terça-feira, maio 01, 2018

Incentivo de oferta Maio de 2018 - Missões mundiais


Vivemos nos últimos momentos da história do planeta Terra, e nosso Senhor tem aguardado ansiosa e longamente para poder nos levar ao lar. Os eventos proféticos que se desenrolam diante dos nossos olhos declaram que a segunda vinda de Jesus está próxima, às portas. Infelizmente, a mensagem do evangelho não alcançou o mundo inteiro, e nem todos tiveram a chance de ouvir a verdade para este tempo. “Os homens logo serão obrigados a tomar grandes decisões, e devem ter oportunidade de ouvir e compreender a verdade bíblica, a fim de que se decidam inteligentemente para o lado do bem”. — Evangelismo, p. 25.


Como membros da igreja de Deus, é nosso privilégio representar Seu caráter e tomar parte na divulgação do evangelho até os confins da Terra, empenhando nosso tempo, força e recursos financeiros para essa obra especial.

Graças às orações e contribuições financeiras dos nossos membros e amigos, novas missões estão sendo abertas em muitos lugares. Essas novas missões ainda precisam do nosso apoio até que sejam plenamente estabelecidas e se tornem autossustentáveis. Também precisamos efetuar a abertura de novas missões. Recolhemos anualmente uma oferta especial para suprir os meios necessários a fim de espalhar a mensagem em muitas partes do globo.

“Por este tempo, devem existir representantes da verdade em cada cidade e nas mais remotas partes da Terra. Toda a Terra tem de ser iluminada pela glória da verdade divina. A luz deve brilhar sobre todos os países e todos os povos. E é daqueles que receberam a luz que ela deve ser transmitida a outros.” — Ibidem, p. 407.
“Necessitam-se missionários em campos que mal foram penetrados. Abrem-se constantemente novos campos. A verdade precisa ser traduzida em diversas línguas, para que todas as nações possam desfrutar de sua influência pura e vivificante.” — Ibidem, p. 409.

Apelamos com toda a sinceridade a você, neste sábado, para que una seus esforços aos dos missionários e suas famílias doando liberalmente para o apoio às nossas missões mundiais. Unidos dessa forma, poderemos ajudar a iluminar a Terra com a glória de Deus e apressar a volta de Jesus.
Seus irmãos do Departamento Missionário

Maternal

Materiais: figuras de crianças de diversos países que ainda não foram alcançados (países da África, Ásia e Oceania, por exemplo) e coletor com figuras de mãos, pés e notas de dinheiro.

Figuras:  Usar as figuras abaixo para imprimir ou usar como molde para confeccioná-las em EVA.

Coletor:
Encape uma caixinha com papel ou EVA nas cores verde e azul, imitando a Terra vista de cima. Cole desenhos de mãos, pés e de notas de dinheiro e a frase: “Missões: ir, orar e doar.”

[Mostrar as figuras das crianças:] Estas crianças nunca ouviram falar que Jesus vai voltar. Elas não sabem que o Papai do Céu as ama e está preparando um lindo lar para elas no Céu. Como podemos avisá-las? Vamos dar nossa oferta para os missionários irem até lá. E vamos fazer Papai do Céu para que elas aceitem o aviso. E, quem sabe um de vocês não vai lá, quando crescer, não é? [Passar o coletor de ofertas pelas crianças, cantando “Plim, plim, plim”. Em seguida, orar agradecendo pela oferta e pedindo que Deus ajude os irmãos de lá. Explicar às mães que a oferta para as missões será recolhida no primeiro sábado de maio.]

[Repetir o procedimento acima no dia 05 de maio. Mas, depois de contar a história, dizer:] Hoje é o dia que vamos enviar nosso dinheirinho para ajudar as missões ao redor do mundo. [Colocar as ofertas em um saquinho de pano, com alça e prendê-lo em um avião de brinquedo com uma plaquinha das missões mundiais. Fazer o avião voar até onde estão as figuras das crianças. Dizer:] “Vejam, que maravilha! Agora os missionários vão poder falar sobre Jesus para essas crianças! Viva! [Bater palmas.]

Para ver dados sobre alguns países beneficiados clique AQUI.

E baixe AQUI um mapa mundi fácil de recortar (pode ser feito em papel ou EVA).
Veja ideias interessantes para fazer outros tipos de mapa AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI  e AQUI. E quem tiver mais recursos e quiser decorar uma parede da sala com o mapa do mundo pode ver boas ideias AQUI e AQUI




Tesouros Infantis e Pequeno Pesquisador
(adaptar a linguagem à faixa etária das crianças)

