quarta-feira, maio 02, 2012

Tesouros Infantis 2o. trim. 2012 - Lição 5


De Escravo a Governador
  
OBJETIVO: Mostrar que vale à pena ser fiel a Deus em todas as circunstâncias.
VERSO PARA MEMORIZAR: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito”. Lucas 16:10.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: gravuras representando bons momentos (piquenique com a família, nadando, brincando com amigos, festa de aniversário, etc.) e maus momentos (tempestade, pneu furado, brinquedo quebrado, doença, etc.); Lição: coração triste, personagens (José, Potifar, o copeiro e o padeiro, Faraó), “prisão”, palácio, visuais para os sonhos de Faraó; carruagem, figura de muita comida, prato vazio; Aplicando: figura de pintinho (ou pintinho de brinquedo) e figura de cavalo; Contando aos Outros: quadrinho com verso para memorizar.
  
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Para os personagens, ver sugestões aqui. Ou usar cartazes com as figuras. Para a caravana, espetar algumas silhuetas (aqui) em um pedaço de isopor, juntamente com a figura de José. Fazer algumas pirâmides de papel (abaixo) para representarem o Egito. A carruagem pode ser uma caixinha vazia, com rodinhas coladas nas laterais. O palácio pode ser uma caixa de sapatos, encapada com papel pedra ou dourado.



Prisão A: Usar uma caixa de sapatos com a tampa presa à caixa. Encapar a caixa com papel pedra. Cortar um retângulo na tampa da caixa, formando uma abertura. Por dentro da abertura, colar canudinhos de refrigerante formando a grade da prisão. Cortar dois quadradinhos no fundo da caixa e colar canudinhos neles também para formar as janelas da “prisão”. Os personagens devem ser feitos, de preferência, em E.V.A. em tamanho proporcional à “prisão”. Nas fotos abaixo é possível ter uma idéia de como ela deve ser (imagens extraídas do blog da Diva Caldas).


Prisão B: Se usar os cartazes no suporte de isopor, colar varetas (palitos de madeira) para formar uma grade, como na figura ao lado.




Contando aos Outros: Com palitos de sorvete, fazer uma moldura de quadrinho (sugestão na foto abaixo). Escrever o verso para memorizar com letra bem bonita em um quadrado de cartolina ou papel cartão (se as crianças souberem escrever, elas mesmas podem fazer isso). Colar atrás da moldura para parecer um quadro.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): [Pedir que voluntários peguem as gravuras e as segurem diante da sala para que todos vejam. Dizer:] A cada gravura que eu apontar, vou perguntar se Deus está conosco nesses momentos. Vocês devem se levantar se a resposta for SIM, e ficar sentados se a resposta for NÃO. [As crianças logo perceberão que Deus está conosco em todos os momentos. Dizer:] Na lição de hoje vamos ver em que momentos Deus esteve com José. Prestem atenção!

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Empurrar a “caravana” lentamente em direção às pirâmides. Dizer:] Lentamente a caravana avançava em direção ao Egito. José podia ver, lá longe, as montanhas onde  seu pai vivia. O coração dele estava muito, muito triste. [Mostrar o coração triste.] Ele pensava que talvez nunca mais veria seu pai. Por causa disso ele chorou muito tempo [imitar alguém chorando]. Depois, ele lembrou das histórias que seu pai lhe contara e de como Deus tinha cuidado dele. Então, ali mesmo, José decidiu que, não importava o que acontecesse, ele seria obediente a Deus. E orou, pedindo que Deus fosse com ele ao Egito e que o protegesse do mal. No Egito, José foi vendido como escravo para Potifar, o capitão da guarda do rei. [Colocar o personagem de José perto do personagem de Potifar.] Apesar de sofrer bastante, José era educado e bondoso. Não mentia, não pegava o que não era dele e não tinha preguiça de trabalhar. Também era muito caprichoso, até nas menores coisas. Por isso, Deus abençoava tudo que ele fazia e Potifar colocou José para tomar conta de tudo que era dele.
Estava tudo bem com José, até que um dia a mulher de Potifar quis que ele desobedecesse a Deus. Ele pensou: “Se eu não fizer o que ela está pedindo, vou perder meu emprego e ela pode até mandar me matar!” Mas, mesmo sabendo que ia sofrer, ele escolheu obedecer a Deus. E, criando coragem, disse: “Não! Não! Não! [Balançar a cabeça e o dedo indicador.] Como posso ... pecar contra Deus?” A mulher de Potifar ficou furiosa e inventou uma mentira tão terrível sobre ele que Potifar acabou mandando-o para a prisão. [Colocar José dentro da prisão.]
Coitado do José! Foi parar num lugar horrível, sem ter feito nada de errado. Que triste! Mas, vocês acham que ele ficou revoltado? Nada disso! José era um rapaz muito diferente mesmo. Em vez de ficar chorando e reclamando, ele resolveu ter paciência e esperar em Deus. Enquanto isso, o carcereiro colocou José para trabalhar na prisão. Como trabalhava sem reclamar e com capricho, ele conquistou a confiança do carcereiro e, logo, já estava encarregado de tudo na prisão. Tudo o que aconteceu com José era muito triste, mas Deus permitiu que José passasse por tudo isso para que deixasse de ser um menino mimado e se tornasse um homem corajoso. E foi isso mesmo que aconteceu com ele.
[Colocar os personagens do copeiro e do padeiro dentro da prisão.] Algum tempo depois, dois servos de Faraó foram colocados na prisão: o padeiro chefe e o copeiro. Certa manhã, José notou que eles estavam tristes e perguntou-lhes: Por que vocês estão tristes hoje?” Eles disseram que  tiveram sonhos esquisitos e não conseguiam entendê-los. Pelo poder de Deus, José explicou o significado dos sonhos: o copeiro voltaria a trabalhar com o rei e o padeiro seria morto. E tudo aconteceu como ele disse.
 Um dia Faraó teve dois sonhos muito estranhos. Primeiro, sonhou que estava em pé, ao lado do rio e, então, saíram do rio sete vacas bem gordinhas. [Mostrar o visual com as vacas gordas.] Depois, saíram do rio sete vacas bem magrinhas. [Mostrar o visual com as vacas magras.] As vacas magras comeram as vacas gordas e, apesar disso, continuaram tão magras quanto antes. No outro sonho ele viu sete espigas que cresciam em um pé. [Mostrar o visual com as espigas bonitas.] Elas eram espigas grandes, cheias de grãos. Depois, no mesmo pé, nasceram sete espigas pequenas e quase sem grãos. [Mostrar o visual com as espigas feias.] As espigas feias, comeram as espigas bonitas, mas continuaram muito feias. Quando acordou, Faraó ficou tão preocupado que chamou todos os feiticeiros e adivinhos do Egito e mandou que eles explicassem aquele sonho. Mas nenhum deles conseguiu entender nada. [Mostrar o copeiro.] O copeiro, então, lembrou-se de José e falou dele a Faraó. Imediatamente Faraó mandou buscar José na prisão. [Colocar José na presença de faraó.] Faraó lhe disse [fazer uma voz de autoridade]: “É verdade que você sabe o significado dos sonhos?” José respondeu [fazer uma voz bem respeitosa]: “Eu não. Mas Deus sabe. E Ele me mostrou que as setes vacas gordas e as sete espigas cheias são sete anos de muita fartura, com muita comida no Egito. [Mostrar o visual com muita comida.] As sete vacas magras e as sete espigas feias, são sete anos de seca, em que as plantas vão morrer e que vai acabar toda a comida no Egito.” [Mostrar o prato vazio.] Quando ouviram isso, Faraó e seus ajudantes ficaram apavorados. Então José deu um conselho a Faraó [mudar o tom de voz]: “Encontre um homem bem inteligente para governar o Egito e recolher toda a comida que vai sobrar nos sete anos de fartura. Assim, vocês terão comida para os anos de fome que virão depois.” Faraó disse: “Onde nós vamos achar alguém tão sábio como José que tem o Espírito de Deus. Você vai ser o governador, José! Todos vão obedecê-lo. Só eu vou mandar em você.” Em seguida, Faraó lhe deu roupas caríssimas e, para que todos o conhecessem, mandou que ele subisse na carruagem real e passasse pelas ruas da  cidade. Também mandou que todos se ajoelhassem diante de José. [Fazer José passear sobre a “carruagem” pela sala. As crianças devem inclinar-se diante dele, como se fossem os egípcios.] Imaginem a felicidade de José! Sair daquela prisão horrível para ir morar em um palácio!
Nessa hora José se lembrou de tudo que tinha sofrido e de como estava sendo abençoado. Ele ficou muito feliz e pensou [mudar a entoação da voz]: “Realmente vale à pena ser fiel a  Deus.”

REVISANDO: [Colocar o personagem José bem afastado do palácio e fazer as perguntas (abaixo), uma a uma. Se as crianças acertarem, José se aproxima do palácio. Se elas errarem, ele se afasta.]


