quarta-feira, junho 19, 2013

Tesouros Infantis - V2N2 - lição 12

Lição 12
A Grande Obra

OBJETIVO: Aprender o que significa cooperar com Deus, por meio das boas obras.
VERSO PARA MEMORIZAR: Porque nós somos cooperadores de Deus.” 1 Coríntios 3:9.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: venda para os olhos; Lição: maquete ou cenário grande; Aplicando: corda (opcional); Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
  
Lição: Escolher entre as sugestões de visuais abaixo:
Maquete: sala do trono (das lições anteriores); caixinhas de fósforo, encapadas com papel pedra ou tijolinhos feitos com isopor pintado de cinza. Bonecas para serem os personagens.








Cenário grande: Sala do trono. Caixas de papelão encapadas com papel pedra ou pardo. Cavalo de pau, espada de brinquedo, martelo, colher de pedreiro, madeira.



Sugestão de lembrancinha:




Aplicando: Escrever cada um dos mandamentos em folhas de papel. Usar 10 caixas de papelão encapadas. Colar um mandamento em cada caixa. Variação:Cortar 10 pedaços de cartolina marrom para serem as pedras. Colocar rolinhos de fita adesiva atrás de cada pedra. As crianças fixam as “pedras” na parede, reconstruindo o muro dos 10 mandamentos.  


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Dois ajudantes devem construir cada um uma torre de copos descartáveis. Um outro ajudante tenta destruir as torres. O ajudante 1 vigia a torre, mas não constrói. O ajudante 2 constrói, mas não vigia e nenhum dos dois consegue terminar a tarefa. Depois, dizer:]  Na história de hoje alguém tenta destruir o que outro está construindo. Depois da história, quero que me respondam: quem construía? O que estava sendo construído? Quem tentava destruir a construção? [Atividade extraída de “96 atividades para ensinar a criança  a praticar a Bíblia.”, Shedd Kidd’s]

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Dizer:] Neemias era um judeu que amava a Deus. Era o copeiro do rei Artaxerxes, que começou a governar depois do rei Assuero e da rainha Ester. Cada dia Neemias servia o copo do rei. [Neemias deve servir o copo do rei.] O rei gostava de Neemias porque ele era um homem alegre.

  Um dia um amigo chegou de Jerusalém e foi visitar Neemias no palácio. Neemias perguntou-lhe [fazer uma voz curiosa]: “Hananias, o que há de novo em Jerusalém?” Hananias respondeu-lhe [falar com voz desanimada]: “O povo está pobre. Os muros da cidade estão quebrados e os portões estão queimados.” Neemias ficou muito preocupado [mostrar preocupação no rosto] porque ele amava Jerusalém, o lar de seus pais. Ele ficou tão triste com aquelas notícias que sentou-se e chorou [sentar-se e passar as mãos nos olhos, como quem seca lágrimas]. Neemias sabia que Jerusalém  havia sido destruída por causa dos pecados do povo. Assim, ele orou a Deus, pedindo perdão pelos seus pecados e pelos pecados do povo. Também pediu a Deus para ajudá-lo a reconstruir os muros quebrados da cidade. Mas como um homem poderia reconstruir os muros? Enquanto Neemias estava orando, teve uma boa ideia: com a ajuda do rei ele poderia construir os muros. Agora Neemias orava a Deus pedindo sabedoria para falar com o rei.

  [Mostrar quatro dedos da mão.] Passaram-se quatro meses e Neemias ainda não havia falado com o rei. Todo esse tempo este esteve jejuando, orando e esperando que Deus lhe dissesse como fazer isto. Naqueles últimos meses Neemias estava se sentindo triste. Tentava ser feliz quando estava com o rei, mas era muito difícil. Um dia Neemias não pode mais esconder sua tristeza. O rei olhou o seu rosto e perguntou [fazer uma voz curiosa]: “Por que está tão triste? O que está acontecendo com você, se você não está doente?” Neemias tinha medo do rei, mas confiando em Deus ele disse, com lágrimas nos olhos [fazer voz triste]: “Ó rei, vive para sempre! Como não estaria triste, quando a cidade de meus pais está derrubada e seus  portões queimados a fogo?”