Colocar as seguintes sugestões no “Cantinho das  Missões” (mesa, estante ou mural).
· Se o cantinho das missões for sobre uma mesa, pode-se usar uma toalha de TNT com a cores verde e azul, como as da Terra vista de cima. Colocar algumas das figuras relacionadas ao que será dito na aula.
· Ter uma faixa com o desenho de mãos, pés e notas de dinheiro, e a frase “Ir, orar e doar. 05 de abril, oferta para as missões mundiais”.
· Ter um mapa mundi. Se possível, o mapa deveria ser apenas dos continentes, sem as fronteiras dos países, para facilitar o trabalho. No mapa, sinalizar os países recentemente alcançados pode ser com adesivos de estrelas, por exemplo. Os países não alcançados podem estar em cores escuras.
· Entregar um envelope azul ou verde para as crianças trazerem suas ofertas no próximo sábado.
· Imprimir figuras do globo, colar em um palito de pirulito ou churrasco e espetar em meia bola de isopor pintada.
· Colocar figuras de crianças com roupas típicas de diversos países ainda não alcançados ao redor do mundo.
· Colocar a lista de países não alcançados e dos recentemente alcançados, que ainda dependem das nossas ofertas.
· Ao invés de objetos, pode-se fazer um mural com figuras das coisas mencionadas acima.
· Decorar uma caixa de sapato com as cores da verde e azul, e desenhos de mãos, pés e notas de dinheiro. Colar uma faixa com as palavras: “Ir, orar e doar. 05 de abril, oferta para as missões mundiais”. Usar a caixa como coletor de ofertas.
· Entregar um envelope verde ou azul para as crianças trazerem com suas ofertas no próximo sábado.
· Ter a data de 05 de maio destacada em um calendário, para mostrar quando a oferta será recolhida
· Fazer um emoji alegre e outro triste, para usar conforme a história.
· Colocar faixinhas com a frase Jesus te ama nas línguas de países ainda não alcançados (não precisa tentar ensinar como se pronuncia). Exemplos: Jesus elsker deg (Norueguês); 예수님은 당신을 사랑하십니다. (coreano); İsa səni sevir (azerbaijano); يسوع يحبك (árabe), Tia anao i Jesoa (malgaxe). Veja imagens abaixo.
· Combinar com as crianças um alvo para a oferta do 1º sábado. Se o alvo for atingido (no dia 05/05), colocar mais emojis felizes no mapa, nos países recentemente alcançados e algumas estrelas em países ainda não alcançados.
· Dar para cada criança uma figura do globo colada em um palito. Ela deve ser usada como lembrete para a família orar por esse país a cada culto.

Pegue as imagens abaixo do texto do momento das missões.



Momento das missões


  

[Mostrar o mapa mundi e dizer:] Em nosso mundo há milhões de pessoas que ainda não sabem sobre o amor de Jesus por nós, nem que Ele vai voltar para nos levar ao Céu. Essas pessoas sofrem e não têm esperança da salvação. Vejam esse mapa. Quanto do nosso mundo ainda vive sem as boas notícias da Palavra de Deus. Precisamos fazer alguma coisa.

Um dos versos que aprendemos diz: “E este evangelho do reino será pregado pelo mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14.  Outro verso diz: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15. Esse não é um pedido de Jesus, é uma ordem. Como podemos cumpri-la?

[Mostrar a figura do pé.] Jesus disse “Vão pelo mundo inteiro”. Então eu e vocês precisamos IR. Ir aos nossos vizinhos, parentes, amigos e falar do evangelho. Mas, quem irá a estes países que ainda não foram alcançados? Talvez aqui nesta sala eu esteja diante de um futuro missionário, que vai pregar o evangelho em algum desses países do mapa. Que sabe, não é? Mas, por enquanto eu ou  vocês não vamos até lá, o que devemos fazer? [Dar tempo para as respostas.] Nós podemos fazer duas coisas. [Mostrar as mãos.] ORAR pelos que vão, orar para que a mensagem seja bem recebida, orar para que Deus envie mais missionários e orar para que, se for da vontade que um de nós trabalhe nas missões estrangeiras, que Ele nos oriente para isso. A outra coisa que podemos fazer é DOAR. [Mostrar a figura da nota de dinheiro.] Se nós não vamos, temos que ajudar quem vai em nosso lugar. É nossa obrigação trazer ofertas para sustentar o trabalho dos missionários.

Hoje vamos recolher uma oferta especial para ajudar os países que foram alcançados há pouco tempo, que ainda precisam de ajuda, e começar o trabalho em países onde a mensagem da salvação não chegou ainda. Vamos oferecer o melhor que pudermos ao Senhor. 

[Mostrar figuras das crianças de várias partes do mundo.] Vou mostrar agora alguns dos lugares que ainda precisam dessa oferta para se sustentarem.

[Mostrar Madagáscar no mapa.] Anos atrás, um irmão de lá, desanimado com a situação da igreja onde congregava, começou a pesquisar na internet se havia algum povo que  guardasse o sábado, cresse em Jesus e fosse fiel aos princípios. Ele encontrou o nosso site e, depois de receber vários estudos, decidiu seguir esse caminho. Ele começou a contar a outras pessoas o que havia aprendido e hoje temos mais de 100 membros lá, muito animados. No entanto, eles têm poucos recursos e precisam de ajuda para manter os missionários. Nossas ofertas vão ajudá-los nisso.

Malawi – É um dos países da África onde há mais paz. As pessoas são muito alegres e não há guerras entre as tribos e nem violência. Nesse país temos mais de 100 membros que vieram de um despertamento. Os irmãos são muito empreendedores por isso começaram a construir três igrejas grandes. Mas os recursos acabaram e, entre outras coisas, elas precisam do telhado. As ofertas que juntarmos aqui vão ajudar nossos irmãos a cobrirem as igrejas, além de manter os missionários que trabalham lá.

Moçambique -  é um país de fala portuguesa que tem um grande número de irmãos, mas que ainda depende da ajuda financeira da Conferência Geral.

[Mostrar as figuras do pé, da mão e da nota.] Nós deveríamos ir até estes e outros países para pregar o evangelho. Quem não vai, precisar orar pelos que vão e doar seu dinheiro para ajudá-los. E hoje é nossa oportunidade de fazer isso.



[Recolher a oferta. Ao terminar, se o alvo foi alcançado, comemorar com as crianças. Se não foi, agradecer e incentivá-las a alcançarem da próxima vez. Colocar a oferta em um avião de brinquedo e conduzi-lo (ou pedir que uma criança o faça) até o cantinho das missões, onde estão as figuras das crianças. Agradecer a todos pelos esforços.]




Figuras para coletores de oferta e cartazes em PB e coloridas















Países alcançados e não alcançados







































Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!