terça-feira, agosto 14, 2012

Tesouros Infantis - 3º trim. 2012 - Lição 7


Medo de Gigantes
 OBJETIVO: Compreender que devemos confiar em Deus para vencermos os problemas

VERSO PARA MEMORIZAR: O Senhor preserva todos os que O amam.” Salmo 145:20.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: papel e caneta; Lição: ver instruções abaixo; Revisando: cacho de uvas; Aplicando: caixa de presente; Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança, papel crepon roxo, cola, lápis de cor verde; Lembrancinhas (opcional): ver sugestões abaixo.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição: Pode-se contar essa história usando maquete ou cenário grande com as crianças.

Maquete: usar a maquete do santuário e várias silhuetas (aqui) para representar os personagens (israelitas, espias, Moisés, Aarão, Josué, Calebe). Usar um cacho de uvas e uma cestinha com miniaturas de frutas. Fazer silhuetas bem grandes para representar os cananeus. Fazer uma maquete de montanha com algumas caixinhas encapadas para parecerem as cidades muradas. Fazer bolinhas de papel para serem as pedras.

Cenário grande: vestir várias crianças com roupas dos israelitas para representarem os espias. Fazer um cacho de uvas gigantes, colando várias bolas de isopor pintadas de roxo (ou bolinhas de plástico roxas). Ter bolas grandes de papel para serem as pedras.

Contando aos outros: Fazer uma cópia da atividade abaixo para cada cada criança. 



Sugestões de lembrancinhas:





Imagens dos sites:
 criatividadecomcarinho.blogspot.com.br
amordosamores.blogspot.com.br



