segunda-feira, maio 10, 2010

Tesouros Infantis 2°Trim. - Lição 13

Ele Vive


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que, após sua ressureição, Jesus ordenou que seus discípulos falassem dEle a outros.
SENTIR ser seu dever falar do Salvador ressurreto a outros.
RESPONDER, aproveitando toda oportunidade para falar de Jesus.


PENSAMENTO CENTRAL: Jesus quer que eu fale Dele a outros.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Cristo morreu pelos nossos pecados... e ressuscitou”. 1 Co. 15:3,4.                 
LEITURA AUXILIAR: Mt. 27:57-66; 28:1-10; Mc 15: 42-47; 16:1-13; Lc 23:50-56; 24:1-35; Jo 19:38-42; 20:1-18; O Desejado de Todas as Nações, 738-761.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  Memorizando: vidro de remédio, Bíblia; Conquistando a Atenção:  gravuras de porta e/ou objetos de vidro, ferro e madeira; Lição:  tecido branco, lenço branco, talco perfumado, boneco, manta, lençol ou colcha, mesa, círculo grande de papelão (para ser a porta da sepultura), vidros de perfume, figura da página 119; Revisando: círculo de papelão usado na lição;  Contando aos Outros: cópia da figura da pág. 120 para cada criança, cola, tesoura, lápis de cor.

 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição:
Sepultura - Cobrir uma mesa com uma colcha, lençol ou cobertor. Prender uma parte da frente com alfinetes para formar a entrada. Cortar a pedra em papelão grande (aproveite caixas grandes de papelão). Ao mostrar como colocaram a pedra no lugar, rolá-la como se estivesse fazendo muita força. Prendê-la com etiqueta adesiva ou fita crepe, como se fosse o selo romano.










