domingo, junho 17, 2018

Tesouros Infantis V3N2 - LIÇÃO 12


Olhe para o Cordeiro de Deus

Ao final da lição a criança deverá:
SABER que sofrimentos Jesus passou para nos salvar e como reagiu a eles..
SENTIR gratidão, amor e desejo de imitar a paciência e bondade de Jesus.
RESPONDER , imitando as atitudes de Jesus e reconhecendo Seu infinito amor.

PENSAMENTO CENTRAL: Jesus sofreu em silêncio por mim.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca” (Isaías 53:7).

LEITURA AUXILIAR: Mt 27:31-56; Lc 23:32-44; Jo 19:25-27; Sl 69:20; 22:16-18; O Desejado de Todas as Nações, 741-754.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: cartazes com o verso; Conquistando a Atenção: Opção A - madeira, mourão ou cruz em tamanho grande, Opção B: Coroa de espinhos ou galho com espinhos; Lição: maquete do Calvário (instruções abaixo),  tecido escuro, Contando aos Outros: cópias da caixinha de presente abaixo para cada aluno, lápis de cor, fita ou lã, cola, tesoura. 

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

 Memorizando: Se as crianças da sala forem muito pequenas, ensinar só o final do verso:  “Como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca.” 

















Lição: Fazer uma maquete do Calvário usando uma caixa de madeira ou de camisa (ou uma bandeja grande). Com areia, fazer o monte e uma parte do caminho para chegar até ele. Colar palitos de sorvete em formato de cruz e pintá-los de marrom. Usar gravetos, no lugar dos palitos de sorvete, se preferir. Nesse caso não é necessário pintá-los, mas devem ser amarrados e colados um ao outro para que as cruzes não se desmanchem. 

Modelo de coroa de espinhos feita com massa de biscuit ou de modelar.






Neste link pode-se baixar um lindo conjunto de figuras para contar essa história no flanelógrafo:


AQUI você pega várias figuras em preto e branco com as cenas da crucifixão de Cristo.
No blog da tia Alê tem figuras e uma ideia de maquete muito bacana. Confira AQUI.





Contando aos Outros: Copiar as figuras abaixo em papel 120g ou mais. Recortar tudo. As figuras da ovelha formam o verso para memorizar. 


Imprimir a segunda parte da atividade (abaixo), recortar nas linhas cheias e dobrar nas pontilhadas. Passar cola na aba formada e colar a figura com o profeta Isaías. Entregar já pronto para crianças muito pequenas, ou deixar que colem e coloquem os cartões dentro do envelope.



 CONQUISTANDO A ATENÇÃO  

Opção A:  [Ter um pedaço de madeira ou mourão de cerca de 1,80m. Chamar algumas crianças para carregá-lo sentindo o peso. Certa ocasião uma professora encomendou uma cruz preparada com madeira de eucalipto para as crianças usarem; isso fez com que elas compreendessem melhor o que significa “carregar a cruz”. Deixar que as crianças carreguem um pouco e depois oferecer-se para carregá-la. Levar a madeira a um canto na frente da sala e perguntar:] Será que é fácil carregar um peso desse por um longo percurso? Como vocês se sentiram ao receber ajuda? Se vocês estivessem com os ombros e costas muito feridos e também estivessem sem comer e sem dormir vocês desejariam que alguém carregasse o peso para vocês? O que vocês fariam se vissem alguém sofrendo assim? Como será fazer tudo isso estando sem dormir e sem comer? Em nosso história de hoje veremos como Jesus carregou uma cruz muito mais pesada que isso.

Opção B: [Mostrar um galho de planta, com espinhos (melhor ainda se for uma coroa confeccionada com galhos espinhosos). Deixar que as crianças toquem levemente os espinhos para terem uma ideia da dor que causam. Perguntar:] O que aconteceria se apertássemos com força esses espinhos? [Eles nos feririam]. Quando nossa pele é perfurada o que acontece? Sai sangue, dói. Foi isso que aconteceu quando os soldados malvados colocaram a coroa na cabeça de Jesus e a apertaram. Doeu muito e saiu bastante sangue.  Mas Jesus deixou que eles fizessem isso porque nos ama. Em nossa lição de hoje estudaremos sobre Seu grande amor.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Com antecedência, preparar a maquete do Calvário e as três cruzes. Colocar a cruz de Jesus e as cruzes dos ladrões à medida que for contando a história.]
Logo depois que Pilatos deu ordem para que os soldados crucificassem Jesus, foi trazida uma cruz muito grande e pesada. [Mostrar a cruz.]  O corpo de Jesus estava coberto de sangue e todo ferido por causa das chicotadas que levou. Ele estava muito fraco e abatido, mas, mesmo assim, a cruz foi colocada em Seus ombros e Ele começou a caminhar arrastando-a. [Arrastar a cruz na maquete, pelo caminho.] Mas Ele estava tão fraco que cambaleou e caiu. [Derrubar a cruz.] Quando os soldados perceberam que Jesus não aguentaria carregar a cruz, obrigaram um homem chamado Simão, que estava passando por ali, a carregá-la. [Levantar a cruz e carregá-la até o monte, enquanto fala.] Simão nunca tinha visto Jesus, mas ficou muito feliz e agradecido por poder carregar a cruz para Ele. Daquele dia em diante tornou-se discípulo.
 Dois ladrões também foram condenados a morrer na cruz naquele dia. Quando chegaram ao monte Calvário os ladrões tentaram fugir para não serem crucificados. Mas Jesus não tentou fugir. Ele foi caladinho até a cruz. [Colocar a cruz deitada.] Os soldados O jogaram sobre ela e com o martelo e os pregos prenderam Suas mãos e pés na madeira. [Mostrar os pregos e bater o martelo sobre a mesa para fazer barulho.] Sabem o que Jesus disse enquanto os soldados faziam seu terrível trabalho? Ele orou a Deus para que tivesse misericórdia daqueles homens maus. Ele disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Que amor maravilhoso o de Jesus. Orando até por aqueles que O torturavam! Quando a mãe de Jesus viu isso acontecer, ficou tão aflita que desmaiou e os discípulos a levaram dali.
No topo da cruz, Pilatos mandou colocar uma inscrição: “Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus”. Os soldados levantaram a cruz com Jesus e a jogaram em um buraco. [Colocar a cruz em um buraco na areia.] Isso doeu demais! E, além da grande dor, Ele ainda teve que ouvir maldições e zombarias. Os sacerdotes e o povo diziam [falar com voz de escárnio:] “Salvou a outros, mas a Si mesmo não pode salvar. Se Ele é o Cristo, desça agora da cruz para que creiamos nEle”. Jesus ouvia aquilo em silêncio. Ele poderia realmente descer dali e destruir a todos, mas suportou tudo e preferiu ficar  e morrer por você e por mim.
A cruz de Jesus foi colocada entre as cruzes dos dois ladrões. [Colocar uma cruz de cada lado da primeira cruz.] Um deles [apontar para uma das cruzes] viu o julgamento de Jesus e ouviu Pilatos dizer várias vezes que Ele não tinha feito nada de errado. Viu também a bondade de Jesus para com os soldados que o pregaram na cruz. Então, quando o outro ladrão começou a zombar de Jesus, ele disse: “Como você tem coragem de zombar dEle? Nós merecemos morrer assim, mas Ele não!” O ladrão pensou nas coisas maravilhosas que Jesus tinha feito e dito e compreendeu que estava na presença do Filho de Deus, o Único que poderia perdoar seus pecados. Então disse a Jesus: “Senhor, lembra-Te de mim quando entrares no Teu reino!” E Jesus respondeu amorosamente [apontar para a cruz de Jesus:] “Você estará comigo no Paraíso”. O sofrimento de Jesus já estava valendo à pena. O ladrão arrependido foi salvo nos últimos momentos de sua vida.
O nosso Salvador sentia muita dor, estava humilhado e com sede. Mas, mesmo sofrendo tanto, Jesus olhou para baixo e viu Sua mãezinha. Assim que acordou do desmaio ela quis voltar para ficar perto do seu Filho. Mas estava chorando, chorando, ao lado de João.  Jesus queria muito ir lá consolá-la, mas não podia. Também se preocupou em quem cuidaria dela. Então, fazendo um grande esforço para poder falar, Jesus disse para sua mãe: “Mulher, aí está seu filho”. Ele queria dizer: “Mãe, sei que a senhora vai sentir muito a minha falta. Mas João será seu filho em Meu lugar.” Então, olhou para João e disse: “Aí está sua mãe.” Esse foi o jeito de Jesus pedir a João que cuidasse de Maria. João amava muito a Jesus e ficou contente de poder fazer isso por Ele. Com muito carinho, o discípulo levou Maria para sua casa e cuidou dela como se fosse sua própria mãe. Como Jesus era amoroso! Preocupou-se com as pessoas que amava, mesmo sofrendo tanto.
Quando deu meio-dia, no horário que o sol deveria estar brilhando mais forte, aconteceu algo muito estranho. De repente o sol parou de brilhar e tudo ficou escuro. [Colocar um pano escuro, de preferência transparente, sobre a maquete.] Os sacerdotes, os soldados e o povo ficaram com muito medo. Vamos fazer como quem está com medo? [Dar tempo para que façam gestos e expressões de quem está amedrontado.] Ninguém mais zombou de Jesus. Eles pensaram que seriam castigados naquela hora por matarem a Ele. Mas sabe por que havia aquela escuridão? É que Deus estava sofrendo também junto com Seu Filho e queria ficar bem pertinho dEle. Então, Se escondeu na escuridão.
Mas Jesus não sabia disso. Naquela escuridão, Jesus pensava: “Será que Meu Pai Se esqueceu de Mim?”  Então, não aguentando mais a aflição e a falta de Seu Pai, Jesus gritou: “Meu Deus! Por que Me desamparaste?”
Sabe, queridos, Ele sentiu ali a grande solidão e desespero que nós deveríamos sentir se fôssemos castigados por nossos pecados e abandonados por Deus.  E o Pai não podia mostrar que estava ali, bem ao lado porque Jesus precisava sofrer sozinho o castigo em nosso lugar. Os dois estavam sofrendo muito. Mas nenhum deles desistiu de salvar o mundo. Jesus Se entregou e Deus deu o Seu Filho. Tudo isso por nos amar.