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Fazer perguntas para duas crianças sobre algum lugar que elas conheceram nas férias ou onde tenham ido passear, ajudando-as a descreverem o local, as pessoas dali e se gostaram ou não do lugar. Escrever algumas destas informações em uma folha. Reler as anotações e perguntar às outras crianças se elas gostariam de conhecer ou não o lugar que foi descrito. Depois de terminar a conversa, dizer que quando alguém conta esse tipo de coisa está dando um relatório. Dependendo da forma como o relatório é feito, as pessoas ficam com vontade ou não de fazer o mesmo passeio. Explicar que a lição de hoje vai falar sobre um relatório.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Recapitular rapidamente a lição anterior. Dizer:] Como vocês se sentem depois de uma longa viagem, quando estão quase chegando ao destino? Entusiasmados ou impacientes? Os israelitas também fizeram uma grande viagem pelo deserto em direção a Canaã. Deus havia dito que aquele seria um belo país com fartura de alimentos bons e eles não viam a hora de chegar lá. Quando eles estavam bem pertinho, Deus ordenou que Moisés enviasse doze espias para examinar a terra e um homem de cada tribo foi escolhido para isso. Eles deveriam observar bem que tipo de pessoas viviam lá, se eram fortes ou fracos, se a terra era boa e quais alimentos havia ali.
Os espias foram e todos acharam que eles voltariam logo e com boas notícias. Mas o tempo foi passando: 10 dias, 20 dias, 30 dias. Finalmente, depois de 40 dias, alguém gritou [imitar alguém gritando]: Eles estão chegando, estão vindo! Olhem aquelas uvas gigantes!”  [Dois ajudantes ou crianças devem entrar carregando o cacho de uvas.] Dois homens traziam em seus ombros um imenso cacho de uvas. Outros traziam romãs e figos. Todo mundo se juntou perto dos espias, muito curiosos para saber o que os espias diriam sobre a terra prometida.
              Dez deles trouxeram péssimas notícias. Só Josué e Calebe deram boas notícias. Os dez espias disseram [fazer voz de desânimo ou revolta]:  “É verdade que a terra tem fartura de bons alimentos mas o povo é muito forte. Vivem em cidades com altas muralhas e vimos gigantes entre eles. Nós parecíamos gafanhotos perto deles.” Quando os israelitas ouviram isso, ficaram com muito medo e começaram a reclamar contra Moisés e Aarão, dizendo que eles os haviam trazido ali para morrerem.
Josué e Calebe tentaram acalmar o povo. Eles disseram: “ É verdade que há gigantes e as cidades são muradas, mas nosso Deus pode lutar por nós. Vamos subir e conquistar a terra!” Mas os israelitas não quiseram ouvir o que eles falaram. O povo preferiu acreditar nos espias que deram um mau relatório. Sabem quem colocou esses pensamentos maus na cabeça dos dez espias? Satanás. Ele não queria que os israelitas entrassem em Canaã porque se tornariam missionários para Deus. Os dez espias tinham medo porque não confiavam em Deus e acabaram crendo na mentira de Satanás.
Tudo isso criou a maior confusão no acampamento dos israelitas. Sabem aquelas crianças que gritam e batem os pés quando não conseguem algo que querem? Os israelitas ficaram desse jeito. Choraram a noite inteira e alguns queriam até voltar para o Egito e serem escravos outra vez. Esses disseram: “Vamos escolher um capitão que nos leve de volta ao Egito.” Moisés e Aarão ficaram muito preocupados. Ajoelharam-se com os rostos em terra e oraram. Josué e Calebe rasgaram suas roupas e disseram ao povo: “A terra é muito boa. Vamos conquistá-la! Não vamos ter medo! Deus está conosco!” Mas os israelitas eram teimosos, não queriam ouvir e, gritando, pegaram em pedras para apedrejar Josué e Calebe. Nesse momento apareceu uma luz muito forte sobre o tabernáculo. Era a glória de Deus. O povo deixou cair as pedras de tanto medo e os dez espias que causaram toda a confusão correram para suas tendas.
Moisés foi para o tabernáculo falar com Deus. Todos ficaram esperando para ver o que aconteceria. Muito triste, Deus disse a Moisés: “Até quando essa gente vai me desobedecer? Vou destruí-los e fazer de você uma grande nação.” Moisés suplicou a Deus que não destruísse os israelitas. O Senhor prometeu não destruí-los imediatamente, mas eles seriam punidos mais tarde. Todos os israelitas que saíram do Egito não entrariam na terra de Canaã. Eles morreriam no deserto. Que triste, não é? Só Josué e Calebe e os filhos dos israelitas poderiam entrar. 
Depois que Deus disse isso, os dez espias que causaram todo aquele problema foram mortos. E Moisés foi contar ao povo que eles nunca entrariam na terra prometida. Eles ficaram muito tristes. Moisés, Aarão, Josué e Calebe também ficaram, mas aceitaram a vontade de Deus. Os israelitas, não. Na manhã seguinte, tiveram uma idéia e disseram: “Nós pecamos contra Deus. Vamos subir e lutar como o Senhor nos mandou!” E os homens se prepararam para a batalha.  Moisés os avisou que não deveriam ir porque Deus não estaria com eles. Mas ninguém de ouvidos. Eles foram para a guerra sem Deus, sem Moisés e sem oração. Os inimigos estavam escondidos atrás das rochas, na montanha. Quando os israelitas subiram, os cananeus e amalequitas jogaram uma avalanche de pedras sobre eles. Muitos morreram e muitos outros ficaram feridos. Alguns gritaram  pedindo socorro, mas o Senhor não os atendeu. Quando nós voluntariamente desobedecemos a Deus, Ele não ouve nossas orações. Por isso, crianças, tenham sempre certeza de que estão obedecendo a Deus e a seus pais. 

MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo, usando os gestos como estão descritos na lição:]
“O Senhor preserva - [apontar para o céu, colocar as mãos sobre a cabeça]
todos os que O amam.” - [mostrar o público, por as mãos no coração]
Salmos 145:20 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

VARIAÇÃO (usando o verso completo - ideal para crianças de 6 a 8 anos): [Dizer:]  Josué e Calebe amavam a Deus e confiavam nEle. Eles não tinham medo dos gigantes porque sabiam que Deus tem poder para derrotar qualquer gigante. Deus protegeu seus dois amigos. Os outros espias não confiavam em Deus e fizeram com que os israelitas desanimassem. Deus destruiu esses resmungões. [Pedir que as crianças recitem a primeira parte do verso em pé (“O Senhor preserva a todos os que O amam”). E a segunda parte , abaixados (“mas a todos os ímpios Ele os destrói”). Lembrando que em pé representa “vivo” e abaixado representa “morto”. Repetir o processo várias vezes até que tenham memorizado o verso.]

REVISANDO: [Mostrar um cacho de uva. Fazer uma pergunta para cada criança (abaixo). Quem acertar ganha uma uva do cacho.]  


