quarta-feira, junho 16, 2010

Orientações Gerais - Tesouros Infantis - 3o. trimestre de 2010



As histórias deste trimestre podem ser contadas de várias maneiras: os personagens poderão ser as próprias crianças ou ser fantoches de papel, de EVA, de rolo de papelão, etc. O cenário pode ser composto com objetos e miniaturas ou com figuras. O professor deve escolher como julgar melhor. Abaixo temos algumas orientações gerais para a confecção dos personagens e outros recursos.
 Fantoches de palito - Fazer cópias das figuras, pintá-las e colá-las em cartolina ou papel cartão. Fixar as figuras (de papel ou E.V.A) em palitos de churrasco e colocar numa caixa forrada de areia ou suporte de isopor.

 Figuras para flanelógrafo - Fazer as cópias das figuras em papel sulfite mesmo. Colorir tudo bem bonito e depois colar entretela, areia, pedaços de lixa ou feltro atrás das figuras para que possam aderir ao flanelógrafo.



 Fantoches em caixinhas encapadas - Providenciar caixinhas de vários tamanhos (de remédio, de creme dental, de sabonete, etc.) proporcionais às figuras desejadas. Encapar as caixinhas com papel branco, enchê-las com papel amassado para que fiquem pesadas e parem em pé. Colar as figuras recortadas em cada caixinha.

 Fantoches com garrafinhas de iogurte (grande) - Fazer os personagens colando as figuras em garrafinhas de iogurte.

 Fantoche no prendedor de roupa (grande)- Fixar a figura num prendedor grande de roupa. Se o prendedor for grande, colar a figura como no modelo ao lado. Se for pequeno, colar a figura com a cabeça na parte que aperta o prendedor., para fixá-lo em uma caixa ou suporte.

 Silhuetas - Copiar a figura da página 59 (ampliar, se necessário) , recortar as silhuetas e desenhar nelas o rostinho dos personagens. Depois colar tudo em palitos de dentes  ou de sorvetes e usá-las em isopor. É um jeito muito barato de fazer os personagens.


 O EVA pode ser usado com sucesso em todas as formas de fantoches descritas anteriormente (veja o modelo abaixo). 



Pode-se também fazer bonecos em EVA flanelado e usá-los no flanelógrafo. Basta deixar a parte flanelada atrás da figura.
 Fantoches em rolos de papelão -  Encapar o rolo de palelão (de papel higiênico ou alumínio) com TNT. No rosto encapar com TNT cor da pele; encapar o corpo com TNT da cor da roupa que desejar; Fazer os turbantes e véus em TNT colorido e as mãos e pés em EVA cor da pele. Veja modelos ao lado retirados do site:  escolasabatinacomtiamalu.blogspot.com

 Bonecos ou objetos - Bonecos de plástico ou de pano. Utilizar retalhos para fazer roupas dos tempos bíblicos para esses bonecos.  Se usar bonecos de plástico, prender uma tachinha com fita adesiva nos pés deles, para fixá-los em isopor.
 Coração: Colar dois corações de papel um ao outro, com um palito entre os dois. Um dos corações deve estar bem sujo e o outro ser bem limpinho.


Para as cidades e cenários:
Pode-se simplesmente colar na parede da sala as figuras das cidades ou fazê-las usando caixas de sapato encapadas e com os desenhos das portas, janelas e telhados. O muro da cidade de Damasco pode ser feito com caixas de leite encapadas e coladas umas as outras. Veja outras sugestões abaixo:

 Rostos: Colar os rostos um ao outro, com um palito entre os dois.


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!