segunda-feira, agosto 27, 2012

Tesouros Infantis - 3º trimestre 2012 - Lição 13


O Peso da Mão de Deus
 OBJETIVO: Que a criança confie que Deus suprirá suas necessidades.

VERSO PARA MEMORIZAR: Sabei que o vosso pecado vos há de achar.” Números 32:23.
  
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: lençol ou biombo; Opção B: diversos recipientes e papeizinhos dobrados (ver instruções abaixo); Lição: maquete da cidade de Ai, tenda e objetos roubados, maquete das tribos, recipiente com papeizinhos dobrados, bolas de gude ou de papel crepon; Revisando: nomes das crianças da sala, escritos em papeizinhos dobrados e colocados em um recipiente; Aplicando: papel, canetinha ou tinta amarela, canetinha ou tinta vermelha; Contando aos Outros: cópias da figura da tenda (abaixo) para cada criança, tesouras, lápis de cor.

 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Escrever em vários papeizinhos, dobrá-los e colocá-los dentro de um recipiente.
Em um canto da sala, montar uma tenda conforme instruções abaixo. Em outro lado da sala, montar uma maquete da cidade de Ai e a maquete das tribos.

Maquete da cidade de Ai: Encapar uma caixa de sapatos e desenhar o muro da cidade em torno dela. Colocar uma almofada sobre a mesa e cobri-la com TNT verde ou marrom. Usar as silhuetas como descritas na lição 1, para serem o exército israelita.

Tenda e objetos roubados:  Unir três cadeiras e cobri-las com um lençol ou cobrir um cavalete aberto com um lençol ou TNT. Forrar o piso da tenda com um tapete e colocar embaixo dele uma capa (pode ser um casaco grande ou um tecido bonito), um objeto de inox ou várias moedas recortadas em papel laminado prata (para imitar a prata) e uma caixa de remédio encapada com papel dourado (uma “barra” de ouro).

Maquete das tribos: Fazer doze bandeirinhas com os símbolos das tribos de Israel (ver lição 12). Espetar as bandeirinhas em uma placa de isopor, em diferentes posições. Espetar vários palitos de fósforo atrás de cada bandeira, para representar as pessoas de cada tribo. Para representar as famílias da tribo de Judá, cortar canudinhos de suco e encapar os palitos com eles, separando uns três grupos por cores. Por exemplo: vários palitos encapados de azul, vários palitos encapados de verde, vários palitos encapados de amarelo. O grupo de palitos que você escolher para ser a família dos zeraítas deve ter somente a metade do palito encapada com a cor escolhida. Por exemplo, se escolheu a cor amarela para ser a família dos zeraítas, colocar um pedaço de canudo amarelo que vá só até à metade dos palitos de fósforos. Dizer que todos os zeraítas estavam de amarelo. Dentre os palitos que estão com a cor amarela, separar três grupos e completar o palito com outras cores para representar as famílias. Entre estes três grupos escolha uma família para representar Zabdí e colocar uma marca diferente em cada filho dele (pode ser um pedacinho de canudo branco em cada um), e depois fazer uma marca diferente no palito que for representar Acã. É um pouco complicado de fazer, mas será mais fácil das crianças entenderem.

Contando aos Outros: Fazer uma cópia da tendinha em cartolina, para cada criança.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A:  [Esconder uma criança atrás de um lençol ou biombo, de maneira que ninguém consiga vê-la. Dizer que ela está fazendo algumas mímicas para as outras crianças tentarem adivinhar. Dar algum tempo para isso, até que as crianças digam que não dá pra adivinhar porque não estão enxergando o colega (se elas não disserem isso, dizer você mesmo). Explicar que às vezes, quando ninguém está olhando, a gente tem coragem de fazer coisas que não faríamos na presença de outros. Dizer que a história de hoje vai falar de um homem que fez uma coisa e pensou que ninguém tinha visto nada.]

