A Fé na Batalha
VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas o justo viverá pela fé.” Habacuque 2:4.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: escolher entre os visuais sugeridos abaixo; Contando aos Outros: cópias da figura de Moisés, lápis de cor, bailarinas.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Escolher o cenário e os personagens entre as opções abaixo:
A - Maquete: Fazer uma cópia reduzida da figura de Moisés (abaixo) em papel mais duro (ou colar em cartolina). Colar um palito de fósforo (cortar a ponta) em uma das mãos para ser o cajado. Fazer as silhuetas (ver aqui) em duas cores: uma para representar os israelitas e outra para representar os amalequitas. Colar as silhuetas em prendedores de roupa. Para dar uma idéia melhor de exército, colar palitos de dentes em um dos braços de cada silhueta, para ser a lança. Fixar os prendedores em réguas escolares transparentes (uma régua para cada exército). Para montar o cenário, colocar uma caixinha sobre uma almofada ou caixa maior. Estender um pedaço de TNT verde ou marrom sobre a mesa ou chão, cobrindo também a caixa. Sobre a caixa, colocar a figura de Moisés. Sobre o espaço coberto restante, diante de Moisés, colocar os dois exércitos. Movimentar as figuras conforme a história.
B - Crianças: Fazer faixas de duas cores diferentes para as crianças colocarem na cabeça, formando os dois exércitos.
Contando aos Outros: Fazer uma cópia em cartolina da figura abaixo para cada criança.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Fazer um concurso com as crianças para ver quem consegue ficar com os braços levantados por um minuto. Quem conseguir deve ganhar um pequeno brinde.]
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Usar o visual escolhido, movimentando os personagens conforme o desenrolar da história. Se for usar as crianças, colocar as faixas nos dois exércitos e Convidar um menino para ser Moisés, dois garotos para serem Aarão e Hur (segurando os braços de Moisés), outro garoto para ser Josué e dividir o restante da classe em israelitas e amalequitas. Contar essa história com muito entusiasmo e emoção. Dizer:]
Os israelitas passaram por momentos muito emocionantes em sua viagem pelo deserto. Um dia, sem que eles esperassem, os amalequitas, que eram um povo muito briguento, resolveram atacar os israelitas. [Mostrar a régua com o “exército” dos amalequitas ou as crianças que os representam.] Móisés então, disse a Josué que preparasse o povo para a batalha. Josué era um bom comandante e , na manhã seguinte, todos estavam prontos para a batalha. [Colocar os prendedores com o exército israelita diante dos do exército amalequita.Ou, o garoto Josué deve reunir os “soldados” israelitas em um lado da sala. Enquanto os “ismaelitas” ficam em outro lado. Orientar as crianças batalha. ] Moisés subiu a um lugar alto, onde podia ver tudo. [Colocar “Moisés” sobre uma cadeira.] Enquanto Josué e seu exército lutavam com os amalequitas, Moisés, com as mãos levantadas para o Céu, clamava a Deus para que o povo fosse salvo. [Mostrar os braços da figura de Moisés levantados ou o garoto que representa Moisés deve ficar com os braços levantados.] O povo via Moisés orando e ficava animado para a luta. Mas, depois de algum tempo, ele foi ficando cansado, cansado e acabou abaixando as mãos. [Abaixar os braços do boneco ou do menino.] Sabem o que aconteceu quando aconteceu isso? Os amalequitas começaram a vencer! [Deitar a régua com o exército israelita, ou as crianças do exército israelitas devem se abaixar.] Quando Moisés percebeu isso, levantou novamente as mãos e os israelitas começaram a vencer outra vez. [Levantar a régua ou as crianças do exército israelita e abaixar a régua ou as crianças do exército amalequita.] Mas ele logo se cansou outra vez e abaixou as mãos. [Repetir o processo com os “exércitos”.] Toda vez que ele levantava os braços os israelitas venciam e quando os abaixava os amalequitas venciam. Para resolver o problema alguém teve uma boa idéia. Puseram Moisés sentado em uma pedra enquanto Arão e Hur apoiavam seus braços erguidos e ele ficou assim até ao pôr-do-sol. E dessa forma os israelitas conseguiram vencer completamente seus inimigos. [Os amalequitas devem ficar abaixados e os israelitas devem comemorar a vitória.]
