quarta-feira, maio 18, 2011

Tesouros Infantis - 3o. Trimestre 2.010 - Lição 13

Um Novo Céu
E Uma Nova Terra
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER   como será o Céu;
SENTIR desejo de estar no Céu;
RESPONDER  preparando-se para ir morar no Céu.

VERSO PARA MEMORIZAR: “E vi um novo Céu e uma nova Terra.” Apocalipse 21:1.    
           
Nossa Crença: Após a purificação da terra pelo fogo, Deus fará novas todas as coisas, restaurando a terra e a sua beleza edênica. Esta nova terra, então, se tornará o eterno lar dos remidos, com Cristo reinando supremo através dos infindáveis séculos da eternidade. Ap 21:1-7; Mt 5:5.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: perguntas, caixa da volta de Jesus (lição anterior); Memorizando: Bíblia; Conquistando a Atenção: figuras de palácios; Lição: maquete da Cidade Celestial; Aplicando:  Opção A: objetos que lembram coisas tristes (espinho, lenço, remédio, óculos, etc.), lixeira; Opção B: cartolina ou folhas de sulfite ou figuras de coisas tristes desse mundo; Contando aos Outros:  cópias em cartolina da atividade abaixo, cola, algodão, enfeites diversos (cola gliter, lantejoulas de cores diversas, etc).


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição:
Maquete da Cidade Celestial:
· Opção A: Fazer uma maquete em uma base de isopor ou uma caixa cenário (ver página 18). A muralha deve formar um quadrado perfeito e ser enfeitada com pedras coloridas ou lantejoulas (brancas, vários tons de azul, verde, lilás e amarelo). Fazer três portas de cada lado da muralha com papel perolado. Colar areia ou serragem verde sobre o isopor para fazer a grama.  Recortar silhuetas de casinhas em cartolina dourada. Colá-las em palitos de dente ou sorvete e espetá-las no isopor. Fazer um trono com isopor ou caixas de fósforo encapadas de cartolina dourada e colocá-lo no centro da cidade. Saindo trono, fazer um rio usando papel celofane azul ou gel. Colocar uma árvore de brinquedo ou fazer uma de papel com frutos de várias cores. Recortar figuras de lobos, cordeiros, leões e bois. Colar as figuras em palitos e espetá-las no isopor.

· Opção B:  Fazer apenas um dos lados da muralha em cartolina ou papel cartão. Enfeitá-la como sugerido na Opção A. Fixar a muralha na parede ou mural. Fazer um cenário semelhante ao usado na lição sobre os 144.000, tendo também um trono (uma cadeirinha coberta com tecido dourado) de onde sairá o rio (papel celofane azul ou nacarado). Pode-se desenhar casas em cartolina dourada e pregar na parede.  Enfeitar com vasinhos de flores ou flores artificiais e animais de pelúcia.