1. Por que os doze espias foram a Canaã? Para observar a terra.
2. Quanto tempo eles estiveram lá? Quarenta dias.
3. O que eles trouxeram? Um cacho enorme de uvas e muitas frutas.
4. Que relatório dez espias deram? Que era impossível tomar a terra porque havia gigantes terríveis.
5. Qual o relatório de Josué e Calebe? Que venceriam os gigantes com a ajuda de Deus.
6. Quem colocou os maus pensamentos na cabeça dos espias? Satanás.
7. Em qual relatório os israelitas acreditaram? No dos maus espias.
8. O que os israelitas queriam fazer com Josué e Calebe? Apedrejá-los.
9. Como Deus salvou os espias fiéis? Fazendo aparecer Sua glória sobre o tabernáculo.
10. O que aconteceu com os dez espias? Foram mortos na hora.
11.  Somente quem entraria na terra prometida? Os filhos dos israelitas. Os outros morreriam no deserto.

             
APLICANDO:
OPÇÃO 1: [Mostrar para as crianças uma linda caixa de presentes, bem enfeitada. Dizer que passou muito tempo preparando aquele presente para  uma pessoa que você gosta e quer ver feliz. Combinar com antecedência com um voluntário para ser essa pessoa. Ele deve entrar, você deve entregar o presente com bastante entusiasmo. O voluntário deve, então, começar a reclamar do presente e desprezá-lo dizendo que queria outra coisa. Mostrar que ficou bem triste com isso.  Explicar que o que aconteceu  foi apenas uma simulação. Perguntar:] Como vocês se sentiriam se isso tivesse acontecido com vocês? Como vocês acham que deve ser tratada a pessoa que desprezou o presente? Deus queria dar aos israelitas um lindo presente – a terra de Canaã, mas eles não quiseram aceitar. Como o Senhor Se sentiu? Eles foram muito ingratos não é mesmo? Mas será que muitas vezes não somos tão ingratos quanto eles? Vejam só. Quando o que eu mencionar for igual ao que os israelitas e os dez espias fizeram, vocês devem baixar os polegares e fazer um rosto triste. Se o que eu disser for igual ao que Josué e Calebe fizeram vocês devem erguer os polegares  e fazer um rosto feliz.
a) Jonas saiu da mesa muito nervoso e não quis almoçar porque a mãe dele não tinha feito o que ele queria. [Baixar os polegares, fazer rosto triste.]
b) Márcia esperava encontrar purê de batata no almoço, sua comida predileta. Mas as batatas tinham acabado e sua mãe preparou macarrão. Márcia agradeceu e se serviu sem reclamar. [Levantar os polegares, fazer rosto feliz.]
c) Juliana pediu a sua mãe que fizesse uma festa de aniversário bem bonita e convidasse todos os seus amigos. O pai de Juliana estava desempregado, mas mesmo assim, ele comprou uma boneca pra ela e prometeu dar a festa quando pudesse. Juliana entrou para seu quarto chorando e dizendo que não queria boneca, queria festa. [Baixar os polegares, fazer rosto triste.]
d) Sonia pediu a seu pai uma boneca que fala e que engatinha, de presente de aniversário. Seu pai só pôde comprar uma boneca simples, mas com muito amor. Sonia, agradeceu e deu um beijo em seu pai. [Levantar os polegares, fazer rosto feliz.]
e) Mariana viu um vestido bem bonito na vitrine de uma loja e ela gostaria muito de ter um vestido novo para ir à igreja. Sua prima mandou pra ela um vestido já usado, mas em bom estado e Mariana ficou muito grata por ter um vestido melhor. [Levantar os polegares, fazer rosto feliz.]
f) Gustavo queria  passar as férias na praia, como seus amigos. Seus pais só puderam viajar para a casa da vovó. Ele passou a viagem toda reclamando e chorando. [Baixar os polegares, fazer rosto triste.]
g) Beto queria muito um carrinho com controle remoto, como o do seu melhor amigo. Mas ele sabia que era muito caro para seus pais comprarem. Então, ele tentava se divertir ao máximo com os carrinhos a fricção que seu tio lhe dera. [Levantar os polegares, fazer rosto feliz.]

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar uma cópia da atividade para cada criança colorir e/ou colar bolinhas de papel crepom. Enquanto trabalham, dizer para usarem aquela figura para contar a alguém sobre o maravilhoso lugar que Deus preparou para o povo de Israel e porque eles não puderam entrar imediatamente.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!