  O rei ficou triste quando ouviu o motivo da tristeza de Neemias e perguntou [fazer voz amável]: “O que gostarias que eu te desse?” Neemias ficou surpreso e pensou [fazer voz ansiosa]: “O, meu Deus, o que eu devo pedir a ele?” Num momento, Deus disse a Neemias o que deveria pedir. Cheio de coragem, ele disse [fazer voz corajosa]: ““Se agrada o rei, envie-me à Jerusalém, a cidade dos meus pais, para que eu possa reconstruí-la.”  O rei era bondoso e disse a Neemias que podia ir. Porém Neemias era um homem prudente. Ele sabia que precisaria muito da ajuda do rei antes de ir a Jerusalém. Por isso ele pediu soldados para protegê-lo na viagem, cartas para os governadores permitirem que ele passasse por suas terras e para que ele pudesse cortar madeira para arrumar os muros. O rei fez tudo que Neemias pediu. Vejam que Neemias era um homem de oração e de trabalho. Primeiro ele orou. Depois falou com o rei. Nós também devemos ser assim. Quando temos um trabalho difícil para fazer, em vez de nos queixarmos devemos orar e, depois, fazermos a nossa parte. Deus fará o resto.

  Quando tudo estava pronto Neemias partiu, protegido pelos soldados do rei. [Neemias deve partir, com os soldados.] Depois de mais de mil quilômetros cavalgando, Neemias e seus companheiros chegaram a Jerusalém. [Neemias chega a Jerusalém.] Alguns povos estrangeiros que viviam em volta de Jerusalém viram Neemias com os soldados e disseram uns aos outros [fazer voz invejosa]: “Quem aquele judeuzinho pensa que é, só porque chegou acompanhado de soldados do rei? Ele que se cuide, que nós não vamos deixar ele ficar se achando, não!” Neemias sabia da maldade daquelas pessoas e, por isso, contou só para os seus amigos sobre o que viera fazer.

  Na terceira noite em Jerusalém, Neemias fez uma viagem secreta a cavalo. Enquanto todos dormiam, Ele cavalgou com seus amigos ao redor da cidade, para ver como ela realmente estava.  Ele ficou muito triste quando viu os montes de pedra, cinza e os muros derrubados. Depois de ver tudo isso, Neemias foi orar [fazer voz de súplica]: “Ó, Deus. Por favor, faze com que as pessoas queiram ajudar voluntariamente.”

  No dia seguinte, ele conversou com os líderes da cidade e com os sacerdotes e contou seus planos de reconstruir a cidade. O povo de Judá gostou de Neemias e dos seus planos. Eles disseram [fazer voz animada]: “Vamos, pessoal, vamos nos levantar e construir os muros da cidade!”  Então, Neemias contou quantas famílias estavam ali e dividiu o muro  entre elas. Cada família ia reconstruir um pedaço. [Dividir o muro  para ser reconstruído.] Os sumos sacerdotes foram os primeiros a começar. Outros seguiram seu bom exemplo. Até algumas mulheres ajudaram. Neemias trabalhava duro. Ele estava muito entusiasmado. Quando o povo viu a felicidade com que ele trabalhava, também ficou feliz. Cada um ajudava seu vizinho a ser um bom trabalhador.

  Mas, Satanás não queria que os muros fossem reconstruídos e, quando a notícia da reconstrução do muro se espalhou, ele fez os inimigos dos judeus ficarem com inveja e os enviou para atrapalhar Neemias. Quando os homens de Judá estavam construindo o muro, os inimigos vinham perto e zombavam [fazer voz de zombaria]: “O que esses judeus fracotes estão fazendo? Tentando fortificar a cidade?” Outros diziam: “A parede que vocês estão levantando é tão fraca que se uma raposa pular em cima dela, vai despencar todinha! Hahaha!” Neemias não se importou com aquilo e continuou trabalhando. Como os inimigos estavam sempre atacando, ele orou a Deus pedindo proteção e colocou guardas com lanças na mão para vigiar o muro. Assim, enquanto metade dos homens estava construindo, a outra metade vigiava os inimigos. Alguns seguravam a espada em uma mão e o martelo na outra. Neemias  fazia a ronda dos muros, montado em seu cavalo. [Um dos construtores deve estar tremendo de medo. Aproximar Neemias dele.] Se alguém estava com medo, ele dizia [fazer voz animada]: “Coragem, amigo. Deus está nos protegendo.” [Um dos construtores deve estar sonolento. Aproximar Neemias dele.] Se ele encontrava alguém sonolento no trabalho, ele falava [fazer voz mais forte]: “Acorde, amigo, precisamos terminar esse muro logo.” [Um construtor deve estar trabalhando bem animado. Aproximar Neemias dele.] E quando ele encontrava alguém trabalhando com ânimo, ele elogiava: “Parabéns, amigo, você está trabalhando muito bem.”

