terça-feira, março 31, 2020

Tesouros Infantis V2N2 - Lição 1 (Complemento para os pais)

Escondido no Templo

A lição Tesouros Infantis V2N2 começa o trimestre contando a história de Joás. Como esta envolve muitos reis diferentes, mas unidos por parentesco, preparamos este material para que os pais possam ensinar o assunto de maneira compreensível e divertida para seus filhos. Os pais que fazem a leitura de Trilha Bíblica também vão aproveitar bem esse material.

A árvore genealógica mostra as relações de parentesco entre os reinos de Judá e Israel no período de Josafá a Joás. Imprima-a em papel tamanho A4 ou A3.



A linha do tempo mostra a sequência de reis em cada reino.



Com essas duas ferramentas, os pais podem introduzir a noção de passagem do tempo e ensinar o que o significado das palavras descendente, ascendente e linhagem. É claro que para as crianças bem pequenas, isso não é necessário. Já as maiores terão um excelente ganho no vocabulário que as ajudará a entender diversas outras histórias, inclusive a de Jesus, cuja humanidade era da linhagem de Davi. 

Além da linha do tempo e da árvore genealógica, abaixo estão disponíveis as figuras dos personagens em diversos tamanho, o que permite preparar os visuais de maneiras diferentes. Para assistir a um vídeo com a história contada de forma resumida, clique AQUI. Para ver a história de forma mais minuciosa, vá para o fim da postagem.

No vídeo há um exemplo usando as figuras sobre uma mesa. Nesse caso, elas foram apenas impressas em papel 120g e recortadas. Essa figura foi feita para ocupar uma página tamanho A4.  Nesse tamanho os personagens terão por volta de 7cm.


Também pode-se usar as figuras maiores, abaixo. Elas também foram feitas para páginas no tamanho A4, onde ficarão com mais ou menos 14 cm. Para um evento com muitas crianças, pode-se imprimi-las em tamanho A3.





As figuras maiores podem ser fixadas em algum suporte (caixinha de papelão, embalagem de xampu, etc).  A das fotos abaixo foram fixadas em um frasco de remédio, com líquido dentro. Com o peso é mais difícil de cair.



Para fazer o suporte, enrole o frasco com uma tira de de papel 120g (cartolina) um pouco mais alta que ele. Use fita adesiva dupla face para fixar o papel na embalagem. 






Fixe o personagem no rolo de papel usando fita adesiva ou cola. Se a fita não for de grande adesão, você poderá tirar a figura para guardar depois do uso. Isso ajuda muito a preservar o visual.




Em qualquer tamanho de figura, pode-se colar areia, pedaços de lixa ou de feltro atrás das figuras e usá-las em um fundo de flanela ou feltro (o tradicional flanelógrafo). 









Também é possível colar pedaços de imã atrás delas para contar a história usando um quadro de metal ou até mesmo a geladeira da cozinha! 





Aproveite sua criatividade e os recursos que tiver disponíveis!
Ah! Em qualquer opção, se quiser que as figuras durem, vale a pena cobri-las com contact transparente ou (no caso das pequenas) fita adesiva transparente, da mais larga, como nas fotos abaixo.






Agora os templos. Faça duas cópias do templo de Deus.


Faça uma cópia da figura abaixo. "Rende" dois templos de Baal.






Agora, um roteiro para contar a história de maneira interessante. 
Use os recursos visuais que achar melhor.

2 Crônicas 21 a 23

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Combinar que as crianças ficarão de costas enquanto você esconde alguma coisa da sala. Depois, elas terão alguns segundos para encontrar o que foi escondido. Organizar a situação para que elas não descubram muito rápido. Dizer:] Hoje consegui esconder de vocês uma coisa. Agora vamos ter uma história em que as pessoas vão esconder algo muito importante. Prestem atenção.

 APRESENTANDO A LIÇÃO: [Dizer:] Fazer amizade com pessoas más pode ser perigoso, ainda mais se você for um rei ou rainha. A história de hoje está escrita na Bíblia e fala de muitos reis com nomes parecidos. Alguns bons e outros maus. Por isso, prestem atenção, para não se confundirem.
              [Colocar Acabe no trono de Israel.] O rei Acabe era rei de Israel. [Colocar Jezabel ao lado de Acabe.] Ele se casou com Jezabel, que era muiiito malvada e adorava o terrível ídolo Baal. Por causa dela, Acabe fez muitas coisas erradas e perdeu a bênção de Deus. [Colocar Acazias, Jorão e Atalia perto dos pais.] Ele e Jezabel tiveram dois rapazes e uma moça: Acazias, Jorão e Atalia, que era tão má quanto sua mãe. 
[Mostrar o trono de Judá e o rei Josafá.] Em Judá havia um rei muito bom chamado Josafá. Não sabemos o nome de sua esposa, mas sabemos o nome de seu filho mais velho: Jeorão. [Colocar Jeorão perto do pai.] Josafá era muito obediente a Deus e não adorava ídolos. Mas ele cometeu um erro terrível: ser amigo de Acabe, aquele rei tão malvado. Para mostrar sua amizade, ele permitiu que seu filho se casasse com Atalia, a filha de Acabe. [Colocar Atalia e Jeorão juntos, perto de Josafá.] Isso não foi nada bom.
Algum tempo depois, o bondoso rei Josafá morreu e Jeorão começou a reinar.  [Esconder Josafá e colocar Jeorão no trono dele.] Ele foi muito malvado porque seguia os conselhos de sua esposa. [Colocar o templo de Baal e seus ídolos no cenário do Reino de Judá.] Ela mandou construir um templo para Baal, do mesmo jeito que sua mãe Jezabel.  Para isso ela tirou coisas do templo de Deus e o estragou. [Rasgar e estragar um pouco o templo de Deus.]
[Colocar Acazias perto de Atalia e Jeorão.]Atalia e Jeorão tiveram um filho chamado Acazias, o mesmo nome do irmão de Atalia. Jeorão morreu e Acazias tornou-se rei. [Esconder Jeorão e colocar Acazias no trono.] Ele foi malvado igual o pai dele, porque seguia os conselhos de sua mãe, Atalia.  Acazias se casou com uma moça chamada Zibia. [Colocar Jeozeba ao lado de Joiada.] Ele tinha uma irmã chamada Jeozeba, que se casou com o sacerdote Joiada.
[Mostrar o trono de Israel.] No reino de Israel, quando Acabe morreu [esconder Acabe], seu filho Acazias se tornou rei. [Colocar Acazias, filho de Acabe, no trono.] Mas morreu pouco tempo depois. [Esconder Acazias e colocar Jorão no trono.] Então, seu irmão Jorão começou a reinar. Mas ele seguiu os conselhos de sua mãe Jezabel e tornou-se um péssimo rei, assim como seu pai. 

Certa vez, Acazias, o rei de Judá foi visitar seu tio Jorão [levar Acazias de Judá para Israel]. Mas um exército de inimigos veio e matou os dois e também a malvada rainha Jezabel. [Esconder Jezabel, Jorão e Acazias.]

Quando a malvada Atalia soube que seu filho estava morto, pensou [fazer uma voz sinistra]: “Agora eu serei a única a mandar no reino de Judá. Nada vai me impedir de ser a pessoa mais poderosa daqui!” Só uma coisa poderia atrapalhá-la. Ela tinha muitos netos que poderiam ser os reis. Então, aquela mulher malvada fez uma coisa horrível: mandou matar todos os seus netos. Já pensaram numa coisa dessas?

[Mostrar o bebê Joás.] Entre eles havia um bebê de apenas  um aninho. [Levantar o indicador, mostrando o número 1.] Será que a malvada rainha teria coragem de matar aquela coisinha fofa? O pior é que tinha. Mas antes que ela conseguisse isso, a irmã de Acazias, titia do bebê, [colocar Jeozeba ao lado dababá e levá-la, junto com o bebê, para o templo] conseguiu entrar no palácio, pegar o nenê, junto com a babá e levá-lo escondido para a casa dela, lá no templo. Como a rainha má, não gostava de Deus e nunca ia ao templo, não conseguiu descobrir que o bebezinho estava lá. Logo ela esqueceu desse neto e ficou ocupada em ser rainha. [Colocar Atalia no trono.]

A titia e seu esposo, o sacerdote Joiada, cuidaram bem do bebezinho. Eles o ensinaram a amar a Deus e a fazer o que é certo desde pequeninho. Joás foi crescendo, crescendo e se tornou um garotinho. Um dia, o titio Joiada chamou os levitas e seus amigos para uma reunião secreta e contou-lhes que Joás estava vivo e que seria o rei de Judá. Todos concordaram com ele. Ninguém gostava de Atalia, porque ela era falsa e malvada. O povo não via a hora de se livrar dela. Quando ele completou sete anos, [mostrar sete dedos das mãos] seu tio disse aos levitas e aos chefes do povo que o encontrassem no templo. [Colocar Joiada, Joás e outros no templo.] Todos vieram. Joiada trouxe o pequeno Joás e colocou a coroa sobre a sua cabeça. [Colocar a coroa na cabeça de Joás.] O povo ficou feliz e começou a gritar: “Deus salve o rei! Deus salve o rei!”

Quando a rainha viu o povo gritando, foi ao templo para ver o que estava acontecendo. [Colocar Atalia no templo.] Ela viu o pequeno Joás vestido com o manto real e com a coroa em sua cabeça. O povo estava cantando hinos e tocando as trombetas. [Tocar uma canudo de papelão como se fosse uma trombeta.] Ela ficou furiosa e gritou [fazer uma voz irada]: “Traição! Traição!” E agora? Será que ela conseguiria fazer alguma coisa contra seu neto? Será que conseguiria impedir o menino de ser rei? Ela bem que queria isso. Mas o que aconteceu foi que os soldados, ao invés de atacarem o garoto, atacaram a ela! [Esconder Atalia.] E, assim, o pequeno Joás se tornou rei de Judá. [Colocar Joás no trono.]

 A continuação da história está em 2 Crônicas 24, na lição Tesouros Infantis, V2N2, e no manual do professor ESIR. 






Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!