terça-feira, março 05, 2013

Tesouros infantis - V2N1 - Lição 10


Um Homem Bom

Eliseu e a mulher sunamita.


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que ser bom atrai as bênçãos de Deus;
SENTIR  desejo de ser bom, em palavras e atos;
RESPONDER,  agindo com bondade, especialmente para com os visitantes da igreja.


VERSO PARA MEMORIZAR: “Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” 1 João 3:18. ARC.


RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: balde, caneco, batata, faixa de pano, casa de laranja; Lição: maquete, figuras da história ou cenário grande; Revisando: esteira, colchão ou edredon dobrado; Contando aos Outros: cópias atividade da lição para cada criança, lápis de cor, tesouras.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição -  Esta história pode ser contada de diversas formas. Abaixo, algumas sugestões:

Opção 1 - Maquete: Fazer uma casinha com teto plano, usando uma caixa de sapato.
Fazer o quarto de Eliseu usando uma caixa menor ou apenas a frente dele, em EVA (ver figura abaixo). 

Imagem extraída de: blogebi.blogspot.com.br/2012/05/recurso-visual-sunamita.html


Pode-se usar também a atividade de Contando aos outros. Os personagens podem  silhuetas (aqui) coladas em palitos de sorvete ou de dente. Ter um palito solto para ser o cajado de Geazi.
Ou podem ser bonecos como os das figuras abaixo. Baixar as figuras e imprimi-las em tamanho proporcional à maquete.
 (fonte: http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br/search/label/A%20chegada%20de%20um%20beb%C3%AA) 









Opção 2 - Cenário grande: Em um canto da sala, deixar uma mesa arrumada com uma boa toalha, pratos, talheres e copos. Ao lado, deixar um espaço para colocar a mobília do quarto de Eliseu (cama, mesa, cadeira e lamparina). O outro canto da sala deve ser o monte Carmelo. Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos ou simplesmente, colocar algumas faixas nas testas delas.

Opção 3 - Figuras: Imprimir as figuras abaixo em cartolina.


 Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/eliseu-sunamita-e-o-menino.html












Para mostrar a construção do quarto de Eliseu pode-se usar a atividade abaixo:
 (fonte: http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br/search/label/A%20chegada%20de%20um%20beb%C3%AA) 





Contando aos outros: Fazer uma cópia em cartolina da atividade abaixo para cada criança.
Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/eliseu-sunamita-e-o-menino.html





CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Mostrar um balde e um caneco; uma batata; a casca de uma laranja e um pouco de alguma planta digestiva (boldo, carqueja etc. Perguntar:] Todas essas coisas aqui podem ser usadas para resolver o mesmo problema. Vocês são capazes de adivinhar qual é? [Dar tempo para respostas. Depois dizer:] Dor de cabeça. Isso mesmo. Nós podemos fazer vários tratamentos para dor de cabeça com essas coisas. [Chamar uma criança para sentar em um banquinho e colocar os pés dentro do balde (vazio). Dizer:] Esse tratamento aqui se chama escalda-pés. Dentro do balde vai água quente. Vocês colocam os pés dentro dela e usam o caneco para jogar a água nos joelhos. A água deve estar quente mas não pode queimar. Com o tempo a água vai esfriando, por isso temos que acrescentar mais água quente. Isso deve ser feito por uns 20 minutos ou até a dor passar.

[Mostrar a batata.]  Você também pode ralar a batata no lado grosso do ralo, colocar sobre a testa e amarrar uma faixa para não cair. Deixar até que batata esquente. Outra receita é descascar a laranja e colocar a parte branca da casca em contanto com a testa. [Colocar a parte branca da casca da laranja sobre a testa de uma criança.] E, finalmente, se a dor de cabeça for por causa de má digestão, um chazinho amargo pode resolver. Agora que vocês já sabem de tudo isso, podem fazer ou ensinar esses tratamentos para alguém que esteja com dor de cabeça. Mas, devem se lembrar de uma coisa: geralmente esses tratamentos funcionam para dores leves. Se nada disso der certo ou se a dor for muito forte, então é preciso consultar um médico. Na história bíblica de hoje vamos falar de alguém que teve uma dor de cabeça tão forte que não adiantava nenhum remédio desses. 
                                                                                                                                            
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Relembrar a história da semana anterior rapidamente. Se as crianças forem muito pequenas (ou se o tempo for curto), é melhor pular o segundo parágrafo.]

