quinta-feira, outubro 13, 2005

PROJETO SEMENTINHA

PROJETO SEMENTINHA (FASE 1)
Crianças reformistas semeando o amor de Deus.

“Para semear a verdade, não importa a idade.”

“As crianças são os membros mais moços da família do Senhor. Devem ser induzidos a consagrarem-se a Deus, a quem pertencem pela criação e redenção... Devem ser adestrados para ajudar em diversos aspectos de serviço desinteressado... Mediante o auxílio prestado a outros, desenvolvem sua própria felicidade e sua capacidade de ser úteis.” SC, 208

Objetivos
Para com nossas crianças:
a. Desenvolver nas crianças o espírito de consagração (do tempo, das forças, da inteligência, etc.) ao serviço para Deus.
b. Treinar as crianças em diversos aspectos do serviço cristão.
c. Oferecer oportunidades de uso e desenvolvimentos dos talentos e capacidades dados por Deus às crianças, promovendo sua própria felicidade e a das pessoas que as cercam.
Para com o público em geral:
Cumprir a comissão do Salvador: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16:15.

Vantagens:
a. As crianças, em geral, são entusiasmadas.
b. Não se envergonham.
c. São bem aceitas.
d. Gostam de trabalhar em grupo.
e. Incentivam os pais a participarem também.



Estratégia: Distribuição de folhetos em larga escala
As crianças uniformizadas (com o colete do projeto) saem em grupo, acompanhadas por adultos (um adulto para, no máximo, três crianças) e distribuem folhetos evangelísticos em pontos de grande concentração de pessoas.
Implantação:
1º Passo - Oração
Apresente o projeto para a direção da Igreja e para algumas pessoas que você sabe que intercederão com você em oração. Peça-lhes para que orem em períodos específicos do dia para que Deus abençoe este projeto.
2º Passo - Planejamento
Juntamente com a direção da igreja, planeje todos os detalhes:
a. Quando começar – Escolha uma data em que as crianças possam contar com o apoio de um número considerável de adultos e em que todos os materiais necessários estejam prontos (junto com o PROJETO SEMEAR, melhor ainda).
b. Onde trabalhar – Pontos e terminais de ônibus, entradas de grandes supermercados, parques (cuidado, em alguns parques não é permitido distribuir folhetos), hospitais públicos, postos de saúde, sinaleiros (este último, apenas para adolescentes).
c. Como chegar ao local – Carros dos pais das crianças ou dos oficiais da obra, Kombi, van, caminhando, etc.
d. Quem – Todos os adultos que puderem e quiserem ajudar e todas as crianças que quiserem e puderem participar.
e. Como conseguir verba – Os folhetos podem ser pagos pelo caixa da igreja ou as crianças podem fazer uma economia especial para comprar os próprios folhetos. Pode-se fazer uma campanha para a confecção dos coletes, cada pai paga o colete que seu filho usará e outros irmãos podem ajudar também. Os coletes pertencerão à igreja e serão contados e guardados no acervo desta a cada saída. As faixas ou banners de identificação também devem ser recoltados.
3º Passo - Execução:
a. Apresente o projeto à igreja e às crianças.
Seja entusiasta e faça uma boa divulgação.
b. Comece a ensaiar os corinhos com as crianças.
c. Faça a campanha para arrecadação dos fundos necessários.
d. Encomende os coletes e as faixas e/ou banners.
e. Encomende os folhetos na associação. Escolha somente folhetos que oferecem mensagens evangelísticas condizentes com o nosso Lema: “Semeando o Amor de Deus”. São muito bons: “A Pergunta Mais Importante”, “O Único Caminho da Felicidade”, etc. Evite os folhetos doutrinários. Não use “O Que Ocorre Após a Morte” ( a não ser que seja finados...)
f. Monte a equipe. O ideal é que o trabalho seja feito com a participação ativa dos pais. No entanto, peça o apoio também do obreiro, do dirigente, dos oficiais da igreja e da obra. Combine com eles todos os detalhes com antecedência e relembre-os sempre do compromisso firmado. Encarregue um grupo de carimbar, contar e dividir os folhetos em maços de 10, 20, 30, etc. Isto deve estar pronto antes do sábado.
g. Antes de sair. Faça uma pequena reunião de oração e treinamento. Distribua os folhetos, os coletes e as faixas entre os grupos. Esclareça que: - ninguém deve andar sozinho; todos devem sair e chegar juntos; não se deve forçar a aceitação do folheto; todos devem se mostrar corteses e amáveis (o sorriso não pode faltar); se algum folheto for jogado não chão não é preciso importar-se, Deus pode usá-lo assim mesmo; no sinaleiro apenas os adolescentes, jovens e adultos devem ir e com muito cuidado, saindo da pista antes do sinal abrir. Leia um texto inspirador para o momento. Peça para que todos repitam ou memorizem uma promessa bíblica para o trabalho (sugestões abaixo). Ore. Separe os grupos e seus respectivos líderes e peça-lhes que orem para que o Espírito Santo os use como instrumentos para esta obra. Cante hinos missionários, especialmente os da coletânea do Projeto Sementinha. Marque a hora de voltar. Avise que haverá uma pequena reunião de 15 minutos para concluir o trabalho do dia. Saia cantando!
h. Ao voltar. Cante os corinhos novamente, relembre as promessas e dê oportunidade para aqueles que desejarem contar as experiências feitas. Termine com orações fervorosas de agradecimento, louvor e súplica para que as mensagens alcancem os corações. Não esqueça de contar e anotar a quantidade de folhetos distribuídos. Peça para que cada um relate no sábado seguinte a quantidade que distribuiu. Marque a próxima saída.
4º Passo - Avaliação.
Responda sinceramente as perguntas seguintes e verifique que alterações serão necessárias para alcançar o êxito.
a. A divulgação foi feita de maneira adequada? __________
com entusiasmo ( ) com persistência ( ), com suficiente antecedência ( ) de forma variada e criativa ( )
b. A campanha para arrecadação de meios foi satisfatória? ____ os meios alcançados foram suficientes ( ) insuficientes ( )
c. Todos os membros da equipe cumpriram com seus compromissos? _______ Alguém precisa ser mais motivado? __
d. Os locais escolhidos foram apropriados? _____ Há algum local que deve ser evitado da próxima vez? ___. Qual? ___________
e. Os meios de transporte foram apropriados? _______
f. A quantidade de folhetos disponíveis foram adequadas? _____
g. Os coletes e faixas foram suficientes? __________
h. Os folhetos tinham conteúdo apropriado? _____________
i. Os folhetos estavam carimbados, contados e separados em blocos de quantidades iguais antes do início da reunião? ______
j. A reunião foi animada e fervorosa? _______
k. Havia pessoas orando em favor do êxito do projeto? ______






Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!