segunda-feira, janeiro 07, 2013

Tesouros Infantis - V2N1 - Lição 2


Um Novo Líder
Davi se torna o novo rei de Israel


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Deus sempre cumpre suas promessas aos que são obedientes e pacientes;
SENTIR confiança nas promessas de Deus;
RESPONDER sendo obediente a Deus e paciente para esperar que Ele atue.


VERSO PARA MEMORIZAR: Guia-me na Tua verdade, e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação.” Salmos 25:5. ARC.                                                                                                                                                   

                      
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: coroa de cartolina ou de brinquedo; Lição: coroa, cetro de rei, capa, plaquinhas de localização; Revisando: coroa; Contando aos Outros: cajado de pastor, cetro de rei, quebra-cabeça da coroa, pedaços de papel laminado de várias cores, tesoura, cola, lápis, miçangas.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

LiçãoPlaquinhas:  Escrever os nomes Hebrom e Jebus, em pedaços de cartolina ou papel cartão, no tamanho de uma folha A4.

Contando aos outros: Cortar cartolina dourada ou papel cartão amarelo em retângulos de
18x21,5 cm e recortar pontas no meio, como as de uma coroa. Fazer uma coroa para cada criança. Cortar os pedaçinhos de papel laminado em vários formatos (círculos, triângulos, losangos, retângulos, flores).




Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7fD_-dd-FT0


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
             [Mostrar uma coroa. Colocar na cabeça de uma das crianças. Perguntar que tipo de pessoa a usa. Dizer:] Quando alguém recebe uma coroa, quer dizer que é rei. Hoje vamos falar de alguém que recebeu uma coroa.

APRESENTANDO A LIÇÃO:  
           [Com antecedência, distribuir pelas paredes as plaquinhas com os nomes dos lugares. Dizer:]  O que você diz ou faz  se vê uma pessoa que não gosta de você se dando mal? A Bíblia diz que devemos amar nossos inimigos. Davi amava seus inimigos. Ele ficou muito, muito triste mesmo, quando soube que Saul havia morrido na batalha. Também ficou muito abatido por perder seu amigo Jônatas. Vamos fazer um rostinho triste, igual Davi fez? [Deixar que façam rosto triste.] Ele ficou tão triste que chorou e não comeu nada por um dia inteiro juntamente com os seus soldados.


O que você acha que Davi fez depois da morte de Saul? Disse para todo mundo que era o novo rei? Não, não. Davi era paciente e, antes de mais nada, ele foi perguntar a Deus o que deveria fazer. O Senhor disse-lhe que fosse para uma cidade chamada Hebrom. [Escolher um menino para ser Davi e outros dois ou três para serem o seu “exército”. Mais duas ou três crianças devem ir para “Hebrom” e esperá-lo lá.] Ele juntou seiscentos homens e foi até lá.[Davi e seus soldados devem ir até “Hebrom”.] Ao chegarem, muitas pessoas estavam esperando para dar as boas-vindas, e a tribo de Judá o convidou para ser seu rei. [As crianças devem bater palmas e uma delas deve colocar a coroa sobre a cabeça de Davi.]

Davi se tornou rei pela tribo de Judá. E as outras tribos? O que fizeram? O antigo capitão de Saul chamava-se Abner. [Escolher um garoto para ser Abner.] Ele era tio de Saul e, junto com ele, havia passado anos procurando Davi para matá-lo. Ele convenceu as outras onze tribos darem o trono para Isbosete, um dos filhos de Saul que não havia morrido na batalha. [Colocar uma coroa sobre outro garoto.] O problema é que esse rei era muito desanimado.

Depois que Abner morreu, os príncipes e anciãos dessas tribos de Israel não quiseram mais Isbosete como rei. [Tirar a coroa de “Isbosete”.]Eles queriam que Davi reinasse sobre toda a nação. [As crianças devem ficar em pé.] Houve uma grande festa, e os sacerdotes, com milhares de soldados e oficiais prestigiaram o momento em que o sumo sacerdote derramou o óleo sobre a sua cabeça. [Virar um vasinho sobre a cabeça de “Davi”, como se derramasse óleo. Depois, colocar uma capa em “Davi”. Dizer:]  Vestido com os trajes reais, o rei Davi desfilava no meio do seu povo. [“Davi” deve passar entre as outras crianças que devem aplaudi-lo.]

Logo após a coroação, o rei planejou tomar a cidade de Jebus, para ser a capital do seu reino. [Mostrar a plaquinha com o nome “Jebus”. Escolher algumas crianças para serem os jebuseus. Elas devem ficar perto da plaquinha. Uma delas deve fingir que é cega e outra que é manca. As outras crianças serão o exército de Davi.]  Os jebuseus zombavam de Davi. [Os jebuseus devem zombar de Davi e seu exército.] Eles colocaram os cegos e os mancos sobre os muros da cidade, dizendo que o exército de Davi era tão fraco que bastavam as pessoas mais frágeis para defender a cidade. Mas Deus estava com Davi, e ele venceu. [O exército de Davi deve se aproximar da plaquinha com o nome da cidade e os “jebuseus”, devem sair correndo. Davi e seu exército devem comemorar a vitória.] Davi mudou o nome da cidade para Jerusalém.