Opção B:  [Escrever os nomes das crianças em pequenos papéis e guardá-los em um recipiente (caixinha ou cesta). Fazer um sorteio e dar um pequeno presente para a criança sorteada.]
VARIAÇÃO (bem mais difícil, mas muito mais emocionante...): Se quiser fazer um sorteio mais parecido com o da história, faça diversos sorteios: escreva “menino” em um papel e “menina” em outro papel; em dois recipientes diferentes (um para os meninos e outro para as meninas), coloque algumas características em que mais de uma criança seja incluída, mas que exclua algumas (cabelos castanhos, cabelos cacheados, cabelos compridos, olhos azuis, olhos castanhos, alto, baixo, etc.). Para cada característica, colocar os nomes que se encaixam nela em outro recipiente. Fazer o sorteio até chegar ao último nome e dar um pequeno presente ao sorteado. Depois explicar que na história de hoje vai acontecer algo parecido.
                                                                                                                                                                                        APRESENTANDO A LIÇÃO: [Começar a história dizendo:] Alguma vez vocês já saíram com muita pressa para brincar e se esqueceram de fazer a oração da manhã? Os israelitas e Josué estavam com muita pressa. Deus lhes tinha dado a vitória sobre Jericó e eles ficaram orgulhosos disso e pensaram que poderiam vencer facilmente qualquer cidade de Canaã. Ali perto havia uma cidade com um nome engraçado: Ai. Josué, sem consultar a Deus primeiro, mandou alguns espias para Ai. Os espias voltaram dizendo era preciso só um pequeno exército para vencer a cidade porque ela era bem pequena. Josué ouviu os espias e mandou um exército de 3.000 homens.  [Mostrar a régua com os prendedores.] Mas ele cometeu um grande erro. Ele não perguntou a Deus se eles deviam ir para a batalha ou não. Sem Deus e sem oração, o pequeno exército israelita saiu apressadamente. Quando estavam quase chegando aos portões da cidade, tiveram uma enorme surpresa. [Aproximar a régua da cidade.] O inimigo tinha um forte exército e estava pronto a atacar. O povo de Ai e seu exército perseguiu os israelitas ladeira abaixo e matou 36 homens. [Movimentar a régua como se estivessem fugindo, derrubar alguns prendedores.] O exército israelita voltou para casa triste e envergonhado. Quando Josué ouviu isso ficou tão triste que rasgou os seus vestidos e caiu de joelhos. Agora, depois de todo aquele desastre, ele perguntou a Deus porque tinha acontecido aquilo.
Deus, explicou a Josué que Israel tinha perdido a Sua bênção por ter desobedecido Suas ordens. Antes de entrar em Jericó, Deus avisou o povo para não pegar nada da cidade. Mas uma pessoa teve a ousadia de desobedecer essa ordem de Deus.  Foi por isso que os israelitas perderam a batalha em Ai. Quem era o desobediente? Como encontrariam essa pessoa num acampamento com dois milhões de pessoas? Se vocês fossem Josué, como procurariam a pessoa culpada?
Deus disse a Josué como encontrar o ladrão. [Mostrar a maquete.]  Seria através de um sorteio. De manhã, bem cedo, todos os israelitas se reuniram. [Pegar um papelzinho do recipiente.] Primeiro lançaram a sorte pelas tribos e Judá foi sorteada. [Mostrar a tribo de Judá.] O culpado teve uma chance de se arrepender e de confessar seu pecado. [Pedir que as crianças repitam com você essa frase, toda vez que fizer um sorteio.] Foram chamadas todas as famílias da tribo de Judá. [Pegar um papelzinho do recipiente.] A sorte caiu sobre a família dos zeraítas. [Mostrar a família de Zerá.] O culpado teve mais uma chance de se arrepender e de confessar seu pecado. Josué chamou todos os homens dessa família e a sorte caiu sobre Zabdí. [Mostrar a família de Zabdí.]  O culpado teve mais uma chance de se arrepender e de confessar seu pecado.  Chamaram todos os filhos de Zabdí e o sorteado foi ... A - cã! [Apontar o palito correspondente a Acã.] Era ele o ladrão!
Acã havia ajudado a vencer a batalha contra Jericó mas perdeu a batalha contra a cobiça. Ele pegou algumas coisas e as escondeu em sua tenda, pensando que ninguém nunca saberia. Mas um anjo o seguiu desde a cidade até sua tenda. Deus havia visto tudo.
Rapidamente foram buscar Acã. Mas ainda assim, ele não confessou seu pecado. Só quando Josué perguntou  foi que ele respondeu [fazer uma voz desconcertada]: “Eu pequei. Vi uma boa capa babilônica, algum ouro e prata e os peguei. Estão escondidos no chão, no meio da minha tenda.” Gente, será que Acã estava mesmo arrependido? Não. Ele não aproveitou nenhuma chance que Deus deu para ele confessar seu pecado. Quando ele viu o exército voltando derrotado, ele deveria ter dito: “Foi por causa do meu pecado.” Mas ele ficou quietinho. Depois, viu Josué e os anciãos orando e não fez nada. Quando começou o sorteio, ele poderia ter confessado. Mas, mesmo com medo, só confessou quando foi descoberto. Ele realmente não estava arrependido.
Assim que Acã disse onde estavam as coisas roubadas, Josué mandou alguém à tenda de Acã para trazer os objetos. [Pedir a uma criança que vá até a tenda e pegue os objetos que estão escondidos lá.] Depois, Acã, e tudo que tinha, foi levado a um vale e apedrejado. [Colocar bolinhas de gude ou de papel sobre o palito de Acã.] Um monte de pedras foi erguido ali como lembrança daquele pecado. Que pena Acã não ter vencido a cobiça!

REVISANDO: [Fazer uma pergunta (abaixo) e sortear a criança que vai respondê-la. Fazer o mesmo com as outras perguntas.]
1. Por que os israelitas tinham certeza de uma vitória sobre Ai? Porque era uma cidade pequena.
2. O que Josué esqueceu de fazer antes de mandar os homens para a batalha? Orar.
3. Por que Israel perdeu a batalha contra Ai? Porque havia um pecado escondido entre eles.
4. Como Josué encontrou o ladrão? Por sorteio.
5. O que Acã roubou? Uma capa, prata e ouro.
6. Quantas chances Acã teve para confessar seu pecado? Mais de cinco vezes.
7. Por que Acã não confessou seu pecado? Porque não estava arrependido.
8. O que aconteceu a Acã? Foi destruído.


                         
MEMORIZANDO: “Sabei que o vosso pecado vos há de achar”. Números 32:23. [Explicar:] Quando fazemos um pecado, mesmo que ninguém tenha visto, um dia vamos colher as conseqüências dele A única forma de nos livrarmos de um pecado é confessá-lo e pedir perdão a Jesus. Devemos sempre nos lembrar de que, se não fizermos isso, não vai adiantar escondê-lo: um dia vamos ter de dar conta dele. [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos propostos na lição:]
O meu Deus, por meio de Cristo - [mãos sobre o peito e apontar o céu.]
Lhes dará tudo o que vocês precisam [abrir e fechar as mãos três vezes e mostrar o público.]
Filipenses 4:19 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]
VARIAÇÃO: [Repetir o verso com as crianças algumas vezes. Depois, esconder uma ou duas crianças atrás de algum móvel (ou fazer um esconderijo com uma cortina de TNT). As outras devem ir até ela e dizer o verso memorizar. Repetir o processo com outras crianças até que tenham memorizado o verso.]

APLICANDO: [Dizer:] Um dia, e isso vai ser logo, todos os meninos, meninas e adultos serão examinados por Deus exatamente como Acã. Mas ele não vai examinar nossas casas, e, sim, o nosso coração. No dia do juízo tudo o que dissemos, pensamos e fizemos será lido por Deus. Nosso anjo está escrevendo agora mesmo até os nossos pensamentos. Quando Deus abrir esse livro vai ler exatamente o que nós temos sido. Até aquelas coisas que o papai e a mamãe nem imaginam estão todas escritas lá. Não podemos nos esquecer disso.
Algumas crianças fazem coisas escondidas pensando que ninguém vai descobrir e que não vai acontecer nada com elas. Eu vou falar algumas situações e quero que vocês repitam o verso para memorizar sempre que eu terminar de falar.
a) Maria pegou um lápis da colega durante o recreio e pensou que ninguém estava vendo. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
b) Jorge procura joguinhos de violência na Internet quando sua mãe não está em casa. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
c) Carlos comeu o lanche do seu irmão, sem que ele notasse. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
d) Aninha pegou dinheiro da bolsa da mamãe, sem pedir a ela. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
e) Patrícia quebrou um quadro da sala e escondeu os cacos para ninguém descobrir que foi ela. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
f) Durante o culto, Mateus rabiscou o banco com a caneta. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
g) Marcela não gosta de Lúcia e fica imaginando jeitos de envergonhar Lúcia diante de todos, mas não teve oportunidade ainda. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
h) Otávio gosta muito de ouvir músicas mundanas, mas a mãe dele não o deixa ouvir. Ele só as escuta quando ela não está em casa. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
Sabem qual é o único jeito de vocês estarem prontos para o dia do juízo? De manhã, quando acordar, orem pedindo a ajuda de Deus para obedecer durante o dia. Quando vocês pecarem, o anjo vai registrar na hora. [Escrever com tinta amarela um pecado qualquer em uma folha de papel.] Então, orem pedindo perdão imediatamente. Antes de ir para a cama à noite peçam perdão por tudo. Então seus pecados serão cobertos com o sangue de Jesus. [Pintar a folha com tinta vermelha.] Assim, antes que Ele venha, todos os seus pecados serão apagados. Não é maravilhoso?

CONTANDO AOS OUTROS:  [Dar uma cópia da figura da tenda para cada criança e deixar que montem a tendinha. Conversar um pouco mais sobre a lição, enquanto trabalham e diga para contarem o que aprenderam a alguém.]
  


Tesouros Infantis, 3º trimestre 2012 - Lição 12


Um Grito Poderoso
 OBJETIVO: Saber que Jesus luta pelos seus nos momentos de desafios.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.” Hebreus 11:30.  

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: chapéus de jornal (dobradura); Lição: caixas encapadas com papel pardo, plaquinha de papel com o nome Jericó, casa de brinquedo para ser colocada sobre o muro, cordão vermelho, arca do concerto, trombetas, roupas dos tempos bíblicos (especialmente de sacerdotes), chapéus (dobradura em jornal); Memorizando: muralha de caixinhas de fósforo ou pilha de copos descartáveis; Revisando: cópias das figuras abaixo; placa de metal, imãs; Aplicando: oito cópias da figura da muralha (parte A, do jogo); Contando aos Outros: Opção 1: peças para montar uma muralha (biscoitos, peças de monta-monta, caixas de fósforo encapadas, etc.), saquinho, fitilho; Opção 2: duas cópias das mesmas atividades de Revisando para cada criança, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
  
Lição: Fazer uma muralha de caixas de papelão (se o cenário for grande), de caixas de leite ou de fósforo, se o cenário for pequeno (para ser colocado sobre a mesa). As caixas da parte do muro onde vai ficar a casa de Raabe devem ser coladas umas às outras. As outras caixas devem ficar soltas. Colar a ponta de um cordão por baixo das caixas que sustentam a “muralha” (menos da pilha que sustenta a casa de Raabe) e deixar as pontas todas juntas, escondidas atrás das caixas. Quando for contar que o muro caiu, alguém deve puxar estes cordões com força (sem que as crianças percebam) para que a muralha caia.
IDEIA: Se usar a maquete pequena, encapar algumas caixinhas de suco de frutas em embalagem longa vida e misturar com as outras caixas. Depois que a muralha cair, entregar as caixas de suco  para as crianças e ajudá-las a tomarem o suquinho. Pode-se fazer o mesmo com caixinhas de barras de cereais. Vai ser muito divertido.

Revisando: Fazer duas cópias das figuras abaixo. Colar o círculo e a seta em papel cartão e recortá-los. Fazer o mesmo com os tijolos. Fixar a figura A (da muralha) em uma placa de metal, usando pedacinhos de imã. Colar pedacinhos de imã atrás dos tijolos (se fizer os tijolos em EVA ficarão lindos...) Colocar os tijolinhos no respectivos lugares. Os que sobrarem, colocar na parte da figura onde está escrito “pátio dos tijolos”. Obs.: Se não tiver a placa de metal, pode-se fazer só no papel mesmo, sobre uma mesa, com todas as crianças em volta.






Aplicando: Tirar as cópias da parte A do jogo. Recortar somente a muralha. Escrever em cada muralha uma das palavras ou frases a seguir: desobediência, ira, ciúme, egoísmo, medo do escuro, medo de cantar na igreja, medo de falar de Jesus, preguiça de ajudar à mamãe. Usar rolinhos de fita crepe para fixar as figuras das muralhas em copos descartáveis ou caixinhas de papelão pequenas (de remédio, por exemplo), para que fiquem em pé.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Dar um chapéu de soldado para cada criança. Dizer:]  Hoje vamos brincar de soldados. Vocês estão com seus capacetes e agora vão aprender a se comportar como soldados. [Ensinar algumas ações usadas por soldados: posição de sentido, continência, marchar, etc. Treinar com eles até que estejam bem acostumados. Depois, elogiá-los e dizer-lhes que na história de hoje o exército israelita vai marchar bem bonito, como eles marcharam na sala.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Vestir algumas crianças com roupas de sacerdotes para carregarem a arca e as trombetas. As outras devem usar o chapéu de soldado. Dizer:] “É muito grande!” “É muito forte!” “É poderosa!” “Ai, que medo!” Sabem quem estava falando estas palavras? O povo de Israel. Eles estavam admirados com o jeito da cidade que eles teriam que vencer. O nome daquela cidade era Jericó e ela era muito forte mesmo. [Apontar para a placa com o nome da cidade.]               “Olhem os muros! Como são fortes!” Josué olhava e olhava para aqueles muros e ficava pensando como ele poderia derrotar aquela cidade. Lá moravam pessoas muito malvadas, que faziam coisas terríveis e Deus já tinha dado muitas oportunidades para eles se arrependerem, mas eles não paravam de fazer as maldades deles. Todos em Jericó sabiam que Deus havia tirado o povo de Israel do Egito com muitos milagres, sabiam que outras cidades já tinham perdido batalhas contra Israel e sabiam que o rio Jordão fora aberto milagrosamente para o povo passar. Eles sabiam também que para entrar em Canaã os israelitas teriam que tomar a cidade deles. Mas eles achavam que os deuses deles de pau e de pedra poderiam protegê-los do Deus dos israelitas. Então eles faziam coisas terríveis para tentar agradar aqueles deuses que nem falam, nem pensam. Faziam orações e pedidos para as estátuas. Que tolos, não?
Josué mandou dois rapazes darem uma olhada na cidade para descobrirem se tinha algum jeito de entrar nela. Eles foram até lá e olharam por toda parte. Mas alguém acabou desconfiando deles e eles tiveram que se esconder. Uma mulher chamada Raabe, que morava em cima do muro [mostrar a casa de Raabe], escondeu os espias e não deixou que ninguém os encontrasse. Ela já tinha perdido a confiança naquelas estátuas que seus vizinhos adoravam e acreditava que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus. Por isso ela ajudou os rapazes israelitas a se esconderem e pediu a eles que não deixassem acontecer nada com ela e com sua família quando Jericó fosse destruída [mostrar a corda vermelha]. Ela amarrou uma corda vermelha na janela da casa dela e eles desceram pela corda para escaparem da cidade. Ficou combinado que ela deixaria aquela corda lá para os israelitas saberem qual era a casa dela e não destruí-la.
Logo eles estavam de volta no acampamento. Lá eles falaram para Josué como a cidade era grande, forte e cheia de ídolos. Josué buscou a ajuda de Deus e o Senhor disse para Josué tudo que os israelitas deveriam fazer para destruir a cidade. Eram ordens um pouco estranhas, mas Josué estava acostumado a confiar em Deus e obedecer a tudo que Ele mandava. Então, na manhã seguinte, Josué chamou todo o povo e combinou com eles o que deveriam fazer para alcançar a vitória. O povo também acreditou no que Deus disse e resolveu obedecer. Eles sabiam que só conseguiriam vencer se obedecessem direitinho às ordens de Deus. Na manhã seguinte todos acordaram cedo e marcharam para a cidade em perfeita ordem [as crianças devem se posicionar, conforme o que a professora disser]: primeiro os guerreiros escolhidos, a seguir os sacerdotes tocando as trombetas, depois a arca de Deus carregada pelos sacerdotes e por último o exército israelita marchando em perfeita ordem, cada tribo com sua bandeira. E ninguém falava uma palavra! [As crianças devem marchar em silêncio e dar uma volta na muralha.] Só se ouvia o barulho dos passos e das trombetas.
Quando o povo de Jericó viu aquilo foram logo pedir aos seus deuses de pau e pedra para livrarem a cidade, pensando que seriam atacados. Mas eles ficaram muito surpresos porque os soldados de Israel apenas deram uma volta em torno da cidade e pronto: voltaram para o acampamento. [As crianças devem sentar-se.] As pessoas de Jericó ficaram admiradas, pensando naquele jeito estranho do povo de Israel agir. No outro dia, bem cedinho, Josué chamou os soldados e os sacerdotes e eles fizeram a mesma coisa. [Repetir o processo.] Deram a volta na cidade e voltaram ao acampamento, sem falar uma palavra. Deus pediu que eles fizessem tudo isso para provar se eles realmente tinham fé e para dar oportunidade para que essa fé crescesse a cada volta que eles davam na cidade. Fizeram isso por seis dias. No sétimo dia, Deus mandou que eles fizessem uma coisa diferente: eles precisavam dar sete voltas ao redor de Jericó. E eles deram uma, duas, três voltas. [Não é preciso dar todas as voltas, se não quiser.] E o povo de Jericó, começou a ficar mais preocupado. Quatro, cinco. Será que eles não iam mais parar? Seis voltas. Quando estavam completando a sétima volta. Josué disse: Povo de Deus, gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade!” E eu imagino os soldados gritando bem alto: “O Senhor nos entregou a cidade!” [As crianças devem gritar. Enquanto as crianças gritam alguém deve puxar as cordas da “muralha” e fazer o muro cair.] Houve um grande estrondo e o muro começou a cair! Os anjos de Deus, sem que ninguém pudesse ver, destruíram o grande muro. Que incrível! Todos ficaram admirados! Deus destruiu aquela fortaleza! Assim, os soldados israelitas conseguiram entrar naquela grande e poderosa cidade e o que parecia ser impossível aconteceu.
Mas olhem bem. Tem uma parte do muro que não caiu! [Apontar para a casa de Raabe.] Por que será? Ah! É a parte onde estava a casa de Raabe! Deus cuidou daquela mulher, porque ela acreditou nEle e abandonou seus ídolos, do mesmo modo como Ele cuidou dos israelitas que acreditaram e obedeceram a Ele.
“É muito grande!” “É muito forte!”; “É poderoso!” Sabem quem estava falando estas palavras? Eram os israelitas depois que Deus deu a vitória para eles. Desta vez eles não estavam com medo, nem admirados com o tamanho da cidade. Eles estavam louvando ao Senhor, bendizendo seu Santo nome. Era o grande poder e amor de Deus que deixava todos admirados. Porque o nosso Deus realmente é grande, forte e poderoso. E nós também podemos confiar nEle.

REVISANDO: [Dividir a sala em dois grupos. Escolher um representante de cada grupo e tirar par ou ímpar entre eles. Quem ganhar responde à primeira pergunta (abaixo). Se acertar, pode girar a seta e deve tirar do muro o número de tijolos que a seta mostrar. Se errar vai ter que colocar o número de tijolos que a seta apontar. Ganha quem conseguir tirar todos os tijolos primeiro.]


1. Como era Jericó? Forte e poderosa.
2. Como era o povo da cidade de Jericó? Adoravam estátuas de pau e pedra e eram muito maus.
3. Quem protegeu os espias que foram à cidade? Raabe, uma mulher que morava em cima do muro da cidade.
4. O que os espias prometeram a ela? Que ela não seria destruída.
5. Que sinal deveria ter na casa dela? Uma corda vermelha.
6. O que os israelitas fizeram por seis dias? Marcharam em silêncio, em volta de Israel.
7. O que os israelitas fizeram no sétimo dia? Deram sete voltas.
8. O que aconteceu à cidade? Os anjos destruíram o muro e os israelitas invadiram a cidade.
9. Qual parte do muro não caiu? A parte onde Raabe morava.
10. Quem era mais forte que a cidade e deu a vitória aos israelitas? Deus.



MEMORIZANDO: [Ler o verso escolhido na Bíblia. Explicá-lo e ensiná-lo usando os gestos explicados na lição:]
Pela fé caíram os muros de Jericó - [juntar as mãos, encenar algo caindo.]
Depois de rodeados por sete dias -  [mostrar o número sete com os dedos.]
Hebreus 11:30 -  [desabrochar uma flor e formar um livro.]

VARIAÇÃO - [Dizer:] O verso para decorar diz: “Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.” Hebreus 11:30. O que fez as muralhas de Jericó caírem? Foi o exército dos israelitas? Foram as trombetas ou o grito? Não foi nada disso. Foi a fé. Mas o que é fé? Fé é ver o que não dá pra ver. Por exemplo, os israelitas não podiam ver os exércitos do céu cercando-os enquanto eles marchavam ao redor da cidade. Podiam ter dito: “Que tolice marchar ao redor desta cidade cada dia. Não vamos fazer isso!” Mesmo não podendo ver, ouvir ou sentir os anjos do Céu, eles escolheram obedecer ao mando de Deus. Isto é fé. Os israelitas creram que Deus lutaria por eles. Sua obediência e fé fez as muralhas caírem. [Colocar uma “muralha” de caixas de leite encapadas com papel pedra ou pardo sobre o chão. Pedir para as crianças rodearem a muralha enquanto recitam o verso. Repetir o processo várias vezes. No final, se quiser, derrubar a muralha.]
Obs.: Se preferir, desenhar em cartolina uma muralha inteira e outra destruída. Quando terminar as sete voltas, trocar a figura da muralha inteira pela muralha destruída.

APLICANDO: [Dizer:]  Precisamos ser como os israelitas: ter fé em Deus e no Seu poder para nos ajudar a vencer. Ele quer nos ajudar como ajudou os israelitas, mas é preciso acreditar nEle e obedecer todas as suas ordens. Tenho aqui algumas muralhas que atrapalham a vida de muitas crianças. [Mostrar as muralhas de papel com as palavras (explicado em Como Preparar os Recursos Necessários). Explicar, com poucas palavras, o significado de cada coisa e dizer:] Se você tem que derrubar algumas dessas muralhas, tem que confiar em Deus, obedecer às suas ordens e lutar contra elas. [Chamar uma criança e perguntar:] Como podemos derrubar a muralha da desobediência? [Se necessário ajudá-la a responder (obedecendo aos pais assim que eles mandarem). Depois ajudá-la a derrubar aquela muralha. Chamar outras crianças para fazer o mesmo em cada “muralha”.]

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A (para alunos menores): muralha de biscoitos, muralha de pecinhas para montar, muralha de caixas de fósforo, de bloquinhos de madeira, etc. Colocar as pecinhas e um cartãozinho com o verso para memorizar em um saquinho e amarrar com arame. Dizer que a criança deve montar a muralha para contar a alguém sobre a história de hoje.

Opção B (para alunos maiores): Fazer duas cópias do jogo para cada criança. Uma cópia para elas e outra para algum amiguinho. Se achar que dá tempo, deixar que recortem e pintem as peças do jogo na sala (se não der tempo, será uma ótima atividade para fazerem no sábado à tarde). Elas devem jogar enquanto contam a história para o coleguinha com quem estão jogando.
  

Que bom que você veio!

Volte Sempre!