REVISANDO: [Dizer:] Jesus enfrentou todas as ofensas em silêncio, sem se irritar. Vou fazer algumas perguntas agora e vocês vão responder em silêncio, só mexendo a cabeça para sim ou para não. Vamos ver quem consegue ficar todo esse tempo sem falar nada. [Fazer as perguntas abaixo. As crianças devem ficar em silêncio e responder apenas mexendo com a cabeça.]


Perguntas:
1.    Jesus estava muito fraco para carregar a cruz?
2.    Os soldados obrigaram João a carregar a cruz no lugar de Jesus?
3.    Depois de carregar a cruz para Jesus Simão decidiu ser um discípulo?
4.    Os ladrões ficaram quietinhos quando foram crucificados?
5.    Jesus tentou fugir quando foram crucificá-lo?
6.    Que orou pelos soldados que pregaram os pregos em Suas mãos?
7. O povo e os sacerdotes falavam palavras de conforto a Jesus?
8. Se quisesse Jesus poderia descer da cruz e destruir todos os seus inimigos?
9. Os dois ladrões zombaram de Jesus?
10. O ladrão arrependido foi salvo?
11. Jesus só pensou em Si mesmo enquanto estava crucificado?
12. Jesus providenciou alguém para cuidar de Sua mãe?
13. O sol escureceu ao meio-dia?
14. Deus abandonou Jesus?
15. Jesus percebeu que Deus estava junto com Ele, na escuridão?
16. Deus não tirou Jesus da cruz porque queria nos salvar?


