Lição 6
Uma Linda Escolha
Ao final da lição a criança deverá:
SABER que servir a Deus é uma escolha que traz bênção;
SENTIR desejo de escolher servir a Deus sempre;
RESPONDER, escolhendo servir a Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Aonde fores, irei... teu povo será o meu povo, e teu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16. (NVI)
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: copos descartáveis, caixa grande com papel picado; Lição: prendedores de roupa; figuras abaixo; pote ou bacia; grãos de trigo ou arroz; espigas de trigo; TNT verde ou marrom; tira de TNT ou papel azul; tampas ou potes ou canecas plásticas; Revisando: grãos de cereais, vasilha; Aplicando: sacola com vários objetos; Contando aos Outros: cópias dos personagens ou dos seus rostinhos (abaixo) e prendedores de roupa para cada criança, cola.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Cenário: Forrar o chão ou uma mesa com TNT verde. Colocar uma almofada ou mais, por baixo do TNT para simular um monte. Cortar uma tira de TNT azul e esticá-la no meio do cenário para ser o rio Jordão. Um lado do Jordão será Israel e o outro será Moabe.
Personagens: Pode-se usar apenas prendedores de roupa ou colar silhuetas neles (abaixo). Prendedores grandes para os homens, médios para as mulheres (que podem ser cor-de-rosa) e pequenos para os filhos de Noemi, quando eram crianças. Para movimentar os prendedores, fixá-los em potes de plástico ou caixinhas de papelão ou, ainda, tampas de caixa de sapato.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Dividir a classe em “Famílias” de uma ou duas crianças maiores e algumas menores. Mandar as crianças maiores ficarem em cantos diferentes da sala. No centro da sala, colocar uma caixa grande cheia de papel bem picado. Entregar copos descartáveis às crianças maiores; dar colheres descartáveis às menores, para que recolham o papel ou cereal na caixa. O objetivo do jogo é que as crianças menores recolham papel e depois o levem às crianças que estão nos cantos. As crianças maiores não devem sair de seus lugares. As crianças menores terão de fazer várias viagens à caixa de comida” e devem ser lembradas de cuidar umas das outras, enquanto enchem suas colheres. O time que encher os copos primeiro é o vencedor. Ao final da brincadeira, dizer:] Na história de hoje teremos uma pessoa jovem que cuidou de uma pessoa mais idosa.]
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Fixar quatro prendedores nas bordas de um pote plástico. Dois grandes e dois pequenos. Colocar os personagens na parte do cenário que corresponde a Israel. Dizer:] Já quem abandona o mundo e resolve servir a Deus, será muito abençoado. É o que vamos ver na história de hoje.
Esta aqui é a família de Elimeleque: a esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom. [Apontar cada prendedor.] Eles moravam em Belém, na terra de Judá. No tempo dos juízes houve uma fome na terra de Judá. Não havia comida e Elimeleque resolveu levar sua família para a terra de Moabe, para escapar da fome. [Levar a “família” de Elimeleque para Moabe.] Depois de algum tempo, Elimeleque morreu. [Deitar o prendedor que representa Elimeleque e, depois, retirá-lo.] Noemi ficou sozinha com os seus dois filhos. Os dois garotos cresceram [trocar os prendedores pequenos por prendedores maiores], tornaram-se rapazes e casaram-se com Orfa e Rute, duas moças moabitas. [Acrescentar dois prendedores cor-de-rosa]. Apesar de não serem israelitas, as moças aprenderam a adorar ao verdadeiro Deus.
Quando Noemi chegou, todos os seus amigos e amigas vieram saudá-la. Ela contou tudo que acontecera com ela na terra de Moabe e disse que seu nome agora deveria ser Mara. Depois, procurou sua velha casa e voltou a morar nela com Rute. Estava no início da colheita de cevada e Rute deixou sua velha sogra em casa e saiu para recolher alguma coisa nos campos. [Deixar “Noemi” em um canto do cenário, prender “Rute” em outra vasilha e levá-la até o campo de trigo. Espalhar espigas de trigo pelo chão.]
Em Belém, morava um homem muito rico chamado Boaz, que tinha muitas terras e uma grande lavoura de cevada. [Colocar o prendedor que representa Boaz perto das espigas de trigo.] Ele era parente do esposo de Noemi. Sendo um fazendeiro israelita, Boaz não colhia todo o grão na colheita. Sempre deixava um pouco para as pessoas pobres colherem depois que os empregados terminavam seu trabalho. Certo dia, Rute foi colher nos campos de Boaz. [Abrir o prendedor de Rute, apanhar uma espiga de trigo e guardá-la dentro da vasilha onde o prendedor de Rute está fixado.] Como ele não conhecia Rute, perguntou aos seus trabalhadores sobre ela. E seus empregados contaram a história dela e de como ela era bondosa com sua sogra idosa.
Como ele era parente de Noemi, Boaz disse para Rute colher só no campo dele e que ficasse à vontade ali. Também a chamou para comer com seus servos na hora do almoço. No final do dia, Rute separou a cevada e a levou para Noemi. [Colocar trigo em grão dentro da vasilha onde o prendedor de Rute está preso e levá-lo até o prendedor que representa Noemi.] A idosa senhora ficou muito feliz em ver quanta cevada Rute tinha trazido. Então, Rute contou como Boaz havia sido bondoso com ela. E Noemi disse que ela deveria colher só no campo dele, já que era parente.
Rute trabalhou muito, colhendo cevada todos os dias. No final da colheita, Noemi disse que Rute deveria conversar com Boaz e pedir que ele as ajudasse. Rute atendeu e disse a Boaz [Aproximar os dois prendedores (de Boaz e de Rute) e fazer uma voz meiga para Rute.]: “Você é parente próximo de Elimeleque e de meu esposo. Por favor, seja bondoso conosco por amor a eles.” Boaz sabia que, de acordo com a lei israelita, ele deveria casar-se com Rute e comprar a terra que pertencia ao marido de Noemi. Ele amava Rute e ficou feliz em casar-se com ela. Depois do casamento, Rute e Noemi foram morar com Boaz. [Levar os prendedores que representam Noemi e Rute para perto do prendedor que representa Boaz.] Algum tempo depois, Rute e Boaz tiveram um menino e o chamaram de Obede. [Colocar um prendedor pequeno ou um clipe perto dos outros prendedores.] Noemi amou a criança e sentiu-se feliz por ser avó. Agora não estava mais amargurada, mas novamente feliz. Sabem quem foi Obede? Foi o bisavô de Davi, que se tornou rei de Israel. Rute recebeu uma grande recompensa por sua bondade com Noemi. Ela se tornou mãe de reis. Rute foi tetravó do Rei Salomão. Da sua família nasceu José, o esposo de Maria, a mãe de Jesus. Rute abandonou seus ídolos para servir ao verdadeiro Deus e por isso foi muito honrada, fazendo parte da família de Jesus. Que linda recompensa ela recebeu!
[Ler o verso na Bíblia, e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Aonde fores, irei − [dar dois passinhos à frente, mostrar dois caminhos.]
O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus − [mostrar o público, apontar para o céu e colocar a mão no peito.]
Rute 1:16 − [desabrochar uma flor e formar um livro.]
REVISANDO: [Fazer as perguntas. A cada resposta certa, Rute consegue mais um pouco de ce-reais para sua vasilha. Quando houver uma resposta errada, tira-se um pouco de cereais. Ela deve estar com a vasilha bem cheia para levar a Noemi.]
Sugestões de perguntas:
1. Por que Elimeleque e sua família mudaram-se para a terra de Moabe? [Porque havia fome em Israel.]
2. Que coisas tristes aconteceram? [Elimeleque e seus dois filhos morreram.]
3. Por que Noemi resolveu voltar para casa? [Porque soube que não havia mais fome em Israel.]
4. Quem quis ir com ela? [As duas noras: Orfa e Rute.]
5. Depois que Orfa decidiu voltar, o que Rute disse a Noemi? [Onde fores irei também. Onde morares ali morarei. Onde morreres eu morrerei também. Teu povo será o meu povo. Teu Deus será o meu Deus.
6. Como Rute era? [Bondosa e trabalhadora.]
7. Como sabemos que Rute foi uma trabalhadora esforçada? [Porque ela trabalhou o dia todo e trouxe bastante coisa para Noemi.]
8. Quem era Boaz? [Parente rico do marido de Noemi.]
9. Como Boaz tratou Rute? [Com muita bondade.]
10. Como Deus recompensou Rute por ter escolhido servi-Lo? [Ela se casou com Boaz, foi bisavó do rei Davi e ancestral de José, o esposo de Maria, mãe de Jesus.]
APLICANDO: [Dizer:] Noemi ensinou Rute sobre o verdadeiro Deus e Rute escolheu deixar os ídolos falsos e servir ao Senhor. Ela foi amável e cuidadosa com Noemi, que já era uma senhora de idade. Além disso era muito trabalhadora. Nós servimos a Deus quando somos amáveis e cuidadosos com os mais velhos e também quando fazemos nosso dever com alegria.
[Preparar uma caixa ou sacola com vários objetos. Chamar uma criança por vez para pegar um objeto sem olhar. Depois ela deve dizer como aquele objeto pode ser usado para servir a Deus sendo amável e trabalhador. Exemplos de objetos: curativo (cuidar de alguém ferido), pano de prato (secar a louça para a mamãe), espanador (tirar o pó), vidro de remédio (cuidar de um doente), graxa de sapato (engraxar os sapatos do papai), pá de lixo (juntar o lixo), prendedor de roupa (ajudar a pendurar a roupa), cabide (guardar as roupas) etc.]
CONTANDO AOS OUTROS: [Faça cópias dos rostinhos abaixo para cada criança, cole em cartolina, pinte e recorte. Cole em prendedores de roupa e deixe as crianças levarem para casa, para contarem a história dos personagens.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário