quinta-feira, abril 12, 2012

Tesouros Infantis, 2o. trim. 2012 - Lição 2

Irmãos Gêmeos
  
OBJETIVO: Que a criança vença a tentação de mentir.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Senhor, livra-me dos lábios mentirosos. ” Salmo 120:2.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: pedaço de ripa de madeira, pregos, martelo; Lição: maquete, flanelógrafo ou cenário grande; Revisando: martelo, mesmo pedaço de ripa com os pregos, perguntas para revisão (abaixo); Aplicando: pedaço de ripa idêntico ao outro, figura de Jesus na cruz; Contando aos Outros: Opção A: cópias em cartolina da atividade para cada criança; Opção B: corações de isopor, figura de Jesus; Lembrancinha:  língua de sogra, bolinho com cobertura (opcional).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção:  Cortar dois pedaços iguais (não muito grandes) de madeira macia. Um deles só será usado em Aplicando.

Lição (escolher uma das opções de visuais abaixo):
Maquete: Usar a mesma tenda da lição anterior em suporte de areia ou isopor. Ao lado da tenda, colocar palitos de fósforos usados formando uma fogueirinha e uma panelinha de brinquedo com alguns grãos de lentilha dentro. Os personagens podem ser feitos como sugeridos aqui. Outra opção é fazer uma tenda como a da foto abaixo.




Flanelógrafo: Colar areia, pedaços de feltro ou lixa na parte de trás das figuras dos personagens e do cenário (ver sugestões aqui ou usar as figuras abaixo).




Cenário grande: Montar uma tenda em um canto da sala. Juntar alguns tijolos e formar um pequeno fogão a lenha, com uma panelinha cheia de lentilhas (pode-se usar a lentilha crua mesmo). Colocar faixas na cabeça de duas crianças (veja fotos acima).

Memorizando (opção com visuais): Ampliar a figura da boca (ver Contando aos Outros - Opção A) em cartolina. Pintar os lábios de vermelho. Recortar somente o lábio inferior da boca. Recortar com estilete na linha pontilhada. Fazer uma tira do mesmo formato da figura com o verso. Escrever o verso na tira, do começo para o fim (ver figura abaixo). Introduzir a ponta da tira na fenda da boca, por trás, e puxá-la para que apareça e o verso seja lido.




Contando aos outros: 
Opção A - Fazer cópias das figuras abaixo, de preferência em cartolina.



Opção B - Fazer dois corações de isopor para cada criança. Pintar os corações imitando madeira (marrom claro com riscos em marrom escuro). Em um dos corações, espetar vários pedacinhos de palitos de fósforo (fazendo a vez dos pregos da história). O outro deve ficar intacto, onde a figura de Jesus será colada. Prender  os dois corações um ao outro usando um pedaço de barbante ou de fita.

Lembrancinha: Escrever o verso para memorizar em tiras estreitas e colar nas línguas de sogra, usando cola bastão. Quando a criança soprar o brinquedo, o verso aparecerá. Se preferir algo ainda mais incrementado, espetar as línguas de sogra com o verso sobre um bolinho com cobertura natural (alfarroba, por exemplo) ou um creme de maizena.


Perguntas para Revisão: 
1. Como  Esaú era? Peludo, desobediente.
2. Como  Jacó era? Não tinha pelos, era obediente.
3. Qual dos dois meninos agradava mais a Deus? Jacó.
4. O que é primogenitura? É o direito do filho mais velho de ser pastor e de receber o dobro da herança.
5. Quem deveria receber o direito de primogenitura? Esaú.
6. Por que Esaú vendeu sua primogenitura? Porque foi impaciente.
7. Como Esaú desobedeceu a Deus na escolha de uma esposa? Ele se casou com uma mundana.
8. Quantas vezes Jacó mentiu para seu pai? Duas vezes.
9. A que mandamentos Jacó desobedeceu mais diretamente? O 5º, o 9º e o 10º.
10. Como Jacó se sentiu ao mentir para seu pai?  Muito mal.



CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A: [Com antecedência, combinar com um auxiliar para que ele entre na sala com marcas de tinta guache na mão, marcas de comida no rosto ou na boca e vestindo uma roupa com um remendo bem visível. Perguntar ao auxiliar como ele está. Ele deve responder:] Estou muito bem. Eu agora ganho muito dinheiro, minha casa é a mais linda da rua e só ando com roupas da marca. [Você deve olhar para o remendo na roupa dele e perguntar porque a roupa dele está remendada. Ele deve ficar um pouco sem graça e responder que foi assaltado na rua e que aquela roupa  foi dada por alguém que estava passando.  Perguntar em que ele está trabalhando e ele deve responder:] Eu não preciso mais trabalhar. Antes eu trabalhava de pintor, mas agora que sou rico não preciso mais me lambuzar com aquelas tintas. [Você deve olhar para as mãos sujas dele e perguntar porque as mãos dele estão sujas de tinta e ele deve dizer que está estudando artes com pintores famosos e que vai expor um quadro em um galeria famosa. Perguntar o que ele comeu hoje e ele deve responder que não comeu nada ainda. Perguntar porque há migalhas de comida no seu rosto e ele deve dizer que estava passando perto de uma lanchonete e o ventilador jogou farelos nele. Em seguida, ele deve sair e você deve perguntar às crianças se elas acham que é verdade tudo que ouviram. Mostrar o pedaço de madeira, os pregos e o martelo. Dizer que irá bater um prego para cada mentira que foi contada. Pedir que as crianças ajudem a lembrar quantas mentiras foram e bata os pregos necessários. Depois, dizer:] Mais tarde vocês entenderão porque eu bati esses pregos. Agora prestem atenção à história e vocês descobrirão alguém que contou uma grande mentira. Será que deu certo?