MEMORIZANDO: [Dizer:] Vamos imaginar que você tenha um gatinho. Ele está com um ferimento nas costas e você precisa limpar a ferida e colocar remédio. Mas isso dói bastante e, se o gato se assustar, pode acabar se machucando mais. Então, você precisa segurar bem firme as quatro patas e a cabeça dele. Você acha que o gato ficaria bem quietinho enquanto você faz isso? Claro que não. Ele ia miar bem alto, tentar morder e arranhar. A maioria dos animais é assim. Mas a ovelhinha não. Quando a lã dela está bem grande, o fazendeiro precisa tirá-la. Nós chamamos isso de tosquiar. Ele pega uma espécie de faca afiada e vai raspando a lã. Para que a ovelha não se machuque, o fazendeiro a amarra bem firme. E ela não se debate, nem grita, nem tenta morder. Ela fica bem quietinha. Até quando é levada para o matadouro, para ser sacrificada, a ovelha não reage, só derrama lágrimas em silêncio.
Muitos anos antes de Jesus nascer, Deus disse ao profeta Isaías como Jesus agiria quando fosse morrer em nosso lugar. [Ler o verso na Bíblia na mesma versão em que será memorizado:] “Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca.” (Isaías 53:7). Jesus não se debateu, não tentou escapar, não tentou agredir, nem xingar às pessoas que o maltrataram tanto. Ele sofreu tudo caladinho. Quando falou alguma coisa sobre o que faziam com Ele, foi para pedir que Deus os perdoasse. Esse é o nosso querido Jesus, que escolheu sofrer tudo isso em nosso lugar. Precisamos sempre nos lembrar disso. Então, vamos memorizar esse verso? [Mostrar os cartazes com o verso. Recitá-lo por três vezes. Depois, esconder uma das partes e recitar tudo de novo. Prosseguir assim até que tenha escondido todas as partes e o verso tenha sido memorizado. Obs.: Se as crianças forem muito pequenas, memorize apenas a última parte: “como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca.” Isaías 53:7.]

APLICANDO: [Dizer:] Jesus, o nosso Salvador foi muito maltratado, mas não se vingou, nem maltratou ninguém. Ele foi meigo e manso mesmo com aqueles que zombavam dEle. Ao invés de xingar os soldados, pediu a Deus que os perdoasse. Ele não ficou com ódio, nem planejou vingança. O coração dEle estava em paz. E os culpados pela crucifixão de Jesus não foram só os sacerdotes e os soldados. Ele sofreu tudo aquilo por causa dos nossos pecados. Todos nós somos culpados de crucifica-lO. Mesmo assim, Ele nos perdoa de boa vontade e ainda diz: “Venha a Mim para ser salvo.”
E você, como reage quando alguém o maltrata? Vou contar algumas situações aqui e vocês vão me dizer o que as pessoas devem fazer.
1. Na escola, João empurrou Mário várias vezes. Mas, ao sair pelo portão, João caiu um tombo bem perto de Mário. O que Mário deve fazer?
2. Ontem Maria esqueceu seu lanche em casa e teve muita fome no intervalo. Sonia viu isso, mas não quis repartir o seu lanche. Hoje, Maria trouxe o lanche e viu quando o de Sonia caiu no chão antes que ela pudesse comer. O que Maria deve fazer?
3. Antonio jogou uma pedra em Jorge e foi suspenso da escola por isso. Na rua, Jorge vê Antonio à distância, de costas para ele, e há muitas pedras por perto. O que Jorge deve fazer?
4. Aninha escutou suas colegas rindo dela porque é a única que vai de saia para a escola. Quando a professora entregou as provas, Aninha viu que sua nota era muito boa e a delas era ruim. O que Aninha deve fazer?
5. O pai de Marcos ficou impaciente porque o menino escorregou e sujou a roupa. Agora, o pai virou o copo de suco na mesa. O que Marcos deve fazer?

A próxima vez que alguém, em casa ou na escola, estiver sendo grosseiro com você, não fique com raiva. Como Jesus, ore: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Quando per doamos aos que nos odeiam ou querem nos machucar, temos paz e podemos até mesmo ganhar a amizade deles.

CONTANDO AOS OUTROS: [Se as crianças tiverem habilidade suficiente, entregar as folhas, tesouras e colas para que cortem os cartões e montem os envelopes. Se não, entregar tudo semi-pronto. Enquanto trabalham, dizer:] Usem esse envelope para contar a outros como Jesus reagiu quando foi maltratado. Conte também que tudo que Ele sofreu foi por nossa causa, para nos salvar. [Os cartões devem ser usados para a criança colocar em ordem o versículo e, assim, facilitar a sua memorização. Para as crianças ainda não completamente alfabetizadas é importante numerar os cartões e ensinar-lhes a ordem correta.]



 








Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!