 MEMORIZANDO (até 10 minutos):
 Dizer: Quando estamos doentes precisamos tomar remédio. Às vezes o remédio pode ser muito amargo e não gostamos de tomá-lo. Mostrar um vidro de remédio e fazer expressão de desagrado. Mas quando passa o mal-estar, ficamos alegres de novo e nos esquecemos da amargura do remédio. Jesus morreu pelos nossos pecados. Tudo que Ele sofreu foi por nossa culpa, recebendo o castigo que nós merecíamos. Isso nos deixa muito tristes. Abaixar a cabeça. Mas Jesus não ficou morto. Ele ressuscitou! Está vivo! Essa notícia é maravilhosa! Ela está escrita na Bíblia. Segurar a Bíblia aberta com muita reverência e repetir o versículo e a referência. “Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou”. Primeira aos Coríntios quinze, três e quatro.  Depois, passar a Bíblia de mão em mão. Enquanto cada criança segura a Bíblia o versículo será repetido com a referência. No princípio, provavelmente, só o professor vai falar, mas com a repetição, logo as crianças o acompanharão. Depois dessa “leitura”, as crianças marcharão pela sala, repetindo o versículo, andando tristes e cabisbaixas na primeira parte e com a cabeça erguida e alegres na segunda parte. Na Bíblia, o nosso versículo é bem mais comprido, e quando você for grande e souber ler de verdade, você vai ler assim: (Repetir o verso completo). Mas nós hoje vamos aprender só esta partezinha.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos) :
Mostrar gravuras de diversos tipos de porta (se  não encontrar gravuras, desenhe-as na lousa ou em um cartaz): porta de madeira, de vidro, com grade, de ferro, etc. Explicar onde e como são usadas. Dizer: Em nossa lição de hoje falaremos de uma porta diferente, uma porta de pedra.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Às vezes ficamos muito triste, mas a tristeza passa e ficamos alegres outra vez. Os discípulos passaram por isso.
Depois que Jesus morreu e houve o terremoto, João, Maria Madalena e outras mulheres ficaram ali, perto da cruz, chorando de tristeza e pensando no que fariam. Eles não tinham dinheiro para comprar uma sepultura. Também não sabiam como pedir autorização a Pilatos para tirar o corpo de Jesus da cruz. E eles precisavam agir logo por que o pôr-do-sol logo estava quase chegaando. Naquele momento dois homens ricos que amavam a Jesus apareceram para resolver esses problemas: José e Nicodemos. José foi até Pilatos e pediu para tirar o corpo da cruz. Nicodemos trouxe uma grande quantidade de um pó cheiroso. Derramar talco no lençol. José envolveu o corpo em um lençol bem branquinho e colocou um lenço também branquinho em sua cabeça. Envolver um boneco em um tecido branco, cobrir o rosto com um lenço branco. Pedir ajuda das crianças para fazer isso, se for conveniente. Eles, João e algumas mulheres levaram Jesus até um jardim onde havia uma sepultura. A sepultura que José havia mandado fazer para ele mesmo. Ali eles colocaram o corpo de Jesus. Colocar o boneco dentro da “caverna”. Eles rolaram uma grande pedra para fechar a entrada. Rolar a “pedra”, aparentando fazer muita força. Foi necessário muita força para rolar aquela pedra. Depois foram para casa porque o sol estava se pondo e o sábado já ia iniciar.
Os sacerdotes sabiam que Jesus havia dito que ressuscitaria, por isso mandaram que 100 soldados ficassem vigiando a sepultura de Jesus. Além disso, eles colocaram selos em cima dela, para que ninguém abrisse a sepultura sem ser percebido. Colar algumas etiquetas auto adesivas ou pedaços de fita crepe sobre a “pedra”.O corpo de Jesus ficou todo o sábado na sepultura. Caminhar em direção oposta à sepultura para desviar o olhar das crianças. Enquanto isso outra pessoa deve, discretamente,  pegar o boneco e colocar a figura de Jesus ressuscitado dentro do túmulo.Durante esse tempo, os discípulos ficaram muito tristes e choraram muito. Eles nem imaginavam que uma coisa maravilhosa estava para acontecer.
Depois do sábado, quando estava para amanhecer o domingo, os soldados estavam em seus postos guardando a sepultura. De repente, um terremoto sacudiu o chão e um anjo poderoso, que brilhava como o sol, apareceu e rolou a grande pedra que fechava o túmulo como se fosse uma pena. Rolar a pedra e tirar a figura de Jesus lá de dentro. E, naquele momento, Jesus saiu de lá totalmente vivo e vitorioso sobre a morte! Os soldados ficaram apavorados e caíram no chão. Eles perceberam que haviam crucificado o Filho de Deus. Quando a luz desapareceu os soldados correram para a cidade e contaram a novidade para todos que encontravam. Os sacerdotes ficaram muito amedrontados. Eles não queriam que o povo soubesse que Jesus estava vivo. Então, eles ofereceram dinheiro para os soldados mentirem dizendo que os discípulos de Jesus tinham roubado Seu corpo da sepultura. Os soldados contaram tudo para Pilatos e ele também concordou em que contassem aquela mentira.
              Enquanto isso, Maria Madalena chegou à sepultura. Aproximar-se da sepultura e olhar para dentro.Ela encontrou o sepulcro vazio e sem a guarda dos romanos. Assustada, ela correu para avisar os discípulos. Sair de perto apressadamente.
Quando Maria saiu de perto do sepulcro, outras mulheres chegaram, por outro caminho, sem encontrar com ela. Mostrar vidros de perfumes. Elas levavam perfumes e óleos para passarem no corpo de Jesus. Ao verem a sepultura vazia ficaram assustadas e o anjo que abriu a sepultura apareceu e falou: “Porque procuram entre os mortos o que está vivo? Ele não está aqui, mas ressurgiu. Vão e contem aos discípulos”. Elas então saíram correndo para contar para todo mundo e onde encontravam alguém elas diziam (falar com voz entusiasmada): “Ressuscitou! Jesus ressuscitou! Ele está vivo!”.
Enquanto isso, Maria Madalena já tinha avisado os discípulos de que o corpo de Jesus havia desaparecido. Mas não sabia ainda da ressurreição. Pedro, João e ela saíram para ir ao sepulcro mas foram por outro caminho e não encontraram as outras mulheres. Chegando lá, Pedro e João viram que realmente o corpo havia desparecido e voltaram para a cidade. Maria ficou lá, chorando. Fazer expressão de choro. Ela chorava tanto e seus olhos estavam tão cheios de lágrima que dois anjos se aproximatram e ela, por não enxergar direito, pensou que eram dois homens. Eles perguntaram: “Mulher, porque você está chorando?”  Ela respondeu (falar com voz chorosa): “Porque levaram meu Senhor”. E virou-se para ir embora.
Outra pessoa aproximou-se e perguntou: “Porque você está chorando?” Ela continuava chorando e suas lágrimas continuavam atrapalhando-a de enxergar direito. Por isso, ela pensou que era o jardineiro que estava falando e perguntou se ele sabia onde tinham colocado o corpo de Jesus. Naquele momento a pessoa falou: “Maria!” E ela quase não acreditou quando reconheceu a voz. Era o próprio Jesus que estava falando com ela! Que alegria! As lágrimas de Maria se transformaram em um grande sorriso. E Jesus falou: “Vá e conte a Meus discípulos!” Maria saiu correndo e alegremente contou aos discípulos: “Jesus está vivo! Eu o vi! Ele ressuscitou!”
Jesus tinha avisado várias vezes que morreria, mas que ressuscitaria ao terceiro dia.   Mas os  discípulos estavam esquecidos disso e não acreditaram no que as mulheres disseram. Eles acharam que elas estavam imaginando coisas e continuaram tristes e com medo. Até que Jesus apareceu pessoalmente para eles. Então eles esqueceram a tristeza e ficaram felizes outra vez. E Jesus lhes disse para contar a todo o mundo que Ele havia morrido para pagar os pecados de todos, mas que não ficou morto, mas ressuscitou.
Nós também podemos nos encher de alegria: nosso Salvador não está morto. Ele está vivo e nos oferece a vida eterna. Vamos contar a todos essa grande verdade!
   
B.   REVISANDO: Colocar papeizinhos numerados dentro da sepultura. Uma criança deve pegar um papel e escolher outra criança para ir buscar seu papel. Ao escolher deve dizer: “Resuscitou! Jesus ressuscitou! Ele vive!”. A outra criança levanta-se rapidamente e vai à sepultura. Pega seu papelzinho e volta para escolher outra, dizendo as mesmas palavras. Continuar até que todos tenham seus papéis. Depois, fazer as perguntas começando pelo número 1.

C. APLICANDO:
Nós temos um Salvador que morreu pelos nossos pecados. Mas Ele não ficou morto. Ele ressuscitou e está vivo. Nosso mundo precisa saber disso. Jesus disse a Maria Madalena: “Vá e conte aos outros”. Ele também dá essa ordem a todos nós. Temos de ir e contar aos outros. Mas como podemos fazer isso?
Vou falar algumas coisas. Se o que eu falar for uma forma de contar do nosso salvador aos outros vocês devem bater palmas três vezes. Se não for vocês devem abaixar a cabeça.
- Todos os sábados Mateus distribui folhetos enquanto vai para casa, depois do culto. Bater palmas.
- Júnior convidou seu melhor amigo da escola para ir à Escola Sabatina. Bater palmas.
- Carla recebeu folhetos para serem distribuídos, mas ela os guardou e nunca entregou nenhum. Baixar a cabeça.
 Todos sabem que Paulinho é um pequeno servo de Deus porque ele é muito bondoso com seus colegas e professores. Bater palmas.
- Patrícia não gosta de arrumar sua cama, nem de guardar os brinquedos. Baixar a cabeça.
- Joana responde sua mãe com grosseria diante de outras pessoas. Baixar a cabeça.
- Antonio obedece sua mãe mesmo quando não está com vontade. Seus amigos sabem disso. Bater palmas.
- Aline costuma visitar o asilo dos velhos com seus pais e contar da bondade de Jesus para eles. Bater palmas.

CONTANDO AOS OUTROS:
Dar para cada criança as peças, já recortadas Deixar que colem as cruzes no sepulcro  e encaixem a pedra no corte. Enquanto trabalham, dizer: Sempre que houver oportunidade, falem do sacrifício de Jesus na cruz para nos libertar do castigo do pecado. E não se  esqueçam de dizer que Ele não ficou morto, mas ressuscitou e está vivo, esperando a hora de nos levar para o Céu. Falem isso com bastante entusiasmo, como Maria falou para os discípulos.



Jesus ressurreto - Ampliar a figura  e colá-la em papel cartão. Para colorir a figura, pode-se colar papel colorido na túnica de Jesus ou pintar com cola colorida.




Contando aos outros: Copiar as figuras da página 134. Colar tudo em cartolina ou papel cartão. Colar a parte D na parte C, como mostra a figura. Colar a cruz ao lado da sepultura. Cortar a linha pontilhada com estilete. Introduzir a parte D no corte. Movimentar a pedra para abrir e fechar a entrada da sepultura. 








Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!