APRESENTANDO A LIÇÃO:  [Movimentar os visuais escolhidos de acordo com a necessidade, enquanto conta a história. Dizer:] Depois que Isaque e Rebeca se casaram viveram felizes. Mas os anos foram passando e eles não tinham filhos. Então Isaque orou com muita insistência até que Deus lhe atendeu e Rebeca ficou grávida. Só que ela percebeu que estava esperando bebês gêmeos e que eles pareciam lutar dentro da barriga. Rebeca foi perguntar a Deus porque aquilo acontecia e Deus lhe disse:  Dois povos sairão de ti e o maior servirá o menor.” 
  O primeiro dos gêmeos a nascer era ruivo, do cabelo avermelhado, tinha muitos pêlos e foi chamado de Esaú. O segundo não tinha tantos pelos e saiu agarrado no calcanhar do irmão. Deram-lhe o nome de Jacó. Os dois cresceram e se tornaram rapazes bem diferentes um do outro.
  [Mostrar o personagem de Esaú e dizer:] Esaú, o irmão mais velho,  era o filho predileto de Isaque. [Colocar o personagem de Isaque perto do personagem de Esaú.] Ele era barbudo e tinha muitos pelos nos braços. Esaú gostava de caçar e de divertir-se. Ele não amava nem obedecia a Deus.
  Naquele tempo, o filho mais velho, que era chamado de primogênito, tinha que ser o sacerdote, o pastor da família. Tinha que reunir todo mundo para fazer o culto de manhã e de tarde, dar bons conselhos aos outros e ser missionário. Esaú não gostava disso. Mas... o filho mais velho também ficava com uma parte maior do dinheiro do papai. [Mostrar o dinheirinho de brinquedo.] E disso Esaú gostava... Além disso, o filho mais velho receberia a promessa de que Jesus nasceria de sua família. Mas Esaú não ligava pra isso. Todos os direitos e deveres do filho mais velho eram chamados de primogenitura.
  [Mostrar o personagem de Jacó e dizer:] Jacó, o irmão mais novo de Esaú, era o filho predileto de Rebeca. [Colocar o personagem de Rebeca perto do personagem de Jacó.] Ele não era peludo como Esaú. Ele gostava de ficar em casa, cuidar das ovelhas e de preparar comidas gostosas. Jacó gostava muito da hora do culto e de fazer o trabalho missionário. Ele queria ser o irmão mais velho para se tornar o pastor da família. Ele não se importava tanto com o dinheiro. Ele pensava no privilégio de Jesus nascer de sua família. Quando ouviu falar do direito de primogenitura ficou com muito desejo de ser o filho mais velho e começou a pensar nisso dia e noite. Isso era cobiça.
              Um dia Jacó preparou uma sopa de lentinhas bem gostosa e cheirosa. [Mostrar a panelinha com grãos de lentilha. Se a sopa for de verdade, deixar que o cheiro de sopa invada o ambiente.] Esaú chegou muito cansado. Ele pediu um prato de sopa. Jacó falou que só lhe daria a sopa se Esaú lhe desse os direitos de irmão mais velho. Esaú, que não gostava daquela história de ser missionário e pastor, nem pensou direito: fez o acordo e comeu o prato de sopa bem rapidinho. Ao invés de esperar e fazer sua própria sopa, Esaú foi impaciente e dessa forma mostrou que dava pouco valor ao privilégio de ser o irmão mais velho. Depois disso, continuou se comportando mal, casou-se com mulheres mundanas e trouxe muitos problemas a seus pais. Que pena!
Isaque foi envelhecendo, envelhecendo e ficou quase cego. Ele sabia que não viveria por muito tempo. Então ele chamou Esaú em segredo e pediu que ele fosse ao campo, apanhasse alguma caça e fizesse uma comida bem gostosa para que Isaque comesse e o abençoasse.
Esaú obedeceu a seu pai e saiu para caçar. Só que Rebeca tinha ouvido Isaque falando com Esaú e foi correndo falar com Jacó. Ela disse para Jacó levar uma comida para o pai e receber a bênção no lugar de Esaú antes que ele voltasse. Jacó se sentiu muito mal. Não queria enganar para conseguir a bênção. Ele disse: “Meu irmão é peludo e eu sou liso. Meu pai vai me tocar, vai descobrir tudo e em vez de bênção vou ganhar maldição!” Mas Rebeca disse que aquela maldição deveria cair sobre ela.
Enquanto Rebeca preparava a comida para Isaque, Jacó vestiu uma roupa de Esaú [vestir outra roupa sobre o personagem de Jacó], passou o perfume de Esaú [borrifar um pouquinho de perfume masculino] e colocou pelos de cabra na pele para disfarçar [colocar alguns retalhos de veludo ou feltro sobre o braço e o pescoço do “Jacó”]. Depois, foi até seu pai, levando a comida. [Aproximar o personagem de Jacó do personagem de Isaque (se forem as crianças, dar um prato de glúten para Jacó entregar a Isaque).]  Isaque ficou surpreso de que Esaú estivesse de volta tão depressa. E perguntou, desconfiado: “Quem é você, meu filho?” Jacó respondeu: “Sou Esaú, seu filho mais velho. Sente-se e coma da minha caça para que eu receba a bênção.” Mas Isaque ainda não tinha certeza e pediu: “Chegue mais perto para que eu toque em você e perceba se você é meu filho Esaú mesmo ou não.” Tremendo [o personagem de Jacó deve tremer],  Jacó aproximou-se do pai. Ele poderia ter dito a verdade e escapado do problema. Mas quando mentimos uma vez, é mais fácil mentir outra vez. [Isaque deve apalpar e cheirar Jacó.] Quando Isaque apalpou e cheirou Jacó ele disse: “A voz é de Jacó,  mas as mãos são de Esaú.” E mais uma vez perguntou: “Você é mesmo meu filho Esaú?” E, de novo, Jacó mentiu. Então Isaque comeu e abençoou Jacó com a benção do filho mais velho, a bênção da primogenitura.
Jacó deixou o quarto do pai dele rapidinho e correu para seu próprio quarto. Como ele se sentia? Como você se sente quando faz algo errado? [Dar tempo para as respostas.] Jacó sentia-se culpado, pecador, mau. Quando fazemos coisas erradas sentimos até um mal-estar no estômago e talvez até dor de cabeça. Foi assim que Jacó se sentiu. Como se tivesse um peso muito grande sobre ele. Era o peso da consciência. Ele havia mentido para Deus e para seu pai. Havia enganado a si mesmo e a seu irmão. Que horrível!
 
MEMORIZANDO: [Dizer:] Não vale à pena mentir. Vale à pena falar a verdade. Na Bíblia há um pedido do salmista para que Deus o livre das mentiras dos outros, mas também podemos pedir que nos livre de mentir. O verso está em Salmo 120 e verso 2. [Ler o verso na Bíblia.] Esse é um pedido que precisamos fazer sempre. Vamos memorizar esse verso?[ Repetir o verso várias vezes, usando os gestos abaixo:]
Senhor, livra-me - apontar para o céu, fazer um “x” com os braços e descruzá-los.
dos lábios mentirosos - apontar para seus lábios.
Salmos 120:2 - desabrochar uma flor e formar um livro.
  [Se preferir usar o visual ao invés dos gestos acima, pedir que uma criança segure o visual e puxe a tira com o verso enquanto as crianças  o recitam. Convidar outra criança para puxar o verso e ir repetindo e trocando a criança até que o verso tenha sido memorizado.]
  