  Os construtores foram muito corajosos mesmo. Trabalhavam duro o dia todo e, à noite, ao invés de voltarem para casa, deitavam-se no chão duro, dentro da cidade, com as espadas ao lado. Assim, eles estavam sempre prontos para o trabalho ou para lutar com os inimigos. Eles trabalharam duro por 52 dias e, finalmente, o muro e os portões estavam prontos. Foi uma festa! Neemias convidou os judeus das cidades e vilas para virem a Jerusalém. Lá o sumo sacerdote leu a lei de Deus para eles e os ajudou a entendê-la. O povo viu que era pecador e pediu perdão a Deus.

  Depois que os muros ficaram prontos, Neemias voltou para seu trabalho com o rei. Depois de alguns anos ele voltou e ficou muito triste com o que viu. Algumas pessoas estavam fabricando suco de uva no sábado, outros estavam carregando cargas de trigo, figo e uva nos jumentos e uns mercadores estrangeiros vinham vender mercadorias no sábado. Neemias não ficou quieto e corrigiu o erro do povo. Mandou fechar os portões da cidade durante o sábado e não permitiu mais o comércio nesse dia. Quando alguns estrangeiros insistiram, ele disse que os colocaria na prisão. Assim, o sábado voltou a ser respeitado novamente e Neemias ajudou o povo a ser obediente. 
   
 REVISANDO: [Usar copos descartáveis ou caixinhas para serem os tijolos do muro. Fazer uma pergunta para uma criança. Se ela acertar, colocar “tijolo” sobre a mesa. Se errar, não colocar. Acrescentar uma “pedra” para cada resposta certa. O objetivo é construir um pequeno muro. Não esquecer de fazer as perguntas usadas em “Conquistando a Atenção”. Ao concluir, parabenizar as crianças pelo bom trabalho.]

MEMORIZANDO: [Dizer:]  Não foi fácil reconstruir os muros de Jerusalém. Foram muitos problemas, mas os construtores não desistiram do trabalho. Eles sabiam que era da vontade de Deus que a cidade ficasse protegida e estavam cooperando com ele para isso.

  Muitos anos antes, Deus havia dito que Jerusalém seria reconstruída. E esse era o tempo. Logo a cidade estaria linda novamente e muitos judeus voltariam para viver nela.

  Sabem, Deus fez um muro invisível para proteger as pessoas. Esse muro são os Dez Mandamentos. Mas o mundo estragou esse muro. Deus chamou a cada um de nós para cooperarmos com Ele para reconstruir esse muro. Cada vez que obedecemos aos Seus mandamentos estamos cooperando com Ele. Toda vez que formos tentados a desistir, devemos nos lembrar que estamos cooperando com Deus e não desistirmos, como aqueles construtores não desistiram. É isso que a Bíblia diz. 

[Ler o verso na Bíblia. Ensiná-lo usando os gestos explicados na lição:]
Porque nós somos - [mostrar o público]
cooperadores de Deus - [apertar as mãos, apontar para o céu].
1 Coríntios 3:9 [desabrochar uma flor e formar um livro.]

APLICANDO:   [Espalhar as “pedras” da Lei de Deus. Dizer:] Neemias foi um reformador. Ele não tinha medo de dizer a verdade, porque Deus estava com ele. Reformadores são pessoas que reconstroem o que está danificado, como Neemias fez. Hoje o muro dos mandamentos de Deus está derrubado. Muitas pessoas não guardam o sábado. Outros não respeitam a Deus e a seus pais. Deus precisa de meninas e meninos que mostrem a essas pessoas como devem amar a Jesus e guardar os mandamentos. Quem aqui será um reformador, como Neemias? Quem vai construir junto com Deus, o muro dos Dez mandamentos? [Deixar que as crianças se manifestem e , depois, pedir que venham à frente, para reconstruir o muro dos mandamentos, usando as caixas. Dizer:] Marcinha, venha aqui ajudar a construir o muro do Dez mandamentos. Coloque o décimo mandamento em seu lugar. [Continuar  com os outros mandamentos até o primeiro. Comentar rapidamente sobre cada um. Parabenizar as crianças quando o “muro” estiver pronto.]

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as atividades para as crianças pintarem. Lembrá-las de contarem a alguém sobre a história de hoje.]

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!