Em que José pensava enquanto ia para o Egito e via ao longe as montanhas onde seu pai morava? Que nunca mais veria seu pai.
O que José decidiu enquanto estava indo para o Egito? Que seria fiel a Deus.
Por que Deus permitiu que José fosse vendido como escravo? Para que ele deixasse de ser um menino mimado e se tornasse um homem corajoso.
Como José fazia seu trabalho na casa de Potifar? Com muito capricho.
O que José disse quando a mulher de Potifar pediu para ele fazer uma coisa errada? “Como poderia pecar contra Deus?”
Por causa da mentira que a mulher de Potifar contou, onde José foi parar? Na prisão.
Como era o trabalho de José na prisão? Com muito capricho também.
O que aconteceu com o copeiro e o padeiro de faraó na prisão? Tiveram sonhos estranhos e José os interpretou.
Conte os sonhos de faraó.
Por que José foi chamado na prisão para interpretar o significado do sonho de Faraó? Porque a interpretação que ele fizera do sonho do copeiro tinha dado certo.
José ficou orgulhoso por ter revelado o sonho de Faraó?  Não. Ele deu glória a Deus.
Qual o significado dos sonhos de Faraó? Haveria sete anos de fartura e sete anos de fome.
Por que Faraó escolheu José para ser o governador do Egito? Porque ele era o único homem capaz de salvar o Egito.



MEMORIZANDO: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito”. Lucas 16:10.
[Ler o verso na Bíblia e dizer:] José foi fiel como escravo, fazendo serviços pequenos e humildes. Assim ele se preparou para ser fiel como governador, decidindo coisas sérias. Realmente, quem é caprichoso nas coisas pequenas, com certeza será caprichoso nas coisas grandes. É o que a Bíblia diz: [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Quem é fiel no pouco - apertar as mãos, fazer sinal de pequeno usando dois dedos.
também é fiel no muito - apertar as mãos, abrir bem os braços.
Lucas 16:10 - desabrochar uma flor e formar um livro.

APLICANDO: [Dizer:] Uma garotinha, que morava em um sítio, pediu que seu pai lhe desse um cavalo como presente de aniversário. Ele disse que ela precisaria cuidar do cavalo e isso daria muito trabalho. A garotinha prometeu ao pai que cuidaria muito bem do cavalo. Mas, no dia do seu aniversário, seu pai lhe deu um pintinho. [Mostrar uma figura de pintinho ou um pintinho de brinquedo.] Ela ficou bastante decepcionada. [Fazer uma expressão de tristeza.] Afinal, ela queria um cavalo e não um pintinho! Só que, mesmo decepcionada, ela cuidou muito bem do seu pintinho. [Se estiver usando o pintinho de brinquedo, fingir que está alimentando-o, dando água e protegendo-o.] Dava comidinha, dava água, protegia dos animais perigosos e aquecia nos dias de frio. O ano passou rapidinho e no próximo aniversário, seu pai lhe deu o cavalo que ela tanto queria. [Mostrar a figura do cavalo.] Que alegria! [Bater palmas de alegria!] Depois de abraçar o cavalo e andar nele, ela perguntou ao pai porque ele não deu o cavalo quando ela pediu. O papai respondeu que, primeiro, ele queria ver se ela cuidaria bem do pintinho. Como ela tinha sido caprichosa com o pintinho, ele teve confiança de dar um cavalo para ela. Ela foi fiel no pouco e depois recebeu o muito.
              Enquanto José era cuidadoso no trabalho difícil e humilde de escravo, sem saber, ele estava se preparando para ser o governador do Egito.Vocês ainda são pequenos, não podem fazer trabalhos muito complicados, que exijam muita força. Mas, nas coisas que vocês podem fazer, devem ser caprichosos. Assim, quando forem grandes, receberão responsabilidades maiores. Agora, vamos fazer uma atividade diferente. Vou fazer alguns gestos de coisas que as crianças podem fazer. Vocês têm que adivinhar o que é.
[Gestos sugeridos: secar a louça, tirar o pó dos móveis, engraxar os sapatos, guardar os brinquedos, arrumar a mesa, regar as plantas, etc. VARIAÇÃO: Se as crianças forem um pouco maiores, escrever as ações em papeizinhos ou cochichá-las ao ouvido das crianças. As crianças devem fazer as mímicas para as outras adivinharem.]

CONTANDO AOS OUTROS: [Dar uma moldura de quadrinho e um quadrado de cartolina para cada criança. Se já souberem escrever, elas podem escrever o verso para memorizar no pedaço de cartolina (se não souberem, entregar o verso já escrito). Ajudá-las a passarem cola no papel e colá-lo na moldura. Enfatizar que elas devem usar o quadrinho para contar a outros a história de José.]







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