 REVISANDO:
Erguer a caixa da volta de Jesus em um ponto alto da sala. Fazer perguntas para as crianças sobre a lição da semana anterior. Se acertarem a caixa desce um pouquinho, se errarem a caixa deve subir de novo. O objetivo é “apressar” a volta de Jesus. Terminar dizendo: Aqui foi apenas uma brincadeira. Mas realmente podemos ajudar Jesus a voltar logo, fazendo nossa parte em pregar o evangelho e nos preparando para encontrarmos Jesus de braços abertos.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Se possível, mostrar alguma foto do palácio da rainha da Inglaterra ou outro palácio qualquer. Se não, apenas perguntar:] Como será a casa do rainha da Inglaterra? Alguém aqui sabe me dizer? [Dar tempo para as respostas. Se ninguém disser nada, pedir que tentem imaginar como é a sala ou o jardim, ou a cozinha do palácio da rainha da Inglaterra. Depois de conversarem um pouco sobre isso, dizer:] Podemos imaginar como é a casa da rainha da Inglaterra porque algumas pessoas que já estiveram lá contaram como é ou porque vimos alguma reportagem sobre isso ou porque sabemos alguma coisa sobre como os reis vivem. Mas nenhum de nós esteve lá dentro para ver como realmente é. Hoje falaremos sobre um lugar que ninguém aqui conhece, mas que é muuuuuuuuuito mais bonito que o palácio do rei mais rico deste mundo.
                                                                                                                                                                                           APRESENTANDO A LIÇÃO:
Nenhum de nós esteve no Céu para saber ele é. Também nenhum de nós esteve na Nova Jerusalém, nem na Nova Terra. Mas Deus mostrou tudo isso para o apóstolo João e ele escreveu tudo que viu no livro de Apocalipse. E, pelas palavras dele, podemos tentar imaginar como é. Mas, mesmo assim, ela mais bonita que qualquer coisa que possamos imaginar!
João viu a Terra depois que Jesus limpá-la do pecado. Vai ser uma Nova Terra, um lugar maravilhoso! Ele também viu a Nova Jerusalém descendo do Céu, tão bonita e enfeitada como uma noiva enfeitada para o casamento. João diz que essa cidade brilha como a luz e é muito, muito bonita. [Mostrar o muro.] O muro dela é feito de uma pedra chamada jaspe e  é enfeitado por doze tipos de pedras preciosas, de várias cores diferentes, entre elas está o diamante, a esmeralda, a safira e a ametista, dando um colorido incrivelmente lindo! Além disso, a muralha terá doze portas. [Apontar as portas.] Mas não serão portas de madeira ou de ferro, como as dos palácios deste mundo. As portas serão feitas de pérolas, uma pérola gigante para cada porta! Os salvos ficarão deslumbrados com a beleza da muralha e das portas. E são essas portas que Jesus vai abrir para que eles entrem para o interior da cidade, onde os esperam belezas ainda mais impressionantes. 
Ela é feita de ouro puro, transparente como o vidro. As ruas, as praças, tudo resplandecente como o sol por causa do ouro. Essa linda cidade será a capital da Nova Terra. João viu nela o trono de Deus e de Jesus, o Cordeiro de Deus. [Mostrar o trono.] E desse trono ele viu que sai o rio da água da vida, que passa pela praça da cidade. [Mostrar o rio.] No meio da praça às margens do rio, ele viu a árvore da vida que produz doze frutos deliciosos, todo mês um fruto. [Mostrar a árvore.] E as folhas da árvore são para dar saúde para todos.
Isto quer dizer que lá ninguém vai se queixar de dor, nem de mal-estar. Nenhuma criança vai ficar chorando com dor de barriga. Não haverá tosse, nem resfriado. Ninguém vai sentir dor de dente, de ouvido ou de garganta. Mas não é só isso, ninguém vai chorar porque perdeu alguém, por causa da morte. Ela não existirá mais. Ninguém mais terá medo. Nem os animais. [Mostrar os animais.] Os lobos e os leões não serão mais ferozes. Pelo contrário, serão muito mansinhos e brincarão junto com os cordeirinhos. E as crianças pequenas conduzirão os animais sem nenhum medo. E quando quiserem, as criancinhas poderão voar com suas asas para onde desejarem. Que maravilha!
Em seus passeios as crianças poderão encontrar os grandes heróis da Bíblia e conversar pessoalmente com eles. Assim poderá saber muitos detalhes que não sabemos agora. Também será possível aprender sobre todas as coisas da natureza, desde o menor bichinho até à maior estrela do Céu. E sempre haverá mais descobertas e mais coisas maravilhosas para descobrir.
Mas, o mais importante de tudo que acontecerá no Céu que os salvos ficarão para sempre junto com Jesus. Todos poderão conversar com Ele, abraçá-lo e agradecer-Lhe por ter dado Sua vida para que os pecadores escapassem da morte e pudessem viver eternamente no Céu.  Estar perto de Jesus será a alegria mais emocionante e a maior felicidade.
Para que ninguém duvide que vai ser tudo assim, Jesus disse a João que escrevesse no Apocalipse que tudo aquilo realmente é verdade e que tudo vai se cumprir exatamente como foi dito. [Mostrar o livro de Apocalipse, na Bíblia.] E como Deus não mente, podemos ter certeza de que realmente será assim. Por isso podemos aguardar o Novo Céu e a Nova Terra com muita certeza, porque Jesus prometeu que será assim.
MEMORIZANDO:
[Ler o verso na Bíblia e dizer:] João viu um Novo Céu e uma Nova Terra. Isso deu-lhe muita alegria. Ele estava preso em uma ilha deserta, velhinho e fraco. Seus amigos tinham sido mortos e os cristãos estavam sendo maltratados e perseguidos. Mas quando ele viu o Novo Céu e a Nova Terra percebeu que valia à pena passar por tudo aquilo. Ele escreveu isso em seu livro para que todos os cristãos, de todas as épocas pudessem animar-se também. Aqui nesta terra nós também passamos por tristezas. Muitas vezes não é fácil servir a Jesus. Mas, lendo o que João escreveu sobre o Novo Céu e a Nova Terra podemos nos alegrar e esquecer tudo de ruim que passamos aqui, porque  valerá à pena estar lá.
              Por isso, quando estivermos com medo ou desanimados, vamos nos lembrar do verso de hoje e, assim, vamos nos animar outra vez. Vamos memorizar esse verso com gestos:
E vi - mão direita aberta acima dos olhos, como uma viseira;
um novo Céu - mãos abertas, juntas, acima da cabeça, estendendo-se para os lados;
e uma nova Terra. - mãos abertas, juntas, em direção aos pés, estendendo-se para os lados.
Apocalipse 21:1. - mãos juntas, abrindo-se como um livro.

APLICANDO:
Coisas que trazem sofrimento. Colocar em uma caixa ou sacola vários objetos ou figuras que ilustrem sofrimento aqui neste mundo. Por exemplo: espinhos, frasco de remédio, óculos, lenço, figura de crianças brigando, etc. Pedir que uma criança venha à frente, pegue um dos objetos da caixa e explique porque ele lembra uma coisa boa ou uma coisa ruim. Ao terminarem todos os objetos, dizer: Neste mundo temos muitos motivos para tristeza. Mas a Bíblia diz que no Céu nada disso vai existir. Por isso, quando Satanás quiser nos desanimar por causa das tristezas deste mundo, precisamos nos lembrar da linda cidade que Jesus preparou para nós. Agora vamos ver o que acontecerá com tudo isso quando estivermos no Céu. Colocar uma lixeira perto da maquete do Céu e pedir que as crianças peguem, uma por uma, as coisas que trazem tristeza e joguem-nas na lixeira dizendo:]  Na cidade celestial não teremos [mencionar o desenho ou figura, amassá-lo e jogá-lo no lixo. Repetir o processo até terminar com todas as figuras e desenhos.Perguntar quais crianças desejam morar na cidade celestial. Dizer:]  No Céu não teremos nada destas coisas. Mas no Céu também não haverá mentira, desobediência, nome feio, brigas. Vocês que desejam estar lá, precisam também deixar todas as coisas que vocês fazem ou pensam que não estarão lá no céu. Eu tenho aqui algumas tiras de papel  sujo.  Pensem agora em alguma coisa que você penda ou faz que está sujando seu coração. Se você quer ir morar no Céu realmente, venha aqui, pegue uma tira suja (que representa o pecado que está sujando seu coração) e jogue-a na lixeira, mostrando que está disposto a deixar esse pecado, com a ajuda de Jesus. [Chamar uma a uma as crianças para pegarem uma tira suja e colocá-la na lixeira, enquanto canta “Pecado, pecadinho, pecadão, isso não!” (ou outro corinho semelhante).  Encerrar com uma oração, agradecendo a Deus pela promessa de um lugar sem tristezas e pedindo que Ele ajude cada criança ali para se preparar para ir morar na Cidade Celestial.]  
VARIAÇÃO: [Pedir que as crianças desenhem em um cartaz ou em folhas de sulfite, coisas que as deixam tristes ou recortar figuras de coisas tristes deste mundo e pedir que, uma por uma, as crianças escolham uma gravura que mostra o que lhes trás tristeza. Deixar que as crianças expliquem o que desenharam ou porque escolheram aquela figura. Depois, dizer:]  Satanás trás todas estas tristezas para nos afastar de Deus. Ele quer que a gente desista de servir a Jesus. Mas  Jesus logo virá nos levar para a linda cidade celestial onde nada disso acontecerá. Essa é nossa grande esperança e por isso podemos ter alegria! [Aproximar os desenhos ou figuras da maquete da cidade celestial, dizendo:] Na cidade celestial não teremos [mencionar o desenho ou figura, amassá-lo e jogá-lo no lixo. Repetir o processo até terminar com todas as figuras e desenhos.Perguntar quais crianças desejam morar na cidade celestial. Repetir o apelo dado acima, sobre abandonar os pecados. Encerrar com uma oração, agradecendo a Deus pela promessa de um lugar sem tristezas e pedindo que ajude cada criança ali para estar presente na Cidade Celestial.] 

CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar uma cópia da atividade (postada após a lista de recursos necessários) para cada criança, já recortada. Elas devem enfeitar a cidade como desejarem. Depois, dobrar na linha pontilhada e colar algodão do lado de fora. Incentivá-las a usar seu trabalho para falar a alguém sobre a Cidade Celestial.

  

Um comentário:

Unknown disse...

Por favor. Estou precisando criar a nova Jerusalém em isopor a senhora pode me mostrar a foto da sua maquete.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!