se sentia como um cão morto, mas Davi o tratou como o neto de um rei. Ele trocou suas roupas velhas por roupas bem bonitas. [Tirar a camiseta furada e colocar uma capa bonita sobre a roupa dele.] E ele começou a receber tratamento de príncipe. [Passar um perfume em Mefibosete e pentear seus cabelos.] Logo Davi e Mefibosete se tornaram grandes amigos. [Davi e Mefibosete devem abraçar-se.] Ele foi fiel a Davi, exatamente como seu pai, Jonatas, havia sido. Ziba, seus quinze filhos e vinte empregados, trabalhavam para Mefibosete, plantando e colhendo frutas e verduras. [Ziba deve sair.] Mas Mefibosete vivia feliz no palácio e comia à mesa do rei com os príncipes do reino. [Davi e Mefibosete devem sentar-se mesa.] Foi assim que Davi cumpriu sua missão de ser bondoso. E todos nós somos chamados para essa missão.


MEMORIZANDO: Sejam bondosos… uns para com os outros. Efésios 4:32.”  Davi foi muito bondoso com Mefibosete. Mefibosete retribuiu, tornando-se um amigo verdadeiro de Davi. Deus quer que sejamos bondosos. É isso que está escrito na Bíblia. Vamos memorizar esse verso? [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos sugeridos abaixo:]
Sejam bondosos - [abraçar-se.]
Uns para com os outros - [esticar o braço apontando para a frente.]
Efésios 4:32.    [juntar as mãos e abri-las como um livro].

REVISANDO: [Colocar o termômetro do coração na parede. Dizer:] Mefibosete vivia muito triste. Vamos ajudá-lo a ficar com o coração alegre? Vou fazer umas perguntas. Se vocês acertarem, a linha vai subindo até atingir a alegria. Se vocês errarem, a linha fica parada e ele não chega na alegria. Vamos ver se vocês conseguem deixar Mefibosete alegre? [Fazer uma pergunta para uma criança. Se ela acertar, marque um grau a mais em direção à alegria. Se errar, não marcar nada. Conduzir as perguntas e respostas de maneira a terminar a atividade com o termômetro marcando alegria total.]

APLICANDO:  [Dizer:] Muita gente não dava atenção a Mefibosete só porque ele não podia andar. Davi fez Mefibosete se sentir importante: Ele o chamou pelo nome, devolveu as terras dele e o convidou para morar em seu palácio e comer com sua família. Davi honrou uma pessoa que era desprezada. Vou fazer algumas mímicas e vocês devem dizer o que se pode fazer para me ajudar. [Fazer gestos que identifiquem um deficiente visual, auditivo, físico, um idoso, etc e dar tempo para as crianças dizerem o que podem fazer para ajudá-los. A criança que der uma sugestão deve ser chamada pelo nome, ganhar um abraço e ser convidada para sentar-se à mesa do banquete. VARIAÇÃO: Mostrar figuras de deficientes ou pedir que algumas crianças imitem os deficientes.]

[Explicar:] Davi tratou Mefibosete com a mesma bondade com que Deus nos trata. Querem ver? [Mostrar a folha com o nome de Mefibosete.] Davi era o rei, Mefibosete era pobre e necessitado. Deus é o rei do Universo e nós somos pecadores. Davi se dirigiu carinhosamente a Mefibosete pelo nome. Jesus também nos chama pelo nome, com muito carinho.  Davi devolveu todas as terras que eram de Mefibosete. Deus nos dá a herança da vida eterna.  Mefibosete comia todos os dias na mesa do rei, como se fosse da família dele. Deus nos aceita como seus filhos e comemos na mesa do rei, o pão da vida, em todos os cultos.

CONTANDO AOS OUTROS: [Ajudar as crianças a colarem o cartão com o verso no palito de churrasco e, depois, fixá-lo ao lado do castelo. Enquanto trabalham, dizer:] Davi foi bondoso com Mefibosete, dando-lhe um lugar para morar no palácio real. Deus é bondoso conosco nos dando um palácio no Céu. Sejam bondosos com os outros também, guardando dinheiro nesse cofrinho para ajudar algum necessitado. Aproveitem para contar a outros o que vocês aprenderam hoje.






























Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!