             [Dizer: ] Quando era servo de Elias, Eliseu aprendeu a ser prestativo e cuidadoso. Depois que Elias foi para o Céu, Eliseu continuou sendo assim. Ele se esforçava para cumprir sua missão. Então, viajava por toda parte, visitando as casas, curando os doentes, alimentando os que estavam com fome e ensinando as pessoas a amarem a Deus. Ele fazia muitos milagres e ficou bem conhecido em Israel.

Eliseu era um homem bom, e nunca maltratou ninguém. Mas, uma tarde, ele estava indo para Betel, e um grupo de crianças malcriadas, sabendo que Elias havia subido ao Céu, começou a zombar do profeta de Deus, gritando: “Sobe, careca! Sobe, careca!.” Que coisa feia, não é? Zombar de um servo de Deus! Eliseu ficou triste e preocupado. Se outras crianças e adultos começassem a zombar dele também, logo não o respeitariam mais e não aceitariam mais que ele ensinasse a Palavra de Deus. Então, ele teve que tomar uma atitude muito firme: virou-se para as crianças e as amaldiçoou, em nome do Senhor.

Quando ele fez isso, os anjos de Deus se afastaram daquelas crianças irreverentes e elas ficaram sem proteção. Então, duas ursas muito ferozes, saíram do bosque e as atacaram. Morreram quarenta e duas crianças. Que triste! Mas, depois disso, quando a história se espalhou, o povo entendeu  que os servos de Deus devem ser muito respeitados e ninguém mais teve coragem de zombar de Eliseu. Assim, ele pode continuar sua missão.

Como o profeta Eliseu viajava muito, nem sempre tinha um bom lugar para dormir. Em suas viagens, ele normalmente passava por uma cidadezinha chamada Suném. Lá, certa vez, uma mulher importante da cidade lhe ofereceu uma refeição. [Colocar o profeta perto da mesa de refeição.] Depois disso, toda vez que ele passava por lá, era convidado para comer na casa dela. Ela sabia que o Senhor a estava chamando para a missão de cuidar do servo de Deus.

Com o tempo, ela percebeu que Eliseu viajava muito e precisa de um lugar para descansar e disse a seu marido [fazer uma voz bem agradável]: “Eliseu é um santo homem de Deus. Vamos construir um quartinho para ele?” O marido concordou e imediatamente e em pouco tempo o quarto estava pronto. [Colocar o quarto na figura, na maquete ou montar o quartinho em um canto da sala, colocando um colchão, uma mesinha, uma cadeira e, se possível, uma imitação de lamparina.] Quando o profeta retornou àquela cidade, a mulher e seu esposo lhe mostraram o quarto. [Apontar o quarto.] Eliseu não esperava por aquilo e ficou muito agradecido por tanto cuidado. E toda vez que passava por Suném, Eliseu sabia que tinha um quarto bem confortável para descansar.

Um dia, enquanto descansava no quarto, Elizeu mandou seu servo perguntar à mulher o que ele poderia fazer para retribuir aquela gentileza. Mas ela disse que não precisava de nada. Ainda assim, Eliseu queria fazer alguma coisa. Então, o servo de Eliseu lhe disse que o casal não tinha filhos e que toda mulher em Israel queria ser mãe. Eliseu gostou da sugestão. Ele orou a Deus e disse para a mulher  que, em um ano, ela teria um filho nos braços. E isso realmente aconteceu. Dentro de um ano, nasceu um lindo bebê e o casal ficou muito, muito feliz. [Mostrar o bebê ou colocá-lo no colo da “mulher”.]


A criança cresceu e certo dia foi ao encontro do pai no campo, dizendo [fazer uma voz infantil, meio desesperada]: “Papai, a minha cabeça! Minha cabeça!” Ele estava muito doente, com uma dor de cabeça terrível! O pai o mandou para sua mãe e ela fez tudo que sabia para dor de cabeça. Mas ele foi piorando, piorando até que morreu. Que tristeza! Mas, apesar de estar com o coração doendo muito, ela tinha muita fé. Por isso, deitou o filho na cama de Eliseu e foi procurar o profeta.

             Ela o encontrou no monte Carmelo. Quando o viu, ela se curvou diante dele, chorando e disse: “Eu lhe pedi um filho?” Eliseu mandou Geazi ir correndo à casa da mulher e colocar o seu cajado no rosto do garoto. [O servo deve ir até o menino e colocar cuidadosamente o cajado sobre o rosto dele.] Mas a mãe não ficou contente que o servo fosse à sua casa. Ela queria que Eliseu fosse com ela. Então, o profeta e ela caminharam para lá. [A mulher e Eliseu caminham em direção à casa.] Antes que chegassem à casa, Geazi já estava retornando, dizendo que não havia conseguido ressuscitar a criança. [Geazi deve voltar e se encontrar com a mulher e o profeta.]

Quando Eliseu chegou, foi ao seu quarto e  ficou sozinho com a criança. Ele orou ao Senhor, com muita fé. De repente, o menino deu sete espirros [se estiver usando a maquete, pedir que as crianças espirrem sete vezes. Se estiver usando as crianças como personagens, o menino deve espirrar e as outras crianças devem contar quantos espirros foram]. E abriu os olhos, vivo e curado! Deus havia atendido a oração de Eliseu! Viva! [Bater palmas junto com as crianças.]

Então ele chamou a sunamita. Ela veio correndo, beijou e abraçou o filhinho bem apertado. Ela não tinha nem palavras para agradecer! Então, emocionada, ela se curvou aos pés de Eliseu, mostrando todo o respeito e gratidão a ele e, principalmente a Deus. 

Ela havia sido bondosa com Eliseu, mas a bondade de Deus para com ela havia sido muito maior. Deus lhe deu o filho por duas vezes! Realmente, vale à pena aceitar o chamado de Deus para a missão.
  

REVISANDO: [Convidar um menino para ser o filho da sunamita. Deitá-lo sobre uma caminha (pode ser um colchão, uma esteira ou um acolchoado dobrado. Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem a resposta, o menino deve dar um espirro. Se errarem, ele deve ficar quieto. Quando completar sete espirros (ou seja, sete respostas certas), ele deve se levantar e todos devem bater palmas.]

MEMORIZANDO: [Dizer:] Uma menina disse para sua mãe que a amava muito. Mas ela ficou brincando e não foi ajudar a mãe a arrumar a cozinha. Ela amava mesmo a sua mãe? Não. Nós mostramos que amamos alguém, não quando dizemos isso, mas quando fazemos o bem para ele. Eliseu não só pregava sobre o amor de Deus, mas ele mostrava esse amor fazendo o bem, servindo as pessoas e fazendo-as felizes. Deus quer que sejamos assim. Isso está escrito na Bíblia em 1 João 3:18. [Ler o verso e ensiná-lo como está descrito na lição.]

“Não amemos de palavra, nem de língua -  [sinal de negação, mão sobre o peito, mãos na boca.]
mas por obra e em verdade -  [fechar os punhos e juntá-los.]
1 João 3:18. [desabrochar uma flor e formar um livro.]
APLICANDO:  [Dizer:]
Muita gente respeitava Eliseu e dizia que o amava. Mas aquela mulher de Suném, mostrou seu amor pelo profeta dando-lhe um lugar confortável para dormir. A Bíblia diz que a mulher era importante na cidade. Apesar de ser importante, ela não era egoísta. Mas gostava de ajudar e cuidar das pessoas. Ela era como Eliseu, não apenas falava do amor: ela vivia o amor. Por isso ela o convidou para comer em sua casa e, depois, construiu um quarto para ele.

Nós também precisamos ser assim. Quando vem um visitante na igreja podemos dizer que estamos felizes com a presença dele. Mas, como podemos demonstrar isso? [Chamar algumas crianças para fazerem mímicas representando como podem mostrar a um visitante que ele realmente é importante. Sugestões: emprestar a Bíblia, o hinário e a lição (ou dar algum desses itens); indicar a classe da Escola Sabatina, sentar-se ao seu lado, convidá-lo para almoçar, etc. Se as crianças forem muito pequenas, você mesmo deve fazer as mímicas e deixar que elas adivinhem o significado. Pode-se também fazer mímicas que mostrem como as crianças podem mostrar amor à mamãe, ao papai, ao irmão, etc. Concluir a atividade dizendo:] Acabamos de ver várias maneiras de mostrar o amor, fazendo o bem. Então, vamos começar agora mesmo a mostrar amor. Vamos ser amáveis dentro dessa sala e também quando sairmos. Assim, estaremos cumprindo o que a Bíblia diz. [Recitar o verso novamente com as crianças.]

CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar a atividade para as crianças para as crianças pintarem. Se forem muito pequenas, recortar tudo com antecedência. Ajudá-las a montar o quartinho de Eliseu. Pedir que coloquem em um lugar da casa onde possa servir como lembrete para fazerem o bem a outros, como a sunamita e Eliseu faziam.]


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