Os filisteus, ao saberem da vitória de Israel sobre os jebuseus, ficaram furiosos, e mais uma vez invadiram as terras dos israelitas. [Os jebuseus  agora devem ser os filisteus e sentarem-se nas cadeiras vazias do exército de Davi. “Davi” deve se ajoelhar.] Davi dobrou os joelhos e orou ao Senhor, dizendo: “Devo ir e lutar contra os filisteus? O Senhor os entregará em minhas mãos?” E Deus respondeu: “Suba, porque os entregarei em suas mãos.” Davi lutou contra eles e conseguiu uma grande vitória. [Davi e seu exército deve se aproximar das cadeiras e os “filisteus” devem sair correndo. O exército de Davi deve comemorar.]  Os filisteus ficaram ainda mais aborrecidos e juntaram um grande exército. Novamente Davi consultou a Deus, o qual o orientou a guiar o seu exército no caminho certo, na hora certa. Davi mais uma vez saiu vitorioso.

Como Davi sempre obedecia às ordens de Deus, o reino dele ficou cada vez mais forte. E as pessoas dos países ao redor de Israel logo começaram a falar do Deus de Davi e do que Ele podia fazer. Ele aceitou o chamado para a missão de cuidar de Israel e de ensinar as pessoas sobre Deus. Por ser humilde e obediente, Davi cumpriu direitinho sua missão, sendo um líder de sucesso. Lembre-se disso quando cumprir sua missão também.

MEMORIZANDO: [Dizer:] Davi era muito humilde. Ele sempre pedia que Deus mostrasse para ele o que deveria fazer. Ele dizia assim: [Ler o verso na Bíblia.] Nós também devemos fazer este mesmo pedido. Vamos memorizar essa oração? [Repetir o verso várias vezes, usando os gestos abaixo:]
Guia-me na Tua verdade, e ensina-me - [mostrar a Bíblia, mostrar os ouvidos.]
Pois Tu és o Deus da minha salvação - [apontar para o céu, mãos sobre o peito.]
Salmos 25:5 - [juntar as mãos e abri-las, formando um livro.]
REVISANDO: [Chamar uma criança para ser o Davi. Segurar uma coroa em uma extremidade da sala. A criança deve ficar do outro lado. Fazer uma pergunta para outra criança. Se a resposta for correta, o “Davi” deve dar um passo em direção à coroa. Se errar, o “Davi” deve ficar parado. Coordenar as perguntas para que o “Davi” termine a jornada em frente à coroa, e seja coroado.]


APLICANDO: [Dizer:] Um rei precisa ser muito paciente e obediente. Davi sempre consultava a Deus antes de decidir alguma coisa. Vamos ver como isso acontecia.

[Construir um percurso de obstáculos, usando objetos fáceis de serem removidos, como copos descartáveis ou bolas de papel. Chamar um voluntário. Mostrar-lhe o percurso e explicar que dois líderes o guiarão no trajeto, mas que um deles talvez dê instruções erradas. O voluntário tem de decidir a quem ouvir dessa ou daquela vez. Líderes 1 e 2 dão instruções diferentes; por exemplo, um diz “dê três passos para a frente” e o outro, “dê quatro passos para frente”. Um líder deve sempre dar instruções corretas. Se a criança chegar ao fim sem problemas, comente o fato de ela ter seguido as instruções do líder 1, mostrando que confiava nele. Se a criança não terminar o percurso, mostrar que, ao seguir o líder 2, ela foi mal sucedida. (Atividade extraída de “É Hora de Jogar”,  Editora Shedd’s Kids, livro 2 , p. 32.) Dizer:] Saul se deu mal por dar ouvidos à voz de Satanás. Davi foi bem sucedido porque escolhia sempre ouvir e obedecer à voz de Deus, mesmo quando precisava esperar. 

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar todo o material para as crianças. Elas devem colar pedaços de papel em suas coroas e enfeitá-las como desejarem. Depois, devem riscar linhas na coroa, como se fossem peças de quebra-cabeça, e recortá-las. Guardar as peças no envelope e fechá-lo bem. Formar dupla com um amigo para montar o quebra-cabeça do outro. Enquanto as crianças completam a tarefa, dizer:] Assim como é preciso ter paciência para criar e montar um quebra-cabeça, Davi teve de esperar muito antes de se tornar rei. Ele foi ungido rei por Samuel quanto era apenas um pastorzinho e usava um cajado. [Mostrar o cajado de pastor.] Depois disso, Ele ficou esperando até que Deus o colocasse no trono. E, na hora certa, sua paciência foi recompensada. Deus trocou o cajado de pastor pelo cetro de rei. [Trocar o cajado pelo cetro.] Mas ele teve que esperar muito e ser obediente. Não importa o quanto temos de esperar, Deus sempre cumpre suas promessas.

[Atividade extraída, com ligeiras modificações, de Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais, volume 2, p. 43.Editora Shedds Kids.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!