REVISANDO: [Com antecedência, bater mais alguns pregos na tábua. Segurar o martelo e a tábua com os pregos. Dizer:] A mentira é um grande pecado e trás muita tristeza e confusão. Lembram-se que batemos um prego para cada mentira que foi contada pelo ajudante. Se o coração dele fosse essa madeira teria ficado assim: cheio de pregos. É claro que isso foi uma brincadeira para ensinar alguma coisa a vocês. Agora, vamos tentar resolver o problema das mentiras. Vou fazer algumas perguntas. Cada vez que vocês acertarem uma pergunta, vou arrancar um prego. Vamos ver como vai ficar. [Fazer as perguntas abaixo e arrancar os pregos à medida que as crianças acertarem as respostas. Depois, dizer:] Que bom que conseguimos tirar todos os pregos. Mas será que já está tudo resolvido?


Sugestões de perguntas: 

Como  Esaú era? Peludo, desobediente.
Como  Jacó era? Não tinha pelos, era obediente.
Qual dos dois meninos agradava mais a Deus? Jacó.
O que é primogenitura? É o direito do filho mais velho de ser pastor e de receber o dobro da herança.
Quem deveria receber o direito de primogenitura? Esaú.
Por que Esaú vendeu sua primogenitura? Porque foi impaciente.
Como Esaú desobedeceu a Deus na escolha de uma esposa? Ele se casou com uma mundana.
Quantas vezes Jacó mentiu para seu pai? Duas vezes.
A que mandamentos Jacó desobedeceu mais diretamente? O 5º, o 9º e o 10º.
Como Jacó se sentiu ao mentir para seu pai?  Muito mal.


APLICANDO: [Mostrar as marcas na madeira, deixadas pelos pregos. Dizer:] Nós já retiramos os pregos. Mas, a madeira ficou com muitas marcas. Como podemos tirar as marcas? [Dar tempo para as crianças responderem.] Sabem, crianças, mentira é pecado e marca o nosso coração. Mentir às vezes parece ser mais fácil e trazer mais vantagens do que falar a verdade. Mas não compensa mentir, mesmo quando queremos fazer algo bom. Jacó estava certo em querer ser pastor. O pecado dele foi mentir para conseguir isso. Ao invés de ter enganado o papai, o que vocês acham que Jacó deveria ter feito? [Conversado com o pai. Esperar que Deus cumprisse a profecia de que o maior serviria o menor. Orado.]  O coração de Jacó ficou assim [mostrar a madeira furada] marcado pelo pecado. E quem  peca tem que receber um castigo muito grande: tem que morrer.
Se você já mentiu, seu coração está assim também e você precisa receber o castigo. Ainda bem que, graças a Deus, há uma coisa que pode tirar as marcas do pecado de nosso coração. [Mostrar a figura de Jesus na cruz.] Jesus nos ama tanto que resolveu receber o castigo do nosso pecado. Ele é o Filho de Deus. Jesus nunca pecou e não merecia morrer. Mas Ele se entregou para morrer em nosso lugar e cada criança e adulto que acreditar nisso e orar pedindo perdão a Deus por seus pecados vai receber dEle um coração novinho. [Mostrar a madeira intacta.] Ao invés de um madeira toda furada, eu tenho aqui uma madeira nova. Ao invés de um coração marcado pelo pecado, Jesus nos oferece um coração novo. Vamos nos ajoelhar agora e quem quiser vencer a mentira e ter um novo coração pode orar a Deus e pedir perdão. [Ajoelhar-se com as crianças e orar pedindo que Deus perdoe os pecados, principalmente as mentiras, e que dê um novo coração a todos ali, ajudando-os a não mentirem mais.]

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: [Entregar as cópias das atividades. Se as crianças forem muito pequenas, entregar tudo recortado. Deixar que elas pintem os lábios e a língua de vermelho. Ensiná-las a introduzirem a tira com o verso na fenda da boca. Se preferir que a “língua” não saia da boca, colar a ponta superior por trás do lábio superior. Ensinar as crianças a usarem o material para contar a outros o que aprenderam com a lição.]

Opção B:  [Entregar os corações e, usando cola para isopor, deixar que as crianças colem a figura de Jesus no coração que está intacto. Ensinar as crianças a usarem os corações e os palitos para contarem a outros o que acontece com nosso coração quando contamos uma mentira e o que é preciso fazer para ter um novo coração.]
  

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