REVISANDO: [As crianças vão ajudar os israelitas a vencer a batalha. Escolher uma criança (ou usar um boneco, se preferir) para ser Moisés e sentar-se sobre uma cadeira. Fazer perguntas sobre a história. Quando as crianças acertarem, Moisés deve levantar os braços. Se errarem, ele deve abaixar os braços. Organizar as perguntas para que Moisés esteja de braços levantados quando elas acabarem. Neste caso os israelitas venceram a batalha e as crianças podem comemorar.]
MEMORIZANDO: [Dizer:] Os israelitas venceram a batalha porque tiveram fé, acreditaram no poder de Deus. Mas eles não ficaram só olhando os amalequitas. Enquanto Moisés orava, eles lutavam com todas as forças. Nós também temos uma batalha terrível. Mas só vamos vencê-la se tivermos confiança em Deus. Por isso precisamos orar. Mas também precisamos nos esforçar, como Josué e seu exército. Só assim seremos vitoriosos. Vamos agora memorizar um verso que nos ajudará a lembrar disso quando estivemos na luta contra o mal. [Ler o verso na Bíblia e depois ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Mas o justo - [juntar as mãos formando uma reta]
viverá pela fé - [levantar as mãos e juntá-las na forma de oração]
Habacuque 2:4 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]
APLICANDO: [Dizer:] Na batalha contra o mal precisamos nos esforçar, mas a vitória só vem pelo poder de Deus. Sozinhos não conseguimos vencer. Vou mostrar algumas situações. Se eu falar de alguém que está lutando sem confiar em Deus vocês devem se abaixar, porque sem Deus nós perdemos as batalhas. Se eu falar de alguém que está lutando contra o mal, confiando no poder de Deus, vocês devem levantar-se, porque só Deus pode nos dar a vitória.
a) As amigas de Maria que não são cristãs querem que ela passe maquiagem na escola e prometem que não vão contar nada pra mãe dela. Ela ficou com medo de fazer algo errado, mas não quis contrariar as colegas. [Devem abaixar-se.]
b) Jorge foi convidado por seus amigos mundanos para uma festa no sábado. Ele sabia que lá ele estaria transgredindo o sábado, mas ficou pensando nas brincadeiras e acabou indo pra lá. [Devem ficar abaixados.]
c) Carla viu quando uma amiga deixou cair um pacote de biscoitos. Suas amigas falaram para ela abrir o pacote e dividir com elas. Carla havia estudado a lição e orado para que Deus a ajudasse a ser honesta. Ela guardou os biscoitos para devolvê-los mais tarde. [Devem levantar-se.]
d) Os amigos de Otávio falaram para ele não contar para a mãe que tinha lição de casa e assim poderia brincar a tarde toda. Apesar de saber que isso é errado ele acabou mentindo para sua mãe. [Devem abaixar-se.]
e) Suzana queria muito ir brincar com as colegas e não fazer a lição de casa. Ela então pediu a Deus que a ajudasse a ser caprichosa e fazer a lição direitinho. Logo ela conseguiu terminar e foi brincar bem alegre. [Devem levantar-se.]
g) Márcio tem algum dinheiro guardado e às vezes tem muita vontade de gastá-lo com bobagens, mas ele tem orado e pedido a Deus que o ajude a economizar para dar uma boa oferta missionária. Cada dia seu cofrinho fica mais cheio. [Devem levantar-se.]
h) Vinícius sempre distribuía folhetos no ônibus. Alguns colegas começaram a zombar dele e chamá-lo de “pastorzinho”. Ele pediu a Deus que o ajudasse a não ter vergonha de falar do evangelho e continuou fazendo seu trabalho. Com isso o cobrador do ônibus acabou conhecendo a Bíblia. [Ficam levantados.]
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as figuras já recortadas. Deixar que as crianças pintem as peças. Se as crianças forem maiores, deixar que elas mesmas coloquem as bailarinas. Se forem pequenas, entregar já com as bailarinas. Explicar que devem usar a figura para contarem a história de Moisés e a batalha contra os amalequitas.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário