segunda-feira, agosto 27, 2012

Tesouros Infantis - 3º Trimestre 2012 - Lição 11


Atravessando o Rio
 OBJETIVO: Perceber que Deus está conosco nos momentos difíceis.

VERSO PARA MEMORIZAR: Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1:9 NVI. Este a verso está diferente do da lição das crianças, porque não conseguimos encontrar a versão da Bíblia utilizada nela.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: maquete do acampamento israelita e de montanha, personagem de Moisés em miniatura, silhuetas dos israelitas, figuras de anjos, dois pedaços de TNT, 12 bolas de jornal amassado, arca do concerto; Memorizando:  (variação) usar o mesmo “rio” utilizado na lição; Aplicando: mesmas pedras usadas na lição; Contando aos Outros: cópias da atividade abaixo para cada criança, bolinhas de papel crepon ou pedacinhos de isopor, cola.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Maquete do acampamento: Colocar várias tendinhas. Fazer os personagens (Moisés, Josué, israelitas, anjo) em silhuetas (aqui) coladas em palitos. Espetá-las no isopor. Ao lado do acampamento, colocar bolas de jornal cobertas com papel crepon marrom, para serem a montanha.
Sugestão para o anjo: 


Figuras: Ter figuras da vida de Moisés (no rio, dentro do cesto; atravessando o Mar Vermelho, recebendo os Dez Mandamentos, etc.); também ter figuras da vida de Jesus (nascimento, milagres, pregações, morte e ressurreição), da Sua segunda vinda e dos salvos no Céu.
Rio Jordão: Colocar lado a lado, dois pedaços de alguns metros de TNT.
Arca: caixa encapada com cartolina dourada, fixada sobre duas varas
Pedras: Amassar folhas de jornal para formar as doze pedras. Se quiser um efeito mais real, encapar, as bolas com papel pedra.

Contando aos outros: Fazer uma cópia da atividade abaixo para cada criança.






CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Maneiras de atravessar um rio. [Chamar uma criança e pedir que faça uma mímica que mostre uma maneira de atravessar um rio (nadando, andando na ponte, de avião, de barco) para as outras crianças adivinharem. Em seguida, chamar outras crianças para fazerem outras mímicas. Outra opção, fazer você mesmo as mímicas para as crianças adivinharem. Depois, explicar que na história de hoje os israelitas acharam um meio muito diferente de atravessar um rio.]
                                                                                                                                                                                          
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Com antecedência, montar a maquete do acampamento israelita e da montanha sobre uma mesa. Deixar o material para o rio Jordão já preparado para a continuação da história. Dizer:] Vocês gostam de se despedir das pessoas que vocês amam? Claro que não. As despedidas nos deixam tristes.
Moisés teve que se despedir dos israelitas. [Mostrar o personagem de Moisés.] Ele estava muito velhinho, com 120 anos, e Deus lhe disse que seu trabalho já estava terminado. O novo chefe seria Josué. [Mostrar o personagem de Josué.] Na sua despedida, Moisés reuniu o povo para dizer-lhes adeus. Ele disse [fazer um tom de voz fraquinho, como de pessoa idosa]:  “Eu já estou velho e não posso mais dirigi-los. Deus não me permitiu atravessar o Jordão. Mas Ele irá com vocês e destruirá os seus inimigos. Sejam fortes e não tenham medo deles.” Depois, ele chamou Josué e disse para o povo que ele seria o novo líder. [Apontar Josué.] Ele também animou Josué e todos os líderes mais velhos do povo. Com muito bondade, ele abençoou cada uma das doze tribos de Israel. Depois, sozinho ele foi subindo um monte e deixando o acampamento para trás. [O personagem de Moisés deve subir vagarosamente o monte.] Enquanto ele subia, os israelitas recordavam as grandes coisas que ele tinha feito, o cuidado e a paciência. O povo se entristeceu pela maneira como tinham tratado Moisés e muitos choraram, mas agora era tarde demais. Deus o estava levando. 
 Vagarosamente Moisés subiu o Monte Nebo, onde deveria morrer. Ele estava só. Não havia ninguém com ele. Mas Deus, seu melhor Amigo, ia com ele. Ao chegar ao topo da montanha, Moisés passou algum tempo pensando em sua vida. Lembrou-se de como Deus estivera com ele desde que era um bebê. [Mostrar as figuras com as cenas da vida de Moisés, conforme for mencionando-as.] Lembrou-se de que poderia ter sido o rei do Egito, mas que havia escolhido sofrer com o povo de Deus. E também lembrou-se de todos os milagres que Deus operara nos anos nos quais guiou o povo pelo deserto. Ele não estava triste por suas escolhas. Ele estava feliz porque sabia que a coroa da vida estava guardada para ele, lá no Céu.
Pensando ainda no passado, lembrou-se de seu pecado em ferir a rocha quando Deus havia mandado que ele apenas falasse a ela. Novamente confessou seu pecado e pediu perdão. Deus atendeu sua oração o confortou. Assim, o velho profeta podia morrer em paz.
Apesar de não poder entrar em Canaã, Deus queria que Moisés tivesse algo muito melhor. Em uma linda visão, Deus mostrou a Moisés toda a terra de Canaã. Ele viu as árvores cheias de frutos, as palmeiras, as flores, os campos de trigo, as aves cantando e as ovelhas pastando. Era tudo lindo! Depois, Moisés viu tudo o que aconteceria naquela terra, com o povo de Israel. [Mostrar as cenas da vida de Jesus, à medida em que for mencionando-as.] Viu Jesus nascendo em Belém, pregando e fazendo milagres. Viu Jesus maltratado e crucificado. Moisés chorou quando viu isso.
A visão, então, mudou e Moisés viu Jesus ressuscitado indo para o Céu. Viu também o nosso tempo, onde poucas pessoas seriam fiéis a Deus. Olhando com alegria, ele viu a segunda vinda de Cristo e os salvos indo para o Céu. E viu também todos os fiéis felizes, em pé, diante do trono de Deus. Quando a visão acabou, Moisés deitou-se para dormir como um guerreiro cansado. [Deitar o personagem Moisés.] Deus não deixou Moisés morrer sozinho. Anjos o acompanharam até o último suspiro. Depois, o enterraram e vigiaram sua sepultura. Jesus amava muito Moisés e não permitiu que ficasse muito tempo sepultado. O próprio Jesus o ressuscitou e o levou à Nova Jerusalém. [Levantar o personagem Moisés.] Ele está com Jesus agora, esperando por nós aos estarmos prontos para  nos juntar com ele no Céu.
Durante 30 dias o povo chorou a morte de Moisés. Mas, mesmo muito tristes, eles sabiam que Deus estava com eles. O novo chefe agora era Josué e Deus mandou que ele guiasse o povo imediatamente para Canaã. Todos arrumaram suas coisas e pegaram suas bagagens [dar mochilas e bolsas para as crianças] e depois de três dias estavam prontos para partir. Mas havia um problema. [Colocar as tiras de TNT para formarem o rio Jordão.] Era época de cheia e o rio Jordão estava transbordando e com uma correnteza muito forte. Eles não tinham barcos, nem pontes. Ele tinham animais, crianças, idosos e muita bagagem. Como atravessariam o rio?
Josué era um homem de fé. Ele esperou que Deus lhe dissesse o que fazer. Que tipo de milagre Deus faria para o Seu povo naquela hora? Vocês imaginam?
Quem passaria primeiro? Deus mandou que a arca fosse mandada primeiro. O povo viu a arca ser levada pelos sacerdotes levitas para a beira do rio. [Duas crianças devem levar a “arca” até o “rio”.] Josué mandou que os sacerdotes levitas marchassem e ele foram se aproximando do rio, até que seus pés se molharam na água. Assim que os seus pés tocaram na água, a correnteza parou do lado de cima [um ajudante deve erguer uma das partes do TNT, formando uma pequena parede e outro ajudante deve tirar a outra parte], e continuou a correr do lado de baixo e o leito do rio ficou seco. E assim o povo pode passar. Que coisa maravilhosa! [As crianças devem passar pelo espaço deixado pela tira de TNT que foi tirada. Enquanto passam, colocar as doze pedras de papel pedra no leito do rio.]
Josué chamou doze homens, um de cada tribo e pediu para cada um tirar um pedra grande do meio do rio. [Pedir a algumas crianças que tirem as pedras do “rio” e as amontoem, formando um “monumento”.] Os homens trouxeram as pedras e construíram com elas um monumento no lugar do primeiro acampamento de Israel, depois do rio. Esse monumento era para que eles sempre se lembrassem do milagre de Deus e não tivessem medo ao enfrentar as dificuldades.
Assim que todos terminaram de passar, as águas do rio voltaram a correr e o povo sentiu-se muito agradecido a Deus por aquele milagre tão grande.
 
MEMORIZANDO: [Para as crianças pequenas, usar só a primeira parte do verso. Explicar que Josué acreditou na promessa de Deus de que ele não deveria ter medo, pois o Senhor estaria com ele. O povo também acreditou. E nós também precisamos acreditar. Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]

Seja forte e corajoso, não se apavore nem se desanime - [fechar as mãos, colocar as mãos no rosto.]
Pois o Senhor ... estará com você por onde você andar - [apontar para o Céu e às pessoas, mostrar um caminho.]
Josué 1:9 -  [desabrochar uma flor e formar um livro.]
VARIAÇÃO: [Colocar uma ou mais crianças na beira do “rio” de TNT, para atravessá-lo. Falar que o rio está muito cheio e a correnteza muito forte. As outras crianças devem recitar o verso, como se estivessem encorajando-a. “Abra” o rio e ela, então, deve atravessá-lo. Repetir o processo com as outras crianças ou até que o verso tenha sido memorizado.]

REVISANDO: [Juntar novamente as partes do rio. Escolher uma criança e fazer uma pergunta (abaixo). Se acertar o rio deve abrir um pouquinho. Se errar, ele deve fechar. Continuar fazendo perguntas. As crianças devem tentar acertar para que o rio fique completamente aberto.]

1. Como foi o adeus de Moisés aos israelitas?  Ele abençoou a todos.
2. Quem se tornou líder em lugar de Moisés? Josué.
3. Do que o povo se lembrou quando Moisés se despediu? De como haviam tratado mal a Moisés.
4. Para onde Moisés foi para morrer? Ele subiu o Monte Nebo.
5. De que Moisés se lembrou quando estava subindo o monte? De como Deus cuidara dele durante sua vida.
6. Qual a única lembrança que deixava Moisés triste? Seu pecado de ferir a rocha.
7. O que Moisés viu em visão? A terra de Canaã, o nascimento de Jesus, Sua morte e ressurreição, Sua segunda vinda e os salvos no Céu.
8. Quem enterrou Moisés? Os anjos.
9. Onde ele está agora e como chegou lá? Está no Céu. Ele foi ressuscitado por Jesus e levado para o Céu.
10. Que problema os israelitas tiveram antes de entrar em Canaã? Tinham que atravessar o rio Jordão.
11. Como os israelitas atravessaram o rio Jordão? A água que vinha de cima parou de correr e a de baixo escorreu, ficando um espaço seco.



APLICANDO: [Dizer:] Os israelitas juntaram as pedras para que aquele grande milagre nunca fosse esquecido e para que, assim, não perdessem nunca a confiança em Deus. Vamos também nos lembrar das boas coisas que Deus fez por nós? [Pegar uma das pedras e dizer]: Quero sempre me lembrar que Deus ... [Falar de algo bom que Deus fez em sua vida. Colocar a pedra no chão (ou sobre a mesa – se for miniatura), depois pedir a uma criança para fazer o mesmo com outra pedra. Se necessário, ajudar as crianças a se lembrarem das coisas boas (alimento, roupa, abrigo, pais, amigos, igreja, salvação, perdão, cura de doenças, proteção, etc.). Ao terminar dizer:] Quando nos lembramos de como Deus tem cuidado de nós durante tanto tempo, nós ficamos confiantes de Ele continuará cuidando. Não precisamos ter medo do futuro nunca. [Repetir o verso para memorizar outra vez.]
 
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar uma cópia da atividade para cada criança e ajudá-las a colarem 12 “pedras” de jornal, de isopor (ou cascalho mesmo) no espaço do meio da figura. Elas devem usar este trabalho para contar aos outros a bela história de hoje.]
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!